PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 12 de agosto de 2017

Ativistas criam movimento e pedem a volta do VLT de Campinas - SP

Transportes sobre trilhos  🚄

Chega de ônibus em Campinas !! O que a cidade precisa é de VLT e Monotrilhos. - Grupo de ativistas em Mobilidade pedem a volta do VLT na cidade paulista de Campinas, desativado a alguns anos atrás. O grupo criou um abaixo assinado no site "changr.org" para coletar assinaturas em favor do movimento em defesa da mobilidade sustentável. - Segue o texto do abaixo assinado.

Change.org
São Paulo Trem Jeito
Não podemos mais aceitar perder horas no trânsito. Uma das mais respeitadas Universidades do país fica em Campinas e precisamos dela para um estudo sério e eficiente para melhorar de forma sustentável a mobilidade da região.
Sabe -se que a população da Região Metropolitana de Campinas sofre com o transporte coletivo. E o transporte é uma necessidade e um direito básico. Devido ao sistema pouco inteligente de conexão, a população desperdiça horas para transpor alguns quilômetros . O tempo gasto e a poluição emitida com o trânsito lento é desnecessário se o transporte coletivo for pensado PARA a população e não para os donos de empresas de ônibus.
A população das cidades vizinhas que trabalha e/ou estuda em Campinas (como Monte Mor, Hortolândia, Valinhos, Vinhedo, Sumaré, Jaguariúna, Paulínia e outras) sofre mais ainda, pois as tarifas são altíssimas frente ao serviço prestado. O tempo que se gasta dentro do ônibus é desnecessário e afeta a qualidade de vida da maioria dos habitantes da região, além de ser um incentivo para o uso de carros. Estamos em um momento que se deve otimizar os recursos e pensar no meio ambiente e na qualidade de vida de todos.
Queremos a volta do VLT ligando diversos bairros da cidade, além de se transformar num modal para outros tipos de transporte. Precisamos de mais ciclovias, não só nas avenidas principais, mas também nos bairros. Queremos um estudo acerca da viabilidade de um metrô ou mesmo um bonde elétrico, e, principalmente, que este atenda ao Aeroporto Internacional de Viracopos, a Rodoviária, o Hospital da Unicamp e os grandes terminais de ônibus da cidade (como o Campo Grande, o Barão Geraldo, o Terminal Central). Exigimos o retorno da linha férrea já existente para passageiros, além de sua extensão para outros bairros e cidades.
Chega de sustentar lobby de donos de empresas de ônibus. Já passou da hora de Campinas ter VLTs e Monotrilhos. O prefeito vem divulgando obras milionárias para o BRT, que é o transporte de ônibus um pouco mais modernizado, ou seja, milhões de Reais para não mudar em nada a situação do transporte da cidade a longo prazo. Não dá mais para aceitar que uma cidade tão bonita, finalista do prêmio de Melhores Cidades do Brasil, fique à míngua de uma malha de transporte antiquada, insustentável e caótica.
Fonte - Change.org  12/08/2017

China tem como meta tirar 43 milhões da pobreza até 2020

Internacional  🍛

Na segunda potência econômica mundial, a pobreza está concentrada nas áreas rurais, em regiões montanhosas e remotas, com minorias étnicas ou atingidas por desastres naturais, como inundações e terremotos, em 22 províncias do Centro e do Oeste do país. A população rural chinesa corresponde a 44% dos mais de 1,3 bilhão de habitantes.

Ana Cristina Campos
Enviada especial da Agência Brasil *
Ana Cristina Campos/Ag.Brasil
A China pretende erradicar a pobreza até 2020. De acordo com a Fundação para Alívio da Pobreza, vinculada ao Ministério de Assuntos Civis chinês, existem 43,35 milhões de pobres no país. Em 1978, início da política de reforma e abertura econômicas, eram 250 milhões nessa situação.
Na segunda potência econômica mundial, a pobreza está concentrada nas áreas rurais, em regiões montanhosas e remotas, com minorias étnicas ou atingidas por desastres naturais, como inundações e terremotos, em 22 províncias do Centro e do Oeste do país. A população rural chinesa corresponde a 44% dos mais de 1,3 bilhão de habitantes.
Segundo a Fundação para Alívio da Pobreza, o governo central chinês segue os parâmetros da Organização das Nações Unidas e considera pobre quem vive com menos de US$ 1 por dia, o que significa que está nesta situação quem tem uma renda per capita anual abaixo de 2,5 mil iuanes (cerca de R$ 1,25 mil).
Entre as políticas de redução da pobreza rural estão programas de apoio a cooperativas agrícolas e ao turismo rural, isenção de impostos para os trabalhadores rurais, ampliação da cobertura dos serviços médicos e da educação obrigatória gratuita e microfinanciamentos a juros baixos a domicílios pobres para melhorar a produtividade no campo.
O diretor do Departamento Internacional da Fundação para Alívio da Pobreza, Wu Peng, também cita que as políticas públicas incluem capacitação da mão de obra, construção de infraestrutura e reassentamento de quem vive em regiões com terras inférteis e de difícil acesso. Ele acrescentou que o governo mobiliza empresas privadas para ajudar no combate à pobreza.
Para Wu Peng, o objetivo de erradicar a pobreza até o final desta década é viável com os parâmetros atuais. A meta, segundo ele, é retirar desta situação em torno de 10 milhões de pessoas por ano. “Temos plena confiança de que vamos acabar com a pobreza até 2020. No ano passado, tiramos 14 milhões da pobreza”, disse. “Temos uma garantia institucional porque o governo central determinou ser um dever a redução da pobreza para os governos provinciais, municipais e distritais”.

Combate à pobreza
Dos 91 milhões de habitantes de Sichuan, província no sudoeste do país, 2,7 milhões são pobres, informou o vice-inspetor do Escritório de Redução da Pobreza do governo local, Zhang Haipeng. “Ao mesmo tempo em que tivemos um desenvolvimento econômico acelerado nos últimos anos, ainda temos uma tarefa muito árdua no trabalho de redução da pobreza”, disse.
O vice-inspetor ressaltou a necessidade da precisão nas políticas de redução da pobreza, em que são identificadas as causas com a subsequente implantação de medidas de apoio para cada caso. “Aplicamos diferentes políticas a diferentes pessoas e lares pois são diversas as causas da pobreza”, explicou.
Segundo Zhang, entre as medidas para retirar a população da pobreza figuram o desenvolvimento industrial para aumentar a geração de postos de trabalho e a ampliação da assistência médica. “De acordo com as estatísticas, a enfermidade é a causa da pobreza para 1 milhão de pessoas em Sichuan. Nosso objetivo é que possam ter acesso a serviços de saúde. Os gastos médicos não podem ultrapassar 10% da sua renda. O restante é coberto pelo governo”, disse.
Outro mecanismo são os subsídios a quem perdeu a capacidade de trabalho. De acordo com o funcionário, a província tem 1 milhão de habitantes nessa situação. Para esses casos, o governo paga 3,3 mil iuanes (cerca de R$ 1,65 mil) ao ano a cada pessoa. “Quem ganha menos que 3,3 mil iuanes é considerado pobre em Sichuan”, disse Zhang.
Nos povoados de Nanshan e Yongtai, no distrito de Zhongjiang, em Sichuan, o trabalho de erradicação da pobreza é feito por meio do incentivo ao turismo rural e ao desenvolvimento da indústria agrícola, com produção de uvas, kiwis, gengibre e cogumelos.
O camponês Jin Shuguang, de 52 anos, nativo de Nanshan, conta que sempre cultivou flor de lótus cujas sementes são comestíveis e as folhas são usadas na produção de medicamentos tradicionais chineses. Ele diz que viu sua renda aumentar desde o ano passado quando passou a vender refeições, chá e raiz de lótus para turistas depois da melhora da infraestrutura na região que atraiu visitantes.
*A repórter viajou a convite do Centro de Imprensa China-América Latina e Caribe
Fonte - Agência Brasil  12/08/2017

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Nottingham na Inglaterra terá a maior frota mundial de ônibus double-decker movido a gás

Mobilidade/Sustentabilidade 🚌

A cidade de Nottingham na Inglaterra (Reino Unido) está em processo de introdução da maior frota mundial de ônibus movidos a gás (double-decker) com dois andares.Inicialmente serão 53 novos ônibus Scania que deverão entrar em serviço a partir de 2017 até 2018

Da Redação
foto - divulgação/Scania
A cidade de Nottingham na Inglaterra com cerca de 300 mil habitantes,que ultrapassa 1,5 milhão na área metropolitana,tem um percentual considerável de congestionamento e poluição.Para aliviar isso, a empresa de ônibus de propriedade local,Nottingham City Transportque, que realiza um total de 50 milhões de viagens por ano,transportando passageiros na sua rede de linhas em torno da cidade e bairros periféricos,está investindo em tecnologia sustentável na renovação da sua atual frota de ônibus.
A empresa que desfruta de uma reputação em inovação,incluindo o uso de combustíveis alternativos nas operações de ônibus urbanos,agora investe em uma frota movida a gás,serão 53 novos ônibus de dois andares que deverão entrar em serviço de 2017 a 2018.
Até o ano de 2020, a cidade pretende substituir mais de 120 ônibus da sua atual frota de 300, por novos veículos movidos a biogás dando continuidade  a transição para um sistema de transporte mais limpo e sustentável para a cidade de Nottingham"
Com informações do Eurotransport  11/08/2017

Tribunal popular é realizado em Curitiba - Lava Jato no banco dos réus

Política  👀

Muitos juristas, advogados e promotores de Justiça têm levantado dúvidas sobre a correção judicial das decisões da Operação Lava Jato, de seus procuradores e do Juiz Sérgio Moro.O ato é organizado pelo Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia. O juiz de direito em Alagoas, Marcelo Tadeu Lemos, é o presidente da sessão, enquanto o ex-ministro da Justiça e procurador Eugênio Aragão é o responsável pela acusação contra a operação neste evento.


Sputnik
Geraldo Magela / Fotos Públicas
Renomados juristas montam em Curitiba nesta sexta-feira (11) o “Tribunal Popular” com o objetivo de julgar a Operação Lava Jato. Marcello Lavenère, integrante do Conselho de Jurados, disse à Sputnik Brasil que a ideia surgiu após as reiteradas denúncias de excessos e ilegalidades que estavam sendo cometidas no seio desta Operação.Muitos juristas, advogados e promotores de Justiça têm levantado dúvidas sobre a correção judicial das decisões da Operação Lava Jato, de seus procuradores e do Juiz Sérgio Moro.
O ato é organizado pelo Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia. O juiz de direito em Alagoas, Marcelo Tadeu Lemos, é o presidente da sessão, enquanto o ex-ministro da Justiça e procurador Eugênio Aragão é o responsável pela acusação contra a operação neste evento. O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay, fica com "a defesa crítica e irônica da Lava Jato", nas palavras dos organizadores deste Tribunal Popular.Marcello Lavenère, ex-Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, integrante do Conselho de Jurados que irá emitir o “veredicto” do "Tribunal popular", conversou com exclusividade com a Sputnik Brasil e explicou como surgiu esta iniciativa.
“Foi há cerca de dois meses que surgiu a ideia de realizarmos o Tribunal Popular diante de reiteradas denúncias de excessos e ilegalidades que estavam sendo cometidas no seio desta Operação que ganhou no Brasil uma dimensão idêntica à da Operação Mãos Limpas na Itália", explica.
"E como havia uma grande reclamação por parte de advogados, de vítimas da Operação, de jornalistas, etc, além de uma grande repercussão na imprensa internacional em relação aos excessos levados a efeito nesta Operação Lava Jato, então um grupo de advogados denominado Em Defesa da Democracia, inspirado no Tribunal Bertrand Russell que teve um papel muito importante e simbólico no século passado, apresentou a ideia de criarmos o Tribunal Popular para julgar a Operação Lava Jato”, acrescentou Marcello Lavenère.
Segundo o advogado, "a Operação [Lava Jato] terminou por envolver políticos muito conhecidos no Brasil e se tornou muito polêmica por ter ganho uma dimensão muito grande e fazendo lembrar a já mencionada Operações Limpas na Itália”.
Para o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, há razões sobra para transformar a Lava Jato em ré:
“A Operação Lava Jato se tornou muito polêmica no Brasil. Mercê de uma propaganda denuncista, eivada de muito moralismo, por parte da grande imprensa, que vive muito no Brasil a partir desses escândalos, e também por indicar um suspeito, julgá-lo e condená-lo, então, por meio dessa campanha midiática muito forte, a Operação Lava Jato passou a ser para determinados segmentos, menos informados ou mal informados da população, o grande evento que vai tirar o Brasil das suas dificuldades", observou.
Lavenère elencou os fatos que justificam a realização do Tribunal Popular sobre a Lava Jato, citando o papel do juiz Sérgio Moro e do procurador Deltan Dellagnol, além da influência midiática sobre a operação de combate à corrupção.
"As figuras que intervêm nesta Operação como o juiz Sérgio Moro, os procuradores do Ministério Público Federal de Curitiba, tendo à frente o procurador Deltan Dellagnol, tornaram-se figuras conhecidas e, no caso de Sérgio Moro, passa a ganhar prêmios do tipo Personalidade do Ano, outorgados pela Rede Globo que é uma emissora brasileira reconhecida como tendo todas as formas de irregularidades na Comunicação Social, e sempre ela se mostra como porta-voz do sentimento mais intolerante e mais conservador", destacou o advogado.
Além disso, segundo ele, "a força tarefa do Ministério Público Federal foi extremamente criticada e, recentemente, sofreu críticas enormes do Ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e membro do Supremo Tribunal Federal, que tem estado em atrito direto com o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot".
"Por todos esses motivos, estamos levando a Lava Jato para o Banco dos Réus. Trata-se de uma Operação que, desde que foi gestada, recebe acusações de tentar desestabilizar as instituições e a democracia do Brasil, de modo que será um júri de grande apelo, com repercussão nas áreas jurídicas mais sensíveis do país”, concluiu.
Fonte - Sputnik 11/08/2017

Falta de energia e problemas técnicos afetam linhas de trens da CPTM

Transportes sobre trilhos   🚄

Como consequência, houve acúmulo de usuários nas estações.Duas das seis linhas de operação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), apresentaram interrupções do transporte em alguns trechos na manhã desta sexta-feira (11).

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração
Duas das seis linhas de operação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), apresentaram interrupções do transporte em alguns trechos na manhã desta sexta-feira (11). Juntas, as linhas transportam, em média, mais de 1 milhão de pessoas por dia. Uma delas, a Linha 11 Coral, na região do ABC paulista, apresentou problemas técnicos por volta das 4h50 e continuava parado entre as estações Rio Grande da Serra e Prefeito Celso Daniel, em Santo André, até por volta das 9h.
Como consequência, houve acúmulo de usuários nas estações. Essa linha tem uma demanda diária de cerca de 364 mil passageiros. Para suprir a falta dos trens, foi acionado o Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) com a oferta de 20 ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP).
A outra paralisação atingiu os usuários da Linha 10 Turquesa, no extremo leste da Grande São Paulo, entre Mogi das Cruzes e Suzano. Neste caso, segundo a CPTM, o que ocorreu foi falta de energia entre 6h e 7h50. Quando a circulação voltou ao normal, as plataformas ficaram superlotadas com os inevitáveis empurra-empurra de passageiros querendo embarcar. Por este ramal, são transportadas, diariamente, cerca de 724 mil pessoas
Fonte - Agência Brasil  11/08/2017

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Governo do Estado(BA) vai licitar concessão de linhas de ônibus metropolitanos

Mobilidade  🚌

As linhas serão licitadas em dezembro deste ano, com a operação do sistema prevista para o início de 2018. A frota a ser renovada deverá ter veículos zero quilômetro, equipados com validador para bilhetagem eletrônica, ar-condicionado, wi-fi, GPS, piso baixo e acessibilidade, ações que visam ampliar a qualidade do serviço.

Da Redação
foto - ilustração
A intenção de licitar a concessão de linhas de Transporte Rodoviário Metropolitano será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11). O sistema terá uma nova frota e será integrado de forma operacional e tarifária com o Metrô de Salvador.
As linhas serão licitadas em dezembro deste ano, com a operação do sistema prevista para o início de 2018. A frota a ser renovada deverá ter veículos zero quilômetro, equipados com validador para bilhetagem eletrônica, ar-condicionado, wi-fi, GPS, piso baixo e acessibilidade, ações que visam ampliar a qualidade do serviço.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) realiza estudos de readequação de linhas e reequilíbrio econômico financeiro do sistema de transporte metropolitano. O levantamento das mudanças necessárias já está em andamento.
Com as novas concessões, as linhas metropolitanas vão ter como os principais pontos de destino os Terminais de Integração de Passageiro do sistema metroviário na capital.
Com informações da Secom Ba.  10/08/2017

Mentiras sobre a Previdência

Ponto de Vista  🔍

Segundo a coordenadora do movimento pela Auditoria Cidadã, Maria Lúcia Fattorelli, o sistema financeiro, que faz parte do modelo neoliberal, está agonizando e, desesperado para sobreviver. Uma das saídas é apoderar-se dos recursos da Previdência, usando membros de um governo corrupto e desmoralizado para impor a sua estratégia gananciosa sobre a nação.

Fernando Siqueira* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Depois de afirmarem que a Previdência do setor privado é deficitária e serem desmoralizados pela tese de doutorado da professora Denise Gentil (UFRJ) e pela cartilha (https://youtu.be/_GFzBhb16K8) da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), que provam que a Previdência não tem déficit, e sim que o governo usa as contribuições a ela destinadas para pagar juros absurdos da dívida mobiliária, os porta-vozes dos bancos na grande mídia saíram com mais uma falácia: na página 17 de O Globo do dia 8/8/2017 afirmam que as despesas previdenciárias hoje abocanham 56,8% do Orçamento da União.
Vendo o gráfico atualizado da Auditoria Cidadã da Dívida a realidade é bem diferente. Ou seja, o governo gasta com o pagamento dos juros e amortizações da dívida cerca de 50,66% do seu orçamento, enquanto com a Previdência gasta menos de 20%.

Quais as razões dessas mentiras, que desmoralizam os seus autores?**
Segundo a coordenadora do movimento pela Auditoria Cidadã, Maria Lúcia Fattorelli, o sistema financeiro, que faz parte do modelo neoliberal, está agonizando e, desesperado para sobreviver. Uma das saídas é apoderar-se dos recursos da Previdência, usando membros de um governo corrupto e desmoralizado para impor a sua estratégia gananciosa sobre a nação.
Tendo como ministro da Fazenda um banqueiro sócio do Banco Original e, como presidente do Banco Central um banqueiro do Itaú, os juros reais do Brasil se mantêm como os maiores do mundo, mesmo que o último argumento – a inflação alta – tenha caído para um índice abaixo do centro da meta, deixando o governo sem justificativa para não reduzir juros.
Outra investida é sobre os fundos de pensão, através da reforma da Previdência. Tão decantada na grande mídia aliada, o medo desta reforma tem levado as pessoas a correrem para os VGBL dos bancos, que apresentaram um crescimento de 130% em um ano. Esses fundos são verdadeiras arapucas. Paga-se uma alta taxa de carregamento, que se aproxima de 10% - ou seja, para cada R$ 100 aplicados, já se perde 10% logo de saída. Além disso, há uma taxa de administração alta. Com isso, esses fundos rendem entre 55% e 80% do fundo DI, apenas.
Essa reforma visa também à transferência dos recursos dos fundos de previdência fechada para os bancos. Aproveitando-se da crise que gerou déficit nos fundos de pensão, e da má gestão de alguns deles, fazem forte campanha para se apoderar do montante de R$ 800 bilhões que circula nesse segmento.Aproveitando-se de um governo ilegítimo, a campanha se faz através de reformas colocadas no Congresso Nacional, como a reforma trabalhista, que destrói direitos dos trabalhadores e uma reforma da Previdência que contradiz o espírito do bem estar social que norteia a Constituição de 1988. Como a economia do país está sendo desnacionalizada aceleradamente, essas reformas têm também por trás os tentáculos das grandes empresas multinacionais, que visam ao lucro, em detrimento dos direitos sociais.
Os acordos do governo Temer com os parlamentares para se salvar da prisão, segundo cientistas políticos, englobam também recursos para as campanhas de 2018 desses parlamentares que se venderam.
A Justiça, por sua vez, tem sido conivente com esse ataque aos direitos do cidadão. Um exemplo é o STF, que tirou o direito de greve de algumas categorias e determinou que as conquistas dos dissídios coletivos agora só valem até o próximo dissídio. Na reforma trabalhista, qualquer comissão de trabalhadores (mormente pelegos) podem fazer um acordo espúrio com o patrão e este prevalecer sobre a legislação.
**É preciso que o povo se mobilize antes que a vaca vá totalmente para o brejo.
*Fernando Siqueira é vice-presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet)
Fonte - Portogente  10/08/2017

** Grifo nosso

Travessia marítima Salvador/Itaparica pelo Ferry-Boat tem movimento tranquilo nesta quinta(10)

Transporte marítimo  🚢

O sistema esta operando nesta quinta (10) com as embarcações em serviço,Maria Bethânia, Pinheiro, Agenor Gordilho e Rio Paraguaçu,e mais duas na reserva,Juracy Magalhães e Anna Nery,com saídas nos horários regulares programados de hora em hora. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Quem utiliza o sistema Ferry-Boat nesta quinta (10) para fazer a travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica ,encontra o movimento tranquilo de passageiros e veículos nos dois terminais,em São Joaquim e Bom Despacho
O sistema esta operando com quatro embarcações em serviço,Maria Bethânia, Pinheiro, Agenor Gordilho e Rio Paraguaçu,e duas na reserva,Juracy Magalhães e Anna Nery,com saídas nos horários regulares programados de hora em hora. 
O serviço de Hora Marcada exclusivo para condutores e seus veículos,poderá ser consultado através do site da ITS - portalsits.internacionaltravessias.- e o pagamento das passagens podem ser realizados no mesmo site com cartões de credito e débito.Os passageiros podem realizar recarga do cartão Ferry Card e Tarifa Social, além de comprar passagem com o cartão recarregável para suas viagens,nos totens de autoatendimento instalados nos dois terminais.
A ITS disponibiliza um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo Tel. 0800 028 2723, e pelo pelo  WhatsApp (71) 99942-4175,para informações sobre o sistema de segunda a sábado e também pelo  WhatsApp (71) 99942-4175 com funcionamento 24 horas.
Com informações da ITS  10/08/2017

Mobilidade é tema de Hackathon da Sedur no Campus Party em Salvador

Mobilidade  💻

Na manhã desta quinta-feira (10), foi apresentado o tema aos participantes, que devem apresentar soluções inovadoras, por meio de plataformas digitais. O Hackathon da Sedur/Sumob está sendo realizado no Espaço Tech, no 5º andar do estádio.

Da Redação
foto -  Marco Leao
Garantir a mobilidade frente às necessidades do cidadão, com menor custo e tempo, é o desafio dos participantes do Hackathon proposto pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Superintendência de Mobilidade, durante o Campus Party. O evento tecnológico acontece até domingo, na Arena Fonte Nova.
Na manhã desta quinta-feira (10), foi apresentado o tema aos participantes, que devem apresentar soluções inovadoras, por meio de plataformas digitais. O Hackathon da Sedur/Sumob está sendo realizado no Espaço Tech, no 5º andar do estádio.
Participando do desafio, o jovem Dirlan Nery, conta que já desenvolveu um outro aplicativo na cidade de Feira de Santana, também voltado para a mobilidade.
“Esta é a primeira vez que participo de um evento como este. Nosso grupo, formado por cinco pessoas, pretende desenvolver algo parecido com o que já criamos, mas voltado para o tema proposto pelo desafio”, disse o jovem.

Hackathon
O Hackathon Sedur/Sumob e visa desenvolver soluções que vão servir à qualificação de políticas públicas de órgãos do Estado, em especial a mobilidade urbana.
O diretor de Planejamento da Sumob, Danilo Ferreira, apresentou o tema do desafio aos participantes, ressaltando a necessidade de integrar os municípios e o Estado através da tecnologia.
“Temos o desafio de criar uma plataforma digital de integração dos municípios do Estado na entrega de serviços para o cidadão, através da tecnologia de mobilidade urbana e interurbana”, ressaltou Danilo Ferreira.
Participar desta maratona de programação em busca de soluções inovadoras, por meio de tecnologias digitais, que envolvam mobilidade e acesso ao trabalho, é o objetivo do Hackathon “Desafios Bahia”, que acontece dentro da Campus Party.
Com informações da Sedur Ba. 10/08/2017

Composição de VLT de Recife passará por reparos em Barbalha no Ceará

Transportes sobre trilhos   🚄

O deslocamento, realizado por 20 funcionários,8 da Coordenadoria Operacional Loco e carros de Passageiros - COLOC e 12 da Bom Sinal, faz parte de uma ação de reestruturação dos VLTs que está sendo realizada pela CBTU Recife. 

Da Redação
Divulgação - CBTU/Recife
Foi realizada na última quarta e quinta-feira (02 e 03) a operação de transferência de uma unidade do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para a cidade de Barbalha, no Ceará. A composição foi enviada para a empresa fabricante, a Bom Sinal, e passará por uma manutenção geral.
O deslocamento, realizado por 20 funcionários,8 da Coordenadoria Operacional Loco e carros de Passageiros - COLOC e 12 da Bom Sinal, faz parte de uma ação de reestruturação dos VLTs que está sendo realizada pela CBTU Recife. A reparação do veículo contou com o investimento de R$4 milhões do Ministério das Cidades e a previsão de retorno do equipamento é de 90 dias.
Foi solicitado o envio de três carretas para o pátio ferroviário das Cinco Pontas, para onde foi deslocado o VLT depois de ter sido desmontado na oficina localizada na Estação Werneck,explicou o coordenador operacional dos VLTs da CBTU Recife, Alberto Arcoverde.
A operação contou com apoio da CTTU e foi realizada durante as madrugadas. Talhas industriais foram montadas no pátio, responsáveis pela retirada dos veículos dos trilhos e colocação dos mesmos sobre as carretas, conforme detalhou o engenheiro mecânico da Bom Sinal, Antônio Sá.
Com informações da CBTU   09/08/2017

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

59,4 milhões de consumidores estão negativados no Brasil

Economia  $

Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e foram divulgados hoje (9) em São Paulo. Para as entidades, os números refletem as dificuldades que o cenário de desemprego elevado impõe às famílias.

Ludmilla Souza
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
No Brasil, 59,4 milhões de pessoas físicas estavam com o nome negativado ao final de julho. O número representa 39,3% da população com idade entre 18 e 95 anos. Em junho, a estimativa apontava a marca de 59,8 milhões de inadimplentes.
Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e foram divulgados hoje (9) em São Paulo. Para as entidades, os números refletem as dificuldades que o cenário de desemprego elevado impõe às famílias.
Na variação anual do número de dívidas atrasadas, o indicador mostrou uma queda de 5,53%. O dado mostra que o número de dívidas tem recuado de maneira mais rápida do que o número de inadimplentes.
A estimativa de devedores vem se mantendo próxima ao patamar dos 59 milhões desde o segundo trimestre de 2016. O presidente da CNDL, Honório Pinheiro disse que o fato ocorre porque as dificuldades do cenário recessivo fazem crescer o número de devedores, mas a maior restrição do crédito e queda do consumo por parte das famílias, provocada pela própria crise, age limitando o crescimento da inadimplência.
“Assumindo que a economia e o consumo irão se recuperar de forma lenta e gradual, a estimativa deve permanecer ainda oscilando em torno dos 59 milhões de negativados ao longo dos próximos meses, sem mostrar um avanço expressivo”, afirmou Pinheiro.
Segundo o levantamento, a maior frequência de negativados ocorre com pessoas entre 30 a 39 anos. Em junho, metade dessa população (50,11 %) estava com o nome incluído em listas de proteção ao crédito – um total de 17,1 milhões de pessoas. Os dados mostraram também que uma quantidade significativa das pessoas entre 40 e 49 anos está inadimplente (47,55 %) , assim como os consumidores de 25 a 29 anos (46,10 %) .

Regiões
De acordo com a estimativa, a região Sudeste é a região que concentra, em termos absolutos, o maior número de negativados, somando 25,6 milhões de consumidores, o que representa 39,06% da população adulta da região.
Em seguida, aparecem o Nordeste, com 15,7 milhões de negativados, ou 39,28% da população; o Sul, com 7,8 milhões de inadimplentes (35,01 %) ; o Norte, com 5,3 milhões de devedores (45,52% – o maior percentual entre as regiões); e o Centro-Oeste, com um total de 4,9 milhões de inadimplentes (43,03% da população).

Recuo no comércio
Os dados de dívidas abertos por setor credor revelam que todos os segmentos mostraram retração anual do número de pendências pelo segundo mês consecutivo. No setor de comércio ocorreu o recuo mais acentuado: o número de pendências com o segmento caiu 7,40%. Em seguida, estão comunicação (-6,53 %) , água e Luz (-4,20 %) e bancos (-3,15 %) .
Quando se fala em participação, os bancos seguem como credores de maior parte das dívidas em atraso no país, concentrando 48,87% do total. Em seguida, aparecem os setores de comércio (19,84 %), comunicação (14,08 %) e os segmentos de água e luz (7,89% das pendências).
Fonte - Agência Brasil  09/08/2017

ANTT regulamenta tarifa promocional para ônibus e trem

Transportes  🚌 🚄

Segundo a resolução, as empresas poderão ofertar tarifas promocionais em seções e horários específicos, não sendo obrigatório o oferecimento de igual promoção nas demais seções e horários da linha nem em todas as poltronas disponibilizadas na mesma viagem. 

G1 - Abifer
foto - ilustração/Pregopontocom
As empresas de transporte rodoviário e ferroviário regular interestadual e internacional de passageiros poderão estabelecer tarifas promocionais diferenciadas, segundo regulamentação publicada nesta terça-feira (8) no “Diário Oficial da União” pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Segundo a resolução, as empresas poderão ofertar tarifas promocionais em seções e horários específicos, não sendo obrigatório o oferecimento de igual promoção nas demais seções e horários da linha nem em todas as poltronas disponibilizadas na mesma viagem.
As empresas deverão divulgar por meio escrito aos usuários, para cada tarifa promocional, a linha ou seção, os horários, o número de lugares ofertados, a vigência e as condições de uso do bilhete adquirido a preço promocional, que conterá em destaque a informação que se trata de tarifa promocional.
As condições de uso do bilhete adquirido a preço promocional devem ser apresentadas ou, caso haja solicitação, entregues aos passageiros no momento da compra do bilhete de passagem.
O usuário que desejar remarcar o bilhete adquirido com tarifa promocional estará sujeito às condições de comercialização estabelecidas pelas empresas para a nova data de utilização.
A concessão de tarifa promocional nos serviços de transporte rodoviário regular interestadual e internacional de passageiros estará condicionada à implementação e pleno funcionamento do Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros (Monitriip).
A promoção tarifária não se aplica sobre as passagens com isenções e descontos estabelecidos em lei, como estudantes e idosos.
A ANTT poderá vetar ou suspender a promoção em caso de identificar indícios da prática de concorrência predatória ou qualquer fato ou situação que caracterize infração à ordem econômica.
A prática de tarifas promocionais nos serviços internacionais estará sujeita aos entendimentos estabelecidos nos acordos, tratados ou convenções internacionais.

Transporte semiurbano
As empresas permissionárias prestadoras de serviços de transporte rodoviário regular interestadual semiurbano de passageiros poderão estabelecer tarifas promocionais, por sua conta e risco.
O transporte rodoviário semiurbano interestadual é o transporte coletivo que, apesar de cruzar unidades da Federação, tem características urbanas, como uso de roletas, paradas em pontos e permissão para que os passageiros sejam transportados em pé. O percurso máximo do transporte semiurbano é de 75 km.
Será obrigatório o oferecimento de igual promoção em toda a extensão e em todas as seções da linha, podendo, no entanto, a tarifa promocional abranger apenas determinados horários e dias da semana.
As empresas deverão comunicar à ANTT e divulgar aos usuários o período de vigência da tarifa promocional, a linha, os horários, os dias e os respectivos percentuais de desconto com antecedência mínima de 10 dias da data do início da vigência da tarifa promocional.
O período de vigência da tarifa promocional deverá ser de, no mínimo, 30 dias.
A vigência da promoção poderá ser prorrogada, desde que comunicada à ANTT com antecedência mínima de 48 horas do seu término.
A divulgação aos usuários da tarifa promocional deverá ocorrer mediante aviso dentro dos ônibus em serviço, em que deve constar, de forma destacada, inteligível e visível, o período da promoção, o valor da passagem, os horários e dias em que serão praticadas as tarifas diferenciadas.
A promoção somente poderá ser alterada ou cancelada após o decurso do período de vigência mínimo de 30 dias e desde que comunicada previamente à ANTT e aos usuários.
A promoção não se aplica sobre as passagens com isenções e descontos estabelecidos em lei, e nem àquelas pagas com vale-transporte.
Fonte - Abifer  08/08/2017

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Veja como vai ficar o Sistema Viário Lauro de Freitas com a chegada do Metrô

Infraestrutura viária  🚇

Para que o sistema metroviário, que está sendo implantando pela CCR Metrô Bahia chegue ao município, seguindo até a Estação Aeroporto, é necessário adequar o sistema viário de acesso à cidade. Para que o sistema metroviário, que está sendo implantando pela CCR Metrô Bahia chegue ao município, seguindo até a Estação Aeroporto, é necessário adequar o sistema viário de acesso à cidade. 

Da Redação
Divulgãção - CCR Metrô Bahia
Até o final do ano, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi em menos de 25 minutos, utilizando a Linha 2 do metrô. Para que o sistema metroviário, que está sendo implantando pela CCR Metrô Bahia chegue ao município, seguindo até a Estação Aeroporto, é necessário adequar o sistema viário de acesso à cidade.
Para que o sistema metroviário, que está sendo implantando pela CCR Metrô Bahia chegue ao município, seguindo até a Estação Aeroporto, é necessário adequar o sistema viário de acesso à cidade.
As obras tiveram início, com o alargamento das vias existentes, em ambos os sentidos, a partir do viaduto Dois de Julho (final da Av. Carybé), sem interferência no tráfego. A via permanente (trilhos) do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será instalada em parte da atual pista no sentido Salvador e os alargamentos permitirão remanejar o fluxo de veículos para execução das etapas seguintes. A quantidade de faixas não será alterada.
Divulgação - CCR Metrô Bahia
Em breve, iniciará uma nova fase da obra, com as primeiras mudanças no trânsito local. A pista de ligação entre as avenidas do Bambuzal e Santos Dumont será alargada. É nessa área que será construído o terminal dos ônibus gratuitos que farão o transporte de passageiros entre o aeroporto e a estação do metrô de mesmo nome. O estacionamento de trens da Linha 2 será construído na região da Av. Dois de Julho.
A Travessa Santos Dumont (conhecida como Rua das Locadoras) também ganhará nova ponte de acesso, melhorando a ligação entre as avenidas do Bambuzal e Santos Dumont. Esta melhoria será feita para adequar as dimensões e capacidade da estrutura. A ponte atual permanecerá aberta ao tráfego até que parte da nova ponte esteja liberada para veículos.
Divulgação CCR Metrô Bahia
No sentido Lauro de Freitas, um pontilhão será construído dando acesso ao novo viaduto que passará por cima da via permanente do metrô, com término na altura da Cresauto. No total serão adicionados cerca de 700 metros de pista, mantendo as três faixas de rolamento do viário atual. No sentido Salvador, a pista será ajustada com a manutenção das três faixas atuais e criação do acesso ao Terminal Aeroporto, principal ponto de integração dos ônibus com o metrô na região. O conjunto de obras viárias deve ser concluído em seis meses.
Com 13.000 metros quadrados de área total, o terminal será interligado à futura Estação Aeroporto do metrô por meio de uma passarela, facilitando o deslocamento dos passageiros que poderão utilizar os dois meios de transporte pagando apenas uma passagem. O terminal terá capacidade para mais de 105 mil passageiros/dia e até 70 ônibus por hora.
A Estação Aeroporto está sendo construída na área entre o bambuzal, localizado no acesso ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, e a Av. Santos Dumont. Com estrutura pré-moldada finalizada, em fase final de acabamento, a estação deve estar pronta para operação até o final do ano.
Com capacidade de transportar até mil passageiros por trem e operar com intervalo entre trens de três minutos, o metrô fará o percurso entre as estações Aeroporto e Acesso Norte em 27 minutos. Ao desembarcar em Acesso Norte, o usuário pode pegar a Linha 1, sem custo adicional, chegando às estações Lapa ou Pirajá em cerca de oito minutos.
Com informações da Secom Ba.  08/08/2017

Governador Flávio Dino apresenta Projeto Ninar e é elogiado durante seminário em Salvador

Saúde   💉

O evento é fruto da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Durante os três dias do evento, uma rica programação apresentará soluções de caráter social, industrial e de serviços que podem, em muitos casos, ser replicadas por diversas pessoas e instituições em todo o Brasil e até no exterior.

Da Redação
foto - divulgaão
A ‘Feira de Soluções para a Saúde’ e o ‘Seminário Internacional da Unicef: Zika e Infância’ tiveram início, nesta terça-feira (8), em Salvador, Bahia, com a presença do governador Flávio Dino. O evento, que se estende até a próxima quinta-feira (10), tem como principal objetivo apresentar soluções para as arboviroses que acometem o Brasil. Neste contexto, as atividades do Projeto Ninar e da Casa de Apoio Ninar foram apresentadas e bastante elogiadas por pesquisadores, instituições, movimentos sociais interessados e comprometidos com o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
O evento é fruto da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Durante os três dias do evento, uma rica programação apresentará soluções de caráter social, industrial e de serviços que podem, em muitos casos, ser replicadas por diversas pessoas e instituições em todo o Brasil e até no exterior.
A ‘Feira de Soluções para a Saúde’ é a primeira de uma série de cinco – cada uma realizada em uma região do País. Todas elas reúnem pesquisadores, instituições dos setores público e privado e movimentos sociais interessados e comprometidos com o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Na programação constam atividades como rodas de conversa, apresentações orais, mesas redondas, oficinas, estandes, manifestações culturais e espaços de comunicação em saúde.
O governador Flávio Dino foi convidado pela Fiocruz para apresentar as exitosas experiências do Maranhão no combate às síndromes derivadas dessas arboviroses. Na ocasião, ele expôs um vídeo sobre o funcionamento da Casa de Apoio Ninar, e explicou que o Projeto Ninar nasceu no ano passado e já realizou mais de 30 mil atendimentos em duas unidades. “Uma faz o acompanhamento médico e multiprofissional. E agora incorporamos uma Casa de Apoio, que recebe as famílias que vem de outros municípios e também, junto com elas, as crianças e as equipes de saúde dos municípios”, pontuou.
“Essa Casa tem uma história curiosa porque pertencia ao patrimônio do Governo do Maranhão há muitas décadas e era a casa de veraneio do governador. Fica de frente ao mar, muito bonita, no metro quadrado mais caro do Maranhão. Claro que nunca a utilizei porque tenho uma visão política distinta dessa noção de privilégios”, destacou o governador, que disse que quando veio essa emergência sanitária atinente ao zika, as mães disseram que precisavam de uma casa. “E eu disse: eu tenho a melhor casa para vocês. Porque é a melhor casa que simboliza a prioridade política que nós devemos dar a essa emergência sanitária”, enfatizou.
Flávio Dino informou que o Governo do Maranhão investiu R$ 2 milhões para a implantação da Casa de Apoio e mais R$ 400 mil por mês para atender 15 famílias por semana, em um processo de humanização de políticas públicas. “Em primeiro lugar é um espaço de cuidado, tratamento, mas é um espaço de acolhida humanizada. E é também um espaço de formação profissional das equipes dos municípios”, frisou.

Experiência
Para o governador, a ‘Feira de Soluções para a Saúde’ é uma forma de aprimorar a rede de prevenção e cuidado, incorporar elementos novos à dimensão principal do trabalho contínuo, ou seja, “não é porque não estamos mais vivendo o auge da emergência das síndromes derivadas dessas arboviroses de modo geral que nós devemos abandonar o debate e os investimentos”.
“Acho que o principal mérito da Feira é reunir essas experiências nacionais e internacionais e sublinhar a dualidade do tema para que a gente possa prevenir danos futuros”, afirmou o governador Flávio Dino.
O governador da Bahia, Rui Costa, parabenizou o governador Flávio Dino pelos desafios e a solidariedade mútua pelas dificuldades que ambos têm enfrentado devido a um cenário absolutamente adverso.
“Flávio Dino tem se superado pelo trabalho, pela afirmação e pela determinação como aqui você muito bem fez dos valores humanos. Eu acho que é isso que tem sustentado o nossos governos. Essa relação de afirmar para a população que a prioridade é cuidar das pessoas. É cuidar de gente nas várias áreas. Quero lhe cumprimentar e lhe agradecer a presença”, destacou o governador da Bahia
Com informações da Secap  08/08/2017

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Soteropolitanos testam pela primeira vez novo trecho do Metrô de Salvador até Mussurunga

Transportes sobre trilhos   🚇 

Nesta segunda-feira (7), o governador Rui Costa, acompanhado de dirigentes da CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema, visitou as estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga, que compõem mais 7,5 quilômetros de extensão.

Da Redação
foto - Carol Garcia/GOVBAx
Mais quatro estações da linha 2 do Sistema Metroviário Salvador - Lauro de Freitas iniciam a operação comercial no próximo mês de setembro. Nesta segunda-feira (7), o governador Rui Costa, acompanhado de dirigentes da CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema, visitou as estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga, que compõem mais 7,5 quilômetros de extensão.
“Tenho certeza que todo baiano, hoje, sente um grande orgulho dos investimentos feitos na Bahia, com obras acontecendo em ritmo acelerado. Nossa capital, eu diria, terá a melhor mobilidade urbana o país e a terceira maior extensão de linha do metrô do país. A obra do metrô aqui é a maior obra em andamento no país. Com essa crise que estamos passando, muitas obras estão paradas e nós seguimos construindo uma Bahia moderna, uma Bahia do futuro”, destacou o governador Rui Costa.
Sobre a integração, Rui adiantou que, caso não haja acordo na próxima reunião no Ministério Público, no dia seguinte lançará o edital de licitação para as linhas de ônibus alimentadoras do sistema metroviário. “Repito, irei licitar ônibus com ar-condicionado e wi-fi gratuito para toda a população. Também estamos nos articulando a implantação de wi-fi gratuito nas estações do metrô”, afirmou.
As linhas metropolitanas de ônibus também serão equipadas com mais conforto e comodidade. “Já determinei que a Secretaria de Infraestrutura faça a licitação das linhas metropolitanas de Salvador, para este semestre. Vamos exigir também ar-condicionado e wi-fi para os ônibus de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Camaçari, enfim, toda a região, que fazem a ligação om as estações do metrô”, garantiu Rui.

foto -  Elói Corrêa/GOVBA
Novas entregas
A obra do metrô até a estação Mussurunga já contempla a implantação do paisagismo com árvores, recuperação da Lagoa do Flamboyant e as intervenções de urbanismo, com pista de caminhada e ciclovia.
Antes da entrega do novo trecho Pituaçu-Mussurunga para operação comercial, o período de testes, uma equipe técnica multidisciplinar embarca no trem para avaliar a movimentação nos trilhos e o desempenho da rede de energia, entre outros aspectos técnicos. Com a entrega das novas estações, será possível ir da Estação Mussurunga até a Estação Lapa em aproximadamente 30 minutos.
As intervenções para a instalação do metrô incluem ainda obras no Terminal de Ônibus Pituaçu, que já está na fase final de construção e terá capacidade para receber 140 ônibus por hora. O terminal de ônibus Mussurunga também passa por uma reforma geral e ampliação, em fase de finalização de sua cobertura e das obras das salas de operação. O asfalto das vias de trânsito dos ônibus foi todo recuperado e o piso de acesso dos passageiros foi substituído por granito.
A operadora de trem do metrô, Mayara Freitas, de 23 anos falou do orgulho de poder guiar o equipamento nesse momento histórico para a cidade. "Estou muito feliz por conduzir o trem e, especialmente, hoje, poder levar o governador. Nesta fase de teste, essa já e a minha terceira viagem. Não sei nem explicar direito o que senti quando fui convocada. Fiquei surpresa e radiante. O metrô está trazendo conforto e segurança para os moradores de Salvador, que agora podem fazer os trajetos em um curto espaço de tempo. Fazer parte de tudo isso está sendo muito importante para mim", revelou Mayara.

Mais de 40 quilômetros de extensã
o
Com total de 42 quilômetros de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados, a conclusão das obras do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas está previsto para o final de 2017, chegando ao Aeroporto. A Linha 1 é composta por oito estações, 12 quilômetros de extensão, que vai da Estação Lapa à Estação Pirajá. A Linha 2, conta com 12 estações e está concluída até a Estação Mussurunga.
Para o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, a ampliação do metrô vai reduzir o fluxo de carros nas ruas. "Algumas pessoas já entendem o metrô como um transporte eficiente, confortável e já começam a sair dos seus carros pra virem para o metrô. Além disso, as obras estruturantes que foram feitas para o metrô, a exemplo da viaduto da Avenida Paralela, tem trazido uma melhoria muito grande. A gente tem depoimentos de pessoas que têm saído de sua casa, do seu trabalho e hoje já fazem esse trajeto em menos de 30 a 40 minutos do que faziam, portanto, trazendo benefício geral para a população, sobrando tempo para que as pessoas possam desenvolver outras atividades, estudar, trabalhar um pouco mais, e até se dedicar mais à família", afirmou.

Sistema Viário Lauro de Freitas
Até o final do ano, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi em menos de 25 minutos, utilizando a Linha 2 do metrô. Para que o sistema metroviário, que está sendo implantando pela CCR Metrô Bahia chegue ao município, seguindo até a Estação Aeroporto, é necessário adequar o viário de acesso à cidade. As intervenções estão acontecendo na área entre o final da Av. Carybé e o trecho inicial da Avenida Santos Dumont (novo nome de parte da antiga Estrada do Coco), incluindo um redesenho das vias e a construção de viadutos e pontilhões.
As obras tiveram início, com o alargamento das vias existentes, em ambos os sentidos, a partir do viaduto Dois de Julho (final da Av. Carybé), sem interferência no tráfego. A via permanente (trilhos) do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será instalada em parte da atual pista no sentido Salvador e os alargamentos permitirão remanejar o fluxo de veículos para execução das etapas seguintes. A quantidade de faixas não será alterada.
Em breve, iniciará uma nova fase da obra, com as primeiras mudanças no trânsito local. A pista de ligação entre as avenidas do Bambuzal e Santos Dumont será alargada. É nessa área que será construído o terminal dos ônibus gratuitos que farão o transporte de passageiros entre o aeroporto e a estação do metrô de mesmo nome. O estacionamento de trens da Linha 2 será construído na região da Av. Dois de Julho.
A Travessa Santos Dumont (conhecida como Rua das Locadoras) também ganhará nova ponte de acesso, melhorando a ligação entre as avenidas do Bambuzal e Santos Dumont. Esta melhoria será feita para adequar as dimensões e capacidade da estrutura. A ponte atual permanecerá aberta ao tráfego até que parte da nova ponte esteja liberada para veículos.
No sentido Lauro de Freitas, um pontilhão será construído dando acesso ao novo viaduto que passará por cima da via permanente do metrô, com término na altura da Cresauto. No total serão adicionados cerca de 700 metros de pista, mantendo as três faixas de rolamento do viário atual. No sentido Salvador, a pista será ajustada com a manutenção das três faixas atuais e criação do acesso ao Terminal Aeroporto, principal ponto de integração dos ônibus com o metrô na região. O conjunto de obras viárias deve ser concluído em seis meses.
Com 13 mil metros quadrados de área total, o terminal será interligado à futura Estação Aeroporto do metrô por meio de uma passarela, facilitando o deslocamento dos passageiros que poderão utilizar os dois meios de transporte pagando apenas uma passagem. O terminal terá capacidade para mais de 105 mil passageiros/dia e até 70 ônibus por hora.
A Estação Aeroporto está sendo construída na área entre o bambuzal, localizado no acesso ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, e a Av. Santos Dumont. Com estrutura pré-moldada finalizada, em fase final de acabamento, a estação deve estar pronta para operação até o final do ano.
Com capacidade de transportar até mil passageiros por trem e operar com intervalo entre trens de três minutos, o metrô fará o percurso entre as estações Aeroporto e Acesso Norte em 27 minutos. Ao desembarcar em Acesso Norte, o usuário pode pegar a Linha 1, sem custo adicional, chegando às estações Lapa ou Pirajá em cerca de oito minutos.
O titular da Casa Civil, Bruno Dauster, falou sobre os investimentos do Governo do Estado na mobilidade urbana de Salvador. "Os investimentos no metrô, considerando o conjunto de obras complementares, como os Viadutos do Imbuí, de Narandiba, de Pirajá, as obras da Via Expressa, passando no final da Paralela, todas essas obras com são absolutamente necessárias, a estruturação que está sendo feita, no final da linha 1, a Rótula do Abacaxi, enfim, a intervenção do metrô já está chegando a um volume um pouco superior a R$ 7 bilhões. Na licitação e nos aditivos já chegamos a R$ 5 bilhões. O que é importante dizer é que mais de 70% desses recursos são do Estado da Bahia, seja através de contrapartida, seja através, no futuro,de pagamento de financiamentos", explicou.
Os secretários estaduais da Justiça, Diretos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; e do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, também participaram da viagem teste nas novas estações realizadas nesta segunda, assim com
Com informações da Secom Ba.  07/08/2017

Linha 2 do Metrô de Salvador avança e tem estações prontas até Mussurunga

Transportes sobre trilhos  🚇 

Nesta segunda-feira (7), o governador Rui Costa, acompanhado de dirigentes da CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema, visitou as estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga, que compõem mais 7,5 quilômetros de extensão.

Da Redação
foto - Carol Garcia/GOVBAx
Mais quatro estações da linha 2 do Sistema Metroviário Salvador - Lauro de Freitas iniciam a operação comercial no próximo mês de setembro. Nesta segunda-feira (7), o governador Rui Costa, acompanhado de dirigentes da CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema, visitou as estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga, que compõem mais 7,5 quilômetros de extensão.
“Tenho certeza que todo baiano, hoje, sente um grande orgulho dos investimentos feitos na Bahia, com obras acontecendo em ritmo acelerado. Nossa capital, eu diria, terá a melhor mobilidade urbana o país e a terceira maior extensão de linha do metrô do país. A obra do metrô aqui é a maior obra em andamento no país. Com essa crise que estamos passando, muitas obras estão paradas e nós seguimos construindo uma Bahia moderna, uma Bahia do futuro”, destacou o governador Rui Costa.
Sobre a integração, Rui adiantou que, caso não haja acordo na próxima reunião no Ministério Público, no dia seguinte lançará o edital de licitação para as linhas de ônibus alimentadoras do sistema metroviário. “Repito, irei licitar ônibus com ar-condicionado e wi-fi gratuito para toda a população. Também estamos nos articulando a implantação de wi-fi gratuito nas estações do metrô”, afirmou.
As linhas metropolitanas de ônibus também serão equipadas com mais conforto e comodidade. “Já determinei que a Secretaria de Infraestrutura faça a licitação das linhas metropolitanas de Salvador, para este semestre. Vamos exigir também ar-condicionado e wi-fi para os ônibus de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Camaçari, enfim, toda a região, que fazem a ligação om as estações do metrô”, garantiu Rui.

foto -  Elói Corrêa/GOVBA
Novas entregas
A obra do metrô até a estação Mussurunga já contempla a implantação do paisagismo com árvores, recuperação da Lagoa do Flamboyant e as intervenções de urbanismo, com pista de caminhada e ciclovia.
Antes da entrega do novo trecho Pituaçu-Mussurunga para operação comercial, o período de testes, uma equipe técnica multidisciplinar embarca no trem para avaliar a movimentação nos trilhos e o desempenho da rede de energia, entre outros aspectos técnicos. Com a entrega das novas estações, será possível ir da Estação Mussurunga até a Estação Lapa em aproximadamente 30 minutos.
As intervenções para a instalação do metrô incluem ainda obras no Terminal de Ônibus Pituaçu, que já está na fase final de construção e terá capacidade para receber 140 ônibus por hora. O terminal de ônibus Mussurunga também passa por uma reforma geral e ampliação, em fase de finalização de sua cobertura e das obras das salas de operação. O asfalto das vias de trânsito dos ônibus foi todo recuperado e o piso de acesso dos passageiros foi substituído por granito.
A operadora de trem do metrô, Mayara Freitas, de 23 anos falou do orgulho de poder guiar o equipamento nesse momento histórico para a cidade. "Estou muito feliz por conduzir o trem e, especialmente, hoje, poder levar o governador. Nesta fase de teste, essa já e a minha terceira viagem. Não sei nem explicar direito o que senti quando fui convocada. Fiquei surpresa e radiante. O metrô está trazendo conforto e segurança para os moradores de Salvador, que agora podem fazer os trajetos em um curto espaço de tempo. Fazer parte de tudo isso está sendo muito importante para mim", revelou Mayara.

Mais de 40 quilômetros de extensã
o
Com total de 42 quilômetros de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados, a conclusão das obras do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas está previsto para o final de 2017, chegando ao Aeroporto. A Linha 1 é composta por oito estações, 12 quilômetros de extensão, que vai da Estação Lapa à Estação Pirajá. A Linha 2, conta com 12 estações e está concluída até a Estação Mussurunga.
Para o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, a ampliação do metrô vai reduzir o fluxo de carros nas ruas. "Algumas pessoas já entendem o metrô como um transporte eficiente, confortável e já começam a sair dos seus carros pra virem para o metrô. Além disso, as obras estruturantes que foram feitas para o metrô, a exemplo da viaduto da Avenida Paralela, tem trazido uma melhoria muito grande. A gente tem depoimentos de pessoas que têm saído de sua casa, do seu trabalho e hoje já fazem esse trajeto em menos de 30 a 40 minutos do que faziam, portanto, trazendo benefício geral para a população, sobrando tempo para que as pessoas possam desenvolver outras atividades, estudar, trabalhar um pouco mais, e até se dedicar mais à família", afirmou.

Sistema Viário Lauro de Freitas
Até o final do ano, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi em menos de 25 minutos, utilizando a Linha 2 do metrô. Para que o sistema metroviário, que está sendo implantando pela CCR Metrô Bahia chegue ao município, seguindo até a Estação Aeroporto, é necessário adequar o viário de acesso à cidade. As intervenções estão acontecendo na área entre o final da Av. Carybé e o trecho inicial da Avenida Santos Dumont (novo nome de parte da antiga Estrada do Coco), incluindo um redesenho das vias e a construção de viadutos e pontilhões.
As obras tiveram início, com o alargamento das vias existentes, em ambos os sentidos, a partir do viaduto Dois de Julho (final da Av. Carybé), sem interferência no tráfego. A via permanente (trilhos) do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será instalada em parte da atual pista no sentido Salvador e os alargamentos permitirão remanejar o fluxo de veículos para execução das etapas seguintes. A quantidade de faixas não será alterada.
Em breve, iniciará uma nova fase da obra, com as primeiras mudanças no trânsito local. A pista de ligação entre as avenidas do Bambuzal e Santos Dumont será alargada. É nessa área que será construído o terminal dos ônibus gratuitos que farão o transporte de passageiros entre o aeroporto e a estação do metrô de mesmo nome. O estacionamento de trens da Linha 2 será construído na região da Av. Dois de Julho.
A Travessa Santos Dumont (conhecida como Rua das Locadoras) também ganhará nova ponte de acesso, melhorando a ligação entre as avenidas do Bambuzal e Santos Dumont. Esta melhoria será feita para adequar as dimensões e capacidade da estrutura. A ponte atual permanecerá aberta ao tráfego até que parte da nova ponte esteja liberada para veículos.
No sentido Lauro de Freitas, um pontilhão será construído dando acesso ao novo viaduto que passará por cima da via permanente do metrô, com término na altura da Cresauto. No total serão adicionados cerca de 700 metros de pista, mantendo as três faixas de rolamento do viário atual. No sentido Salvador, a pista será ajustada com a manutenção das três faixas atuais e criação do acesso ao Terminal Aeroporto, principal ponto de integração dos ônibus com o metrô na região. O conjunto de obras viárias deve ser concluído em seis meses.
Com 13 mil metros quadrados de área total, o terminal será interligado à futura Estação Aeroporto do metrô por meio de uma passarela, facilitando o deslocamento dos passageiros que poderão utilizar os dois meios de transporte pagando apenas uma passagem. O terminal terá capacidade para mais de 105 mil passageiros/dia e até 70 ônibus por hora.
A Estação Aeroporto está sendo construída na área entre o bambuzal, localizado no acesso ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, e a Av. Santos Dumont. Com estrutura pré-moldada finalizada, em fase final de acabamento, a estação deve estar pronta para operação até o final do ano.
Com capacidade de transportar até mil passageiros por trem e operar com intervalo entre trens de três minutos, o metrô fará o percurso entre as estações Aeroporto e Acesso Norte em 27 minutos. Ao desembarcar em Acesso Norte, o usuário pode pegar a Linha 1, sem custo adicional, chegando às estações Lapa ou Pirajá em cerca de oito minutos.
O titular da Casa Civil, Bruno Dauster, falou sobre os investimentos do Governo do Estado na mobilidade urbana de Salvador. "Os investimentos no metrô, considerando o conjunto de obras complementares, como os Viadutos do Imbuí, de Narandiba, de Pirajá, as obras da Via Expressa, passando no final da Paralela, todas essas obras com são absolutamente necessárias, a estruturação que está sendo feita, no final da linha 1, a Rótula do Abacaxi, enfim, a intervenção do metrô já está chegando a um volume um pouco superior a R$ 7 bilhões. Na licitação e nos aditivos já chegamos a R$ 5 bilhões. O que é importante dizer é que mais de 70% desses recursos são do Estado da Bahia, seja através de contrapartida, seja através, no futuro,de pagamento de financiamentos", explicou.
Os secretários estaduais da Justiça, Diretos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; e do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, também participaram da viagem teste nas novas estações realizadas nesta segunda, assim com
Com informações da Secom Ba.  07/08/2017

domingo, 6 de agosto de 2017

Theatro Municipal do Rio encena ópera-balé com renda para pagamento de funcionários

Cultura   🎦

Toda a renda das apresentações será revertida para o pagamento de salários atrasados dos funcionários do Theatro Municipal.A ópera ficará em cartaz até o dia 19. No domingo (13), às 11h30, será feita uma apresentação a preços populares, com o ingresso a R$ 1

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro estreia nova montagem da ópera-balé La Tragédie de Carmen, adaptação de Peter Brook e Marius Constant para a ópera Carmen, de Bizet, na próxima quarta-feira (9). Com direção de Juliana Santos e Menelick Carvalho, a montagem contará com três elencos de cantores, alguns dos quais integrantes da Academia de Ópera Bidu Sayão, além da participação especial de bailarinos do corpo de balé do teatro, coreografados por Marcelo Misalidis.
A ópera ficará em cartaz até o dia 19. No domingo (13), às 11h30, será feita uma apresentação a preços populares, com o ingresso a R$ 1.
Toda a renda das apresentações será revertida para o pagamento de salários atrasados dos funcionários do Theatro Municipal.
“Nós temos tocado o Theatro Municipal em parceria com os funcionários. O compromisso da nossa gestão é que todas as arrecadações sejam revertidas para o pagamento dos salários dos funcionários nesse momento que estamos vivendo essa crise tão grave no estado”, disse o secretário de estado de Cultura do Rio de Janeiro e presidente do Theatro Municipal, André Lazaroni.
Segundo ele, graças a arrecadações, a secretaria pôde pagar o salário de maio dos empregados do Theatro Municipal e é com a receita do próximo espetáculo que pretende pagar “em breve” o salário de junho. A renda resultante do aluguel do teatro para eventos e shows tem a mesma destinação, disse.

Prata da casa
André Lazaroni informou que tem conseguido reduzir os custos do Theatro Municipal valorizando “a prata da casa”.
“Temos conseguido reduzir muito os custos da ópera, do balé, trabalhando junto com os funcionários, utilizando cenários passados que já tínhamos na nossa central técnica de produções. Com isso, temos conseguido fazer caixa. Mas a maior parte da receita vem de aluguéis para shows e eventos no Theatro Municipal, que têm sido reservados para o pagamento dos funcionários”.
Em relação ao décimo terceiro salário de 2016, o secretário admitiu que só deverá ser pago quando for viabilizado o socorro financeiro da União ao governo fluminense.
Em sua gestão como presidente do Theatro Municipal, André Lazaroni quer fazer com que a sociedade crie um “sentimento de pertencimento” pelo teatro. “A sociedade ainda não se sente proprietária do teatro. Existe uma pequena camada que sabe que o Theatro Municipal é do estado, pertence à população. A gente quer popularizar, dar acesso à população”.
Segundo Lazaroni, popularizar é gerar público para o Theatro Municipal e fazer com que toda a sociedade tenha oportunidade de comprar ingresso e frequentar o espaço. Com ingressos a R$ 1, a ópera-balé Carmen dá oportunidade às pessoas, que não têm condição de comprar ingresso a preços normais, de ter acesso ao equipamento. “Essa é a marca da nossa instituição”, garantiu Lazaroni.

Versão
A versão da ópera Carmen, de Bizet, que o Theatro Municipal apresenta nos dias 9, 10, 12, 17 e 18 de agosto, às 20h; no dia 19, às 20h30; e no dia 13, às 11h30, é inédita na cidade do Rio de Janeiro.
Ao mesmo tempo em que traz todas as melodias e cenas mais famosas da obra original, La Tragédie de Carmen concentra a ação nos quatro protagonistas em um espetáculo de pouco mais de uma hora de duração.
A maestrina Priscila Bomfim, que dividirá a regência e a direção musical do espetáculo com o maestro Jésus Figueiredo, disse à Agência Brasil que uma das características da montagem é que a música original de Bizet foi adaptada “de forma genial, sem perder a qualidade sonora” por Marius Constant para um conjunto de 15 músicos da orquestra do próprio teatro, que serão solistas.
“Isso dá uma importância muito grande a cada músico da orquestra porque cada um deles se torna um solista que ajuda a contar a história de cada personagem”.
A trama foi reduzida por Constant com o intuito de fazer com que o público “fique totalmente ligado” do início ao fim da ópera. “Ele simplifica a trama original, deixando o que tem de mais intenso na música, e extrai dali toda a essência, esse drama, e faz essa ópera concisa da Carmen”.
O espetáculo apresenta também bailarinos solistas do corpo artístico do teatro. “Nossa intenção é usar todos os corpos artísticos da casa”, disse a maestrina. “Nós estamos envolvendo não só a orquestra, mas alguns cantores da casa, alguns bailarinos, para que o teatro seja representado pelos seus três corpos artísticos. Por isso chamamos ópera-balé”.
Alguns cantores são oriundos da Academia de Ópera Bidu Sayão, pertencente ao Theatro Municipal e criada no final de 2015, que é dedicada à formação de jovens solistas. O objetivo da academia é inserir os jovens solistas no ambiente profissional. Alguns deles estão fazendo sua estreia nessa montagem.

Carmen
A ópera original Carmen, de Bizet, fez sua estreia no 'L'Opéra-Comique', em Paris, em 1875, e gerou muitas controvérsias, porque a plateia, acostumada com obras que tratavam de assuntos nobres, ficou chocada com a história que abordava a vida de soldados criminosos e tinha como personagem principal uma cigana sem qualquer moral.
A aclamação popular só aconteceu em outubro daquele ano, quando a ópera foi encenada em Viena, Áustria. Foi apresentada no Brasil pela primeira vez em 1881, no Teatro D. Pedro II do Rio de Janeiro. No dia 6 de setembro de 1913, ocorreu a primeira apresentação da ópera no Theatro Municipal, cantada no idioma italiano.
Em 1983, o diretor cênico, Peter Brook, em colaboração com o escritor Jean-Claude Carrière e o compositor Marius Constant, apresentou, em Paris, sua adaptação de Carmen, denominada La Tragédie de Carmen, com duração de apenas 90 minutos, eliminando muitos personagens para concentrar a ação nos quatro personagens principais.
Fonte - Agência Brasil  06/08/2017