PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 4 de março de 2017

Operação assistida de trecho do VLT de Fortaleza só deve começar em junho

Transportes sobre trilhos  🚄

A operação comercial do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) permanece sem previsão de início. O projeto começou em 2012 e já teve inúmeras paralisações. A fase experimental, sem passageiros, foi iniciada em 2016 em um trecho. O projeto total, que já passou por múltiplas paralisações e retomadas de obras desde 2012, quando começou a ser implantado, possui cerca de 60% dos trabalhos executados.

Diário do Nordeste
foto - ilustração/arquivo
A operação assistida de parte do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Fortaleza deve começar até junho deste ano. O novo prazo dado pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), que já havia prometido a entrega de um trecho do modal até março deste ano, refere-se ao início dos testes com passageiros na extensão que vai da estação Borges de Melo até a estação Parangaba, onde já ocorre a operação experimental desde o último mês de setembro. A operação comercial do transporte, contudo, permanece sem previsão.
De acordo com o órgão, o trecho entre as estações Borges de Melo e Parangaba é o segundo da obra (que está dividida em três partes), e deve ser o primeiro a ficar pronto. O projeto total, que já passou por múltiplas paralisações e retomadas de obras desde 2012, quando começou a ser implantado, possui cerca de 60% dos trabalhos executados. O trecho 1, que inclui a construção da passagem inferior da Avenida Borges de Melo, deve ser o próximo da lista, com expectativa de entrega até julho. Conforme a Seinfra, a obra, que foi retomada em abril do ano passado, está 30% concluída. O maior impasse é a finalização do terceiro trecho, localizado entre as estações Iate e Borges de Melo.
Segundo o órgão, o cronograma de obras no percurso teve de ser revisto. A Secretaria de Infraestrutura não informou se há novo prazo para entrega.

Impasses

Conforme havia divulgado a secretaria em 2015, ano em que um novo contrato foi firmado para a realização das intervenções, o trecho 3 possui a maior extensão e a maior quantidade de desapropriações pendentes.
Ao todo, o projeto inicial do VLT prevê aproximadamente 2.000 remoções. Em setembro do ano passado, quando foi iniciada a operação experimental do trecho 2, cerca de 1.500 haviam sido realizadas. Com o gargalo, o prazo anunciado à época para a conclusão das obras do trecho - primeiro semestre de 2018 - pode ser afetado.
Os testes sem passageiros do segundo trecho do modal foi o principal avanço no projeto nos últimos anos. Desde setembro, o VLT faz o percurso de 3,6 km entre as estações Borges de Melo e Parangaba no período de 10h a 11h. São realizadas quatro viagens por dia. De acordo com o Metrofor, o teste serve para verificar o funcionamento da via férrea, da plataforma e das estações. Até o momento, conforme o órgão, o experimento não revelou a necessidade de ajustes ou adequações no projeto.

Abrangência

Ao todo, o modal terá 12 km em superfície e 1,4 km de trechos elevados que atravessarão 22 bairros de Fortaleza. Serão 10 estações: Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate.
A Seinfra calcula que, quando finalizado, o VLT deverá ser utilizado diariamente por 90 mil pessoas. Outro promessa é que o modal tenha estações integradas às linhas Leste e Sul do Metrô de Fortaleza, e também a terminais rodoviários da Cidade.
Fonte - Diário do Nordeste  04/03/2017

Incêndio atinge parque na Chapada Diamantina

Meio ambiente  🚒

De acordo com o 11º Grupamento de Bombeiros Militares (CMB) de Itaberaba, dez birgadistas de Jequié foram encaminhados ao local para ajudar no combate. Outros bombeiros de Lençóis também chegaram na manhã deste sábado, 4, para coordenar ações para controlar os focos.

A Tarde
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Um incêndio de grandes proporções atinge um parque natural na região da Serra das Almas, no município de Rio de Contas, localizado na Chapada Diamantina (interior da Bahia). Desde a manhã de sexta-feira, 3, dezenas de bombeiros e voluntários se revezam para tentar debelar as chamas.
De acordo com o 11º Grupamento de Bombeiros Militares (CMB) de Itaberaba, dez brigadistas de Jequié foram encaminhados ao local para ajudar no combate. Outros bombeiros de Lençóis também chegaram na manhã deste sábado, 4, para coordenar ações para controlar os focos.
As equipes de combate ao incêndio contam ainda com o auxílio de um helicóptero. Não há informações sobre o que pode ter provocado as chamas e nem a dimensão da área atingida.
Fonte - A Tarde  04/03/2017

sexta-feira, 3 de março de 2017

Anel viário de Candeias já facilita a vida dos moradores e motoristas

Infraestrutura viária  🚌 🚗

O anel viário e a rotatória que ligam as BAs 522 e 523, totalizando mais de oito quilômetros de pistas, já facilitam a vida de quem trafega no trecho, que será inaugurado pelo governador Rui Costa na manhã de segunda-feira (6).

Da Redação
foto -  Amanda Oliveira/GOVBA
Antes mesmo da entrega formal da obra, carros de passeio, caminhões e ônibus não precisam mais passar pelo centro de Candeias para trafegar entre São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde. O anel viário e a rotatória que ligam as BAs 522 e 523, totalizando mais de oito quilômetros de pistas, já facilitam a vida de quem trafega no trecho, que será inaugurado pelo governador Rui Costa na manhã de segunda-feira (6).
Motorista de ônibus no trecho há 14 anos, Antônio Carlos Nascimento comemora o fim dos engarrafamentos em Candeias. “Só de tirar os carros grandes do centro já vai melhorar. De manhã, das 8h às 11h, e de tarde, das 14h às 16h, é um tráfego terrível. Com o novo anel, já melhora muito”.

foto -  Amanda Oliveira/GOVBA
Segundo o secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o trevo interliga as BAs 522 e 523, por onde passam os caminhões que vêm das bases de carregamento das distribuidoras de combustível, em Madre de Deus. “Eles não vão mais passar pelo centro da cidade. Será uma opção para chegar a Salvador ou Feira de Santana sem passar por Candeias. Esta obra faz parte de investimentos feitos pelo Governo do Estado em parceria com a Petrobras, que custeou 70% da obra. Foram investidos R$ 24 milhões, e haverá a autorização de dois outros trechos, com investimento de R$ 5 milhões”.

Outras ações
Ainda em Candeias, Rui entrega o sistema de esgotamento sanitário da sede do município, além de assinar autorizações de lançamentos de licitações para recuperação da BA- 522 (trecho Entrocamento da BA 523/São Francisco do Conde) e para ampliação da ponte que fica na mesma rodovia estadual. O governador vai também assinar ordem de serviço para início das obras de contenção de encostas Rua Beco do Boi, no bairro Sarandy nas ruas Dom Pedro I, Santa Clara e Cajueiro, situadas no Centro, e na Rua Joana Angélica, no bairro Malemba.
Durante sua visita à Rua Joana Angélica, Rui fará a entrega sete viaturas para as unidades de Polícia Civil dos municípios de Candeias, Acajutiba, Alagoinhas, Catu, Inhambupe, Olindina e Rio Real. Já as unidades da Polícia Militar de Entre Rios e Catu receberão, cada uma, uma viatura.
Com informações da Secom Ba.  03/03/2017

Zürich encomenda 70 novos VLTs a Bombardier

Transportes sobre trilhos  🚄

Os VLTs têm um design aberto para melhorar o fluxo de passageiros e aumentar a capacidade em cerca de 20% e são concebidos para reduzir o ruído e oferecer acesso sem barreiras aos passageiros com mobilidade reduzida.

Da Redação
foto - ilustração
A Zurich Transportes Públicos (VBZ) assinou um contrato com a Bombardier em 2 de março,para a entrega de 70 VLTs Flexity com sete secções,com opção para mais 70 veículos.
O contrato é avaliado em 300 milhões de francos suíços (US $ 296 milhões) e o primeiro VLT será entregue no final de 2019.
Os bondes serão personalizados para se integrarem a paisagem de Zurique e atenderão aos padrões de segurança,meio ambiente e consumo de energia.
Os VLTs têm um design aberto para melhorar o fluxo de passageiros e aumentar a capacidade em cerca de 20% e são concebidos para reduzir o ruído e oferecer acesso sem barreiras aos passageiros com mobilidade reduzida.
O serviço de bondes eléctricos (VLTs) de Zurique opera com 15 linhas em mais de 170 km de via.
Com informações do International Railway Journal 03/03/2017

Movimento nos aeroportos baianos deve se estender até o fim do verão

Turismo

Foi montado um esquema especial com voos extras e aumento de assentos nas aeronaves  para atrair os turistas e aumentar a economia das regiões do estado que mais recebem visitantes no verão.Durante a folia momesca apenas o aeroporto do extremo Sul recebeu aproximadamente 46 mil passageiros, entre segunda-feira (20) e sexta-feira (03).

Da Redação
foto - ilustração/Arquivo
Para atrair os turistas e aumentar a economia das regiões que mais recebem visitantes no verão foi montado um esquema especial com voos extras e aumento de assentos nas aeronaves. Além de guias preparados para orientar os recém-chegados, um receptivo foi feito por baianas e banda de percussão.
Durante a folia momesca apenas o aeroporto do extremo Sul recebeu aproximadamente 46 mil passageiros, entre segunda-feira (20) e sexta-feira (03). Os destinos nacionais mais procurados pelos Porto Segurenses foram Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Já a rota internacional mais desejada foi a capital da Argentina, Bueno Aires.
O clima de movimentação intensa não foi diferente em Ilhéus, que recebeu cerca de quatro mil passageiros entre sexta-feira (24) até a última quarta-feira (1º). Foram registrados 45 voos e devido ao aumento da demanda seis voos extras foram programados. Os destinos carnavalescos do momento, Salvador e Rio de Janeiro, estavam entre os mais procurados.
A Costa do Dendê é o convite ideal para quem almeja conhecer Valença. Os turistas contam também com a vantagem de ter fácil acesso a Morro de São Paulo e as ilhas de Cairu. No carnaval, 163 passageiros passaram pelo aeródromo de Valença entre segunda-feira (20) a quarta-feira (1º). A previsão é que a fluxo de pessoas continue crescendo durante o período de veraneio.

Por falar em Morro...

Dono de cinco praias, incluindo a da Gamboa, Morro de São Paulo é um dos lugares mais visitados no verão. Além de utilizar os aeroportos baianos, para chegar lá os turistas podem atravessar de lancha ou catamarã, através do Terminal Marítimo de Salvador, direto para Morro de São Paulo. Estão disponíveis também lanchinhas e ferries que fazem a travessia até as ilhas de Mar Grande e Itaparica, por onde depois os visitantes devem seguir de veículo até Valença, pela BA-001.
Outra opção para quem vai de carro é pegar a BR-324 em direção a Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Nazaré e Valença. Para quem prefere ir de ônibus a rodoviária de Salvador oferece transporte direto para Valença. Vale um lembrete: compre a sua passagem antecipada e chegue com antecedência no local de embarque.
Com informações da Seinfra Ba. 03/03/2017

Metrô de SP e CPTM registram queda de passageiros transportados em 2016

Transportes sobre trilhos  🚇

A principal explicação é a crise econômica. Com maior desmeprego, menos pessoas se deslocam diariamente para o trabalho. A não expansão da rede também faz com que usuários migrem para outros tipos de locomoção como ônibus e carros.

Caio Lobo - ViaTrolebus
foto - ilustração/arquivo
O Metrô registrou, pela primeira vez desde 2004, queda no número de passageiros transportados em 2016. A estatal transportou 1,107 bilhão de passageiros –10 milhões a menos que em 2015. Queda de 0.9%.
A principal explicação é a crise econômica. Com maior desemprego, menos pessoas se deslocam diariamente para o trabalho. A não expansão da rede também faz com que usuários migrem para outros tipos de locomoção como ônibus e carros. Para este ano está prevista a entrega de 9 estações da Linha 5 – Lilás e 2 na Linha 4 – Amarela, o que com certeza irá fazer aumentar o número de passageiros na rede.
A CPTM também registou queda em 2016. Transportou 819,4 milhões de passageiros, o que representa uma queda de 1,4% em comparação a 2015.
Fonte - ViaTrolebus  03/03/2017

Osba convida Gil, Baby e Saulo para comemorar 50 anos do TCA

Cultura  🎻 🎶

O concerto será realizado neste sábado (4), a partir das 18h30, na Concha Acústica, tendo o Balé do TCA (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) como anfitriões.Esse evento foi pensado a partir da importância histórica desses 50 anos e ninguém melhor para representar esse significado que os nossos convidados.

Da Redação
foto - Pedro Moraes/GOVBA
Gilberto Gil, Saulo, Baby do Brasil, Filhos de Gandhy, Jackson Costa e os jovens dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). Este é o time convidado para o show de comemoração dos 50 anos do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O concerto será realizado neste sábado (4), a partir das 18h30, na Concha Acústica, tendo o Balé do TCA (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) como anfitriões.
Nos ajustes finais de preparação para a grande noite, o maestro da Osba, Carlos Prazeres, destaca que show será um verdadeiro presente para o público, que vai lotar as arquibancadas da Concha. “Estou muito feliz por fazer parte desse momento histórico. Esse evento foi pensado a partir da importância histórica desses 50 anos e ninguém melhor para representar esse significado que os nossos convidados. Quem estiver presente no show vai também entrar para essa história”, afirma o regente, que está à frente da Osba desde 2011.
Os ingressos para o show, que custavam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), já estão esgotados. A apresentação do cinquentenário vai ser inciada com exibição do vídeo 'Kick On Taish To?', do Balé Teatro Castro Alves. O vídeo é um stop motion, realizado em locações na Concha Acústica (durante as obras de reforma), na Sala Principal e em todos os outros espaços do TCA.

Décadas de história
Pelos corredores do complexo que forma o TCA circulam pessoas que viveram boa parte desses 50 anos de história. Funcionária da Ouvidoria do TCA, Marthinha Cardoso trabalha há 25 anos no teatro e já passou por diversos setores do equipamento. “Vi inúmeros shows acontecerem aqui. Parte dos meus amigos de hoje eu também conheci no TCA. É um celeiro de técnicos de excelente qualidade. Qualquer baiano ou turista pode entrar aqui e conhecer o teatro. Imagine algo como abrir a porta do elevador e dar de cara com a Fernanda Montenegro?”, comenta Marthinha sobre um dos episódios já vividos durante o trabalho.
Palco de importantes espetáculos locais, nacionais e internacionais, das mais variadas linguagens artísticas, o TCA também é responsável por uma série de atividades formativas, tais como oficinas e bate-papos, além de abrigar exposições e lançamentos de livros. Patrimônio nacional tombado pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2014, o teatro é vinculado à Fundação Cultural (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Camerata Opus Lumen é atração do Projeto Terças Musicais

No dia 7 de março, a sexteto Opus Lumen, que integra o programa de Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), será atração do projeto Terças Musicais, que é realizado mensalmente no Museu Geológico da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória). O evento é gratuito e começará às 16h30.
A iniciativa reforça o objetivo da Osba de democratizar o acesso à música erudita e popular, contribuindo para a formação de novas plateias, explorando e divulgando obras de grandes compositores. Ao abraçar a ideia, o Museu deseja ampliar o leque de suas ações abrigando em suas instalações uma proposta musical cultural, visando oferecer à sociedade mais uma opção de lazer e cultura.
Com informações da Secom Ba. 03/03/2017

Estado do Maranhão impede aumento das passagens de Ferry-Boat

Transporte marítimo  🚢

Os novos reajustes das passagens em até 5%,seriam praticados a partir da Quarta-Feira de Cinzas (1º) pelas duas empresas operadoras do sistema,Internacional Marítima e Serv Porto.Acolhendo os argumentos do Estado, o desembargador Raimundo Mello, plantonista no carnaval, deferiu o pedido de suspensão, ficando impedido o aumento pelas empresas até o trânsito em julgado do processo no Tribunal de Justiça.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Em atendimento a demanda do Estado do Maranhão, formulado pela Procuradoria Geral do Estado, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) suspendeu, na noite de terça-feira (28), uma decisão que autorizava as empresas de ferry-boat a aumentar o valor das passagens em até 5%. Os novos reajustes seriam praticados a partir da Quarta-Feira de Cinzas (1º).
As empresas Internacional Marítima e Serv Porto ajuizaram mandado de segurança na 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís contra ato do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana, Arthur Cabral Marques, que negou o pedido de aumento feito administrativamente pelas empresas. Elas alegaram que teriam o direito líquido e certo a repassar de imediato aos usuários do serviço o aumento em seus custos operacionais decorrente da perda de benefícios fiscais.
Embora a liminar tenha sido inicialmente negada, o juiz deferiu, no mérito, o mandado de segurança impetrado pelas empresas, concedendo tutela antecipada em sentença para autorizar o aumento imediato nas tarifas cobradas dos usuários do sistema.
Contra a decisão, a PGE ajuizou uma suspensão de execução da sentença, na qual alega a ausência de documentos que comprovem a necessidade de aumento do valor das passagens no percentual requerido pelas empresas. “Citamos, também, o grave risco à economia e à ordem públicas que poderiam decorrer do aumento imediato sobre as tarifas de transporte do ferry, sem a devida publicidade e antecedência”, disse o procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia.
Acolhendo os argumentos do Estado, o desembargador Raimundo Mello, plantonista no carnaval, deferiu o pedido de suspensão, ficando impedido o aumento pelas empresas até o trânsito em julgado do processo no Tribunal de Justiça.
Com informações do Gov.do Maranhão (PGE) 02/03/2017

quinta-feira, 2 de março de 2017

Terminal Rodoviária fecha na noite de sábado 4/3 para remoção de grande estrutura

Mobilidade  🚇

O Terminal estará fechado na noite de sábado (04), a partir das 20h,para retirada de uma viga da antiga passarela,que será transportada para o canteiro central da Avenida Paralela, provocando a interdição de trecho das duas faixas mais à esquerda da via, no sentido Centro, entre 0h e 5h de domingo (05).

Da Redação
Divulgação/CCR
O terminal de ônibus Rodoviária, administrado pela CCR Metrô Bahia, estará fechado na noite de sábado (04), a partir das 20h, para possibilitar a remoção de uma viga da antiga passarela do local. Durante o período de fechamento, os ônibus que normalmente acessam o terminal utilizarão as paradas P1 e P2, pontos localizados entre a Madeireira Brotas e a Rodoviária. Com iluminação provisória, os pontos estão devidamente sinalizados com placas e mapas. No dia 05, o Terminal funcionará normalmente.
A viga retirada será transportada para o canteiro central da Avenida Paralela, provocando a interdição de trecho das duas faixas mais à esquerda da via, no sentido Centro, entre 0h e 5h de domingo (05). O bloqueio será colocado na altura do viaduto da Avenida Luís Eduardo Magalhães, se estendendo até as proximidades da passarela do Hospital Sarah Kubitschek.
Com informações da Secom Ba.  02/03/2017

Sistema Ferry-Boat tem movimento intenso nesta quinta (02) sentido Salvador

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat realizou viagens durante toda a madrugada desta quinta-feira (2),e iniciou esta manhã com fluxo intenso de passageiros e veículos no terminal Bom Despacho.Agora a tarde até o momento,o fluxo de veículos ainda é intenso no terminal Bom Despacho,sentido Salvador.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Segundo informações da ITS, o sistema Ferry-Boat realizou viagens durante toda a madrugada desta quinta-feira (2),e iniciou esta manhã com fluxo intenso de passageiros e veículos no terminal Bom Despacho. Para atender a esta demanda, as viagens ocorrem a cada 30 minutos com seis embarcações à disposição: Dorival Caymmi, Agenor Gordilho, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Jr., Pinheiro e Zumbi dos Palmares.Já no terminal de São Joaquim,o movimento foi bem menor.
Agora a tarde até o momento,o fluxo de veículos ainda é intenso no terminal Bom Despacho,sentido Salvador. A Operação Carnaval da Internacional Travessias Salvador, operadora do sistema,vem realizando viagens sem interrupção desde as 4h da última terça-feira (28/02), com saídas a cada 30 minutos.O atendimento 24h encerrará hoje, às 23h30. O movimento de passageiros em Bom Despacho, assim como a demanda de veículos e passageiros no terminal São Joaquim, são bem menores e sem filas. Permanecem em tráfego as embarcações: Dorival Caymmi, Agenor Gordilho, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Jr., Pinheiro e Zumbi dos Palmares.
Contatos através do Tel 071 3032-0475 e pelo cac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da ITS  02/03/2017

VLT do Mucuripe no Ceará - Obra abandonada sofre vandalismo e degradação

Transportes sobre trilhos 🚄

A obra do VLT do Mucuripe está totalmente abandonada. Parte da estrutura foi erguida, mas no local o que se vê por todo lado é muita vegetação crescida, materiais enferrujados e vandalismo. A obra abandonada pertence ao trecho 3 do VLT.





imagem/YouTube

Metrô Gaúcho completa 32 anos em operação

Transportes sobre trilhos  🚇

Há 32 anos,era inaugurado o Metrô Gaúcho - Cerimônia de inauguração da Linha 1 da Trensurb aconteceu em 2 de março de 1985. Em 32 anos, empresa transportou 1,32 bilhão de passageiros, com tarifa social, utilizando energia limpa e renovável.

Trensurb
foto - ilustração/arquivo
Há 32 anos, no dia 2 de março de 1985, a Linha 1 da Trensurb era inaugurada em ato solene. Dois dias depois, o sistema metroviário abria definitivamente as suas portas à população com o início da operação comercial. Instituída por meio do Decreto Federal nº 84.640, de 17 de abril de 1980, a Trensurb já transportou 1,32 bilhão de passageiros nesses 32 anos de funcionamento do metrô, contribuindo no desafogamento do tráfego rodoviário, com consequente redução dos gastos de manutenção das vias públicas e do número de acidentes. E, ao utilizar energia limpa e renovável, a Trensurb promove ainda a redução da poluição ambiental.
Em 2016, a Trensurb transportou 56.161.503 usuários, o que equivale a uma média de 4.680.125 passageiros mensais. Em 2015, haviam sido transportados 57.554.522 passageiros. Durante o ano passado, a média de usuários transportados por dia útil foi de 186.343. No dia 7 de dezembro, o metrô gaúcho atingiu seu recorde de passageiros em 2016, com 214.550 embarques.
Por duas vezes no ano, a demanda mensal no metrô ultrapassou os cinco milhões de passageiros. Em março, foram 5.007.309 usuários transportados e, em agosto, foram 5.017.881. As estações que registraram, em 2016, o maior número de embarques no metrô foram Mercado (8.528.337), Canoas (5.404.407), Rodoviária (4.339.904) e Sapucaia (4.332.560). Em 2016, 1.037.066 passageiros utilizaram a linha metrô-aeroporto do aeromóvel, operada pela Trensurb. A média foi de 3.131 usuários por dia útil. No ano anterior, 1.140.802 passageiros haviam utilizado o modal.

32 anos de história
A Trensurb foi criada, em 1980, para implantar e operar uma linha de trens urbanos no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e atender, diretamente, as populações dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Começou a ser idealizada a partir de 1976, através de estudos desenvolvidos pelo GEIPOT (Grupo Executivo de Integração da Políticas de Transportes da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes ), que justificou o projeto pela redução do fluxo de veículos na BR-116, já saturada à época, e pela oferta à população dos municípios mencionados de uma alternativa de transporte com baixo custo e com maior rapidez, segurança e conforto.
Entre os anos de 1980 e 1985 foram realizadas as obras necessárias para a implementação da via, como colocação de trilhos, dormentes, rede elétrica aérea e demais obras necessárias à reorganização do tráfego de veículos. A primeira etapa implantada atingiu quatro dos seis municípios previstos pelo projeto original, de Porto Alegre a Sapucaia do Sul, totalizando 27 km de linha e contando com 15 estações.
Em 1997, a Trensurb chegou à cidade de São Leopoldo, com a inauguração da Estação Unisinos, e, em 2000, foi aberta a Estação São Leopoldo. Em julho de 2012, começaram a operar comercialmente mais duas estações: Rio dos Sinos, também em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Em maio de 2014, iniciou-se a operação comercial em outras três estações no município hamburguense: Industrial/Tintas Killing, Fenac e Novo Hamburgo. Assim, a linha alcançou uma extensão de 43,8 quilômetros.
Fonte - Trensurb  02/03/2017

Colisão de trens deixa pessoas feridas na grande São Paulo

Transportes sobre trilhos  🚃

O acidente ocorreu na Estação Barueri, onde existem quatro vias, e a CPTM informou que a operação não foi prejudicada.No mês passado, foram registrados três descarrilamentos na capital paulista. No dia 23, um trem saiu dos trilhos na Linha 12-Safira

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

Imagem/Ultimo Segundo
Dois trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) colidiram hoje (2) na cidade de Barueri por volta das 8h. Segundo a assessoria de imprensa, a maquinista de um dos veículos sofreu um mal súbito e não conseguiu frear a tempo de evitar a batida no outro.
O Corpo de Bombeiros socorreu seis pessoas que ficaram feridas sem gravidade. Três foram atendidas no local e três estão sendo encaminhadas para pronto-socorros próximos.
O acidente ocorreu na Estação Barueri, onde existem quatro vias, e a CPTM informou que a operação não foi prejudicada.
No mês passado, foram registrados três descarrilamentos na capital paulista. No dia 23, um trem saiu dos trilhos na Linha 12-Safira. No dia 21, um trem da Linha 5–Lilás descarrilou na zona sul da capital. No último dia 7, um trem descarrilou na Linha 3–Vermelha, nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, zona leste.
Fonte - Agência Brasil  02/03/2017

quarta-feira, 1 de março de 2017

Tempo de espera para embarque é de 20 minutos na travessia entre Mar Grande e Salvador

Travessia marítima  🚤

Fila de espera é de 20 minutos para quem está voltando de Mar Grande.A travessia está operando com 10 embarcações,saindo do Terminal de Vera Cruz, na Ilha, de 15 em 15 minutos desde o início das operações, às 5h.

Tribuna da Bahia
foto - ilustração
O retorno para quem foi passar o feriadão do Carnaval é tranquilo pela travessia Salvador-Mar Grande, nesta Quarta-feira de Cinzas (1/3).
Apesar do movimento de embarque ser acentuado, a fila de espera é de no máximo 20 minutos, com as embarcações saindo do Terminal de Vera Cruz, na Ilha, de 15 em 15 minutos desde o início das operações, às 5h.
Conforme a previsão da Astramab, muitas pessoas que saíram de Salvador com destino à Ilha vão prorrogar o retorno até o final de semana.
A travessia está operando com 10 embarcações e a Baía de Todos os Santos tem mar calmo e ventos fracos nesta manhã. O tempo médio da viagem é de 40 minutos.
A Astramab informa aos usuários que das 10h às 12h o sistema terá que fazer uma parada por conta da maré baixa, que hoje ainda prejudica a travessia. Depois da parada, a travessia manterá os horários de saída de 15 em 15 minutos, até quando o fluxo de passageiros exigir. . Hoje o último horário saindo de Salvador será às 19h30 e de Mar Grande, às 18h30.
A travessia entre Salvador e o Morro de São Paulo registra procura e venda de passagens normal nos guichês do Terminal Náutico. O movimen to maior será também no retorno da Ilha de Tinharé, para onde se deslocaram muitos turistas durante o feriadão. Todos os catamarãs que saem do Morro hoje vão chegar em Salvador com lotação completa. Saindo da capital, os horários são, 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30.
As saídas do Morro de São Paulo são 9h, 11h30, 13h e 15h - o horário das 15h é feito por dois catamarãs. Já o passeio de escuna pelas ilhas da Baía de Todos os Santos tem procura moderado hoje. As escunas saem às 9h e no tour são feitas paradas em Ilha dos Frades e em Itaparica, com retorno a Salvador às 17h30.
Fonte - Tribuna da Bahia  01/03/2017

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

"Mão de obra tem que ser nossa", diz Rui Costa em negociação com chineses

Infraestrutura  🚄 🚢 

Para o governador, “eles podem até trazer especialistas, porque têm tecnologia e conhecimento quem podem servir de aprendizado para nossos engenheiros e técnicos, mas a maior parte da mão de obra tem que ser nossa”. Rui também informou que os empresários chineses estão convictos de participar da licitação da Fiol, que o governo federal prevê lançar edital, "no mais tardar em julho deste ano", para o trecho de Caetité até Ilhéus, e depois, do restante, até a divisa da Bahia. "Até o fim deste ano, teremos o início das obras da Fiol e do porto".

Da Redação
foto - ilustração
As empresas chinesas que estão em negociação com o Governo do Estado para investir em projetos estruturantes, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul, terão que utilizar mão de obra local durante a construção dos equipamentos. Foi o que o governador Rui Costa reafirmou à comitiva de executivos chineses durante a apresentação do Carnaval da Bahia ao grupo, na noite de segunda-feira (27), no circuito Dodô (Barra-Ondina). "No início da nossa conversa, já tinha dito a eles que o modelo utilizado na África, com 100% de aproveitamento da mão de obra chinesa, não nos interessa", disse Rui.
Para o governador, “eles podem até trazer especialistas, porque têm tecnologia e conhecimento que podem servir de aprendizado para nossos engenheiros e técnicos, mas a maior parte da mão de obra tem que ser nossa”. Rui também informou que os empresários chineses estão convictos de participar da licitação da Fiol, que o governo federal prevê lançar edital, "no mais tardar em julho deste ano", para o trecho de Caetité até Ilhéus, e depois, do restante, até a divisa da Bahia. "Até o fim deste ano, teremos o início das obras da Fiol e do porto".
O governador informou ainda que estão agendadas reuniões no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, inclusive para discutir a construção da ponte Salvador-Itaparica, projeto em estudo aprofundado pelos chineses. No próximo mês haverá encontro com os sócios da Bahia Mineração (Bamin), com os quais os chineses querem firmar parceria, “para bater o martelo sobre o Porto Sul”.
Rui enfatizou que ao visitar a Bahia nos últimos dias, na área de instalação da Fiol e do porto, a comitiva confirmou o que o Governo do Estado tem informado. “Não brincamos com a informação. É preciso ser rígido. Estamos um processo de aproximação, onde se ganha mutuamente porque não se trata de doação e de filantropia. Eles são hoje grandes empresas, com recursos do governo e do banco estatal, que têm interesse que as empresas façam negócios no exterior. Eles querem investir no Brasil e, por toda a interlocução, têm decisão de fazer negócios na Bahia".
O Governo do Estado tem o metrô de Salvador a seu favor para obter a confiança dos chineses. "Mobilidade que deu certo e é referência no Brasil. Isso está nos empoderando, capacitando para ganhar confiança no mercado e atrair muita gente. Por isso, a licitação do VLT tem muito interesse. Solidificamos uma imagem pública de um estado organizado e sério", completou.
Com informações da Secom Ba. 28/02/2017

SpaceX vende primeiras passagens turísticas para a Lua

Turismo/Espacial  🚀

Um acordo já foi fechado com dois cidadãos para realizar uma viagem ao redor da Lua no final do ano que vem", explicou em nota o fundador e presidente da empresa, Elon Musk. "Os clientes já depositaram uma quantia importante para uma missão lunar”.

Da Radio France Internationale-Ag.Brasil
foto - ilustração
A companhia americana SpaceX informou ontem (27), ter assinado contrato com duas pessoas interessadas em fazer uma viagem ao redor da Lua no final de 2018. As informações são da Radio France Internationale.
"Estamos felizes em anunciar que fechamos um acordo com dois cidadãos para realizar uma viagem ao redor da Lua no final do ano que vem", explicou em nota o fundador e presidente da empresa, Elon Musk. "Os clientes já depositaram uma quantia importante para uma missão lunar”.
"Prevemos realizar exames de saúde, avaliar a condição física dos passageiros e começar os seus primeiros treinamentos ainda este ano", informou a SpaceX. Os primeiros turistas da Lua voarão a bordo da nave espacial “Dragon 2”, uma cápsula que fará este ano o seu primeiro voo sem astronautas para a Estação Espacial Internacional.
A “Dragon 2” será lançada pela versão pesada do foguete Falcon 9, da Spacex, o "Falcon Heavy", atualmente em desenvolvimento.
Os Estados Unidos não enviam astronautas à Lua desde o fim das missões Apolo, no início dos anos 1970.
Fonte - Agência Brasil  28/02/2017

Berlim amplia a sua rede de Bondes elétricos (VLTs)

Transportes sobre trilhos  🚄

A rede receberá novos bondes bidirecionais,FLEXITY da Bombardier,com 40m de comprimento,ar condicionado,sistema freios regenerativo, piso baixo com altura de entrada de 295mm e uma cabine de passageiros quase livre de rampa.Os veículos ecologicamente corretos também oferecem amplo espaço, áreas polivalentes e ar-condicionado na cabine do condutor.

Da Redação
foto - ilustração
A rede de bondes (VLTs) de Berlim é uma das maiores do mundo e a BVG (Berlin Transport Authority) usará os bondes adicionais de piso baixo FLEXITY que serão fornecidos pela Bombardier Transportation para expandir a maior rede de VLTs (bondes) da Alemanha e aumentar a sua capacidade para atender a uma crescente demanda de passageiros.
O pedido, no valor de 71 milhões de euros, faz parte de um acordo entre a Bombardier e a Berlin Transport Authority (BVG), para aquisição de até 210 veículos.
Os bondes bidirecionais têm 40m de comprimento e têm piso baixo com altura de entrada de 295mm e uma cabine de passageiros quase livre de rampa. Além disso,a roda dos veículos têm uma vida útil maior devido ao seu grande diâmetro e um sistema de travagem regenerativa que aproveita a energia normalmente perdida quando os veículos travam,realimentando assim o sistema de propulsão do bonde. Os veículos ecologicamente corretos também oferecem amplo espaço, áreas polivalentes e ar-condicionado para os passageiros e na cabine do condutor.
Com informações da Eurotransport  28/02/2017

Metrô de Salvador ultrapassa a marca de 315 mil passageiros no Carnaval

Transportes sobre trilhos  🚇

De quarta-feira a domingo 22 a (26), mais de 315 mil pessoas utilizaram o modal, que dá a possibilidade de integração com o ônibus, garantindo economia financeira e de tempo nas viagens.O metrô funciona em horário normal, das 5 a 0h, e liga diversos pontos da cidade com a Linha 1, em pleno funcionamento, e a 2, parcialmente em operação.

Da Redação
foto - Amanda Oliveira/GOVBA
O metrô de Salvador tem sido um dos principais meios de transporte para o folião ter acesso aos circuitos do Carnaval. De quarta-feira a domingo 22 a (26), mais de 315 mil pessoas utilizaram o modal, que dá a possibilidade de integração com o ônibus, garantindo economia financeira e de tempo nas viagens. "É importante contarmos com o metrô para ir para o Carnaval. Evita que as pessoas bebam e dirijam, além de ter um preço bom para todo mundo", disse o professor de Educação Física, Diego Trivena.
O metrô funciona em horário normal, das 5 a 0h, e liga diversos pontos da cidade com a Linha 1, em pleno funcionamento, e a 2, parcialmente em operação. Gente fantasiadas; com roupa comum, famílias completas passam pelo modal diariamente. Mas para quem trabalha no período carnavalesco, esse meio de transporte também é uma boa escolha.
"A gente se sente segura em trafegar pela cidade, mesmo com a concentração das pessoas no circuito. Economiza tempo, porque chega mais rápido do que de ônibus, e vai vendo a paisagem, com ar condicionado. É maravilhoso", ressaltou a empregada doméstica, Ana Souza.
A Linha 1 opera a todo vapor da Estação Pirajá até a Lapa, passando por Bom Juá, Retiro, Acesso Norte, Bonocô, Brotas e Campo da Pólvora. É na estação Acesso Norte, no meio do percurso, que o passageiro pode mudar de rota para a Linha 2, que já funciona com Estação Detran e Rodoviária.
A expectativa é que até o mês de maio deste ano outras quatro estações sejam inauguradas na Linha 2 - Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu. A Estação Pituaçu é a maior da Linha 2 e contará com um Terminal de ônibus integrado, que já está em construção.
Com informações da Secom Ba.  27/02/2017

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Rui Costa almoça com executivos chineses e concretiza investimentos

Economia/Bahia  $

Na ocasião, o governador destacou a importância da visita para a Bahia. “Estamos concretizando agora, em pleno Carnaval baiano, nosso plano de atrair grandes investimentos para projetos importantes do estado, que vão mudar completamente o perfil do nosso desenvolvimento econômico”, afirmou Rui. “E ainda aproveitamos para divulgar o nosso Carnaval, a maior festa de rua do planeta, capaz de atrair mais turistas orientais”.

Da Redação
foto - Manu Dias/GOVBA
Os empresários chineses que estão na Bahia desde o dia 23, percorrendo áreas do interior baiano interessados em projetos para investimento, almoçaram com o governador Rui Costa no Palácio de Ondina, nesta segunda-feira (27), acompanhados do vice-governador João Leão e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner.
Na ocasião, o governador destacou a importância da visita para a Bahia. “Estamos concretizando agora, em pleno Carnaval baiano, nosso plano de atrair grandes investimentos para projetos importantes do estado, que vão mudar completamente o perfil do nosso desenvolvimento econômico”, afirmou Rui. “E ainda aproveitamos para divulgar o nosso Carnaval, a maior festa de rua do planeta, capaz de atrair mais turistas orientais”.
O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, representantes do Banco de Desenvolvimento da China no Brasil e das construtoras China Railway Engineering (Group Crec 10) e China Communications Construction Company (CCCC) participaram do encontro.
O grupo de executivos chineses já percorreu milhares de quilômetros de carro para avaliar as potencialidades de investimento na Bahia. Eles visitaram a fábrica de leite Leitíssimo, em Jaborandi, passaram por Correntina, onde conheceram a fazenda Universo Verde, gerida por um grupo chinês, e seguiram às margens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no trecho entre São Félix e Bom Jesus da Lapa, empreendimento que despertou o interesse de grupos chineses.
De lá, passaram por Caetité, Guanambi, Jequié e, por fim, Ilhéus, onde será construído o Porto Sul, destinado a escoar produtos como minério e grãos do oeste baiano. O porto é um dos projetos que o governo baiano apresentou aos executivos chineses, em março do ano passado, quando Rui esteve na China.
A comitiva também conheceu o projeto da ponte Salvador-Itaparica, um empreendimento importante para o desenvolvimento do baixo-sul. O grupo seguiu até Valença, no sul baiano, e retornou a Salvador pelo sistema Ferry-boat, para conhecer o trajeto da Ponte Salvador-Itaparica. Ainda nesta segunda (27), os empresários vão conhecer o Carnaval de Salvador com o governador, que acompanhará os executivos no circuito Dodô (Barra-Ondina).
Com informações da Secom Ba.  27/02/2017

Aeroportos da Infraero têm movimentação tranquila nesta segunda de carnaval

Aeroportos/Carnaval  ✈

Desde a última quinta-feira (23), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza a Operação Carnaval 2017, com fiscalização reforçada nos sete aeroportos mais movimentados no período carnavalesco – Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Brasília, Salvador e Recife.

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
Os aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) têm situação tranquila nesta segunda-feira de carnaval (27). O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é o que registra melhor desempenho entre os principais terminais administrados pela estatal, com 79 voos saindo no horário (97,5%) e dois atrasados.
Em Salvador, dos 28 voos programados até as 11h de hoje, 25 saíram no horário (89,2%) e três foram cancelados (10,7%).
No Recife, dos 19 voos programados até as 11h de hoje, 16 saíram no horário (84,2%) e três foram cancelados (15,7%).
No Rio de Janeiro, no entanto, o Aeroporto Santos Dumont, registrou nesta manhã 12 voos cancelados. O número representa 26,6% de um total de 45 voos programados até as 12h.

Brasília
Em Brasília, a Inframérica, concessionária que administra o terminal, informou que, até as 12h, o movimento no local foi de 102 voos – 58 pousos e 44 decolagens –, destes, nenhum teve atraso acima de 30 minutos. Também não foi registrado cancelamento de voos.

Operação Carnaval
Desde a última quinta-feira (23), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza a Operação Carnaval 2017, com fiscalização reforçada nos sete aeroportos mais movimentados no período carnavalesco – Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Brasília, Salvador e Recife.
A previsão é que até 6 de março a agência intensifique as atividades com foco na fiscalização da prestação de informações e de assistência pelas companhias aéreas aos passageiros. Os aeroportos de Brasília, Guarulhos e do Galeão terão reforço de fiscalização 24h por dia. Os demais terão aumento da cobertura de inspetores nos dias e horários de maior movimento.

Direito dos passageiros
A Anac informou que, pela Resolução 141/2010, é dever da companhia aérea informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a empresa deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, internet e outros) no caso de atrasos superiores a uma hora; alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a quatro horas.
A agência tem canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a Anac), pelo telefone 163 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil localizados nos principais aeroportos do país.
Fonte - Agência  Brasil  27/02/2017

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Dubai terá veículos aéreos não tripulados transportando passageiros

Tecnologia/Mobilidade  

Dubai  terá em breve veículos aéreos não tripulados que operarão em serviços de transporte público de passageiros. A RTA (Autoridade de estradas e transportes) fez uma parceria com a empresa chinesa EHANG para colocar em serviço os Veículos Aéreos Autônomos (AAV) em julho de 2017.O veículo pode transportar um passageiro por vez,e deverá será possível dirigi-lo apenas selecionando um destino com um toque em uma tela.




Imagem/YouTube

Empresários chineses interessados em investir na Bahia participam do Carnaval com Rui nesta segunda-feira

Economia/Infraestrutura  🚅

A comitiva já percorreu uma extensa área da Bahia, acompanhado do embaixador chinês no Brasil, desde o oeste baiano até o sul da Bahia, em Ilhéus, trecho em que está sendo construída a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Da Redação
foto - ilustração/Manu - Dias Gov.BA. 
O governador Rui Costa recebe uma comitiva formada por 15 executivos chineses que estão na Bahia interessados em investir em empreendimentos baianos. Segundo Rui, eles aproveitam a viagem à Bahia para conhecer o Carnaval de Salvador. “Eles fizeram questão de participar do Carnaval”, ressaltou o governador. A comitiva já percorreu uma extensa área da Bahia, acompanhado do embaixador chinês no Brasil, desde o oeste baiano até o sul da Bahia, em Ilhéus, trecho em que está sendo construída a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
Grupos empresariais chineses mostraram interesse em investir na Fiol quando o governador Rui Costa visitou a China, no ano passado, e apresentou os projetos de investimento baianos.
De acordo com o governador, que deu essas informações durante sua passagem neste domingo, no Campo Grande, a visita dos chineses à festa baiana também é uma oportunidade para divulgar o maior Carnaval de rua do Planeta. Após passar pelo Campo Grande, Rui acompanha, ainda hoje, o desfile dos Filhos de Gandhy e segue para o circuito Barra-Ondina.⁠⁠⁠⁠
Com informações da Secom Ba.  26/02/2017