quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Bahia cresce na capacidade de produção de energia solar com inauguração de Parque em Bom Jesus da Lapa

Sustentabilidade  💡

O novo parque tem capacidade para atender 166 mil residências por ano. O governador da Bahia, Rui Costa, e o secretário de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Marcus Cavalcanti, deverão estar presentes na cerimônia que dá inicio a operação do moderno empreendimento.

Da Redação
foto -  Reprodução/Enel
Considerado o maior complexo de energia solar fotovoltaico em operação no Brasil, o parque Solar Lapa será inaugurado nesta quinta-feira (28), em Bom Jesus da Lapa. O novo parque tem capacidade para atender 166 mil residências por ano. O governador da Bahia, Rui Costa, e o secretário de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Marcus Cavalcanti, deverão estar presentes na cerimônia que dá inicio a operação do moderno empreendimento.
O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destaca o trabalho que o Governo da Bahia, através da Seinfra, vem fazendo no setor de energia renovável. "Desde 2010, o Estado vem investindo na produção de energia eólica e solar. Com este novo empreendimento em funcionamento vai aumentar a capacidade de geração da energia a partir do sol na Bahia e levará mais emprego e renda para a região do Vale do São Francisco", afirma o secretário.
O parque será composto de quatro usinas em operação comercial com capacidade instalada de 120.000 kW de potência e a geração de cerca de 340 GWh por ano. As centrais geradoras são: Bom Jesus da Lapa I, Bom Jesus da Lapa II, Lapa 2 e Lapa 3. Com o novo complexo, a Bahia passa a ter sete usinas fotovoltaicas.

Investimentos futuros
Até 2019, serão investidos R$ 4,3 bilhões em construções de parques solares. Nos próximos dois anos, novos complexos serão inaugurados totalizando 32 parques na Bahia. De acordo com a Superintendência de Energia e Comunicações da Seinfra (SUPEC), as usinas solares representarão mais de 6% da produção de energia elétrica no Estado.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mais dez empreendimentos tem a estimativa de entrar em operação ainda no segundo semestre deste ano na Bahia. Nos próximos dois anos, outras dez usinas também estão previstas para começar o funcionamento e demais obras devem ser anunciadas pelo Governo do Estado.
Fonte - Seinfra Ba.  27/09/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito