sexta-feira, 28 de julho de 2017

Novo parque eólico entra em operação no sudoeste da Bahia

Energia eólica  💡

Com capacidade total instalada de 90 MW, o complexo está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, na região sudoeste. A segunda foi a liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a usina eólica Ventos da Bahia II entrar em operação de teste das unidades geradoras UG5 a UG9, totalizando 15 MW de capacidade instalada. A usina está localizada no município de Mulungu do Morro.

Da Redação
foto - Manu Dias/GOVBA
A semana abriu e fechou com boas notícias no setor de energia eólica. A primeira foi a entrada em operação do parque eólico Cristalândia da Enel Green Power. Com capacidade total instalada de 90 MW, o complexo está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, na região sudoeste. A segunda foi a liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a usina eólica Ventos da Bahia II entrar em operação de teste das unidades geradoras UG5 a UG9, totalizando 15 MW de capacidade instalada. A usina está localizada no município de Mulungu do Morro.
Atualmente, a Bahia possui 74 projetos em operação, totalizando uma capacidade instalada de 1,84 GW, o que coloca o estado em segundo lugar em produção de energia eólica no país, atrás somente do Rio Grande do Norte, com 127 usinas e 3,44 GW de potência instalada. Há ainda outros 69 empreendimentos em construção e 97 projetos que iniciarão as obras nos próximos anos. Para 2020, a previsão é ainda mais otimista. A Bahia deve chegar a capacidade total instalada de 5,5 GW, o que deve garantir a liderança no ranking da produção da fonte eólica.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, destaca que os conjuntos de parques estão sendo desenvolvidos em 23 municípios baianos, espalhados em todo o eixo central do estado, do sudoeste até o norte do Vale do São Francisco. "Só temos o que comemorar. São os bons ventos baianos levando desenvolvimento, emprego e renda, em especial, para a região semiárida do estado", afirma Wagner.
Com informações da Secom Ba.  28/07/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito