quinta-feira, 29 de junho de 2017

Terminal de ônibus em Pirajá (estação do Metrô) terá acesso aberto a partir de sábado (1º/07)

Transporte público 🚌<> 🚇

A mudança é uma determinação da Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador SEMOB para melhorar o fluxo de passageiros no terminal e a facilitar a integração entre os coletivos e também a integração com o metrô. Com a novidade, a integração se dará somente com o uso de um cartão. O usuário poderá optar pelo SalvadorCARD, o Cartão Integração do Metrô ou ainda o Metropasse

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A partir desse sábado, 1 º de julho, o Terminal Pirajá funcionará de forma aberta, ou seja, sem catracas de acesso, assim como já ocorre no Terminal Lapa. A mudança é uma determinação da Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador SEMOB para melhorar o fluxo de passageiros no terminal e a facilitar a integração entre os coletivos e também a integração com o metrô. Com a novidade, a integração se dará somente com o uso de um cartão. O usuário poderá optar pelo SalvadorCARD, o Cartão Integração do Metrô ou ainda o Metropasse. Para integração metrô e ônibus, os usuários devem verificar se a linha urbana ou metropolitana está integrada ao metrô. As linhas integradas estão identificadas com um adesivo vermelho para os ônibus urbanos e um adesivo azul para os metropolitanos. Vale ressaltar que não é permitido fazer integração pagando a passagem em dinheiro.

divulgação/CCR
O que muda para o passageiro que embarca no terminal?
Os usuários terão acesso livre ao terminal utilizando a passarela próxima à Estação Pirajá do Metrô. Não será necessário passar por catracas ou efetuar pagamento no momento do acesso. O pagamento da passagem será feito dentro do ônibus, utilizando dinheiro ou cartões recarregáveis (Cartão do Metrô, SalvadorCARD e Metropasse). Nos pontos de maior fluxo de passageiros, terá um validador na entrada da fila para agilizar o embarque no ônibus (pré-embarque).

O que muda para o passageiro que desembarca no terminal?
Para fazer a integração com o metrô nada muda. A mudança ocorre para usuários que fazem integração ônibus-ônibus que, agora, terão de utilizar um cartão. A integração pode ser usada no tempo limite de duas horas. Para os estudantes, a integração só é possível com utilização do SalvadorCARD estudantil. Será da mesma forma que os passageiros estão acostumados a fazer no Terminal da Lapa, por exemplo.
A pessoa que veio do metrô ou de ônibus deverá desembarcar no Terminal e ao embarcar em uma nova linha de ônibus deverá apresentar novamente o cartão no validador. No prazo de até 2 horas ela paga somente 1 tarifa nas linhas. Linhas Integradas Ônibus – Ônibus – TODAS. Linhas Integradas Metrô – ônibus: 41 linhas: verifique se sua linha é integrada. As linhas integradas ao metrô estão devidamente identificadas com o adesivo vermelho.

Pagamento em dinheiro será aceito para embarcar nos ônibus que param no terminal?
O pagamento da passagem pode ser realizado com dinheiro ou cartão (Cartão do Metrô, SalvadorCARD e Metropasse), mas para utilizar a integração metrô-ônibus ou ônibus-ônibus é necessário usar um dos cartões citados.

Como será feita a integração ônibus – ônibus no terminal?
A integração será feita da mesma forma que acontece no Terminal Lapa, por exemplo. O usuário vai desembarcar de um ônibus e embarcar em outro pagando apenas uma tarifa, no intervalo máximo de duas horas, desde que possua o cartão (Cartão do Metrô, SalvadorCARD ou Metropasse).

As linhas de ônibus mudam de localização nos pontos do terminal?
Somente as linhas metropolitanas que param no ponto 2 serão remanejadas para o ponto 1, também na plataforma 1 do terminal.

O horário de funcionamento do Terminal sofrerá alguma alteração após a abertura?
Não. O Terminal Pirajá continuará funcionando todos os dias das 5h à meia-noite.
Importante: não há integração entre ônibus Municipal e Metropolitano, somente entre os ônibus municipais. Confira aqui as possibilidades de viagem com a integração.
Com informações da CCR Metrô Bahia  29/06/2017

Linhas que funcionam no Terminal Pirajá:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito