PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

terça-feira, 30 de maio de 2017

Metrô de Salvador registra aumento de 25% no numero de passageiros transportados com as novas estações

Transportes sobre trilhos  🚇

Em dias úteis, a média de pessoas circulando pelas Linhas 1 e 2 passou de 92 mil para 115 mil. A expectativa é que esse número cresça nas próximas semanas, especialmente em razão do avanço do modal pela avenida Paralela, com as estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu.

Da Redação
foto - ilustração
Com uma semana do início da operação de quatro novas estações do metrô de Salvador, o número de passageiros do sistema teve um aumento de 25%. Em dias úteis, a média de pessoas circulando pelas Linhas 1 e 2 passou de 92 mil para 115 mil. A expectativa é que esse número cresça nas próximas semanas, especialmente em razão do avanço do modal pela avenida Paralela, com as estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu.
Moradora do Vale dos Lagos, a estudante Lídia Rocha usou a estação Pituaçu pela primeira vez nesta terça-feira (30). Ela comemora o início da operação do novo trecho por encurtar "distâncias, diminuindo o tempo de deslocamento. Como o metrô passa pelo meio da Paralela, não pegamos engarrafamento. Agora o trajeto ficou mais fácil e é muito mais prático. Estou indo para a Lapa e chego lá bem mais rápido”, afirma a estudante.
Segundo o gestor de arrecadação da concessionária CCR Metrô Bahia, Júlio Freitas, as obras da Linha 2 continuam a todo vapor. “Estamos com 96% das obras da Linha 2 concluídas. Os baianos podem esperar novas inaugurações até o final do ano. Até outubro, vamos entregar o trecho até Mussurunga e, até dezembro deste ano, concluiremos as obras da estação Aeroporto. Todas as estações representam mais opções para o usuário, que já pode sair de Pituaçu e chegar até a Lapa, por exemplo, em cerca de 20 minutos, sem trânsito. Temos visto as pessoas cada vez mais satisfeitas com essa nova modalidade de transporte", comenta o gestor.

Mais conforto
O número de trens do metrô também cresceu. Agora são 16 disponíveis na frota para as 15 estações. Eles passam em um intervalo de 5 minutos nas estações da Linha 2 e a cada 4 minutos e 40 segundos para a Linha 1, em horários de pico. Isso significa menos espera e mais facilidade para quem já opta pelo metrô diariamente, como o aposentado Derivaldo Ferreira.
“Eu comecei a usar metrô desde as primeiras inaugurações. Agora, com o avanço da Linha 2, ficou melhor ainda. Era um sonho antigo e fico feliz de ver isso se concretizando, porque antes do metrô, andar de ônibus era um sufoco. Eu sou idoso e tenho uma dificuldade de locomoção. Fico feliz de entrar nos trens e encontrar as poltronas azuis, separadas para esse público”, conta o aposentado.


foto -Alberto Coutinho/GOVBA
Integração
Para quem utiliza ônibus, já são cerca de 330 linhas urbanas e metropolitanas integradas ao metrô, nas quais os passageiros pagam apenas uma passagem usando o cartão da CCR Metrô, o SalvadorCard ou Metropasse
Já para chegar ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), os passageiros que optam por descer nas estações de Pituaçu ou CAB contam com circulares gratuitos, das 6h às 19h30, de segunda a sexta-feira. Nas horas de maior movimento, como das 7h30 às 9h, das 12h às 14h e das 17h às 19h, os ônibus saem dos pontos a cada 10 minutos. No restante do dia, eles saem a cada 15 minutos. São quatro ônibus circulando pelo CAB que, em breve, terão ar condicionado, para proporcionar mais conforto aos usuários.
Com informações da Secom Ba.  30/05/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito