quinta-feira, 18 de maio de 2017

Mato e lixo tomam conta das estações do Metrô de Teresina

Transportes sobre trilhos  🚇

No bairro Dirceu II, zona Sudeste da capital, o matagal tem mais de 90 cm de altura, segundo informações de populares. Além disso, a sujeira toma de conta do local, que acumula sacolas velhas, latas de refrigerante vazias e até animais mortos.

Capital Teresina
foto - Francisco Gilásio
Usuários do metrô de Teresina reclamam da grande quantidade de mato próximo às estações do transporte público. No bairro Dirceu II, zona Sudeste da capital, o matagal tem mais de 90 cm de altura, segundo informações de populares. Além disso, a sujeira toma de conta do local, que acumula sacolas velhas, latas de refrigerante vazias e até animais mortos.
O morador do bairro José Maria Lopes decidiu, por conta própria, limpar o entorno e até aproveitou a área para plantar sementes de milho e feijão (sic). “Eu fiz isso para evitar que o mato se espalhasse. Mas, com relação ao lixo, não tem jeito. Todo dia as pessoas sujam a estação e a Companhia Metropolitana faz tempo que não limpa”, afirma.
A resposta da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) é que o trabalho de limpeza das estações é feito semanalmente. Além disso, informa que neste mês o serviço de capina foi intensificado devido ao período chuvoso que fez com que a vegetação crescesse rapidamente.

Reforma

Outra reclamação constante dos usuários do metrô é sobre a precariedade das estações e do trem. “As estações estão todas velhas, com peças enferrujadas. Do mesmo jeito está o trem: com os assentos velhos, partes enferrujadas, parte elétrica danificada... Além disso, as portas quase sempre estão abertas, o que oferece risco para os passageiros”, reclama Marcela Fernandes, usuária do metrô de Teresina.
Em 2016, o presidente da CMTP, Antônio Sobral, comunicou que a Secretaria do Tesouro Nacional tinha autorizado o governo do Piauí a solicitar empréstimo de R$ 215 milhões para ampliação e modernização da estrutura do metrô de Teresina. O projeto prevê a revitalização da linha já existente, recuperação dos trilhos e dormentes; modernização do sistema elétrico, sinalização e comunicação e o fechamento de toda a faixa metroviária.
Até o momento no entanto nenhuma obra de reestruturação foi realizada. De acordo com informações da CMTP, a execução do projeto depende da autorização do governo do estado. Enquanto isso, a Companhia diz que faz o trabalho rotineiro de manutenção das linhas.
Fonte - Capital Teresina  18/05/2017

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