sábado, 29 de abril de 2017

Novo trem do Metrô de Moscou esbanja tecnologia

Transportes sobre trilhos  🚇

Inovador, silencioso e espaçoso foram alguns dos adjetivos usados pelas autoridades da cidade para descrever a nova tecnologia.O novo veículo também descrito como “o melhor trem de metrô do mundo”,segundo a Prefeitura da capital russa,tem um custo uma vez e meia menor que os seus equivalentes estrangeiros.

Ekaterina Sinelschikova - Gazeta Russa
foto -  Serguêi Kiselev/Agência Moskva
O sistema de metrô da capital russa lançou um trem de nova geração chamado Moscou.Inovador, silencioso e espaçoso foram alguns dos adjetivos usados pelas autoridades da cidade para descrever a nova tecnologia.
O novo veículo também descrito como “o melhor trem de metrô do mundo”,segundo a Prefeitura da capital russa,tem um custo uma vez e meia menor que os seus equivalentes estrangeiros.
Por enquanto, os novos trens estão funcionando apenas na linha Tagansko-Krasnopresnensky (violeta), que transporta o maior número de pessoas diariamente.

Operação suave e silenciosa
foto - Vladímir Pesnia/RIA Nôvosti
Os passageiros garantem que, ao contrário de outros trens no metrô de Moscou, os novos modelos funcionam de “maneira suave e silenciosa”.
Nos trens antigos, os passageiros são aconselhados a segurar nos corrimãos, pois a uma simples redução de velocidade pode resultar em queda.No novo trem, porém,os passageiros podem viajar sem a necessidade de se apoiarem nas barras de segurança,ou até se deslocando no interior da composição entre todos os carros,devido ao sistema gangwey,passagem livre entre eles.


Comodidades para viagens em pé
Para as pessoas que gostam de viajar em pé, os novos trens também oferecem algumas vantagens,como os apoios que simulam um assento,ainda que em pé.Além disso, há portas USB para carregar smartphones e outros dispositivos móveis.
Essas tomadas, porém, não podem ser usados por pessoas que estiverem sentadas no trem, já que estão localizadas em pontos onde não há assentos. Assim como nos demais trens já existentes, o Moscou também tem acesso Wi-Fi gratuito.

Luz do dia artificial
Mapa de consertos no metrô, informações sobre “o que se fazer ”, tarifas, regulamentos e publicidade , tudo o que costumava ser afixado nos antigos trens pode ser visto agora em monitores com tela touchscreen.
O monitor permite ao passageiro criar seu itinerário, calcular o tempo da viagem e até assistir à TV. É claro que, em alguns pontos, ainda se vê cartazes de informação e publicidade coladas nas laterais.
Os desenvolvedores do novo trem deram atenção especial à iluminação,o resultado é uma luz “fria” pela manhã e “quente” à noite.
Painéis verticais de LED também emolduram as portas.Quando a porta estiver fechada,a luz ficará branca,quando aberta,permanecerá vermelha.Quando piscar, indica que a porta deverá fechar em breve.

Mais espaços para todos
Os moscovitas costumam ficar ao lado da porta mesmo que não planejem sair na próxima estação,e isto é claro,incomoda os passageiros que tentam entrar e sair do trem. Nos novos trens, entretanto, as portas são mais largas, o que deixa todo o ambiente mais espaçoso e transitável.
Além disso, alguns assentos são do tipo dobráveis e, nos carros principais, há espaço para bicicletas, carrinhos de bebê e cadeiras de roda.
Fonte - Gazeta Russa  28/04/2017

Nota do Editor - Alguns pequenos ajustes foram feitos aqui na edição dessa matéria em relação ao texto original, para facilitar a leitura e compreensão do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito