PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 20 de agosto de 2016

Ônibus sem motorista

Mobilidade

Esta semana dois ônibus começaram a transitar por ruas e estradas da cidade finlandesa sem motorista,com já vem acontecendo com automóveis em vários países.Os pequenos ônibus eléctricos foram desenvolvidos por uma empresa francesa,EasyMile,e podem transportar até nove passageiros. 

Portogente

Agora quem subir em um ônibus em Helsinque, capital da Finlândia com cerca de 600 mil habitantes, pode ser surpreendido pela ausência de motorista e ver o silencioso.Esta semana dois ônibus começaram a transitar por ruas e estradas da cidade finlandesa sem motorista, com já vem acontecendo com automóveis em vários países. Todos ainda em fase experimental, mas com resultados que mostram que estão contados os dias da profissão de motorista.
Os pequenos ônibus eléctricos foram desenvolvidos por uma empresa francesa, EasyMile, e podem transportar até nove passageiros. Eles são capazes de viajar a velocidades de até 40 km por hora, embora estejam restritas a até 10 km por hora durante o seu período experimental.
Esses veículos estão sendo usados ​​para transportar passageiros entre duas estações de transporte público, no distrito Hernesaari, zona portuária da cidade. Para garantir a segurança, um motorista está estacionado a bordo no caso de uma emergência.
O projeto faz parte do ambicioso plano de Helsínque para tornar os carros particulares na cidade obsoletos dentro de uma década. A cidade já tem um sistema muito eficiente de transporte público, mas também está desenvolvendo um programa de mobilidade por chamada, para permitir que as pessoas usando aplicativos móveis integrados possam chamar, reservar e pagar para qualquer viagem de ônibus, trem, táxi, bicicleta e transporte compartilhado.veículo circular pela cidade sem desviar da sua rota nem cometer qualquer infração de trânsito.
Fonte - Portogente  20/08/2016

Quilombo ameaçado por ação judicial no Rio luta para manter atividades culturais

Direitos Humanos

Um dos quilombos urbanos do Rio, Sacopã reúne 30 descendentes do mesmo núcleo que se instalou no local no início do século 20. Nos anos 1960, a família transformou a feijoada com roda de samba em símbolo e principal atividade de subsistência, atraindo artistas como João Nogueira, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho. A confraternização, no entanto, incomodou os novos vizinhos, de classe alta, que passaram a questionar o evento na Justiça, conta Sacopã.

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Artistas, ativistas e quilombolas voltam a se reunir hoje (20) em torno da cozinha de dona Tina, 72 anos, na Comunidade Quilombola Sacopã, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Em vez da tradicional feijoada acompanhada de roda de samba – proibidas pela Justiça – a atração deste sábado é o cozido da matriarca, que será preparado para um grupo disposto a protestar contra decisão judicial de penhora de bens do líder Luiz Sacopã, 73 anos, multado por fazer “atividades comerciais” na comunidade, incrustada em um parque natural municipal no bairro.
Um dos quilombos urbanos do Rio, Sacopã reúne 30 descendentes do mesmo núcleo que se instalou no local no início do século 20. Nos anos 1960, a família transformou a feijoada com roda de samba em símbolo e principal atividade de subsistência, atraindo artistas como João Nogueira, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho. A confraternização, no entanto, incomodou os novos vizinhos, de classe alta, que passaram a questionar o evento na Justiça, conta Sacopã.
“Somos uma família de quilombolas cercados de condomínios de alto luxo, em um local onde o metro quadrado custa R$ 18 mil. Aqui não mora pobre. E pobre, a maioria é preto, então não vai morar, é uma luta tremenda para nos colocar para fora”, lamentou. “O problema não é o samba, que era feito dentro do horário, direitinho, é a gente mesmo”, desabafou.

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ações
As primeiras ações judiciais foram movidas contra as atividades culturais na comunidade datam de 1989, segundo a Defensoria Pública do Estado que acompanha o caso, e questionam a permanência dos quilombolas no local sem título de propriedade. Reconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o quilombo Sacopã fica dentro do Parque Natural Municipal José Guilherme Merchior, o que dificulta sua titulação sem a participação da prefeitura que precisa rever os limites da unidade de conservação.
Sob o argumento de que as atividades – incluindo aulas de jongo e capoeira – são incompatíveis com as características da área, residencial, e não podem ser realizadas em unidades de conservação integral, a Justiça determinou a suspensão das iniciativas culturais. Já a penhora de bens, contestada pelos moradores, é o resultado da execução de uma multa da prefeitura por essas atividades. “O bar que eles citam na ação não funciona há 30 anos. Era gerenciado pela minha mãe e minha irmã, que até morreram. A intenção dessas multas é nos intimidar e nos tirar daqui”, disse. Procurada, a prefeitura do Rio não comentou a possibilidade de anular a cobrança.
Outra preocupação com a penhora de bens é a perda de um carro, modelo Polo 2005, utilizado para levar o morador do quilombo Braulio Nazaré, 59 anos, tetraplégico, a sessões de fisioterapia. “Quer dizer, eles não estão interessados em saber o que acontece, mas em nos prejudicar”, reclamou Sacopã.
Conhecedor da comunidade, o antropólogo e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Fábio Reis Mota acredita que as ações que se amontoam contra o quilombo são uma forma de sufocar a comunidade. “Sendo composta por negros e pobres, incrustados no coração da zona sul carioca, a família Sacopã torna-se o modelo da política de produção de injustiças por meio da Justiça. A contestação empírica disso são as diversas ações que visam a esgarçar o modo de vida, inviabilizando sua reprodução econômica, social e política.”
O antropólogo lembra que em um dos processos contra a roda de samba, a desembargadora que manteve a proibição da atividade cultural argumentou que se a família desejava manter a prática, deveria transferi-la a Madureira, na zona norte, um dos redutos do ritmo. “O samba do quilombo continua sendo assunto de polícia, como era no início do século 20”, comparou Mota.
Para prestar apoio ao Quilombo Sacopã, o encontro deste sábado vai servir para planejar uma grande manifestação, em setembro, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, em defesa das tradições culturais e da permanência da comunidade no bairro.
“O que está em jogo é a sobrevivência de uma comunidade centenária, símbolo da resistência de uma família, de um povo. É preciso respeitá-la”, disse o presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Dias. Ele lembrou que, em 2011, a entrada de Sacopã chegou ser fechada com correntes.

Defensoria vai recorrer
A questão é monitorada pela Defensoria Pública que tenta, sem sucesso, recorrer das decisões. Um novo recurso será apresentado no fim de agosto. “A ação original é muito antiga, de 1989, movida pelos condomínios contra o Luiz Sacopã e sua família. Foi julgada procedente e vem sendo executada ao longo dos anos”, explicou a coordenadora do Núcleo contra a Desigualdade Racial (Nucora), defensora pública Lívia Cásseres, que acompanha o caso.

Barulho
O presidente da Associação de Moradores da Fonte da Saudade, Rafael Szabo, disse que a ação dos condomínios incomodados pelo barulho e pela movimentação da rua em dias de samba é compreensível. “Fazer um evento para mil pessoas, com música alta, em área residencial, em área de morro, claramente o som vai ecoar e afetar os moradores. É um fato”, ponderou.
Luiz Sacopã que tocava nas rodas de samba disse que o evento tinha capacidade para até 180 pessoas - o limite da varanda - e que não passava do horário permitido, 20h.
Após a proibição, o local passou a ser monitorado por uma patrulha da Polícia Militar 24h.
Fonte - Agência brasil  20/08/2016

Notificação da OEA ao Brasil complica planos de defensores do impeachment

Política

Apesar de históricas manifestações mais alinhadas à direita, a Organização dos Estados Americanos (OEA) notificou o governo interino de Michel Temer, cobrando explicações sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A cobrança se deve a pedido de liminar protocolado por parlamentares do PT para suspender a tramitação do processo.

Sputnik
foto - ilustração
A cobrança é resultado de pedido de liminar protocolado por parlamentares do PT para suspender a tramitação do processo de impeachment.
O governo informou que prestará esclarecimentos via Itamaraty no prazo de até sete dias e vai argumentar que não houve “golpe”. No questionamento, seis pontos foram ressaltados pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA: observações gerais sobre o pedido; como teria sido garantida a legalidade do processo; andamento de recursos judiciais sobre o caso; efeito que eventual afastamento definitivo traria sobre os direitos políticos de Dilma; e quais os prazos para resolver o processo.
Os consultores jurídicos da presidenta afastada têm feito vários contatos com especialistas no exterior para avaliar as chances reais de a comissão conceder liminar para suspender o afastamento, e a conclusão é que já houve precedentes em casos na Colômbia e na Venezuela.
A petição enviada à OEA foi apresentada pelos deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP), Wadih Damous (PT-RJ) e pelo advogado argentino Damián Loreti, alegando que Dilma foi afastada para frear as investigações da Operação Lava Jato e que o processo é ilegal.
Em entrevista à Sputnik Brasil, o deputado Paulo Pimenta diz que o fato relevante é a aceitação da denúncia pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o que demonstra consistência da apresentação de um conjunto de violações que ocorreram na Câmara, no Senado e no STF durante o processo de tramitação do pedido de afastamento da presidenta.
"O governo tem prazo até dia 23 para apresentar suas explicações. Devemos ter uma reunião do pleno da comissão antes da conclusão desse processo no Senado onde será avaliada nossa petição que pede uma liminar que suspenda a tramitação desse processo no âmbito do Senado. Nosso objetivo é resguardar o direito da presidenta a partir de protocolos internacionais de que o Brasil é signatário que estabelecem um conjunto de procedimentos e normas que não foram observados durante a tramitação desse processo na Câmara, no Senado e a omissão do Supremo, que poderia ter agido diante dessas flagrantes violações constitucionais."
A expectativa do parlamentar é positiva na medida em que entende que as justificativas são bastante sólidas, e o governo interino não terá o que dizer.
"A comissão recebeu de nossa parte três pedidos: uma cautelar que suspende imediatamente a tramitação; o retorno da presidenta a sua função; e uma análise criteriosa de todas as questões que levantamos. A decisão da comissão é autônoma. Ela funciona em Washington. Existe uma corte de recursos, a Interamericana em São José, na Costa Rica. São duas instâncias distintas. Tomada uma decisão no âmbito da comissão, as partes interessadas podem recorrer à corte."
Pimenta acredita que a comissão adotará uma posição no prazo mais rápido possível até mesmo para que não ocorra uma situação de violação de direito irreparável, que seria a votação no Senado do afastamento definitivo da presidenta.
Fonte - Sputnik  19/08/2016

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica,tem movimento maior nesta sexta(19) no terminal de São Joaquim

Travessia Marítima

O movimento no sistema Ferry-Boat,que realiza a travessia marítima entre Salvador e Itaparica,opera normalmente com cinco (05) embarcações,com movimento mais intenso no terminal de São Joaquim em Salvador.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat, que realiza a travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica tem movimento moderado nesta sexta-feira (19) com um maior movimento de veículos no terminal São Joaquim,no terminal de Bom Despacho fluxo é tranquilo.As cinco embarcações  - Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Maria Betânia, Anna Nery e Rio Paraguaçu realizam viagens nos horários programados(de hora em hora),mais viagens extras podem acontecer caso ocorra um eventual aumento na demanda durante o transcorrer do dia.As passagens podem ser adquiridas nos dois terminais por meio de cartões de crédito,de débito ou em dinheiro.
Os usuários do sistema podem verificar a disponibilidade de vagas para o serviço de Hora Marcada (apenas para condutores de veículos), através do site  da empresa -portalsits.internacionaltravessias-. O pagamento para este serviço pode ser feito com cartões de débito ou crédito.
O sistema disponibiliza também uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC),localizada no Terminal São Joaquim funcionando de segunda a sexta,das 8h às 18h,e aos sábados,das 7h às 13h além de contatos através do Tel - 071 3032-0475 e o cac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da Internacional Travessias Salvador  19/08/2016

Projeto Primeiro Emprego oferece qualificação a nove mil jovens na Bahia

Emprego

O projeto já está selecionando estudantes e,até 2018,atingirá a marca de nove mil jovens trabalhando para o Governo do Estado,na capital e interior.Detalhes do andamento da iniciativa e o currículo do curso de qualificação foram definidos na manhã desta sexta-feira (19),durante a reunião das entidades credenciadas para oferecer os cursos e o Comitê Gestor do projeto Primeiro Emprego,uma das prioridades da atual gestão,segundo o governador Rui Costa.“São nove mil vagas em todos os órgãos e empresas do Estado.

Da Redação
foto - Camila Souza/GOVBA
Até 2018, nove mil jovens baianos
da Rede Estadual de Educação Profissional terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho através do projeto Primeiro Emprego, mas a iniciativa não para por aí. Antes mesmo de “colocarem as mãos na massa”, esses meninos e meninas passarão por um curso de qualificação de 200 horas, no qual receberão orientações gerais sobre o trabalho e o serviço público, além de desenvolver competências específicas relacionadas às áreas de atuação e aos órgãos onde estarão empregados. O projeto já está selecionando estudantes e, até 2018, atingirá a marca de nove mil jovens trabalhando para o Governo do Estado, na capital e interior.
Detalhes do andamento da iniciativa e o currículo do curso de qualificação foram definidos na manhã desta sexta-feira (19), durante a reunião das entidades credenciadas para oferecer os cursos e o Comitê Gestor do projeto Primeiro Emprego, uma das prioridades da atual gestão, segundo o governador Rui Costa. “São nove mil vagas em todos os órgãos e empresas do Estado. É um contrato de dois anos, incluindo assistência médica para esses jovens, que serão contratados a partir da seleção feita por meio da média de nota, sem indicação de ninguém. Com isso eu quero passar a mensagem de que o futuro de cada um depende somente de si mesmo, da dedicação e do estudo”, explicou o governador.
As entidades que vão oferecer os cursos de qualificação também vão assinar a carteira de trabalho dos jovens, garantindo todos os direitos trabalhistas. Até o momento foram credenciadas as Voluntárias Sociais da Bahia, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Uma parceria onde todos saem ganhando, como acredita o superintendente geral da Flem, Jones Carvalho. “Essa é uma contribuição para a sociedade, todos nós que já passamos por isso sabemos da dificuldade que é, no mercado de trabalho, ter a capacidade técnica, mas não ter a experiência comprovada em carteira. É uma fase fundamental para o desenvolvimento da vida profissional de qualquer um e estamos muito felizes por fazer parte de um projeto tão importante”, contou.

Cursos de qualificação
O curso será dividido em dois módulos com 100 horas cada. O primeiro deles é de aulas obrigatoriamente presenciais sobre integridade, profissionalismo, valores no ambiente de trabalho, ética profissional, segurança nas informações e sobre as organizações do serviço público. Além disso, cada órgão fica responsável por realizar aulas sobre as competências específicas das áreas em que estarão trabalhando os jovens. Já o segundo módulo pode ser realizado à distância ou presencialmente, a depender da quantidade de alunos, e aborda temas como a legislação básica do Estado da Bahia.
Para a coordenadora de formação para o trabalho das Voluntárias Sociais da Bahia, Leila Colangeli, a participação bem sucedida da entidade em outros projetos do governo, como o Mais Futuro, dá a segurança de que os jovens serão bem atendidos também no Primeiro Emprego. “Estamos com uma expectativa muito grande para receber esses jovens. Eles têm essa preparação teórica e prática para ingressar no mercado e, com certeza, essa experiência vai pesar, e muito, no seu currículo para seguir sua carreira profissional”, explicou.
Para concorrer às vagas, os estudantes precisam estar com os dados atualizados no Portal da Educação. O prazo para atualização cadastral que encerraria nesta sexta-feira (19) foi prorrogado até o dia 15 de setembro. Podem participar do projeto estudantes ativos e formados a partir de 2015 que vão trabalhar em secretarias e órgãos estaduais, além de empresas parceiras do governo.
Com informações da Secom Ba.  19/08/2016

Furtos de cabos prejudica a operação do Metrô de Recife

Transportes sobre trilhos

Furto de cabos reduz velocidade dos trens do metrô na Linha Sul. As 14 composições que passam pelas Estações Werneck, Barro, Tejipió e Coqueiral estão trafegando com velocidade reduzida

Diario de Pernambuco
foto - ilustração/arquivo
Os cerca de 280 mil passageiros do metrô do Recife que utilizam a linha Sul sofrem transtornos, na manhã desta sexta-feira. As 14 composições que passam pelas Estações Werneck, Barro, Tejipió e Coqueiral estão trafegando com velocidade reduzida. De acordo com o Metrorec, o problema foi causado pelo furto de cabos de sinalização do metrô, que comprometeram a circulação de trens da Linha Centro.
O furto foi percebido por volta das 5h desta sexta, quando o metrô entrou em operação. A velocidade dos trns passou de 60 km/h para 15 km/h, aumentando o tempo de espera nas estações. O tempo médio de cada viagem aumentou em até cinco minutos.
O setor de manutenção foi acionado para tentar normalizar o sistema e pediu a colaboração da para que denuncie os responsáveis pelo furto.
Fonte - Diário de Pernambuco  19/08/2016

Diretor da SOS Mata Atlântica culpa modelo agrícola por desmatamento

Meio Ambiente

Mário Mantovani, disse que a degradação de algumas áreas no Brasil,se deve,em parte,à escolha do país pelo modelo de crescimento por meio de commodities agrícolas,que saem do país nas exportações para atender à demanda de outros países por alimentos. O ambientalista disse que isso gerou um antagonismo de que o meio ambiente atrapalha

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil
O diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, disse que a degradação de algumas áreas no Brasil, se deve, em parte, à escolha do país pelo modelo de crescimento por meio de commodities agrícolas, que saem do país nas exportações para atender à demanda de outros países por alimentos.
Dessa forma, as áreas foram se transformando em grandes plantações de milho, café e algodão, entre outros. O ambientalista disse que isso gerou um antagonismo de que o meio ambiente atrapalha. “Na Mata Atlântica, 80% [das áreas] foram abertas, deixaram essas terras para especulação, para estoque de terra, para valorização e avançaram na floresta que é pública, terra mais barata. Então, nunca se viu tamanha degradação como agora”, disse.
Mantovani disse que confia no cumprimento das metas apresentadas pelo Brasil para recuperação de florestas, mas a sociedade precisa cobrar os compromissos. “Isso não é responsabilidade mais do governo, não de ONG. É de todo o país. O país tem que assumir que isso é uma meta e a contribuição do Brasil para mudar a questão climática. A gente tem que dar um peso político, econômico, institucional nesta história. O Brasil tem um lado do seu potencial, como sempre em tudo que é de meio ambiente, mas não está conseguindo, na prática, transformar esta realidade. Tem que fazer muita campanha, muita mobilização com debates envolvendo todo mundo e tentar revirar este processo que está muito grave”.

Nova geração
O ambientalista disse que tem confiança no comportamento de uma nova geração com crianças brasileiras já preocupadas com o meio ambiente. Mantovani, de 61 anos, disse que quando começou a atuar neste setor tudo era muito difícil e não havia reconhecimento, mas agora a situação está modificada. “Era chamado de sonhador e hoje está na abertura da Olimpíada. O tema ambiental é forte e tem apelo. Muitas empresas já querem [se] associar [ao tema] e as crianças começaram a incorporar. Então está muito mais fácil contar esta história hoje”.
Para a diretora do World Resources Institute (WRI), Raquel Biderman, os Jogos Olímpicos abriram uma nova mensagem muito boa, que chegou no público amplo. Antes disso, ficava restrito a quem estava envolvido com o tema. Além disso, contribuiu também a edição da Declaração de Nova York sobre as Florestas, na Cúpula da ONU em 2014. Ela disse que a sociedade precisa entender que o custo de combater os efeitos da mudança do clima é muito mais alto do que recuperar uma área degradada. “Vão ver que a tecnologia de plantio de árvores é mais barata e a mais antiga que a gente conhece”.

Gastronomia
Raquel e Mantovani participaram hoje (18), na Casa Brasil, no Boulevard Olímpico, na região portuária do Rio, dos Diálogos Brasil Sustentável, promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente. Na sequência do encontro, os chefs Teresa Corção, Ana Luiza Trajano e Beto Pimentel participaram da discussão Sociobiodiversidade e Gastronomia Sustentável, também organizada pelo ministério.
Para os três é preciso conscientizar os profissionais da cozinha de utilizar alimentos mais naturais. Pimentel além de um restaurante em Salvador, tem uma fazenda só com produção natural e fornece para colegas como a paulista Ana Luiza. “Quando entrar em um supermercado em vez de mirar nas prateleiras com produtos com conservantes, olhe para o verde das hortas, para a fantástica profusão de cores dos legumes e frutas e tenha uma vida mais saudável”, disse Pimentel.
Ana Luiza disse que um crescimento de demanda tanto dos chefs como da população em geral poderia também barrar a fuga de novas gerações de agricultores familiares, que preferem seguir rumo profissional diferente porque entendem que é uma vida difícil e com baixo rendimento. “Os filhos já saíram de suas casas e não aprenderam com os seus pais”.
Teresa contou o caso do filho de um produtor de farinha de Santa Catarina, que preferiu se empregar em um posto de gasolina, apesar de receber menos. “O pai disse que ele até ganharia menos no posto, só que no posto ele tem carteira assinada, tem uma profissão e pode comprar a crédito. É todo um sistema que exclui a agricultura familiar e os alimentos artesanais produzidos neste país. A gente ainda pode tentar, mas é difícil”.
Fonte - Agência Brasil  19/08/2016

Micos para a Infraero

Ponto de Vista

O Estado tem a obrigação de preservar os interesses da sociedade brasileira,e não do mercado.O que dá para conciliar,tudo bem; o que foge a essa convergência, que o povo brasileiro venha em primeiro lugar.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Especulação na imprensa tupiniquim dá conta de que o ministro dos Transportes,Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella,está preocupado com a eventual privatização dos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ),que poderia concentrar os terminais aeroviários mais rentáveis nas mãos da iniciativa privada,deixando apenas os deficitários à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Aqui cabem duas observações fundamentais: o processo está nas mãos do governo,se desse jeito não é bom,então que as concessões não sejam feitas.E segundo,os aeroportos classificados,pela imprensa,como "micos" podem ter uma política de valorização e modernização,fugindo da regra do mercado que só investe em negócios rentáveis.O Estado tem a obrigação de preservar os interesses da sociedade brasileira,e não do mercado.O que dá para conciliar,tudo bem;o que foge a essa convergência,que o povo brasileiro venha em primeiro lugar.
Fonte - Portogente   19/08/2016

Papa Francisco envia carta à Dilma Rousseff

Política

Dilma não quis dar mais detalhes sobre o assunto. "Ele escreveu uma carta para mim, mas não vou dizer mais nada sobre isso. Digo apenas que não foi uma carta oficial", declarou Dilma, respondendo a uma pergunta da ANSA em entrevista para agências internacionais no Palácio da Alvorada.

Sputnik
foto-ilustração/arquivo
A Presidente afastada Dilma Rousseff confirmou nesta quinta-feira (18) que recebeu uma carta do Papa Francisco, como havia sido adiantado pelo teólogo Leonardo Boff no início de agosto.
No entanto, Dilma não quis dar mais detalhes sobre o assunto. "Ele escreveu uma carta para mim, mas não vou dizer mais nada sobre isso. Digo apenas que não foi uma carta oficial", declarou Dilma, respondendo a uma pergunta da ANSA em entrevista para agências internacionais no Palácio da Alvorada.
"Não foi uma carta do Papa em sua condição de representante do Vaticano, não tem importância [o conteúdo]. Não é uma carta para ser divulgada", disse, acrescentando que gostaria muito de ser recebida pelo líder da Igreja Católica.
Segundo Boff, a correspondência foi entregue logo após a abertura do processo de impeachment contra a presidente. Oficialmente, o Vaticano não comenta a crise política no Brasil, mas o Papa, em maio passado, chegou a dizer que rezava pela "harmonia" e pela "paz" no país.
Francisco sempre manteve uma boa relação com Dilma, tendo inclusive recebido a petista em fevereiro de 2014. Além disso, o Brasil foi o destino de sua primeira viagem internacional, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro.
Fonte - Sputnik  18/08/2016

NSW na Austrália terá um novo serviço de trens intercidades

Transportes sobre trilhos

Os novos trens terão dois andares serão mais espaçosos e mais confortáveis do que as composições atuais que operam o serviço intercidades no estado de New South Wales (NSW),e  terão características nunca vista antes nos atuais serviços de longa distância.

Da Redação
foto - Railway Gazette
O ministro dos Transportes e Infra-estrutura,Andrew Constance,assinou em 18 de agosto um contrato de A$2,3 bilhões com a "joint venture RailConnect".da qual fazem parte a Hyundai Rotem, Mitsubishi Electric Austrália e UGL Rail.O contrato prevê o fornecimento e manutenção de mais de 500 carros,unidades múltiplas eléctricas,de dois andares para uso em serviços de trens intercidades em New South Wales (NSW).
A nova frota é um projeto do Governo NSW para substituir os tens que transportam passageiros atualmente de Sydney para a Costa Central,Newcastle,as Montanhas Azuis e na Costa Sul.
Os trens deverão ser projetados,fabricados,testados e comissionado na Coreia do Sul pela Hyundai Rotem,a Mitsubishi Electric Austrália fornecera tecnologia e a ULG dará suporte na concepção e nos testes.
As entregas deverão começar a partir de 2019 até 2022. O contrato inclui 15 anos de manutenção, com opção por mais cinco anos.O contrato deverá gerar para a UGL uma receita de cerca de US $570 milhões,principalmente nos serviços de manutenção e gestão de ativos,incluindo os trabalhos iniciais de instalação e manutenção.

foto - Railway Gazette
Os trens terão dois andares e serão mais espaçosos e mais confortáveis do que as composições atuais que operam o serviço.Terão filas de poltronas com 2 lugares,com assentos mais largos,cobertos de tecido com apoios de braço,pontos para recarga de dispositivos móveis em cada poltrona,suportes para copos e bandejas.

foto - Railway Gazette
Contarão também com espaços para bagagem,carrinhos de bebé,bicicletas e cadeiras de rodas,terão banheiros
acessíveis,e CCTV.
Segundo o ministro Andrew Constance para os passageiros que fazem viagens mais longas,os trens serão mais espaçosos mais confortáveis,​​e terão características nunca vista antes nos atuais serviços de longa distância.Ele ressaltou ainda.que os novos trens visam também incentivar as pessoas a substituir as viagens feitas de carro pelo novo serviço.
Com informações da Railway Gazette 18/08/2016

Veja o Vídeo


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

OEA notifica Temer sobre pedido do PT para suspender impeachment

Política

No documento, a OEA pede que o governo brasileiro apresente explicações e argumentos sobre a natureza do processo, que, segundo alegam os aliados de Dilma, é um golpe.De acordo com o Ministério das Relações Exteriores a resposta do Brasil está sendo elaborada pelos órgãos competentes.

Paulo Victor Chagas
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O presidente interino Michel Temer foi notificado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre o pedido feito por deputados do PT para suspender o processo de impeachment contra a presidenta afastada Dilma Rousseff. A notificação foi enviada ao Planalto pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da entidade
No documento, a OEA pede que o governo brasileiro apresente explicações e argumentos sobre a natureza do processo, que, segundo alegam os aliados de Dilma, é um golpe.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores a resposta do Brasil está sendo elaborada pelos órgãos competentes.
Um dos signatários da representação, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) argumenta que Dilma não cometeu nenhum crime que justificasse o afastamento. “Não há sequer um processo penal, não há lei que defina essa conduta como crime, além de todas as infrações legislativas”, argumentou o parlamentar.
O pedido à OEA foi feito na semana passada por Teixeira e pelos colegas deputados Wadih Damous (PT-RJ) e Paulo Pimenta (PT-RS) horas antes de o plenário do Senado aprovar o relatório que julga procedente a denúncia contra Dilma por crime de responsabilidade.
Fonte - Agência Brasil  18/08/2016

Governo do Estado investe R$ 4,9 milhões em contenção de encostas na Cidade Baixa em Salvador

Infraestrutura Urbana

Os investimentos representam cerca de R$ 4,9 milhões em recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento, (PAC) Desastres Naturais. As obras estão sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e serão concluídas até maio de 2017. As intervenções previstas incluem a contenção das encostas e também melhorias na urbanização e na infraestrutura urbana das localidades beneficiadas.

Da Redação
foto - Carol Garcia Gov.Ba
Mais de quatro mil moradores do bairro da Calçada e Liberdade, em Salvador, tiveram motivo para comemorar, na manhã desta quinta-feira (18). O governador Rui Costa visitou parte das obras que já estão em execução e autorizou o início das obras de contenção de encosta na área do Plano Inclinado, Calçada e Liberdade.Com a assinatura da ordem de serviço, as intervenções, que vão mudar a vida dos moradores da região, começam pela Primeira Travessa Barão da Vila de Barra.
O benefício chega a moradores como o borracheiro Wilson de Souza, 70 anos, que
desde criança mora na comunidade e lembra-se com muita clareza das noites que passou em claro por causa da chuva. "Muitas vezes, quando chove, a gente precisa ir embora. Eu mesmo durmo na casa da minha companheira, que fica aqui perto, mas não tão perto da encosta. Já vi de tudo aqui. Gente correndo assustada, mas essa última chuva foi uma das piores. Eu estou muito feliz por essa obra. Poder dormir todos os dias do ano em casa vai ser um alívio".Para o governador, que antes de autorizar o início das obras, conheceu a comunidade e conversou com os moradores, intervenções como essa significam salvar vidas humanas e essas, em especial, o fazem relembrar da infância.

foto - Carol Garcia/Gov.Ba
"Esse é um dos lugares onde eu andava muito quando era criança. Meus tios moravam aqui e, várias vezes, correu terra aqui. Hoje, nós voltamos para verificar parte da obra concluída e autorizar o início das obras restantes. É um grande trecho, de quase R$ 5 milhões”. Rui enfatizou ainda que, nos próximos dias, voltará ao bairro da Liberdade, onde ele nasceu, para assinar a ordem de serviço destinada à realização de obra “de um trecho grande, de cerca de R$ 20 milhões, na região de São Domingos". 
Os investimentos representam cerca de R$ 4,9 milhões em recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento,(PAC) Desastres Naturais. As obras estão sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e serão concluídas até maio de 2017. As intervenções previstas incluem a contenção das encostas e também melhorias na urbanização e na infraestrutura urbana das localidades beneficiadas. Entre as mudanças estão a drenagem de mais de mil metros, a construção de mais de 1,5 mil metros quadrados de passeio e instalação de corrimãos.

Programa de Contenção de Encostas
A encosta autorizada pelo governador Rui Costa nesta quinta faz parte do Programa Execução de Obras de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto, do Governo do Estado, que selecionou 98 áreas de encostas a serem recuperadas, por oferecerem risco de vida aos moradores ou risco de desabamentos e deslizamentos de terra. Até agora, 25 delas já foram concluídas, 12 estão em fase de execução e 61 serão iniciadas até o final deste ano. No total, serão investidos recursos na ordem de R$ 156 milhões com recursos do Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC 2), na linha de Desastres Naturais.
Com informações da Secom Ba.  18/08/2016

China estuda parceria com Governo de Sergipe

Ciência&Tecnologia

O Conselheiro de Ciência e Tecnologia da Embaixada da China no Brasil, Mo Hongjun,disse que esse foi um primeiro contato a fim de ouvir sugestões e propostas do Governo de Sergipe, para entrarem em um entendimento sobre as áreas prioritárias do Estado, que possam se transformar em futuras parcerias

ASN
foto - Ascom/Sedetec
O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Chico Dantas, recebeu nesta quinta-feira,18,a visita do Conselheiro de Ciência e Tecnologia da Embaixada da China no Brasil, Mo Hongjun.Há 13 anos no Brasil,ele veio conhecer Sergipe para propor um acordo de cooperação bilateral entre a República Popular da China e o Governo do Estado. A reunião, realizada na Sedetec,contou com a participação do diretor-presidente do SergipeTec,Manoel Hora, que estava acompanhado de técnicos da instituição.
Segundo Mo Hongjun esse foi um primeiro contato a fim de ouvir sugestões e propostas do Governo de Sergipe, para entrarem em um entendimento sobre as áreas prioritárias do Estado, que possam se transformar em futuras parcerias.“Percebi uma vontade muito grande do secretário em firmar essa cooperação bilateral na área de ciência e tecnologia, apresentando alguns pontos. Espero que essa tenha sido apenas a primeira visita entre muitas que pretendo fazer aqui em Sergipe”, disse o representante do governo da China,ao destacar que já mantém entendimentos com o parque tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo e também com o Estado do Ceará.
De acordo com Manoel Hora,além de Sergipe ter um parque industrial em crescimento constante, a nova sede do Parque Tecnológico, recém-inaugurada, apresenta uma ótima infraestrutura para a atração de novos negócios. “Sergipe tem muito interesse nesse acordo de cooperação que veio em um momento oportuno, com a inauguração do novo SergipeTec”,comemorou.
“Recebemos a iniciativa de braços abertos. Sergipe é um estado com uma excelente qualidade de vida, os incentivos concedidos para os novos negócios são bons e a área industrial tem tido um bom incremento”, destacou o secretário Chico Dantas. “Essa é uma porta que se abre e esperamos manter esse canal de diálogo constante com o governo da China, para juntos pensarmos em acordos de cooperação e parcerias em áreas prioritárias para Sergipe”, ressaltou.
Com informações da ASN (Ag.Sergipe de Notícias)  18/08/2016

China e Peru aprovam ferrovia Transoceânica

Ferrovias

A ferrovia sairá do Oceano Atlântico, no Estado do Rio de Janeiro e se estenderá por 4,4 mil quilômetros até o Oceano Pacífico, no Peru, passando pelos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Representantes da China e Peru participaram, na Prefeitura de Cuiabá (MT), da apresentação do projeto de construção da Ferrovia Transoceânica. A ferrovia sairá do Oceano Atlântico, no Estado do Rio de Janeiro e se estenderá por 4,4 mil quilômetros até o Oceano Pacífico, no Peru, passando pelos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
A meta é de reduzir distâncias e custos de transporte, entre os países envolvidos, sendo os aspectos financeiros, econômicos, de meio ambiente, de produção, demanda, mercado e de logística, entre outros, como ponto base para construção.
O grupo, durante apresentação, ainda frisou a importância da consolidação da ferrovia para a economia do país e o Estado de Mato Grosso, como também os benefícios fiscais e aduaneiros nas importações e exportações. “A construção do eixo de comércio entre os países envolverá, se concretizado, segundo os representantes, transações bilionárias de produtos para mais de 1,6 bilhão de pessoas - um quarto da população do planeta”, apontou o grupo formato pelos engenheiros chinês Yang Jinjun e os peruanos Enrique Aldave e Jorge Jesus Urtiz.
Fonte - Portogente  18/08/2016

Protesto de trabalhadores da Mercedes-Benz bloqueia a Via Anchieta

Protestos

Os manifestantes bloquearam a rodovia, próximo à fábrica da Mercedes, entre as 10h e as 10h40. Antes, eles caminharam pelas ruas da cidade, dialogando com a população e o comércio, que podem ser indiretamente prejudicados por uma possível demissão em massa.A fábrica suspendeu por tempo indeterminado a produção de caminhões e ônibus, na fábrica onde trabalham cerca de 9 mil pessoas.

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/cotidiano
Trabalhadores da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, fizeram ato hoje (18) em defesa de seus empregos, que bloqueou parcialmente a Via Anchieta, no sentido litoral paulista. Segundo a organização, 5 mil trabalhadores participaram da manifestação.
Os manifestantes bloquearam a rodovia, próximo à fábrica da Mercedes, entre as 10h e as 10h40. Antes, eles caminharam pelas ruas da cidade, dialogando com a população e o comércio, que podem ser indiretamente prejudicados por uma possível demissão em massa.
A fábrica suspendeu por tempo indeterminado a produção de caminhões e ônibus, na fábrica onde trabalham cerca de 9 mil pessoas. Esses funcionários estão em licença remunerada, mas a empresa já anunciou que existe um excedente de 2 mil empregados.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, alguns trabalhadores começaram a receber telegramas, desde o último domingo (14), avisando sobre o desligamento, mas ainda não há um número estimado de demitidos. “O pessoal aqui está sendo solidário na luta, porque se um colega é demitido, quem acaba assumindo o trabalho dele é quem fica”, disse o coordenador do Comitê Sindical dos Trabalhadores da Mercedes-Benz, Max Pinho.
De acordo com ele, representantes do sindicato se reuniram ontem (17) com a direção da empresa. “Dessa vez, ela alegou que não tem autorização da matriz na Alemanha para negociar com o sindicato. Então, a gente aprovou com os trabalhadores continuar a luta e fazer essa caminhada”, disse Max. O coordenador garantiu que o sindicato e os trabalhadores continuarão mobilizados durante esta semana, realizando atos diariamente para abrir a negociação com a empresa.
Em nota, a Mercedes-Benz informou que, desde segunda-feira (15), está concedendo licença remunerada a todos os colaboradores da fábrica de São Bernardo do Campo, com exceção daqueles que exercem atividades essenciais. A medida está sendo adotada em razão da drástica redução de vendas de veículos nos últimos anos, o que provocou um excedente de mais de 2,5 mil pessoas na unidade.
A empresa lembra que, desde 2014, vem adotando diversas medidas de flexibilidade e gestão de mão de obra para gerenciar o excedente de pessoal. "Além do Programa de Proteção ao Emprego, com estabilidade por um ano na unidade, também oferecemos lay-offs, folgas e licenças remuneradas, e diversos PDVs - programas com bons incentivos para desligamentos voluntários. O último PDV, no período de 1º de junho a 25 de julho, teve a adesão de cerca de 630 pessoas".
A Mercedes-Benz diz ainda, na nota, que diante de um cenário que tem se agravado cada vez mais, não tem outra alternativa a não ser a redução do quadro de pessoal da fábrica e acrescenta que continua em negociação com o Sindicato dos Trabalhadores para discutir o tema.
Fonte - Agência Brasil  18/08/2016

Primeiros trens da linha 2 do Metrô de Lima partem do porto de Salerno na Itália

Transportes sobre trilhos

A nova linha do Metrô de Lima está sendo construída e devera ser operada,através de concessão,pelo Consorcio Nuevo Metro de Lima liderado pela empresa Dragados,com assessoria técnica do Metrô de Madrid.

Railway Gazette
foto - Railway Gazette
Os primeiros trens para a Linha 2 do Metro de Lima já partiram no em 16 de agosto,do porto de Salerno na Itália. A viagem até o porto peruano de Callao está prevista para durar 29 dias.
Ao todo serão produzidos pela Hitachi Rail Itália,na planta de Reggio Calabria,42 trens com seis (06) carros cada equipados com sistema driverless,para operação sem condutores.O 1º trem já foi testado no circuito de Velim na Republica Tcheca.
A nova linha do Metrô de Lima está sendo construída e devera ser operada,através de concessão,pelo Consorcio Nuevo Metro de Lima liderado pela empresa Dragados,com assessoria técnica do Metrô de Madrid.
A concessão inclui 30 anos de operação e manutenção dos 27 km da linha,leste-oeste,partindo de Ate a Callao,bem como um tramo de 8 km,da Avenida Faucett a Avenida Néstor Gambetta,com oito estações,que fara parte da futura linha 4.
Com informações da Railway Gazette  17/08/2016

Veja Também - Alstom fornecera 139 carros Metropolis para o Metrô de Lima

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Governador Rui Costa autoriza obras de contenção de encosta que liga Calçada a Liberdade

Infraestrutura 

A ordem de serviço para o início dos serviços será assinada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (18), às 9h, na Primeira Travessa Barão da Vila de Barra, onde ocorrerão as intervenções, no bairro da Calçada.

Da Redação
foto - ilustração
O governo vai investir R$ 4,55 milhões em obras de contenção de encosta na área do Plano Inclinado Calçada/Liberdade, em Salvador. A ordem de serviço para o início dos serviços será assinada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (18), às 9h, na Primeira Travessa Barão da Vila de Barra, onde ocorrerão as intervenções, no bairro da Calçada. Beneficiando aproximadamente quatro mil pessoas, a previsão é que as obras, executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), sejam concluídas em maio de 2017.
O programa Execução de Obras de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto em Salvador prevê investimento da ordem de R$ 156 milhões na recuperação de 98 encostas localizadas em 106 regiões diferentes da capital baiana. 
Com informações da Secom Ba.  17/08/2016

Estudante brasileira é finalista em feira de ciência do Google

Ciência/Pesquisa

O projeto é o “Leite sem lactose para todos”, Maria criou uma cápsula que pode ser adicionada diretamente ao leite para neutralizar sua lactose. A cápsula funciona em baixas temperaturas, como a do refrigerador. 

Revista Amazônia
RA
A estudante Maria Vitória Valoto, 16 anos, de Londrina (PR), criou um projeto para ajudar pessoas com intolerância à lactose e irá concorrer com outros 15 projetos de jovens dos Estados Unidos, África do Sul, Índia, Singapura, Zâmbia, Malásia, Bangladesh e Arábia Saudita.
É a primeira vez que o Brasil tem uma representante na etapa final da feira de ciências do Google, a Science Fair.
O projeto é o “Leite sem lactose para todos”, Maria criou uma cápsula que pode ser adicionada diretamente ao leite para neutralizar sua lactose. A cápsula funciona em baixas temperaturas, como a do refrigerador. Além disso, serve para leites com baixo teor de gordura e leite integral e pode ser reutilizada para neutralizar as enzimas de lactose por até sete dias.
Todos sabemos que comprar leite sem lactose ou outras alternativas como o leite de soja pode ser muito caro. Com essa capsula o custo será bem menor.
Nest link você pode conferir todos os detalhes do projeto de Maria e dos outros candidatos. O vencedor será anunciado no dia 27 de setembro e será premiado com uma bolsa de estudos no valor de US$ 50 mil.
Fonte - Revista Amazônia  17/08/2016

Desemprego cresce em todo o país e vai a 11,3% no 2º trimestre, diz IBGE

Economia

Dados divulgados anteriormente pelo IBGE indicam que a taxa geral de desemprego, de 11,3% no trimestre encerrado em junho,é também a maior da série histórica e indicava uma população desocupada de 11,6 milhões de pessoas,um crescimento de 4,5% em relação aos primeiros três meses do ano. Quando a comparação se dá com o segundo trimestre do ano passado, no entanto,o aumento da população desocupada chegou a 38,7%.

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
A taxa de desocupação subiu em todas as grandes regiões do país, fechando o segundo trimestre do ano em 11,3% comparativamente ao mesmo período de 2015. Os dados foram divulgados hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam que as taxas são as mais altas já registradas para cada uma das regiões do país, desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), em janeiro de 2012.
Na região Norte, a taxa de desocupação foi de 8,5% para 11,2%; no Nordeste, de 10,3% para 13,2%; no Sudeste, de 8,3% para 11,7%; no Sul, de 5,5% para 8,0%; e no Centro-Oeste, de 7,4% para 9,7%. No primeiro trimestre de 2016, as taxas haviam sido de 12,8% no Nordeste, 11,4% no Sudeste, 10,5% no Norte, 9,7% no Centro-Oeste e 7,3% no Sul.
Entre as unidades da federação, as maiores taxas de desemprego no segundo trimestre de 2016 foram observadas no Amapá (15,8%); Bahia (15,4%) e Pernambuco (14%), enquanto as menores taxas estavam em Santa Catarina (6,7%), Mato Grosso do Sul (7%) e Rondônia (7,8%).

11,6 milhões de desempregados
Dados divulgados anteriormente pelo IBGE indicam que a taxa geral de desemprego, de 11,3% no trimestre encerrado em junho, é também a maior da série histórica e indicava uma população desocupada de 11,6 milhões de pessoas, um crescimento de 4,5% em relação aos primeiros três meses do ano. Quando a comparação se dá com o segundo trimestre do ano passado, no entanto, o aumento da população desocupada chegou a 38,7%.
A pesquisa indica, ainda, que o nível de ocupação (indicador que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar) ficou em 54,6% para a totalidade do Brasil no segundo trimestre deste ano.
As regiões Nordeste (48,6%) e Norte (54,4%) ficaram abaixo da média do país. Já nas demais regiões, o nível de ocupação variou dos 59,1% verificados na região Sul, passando pelos 59,2% do Centro-Oeste e até os 56,1% do Sudeste.
Por estado, Mato Grosso do Sul (61,1%), Santa Catarina (59,4%), Paraná (59,2%) e Goiás (59,2%) apresentaram os maiores percentuais, enquanto Alagoas (42,9%), Pernambuco (46,6%) e Rio Grande do Norte (47,2%) apresentaram os níveis de ocupação mais baixos.

Carteira de trabalho assinada
Os dados divulgados hoje pelo IBGE, relativos à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua, referentes ao segundo trimestre do ano, apontam a região Sul do país como a que registra o maior percentual de empregados com carteira de trabalho assinada (85,4%), seguida do Sudeste (82,7%) e Centro-Oeste (com 77,5%), todos com percentual de trabalhadores formais superiores à média nacional do país, que fechou o segundo trimestre em 77,3%.
No Nordeste, este percentual de trabalhadores com carteira assinada encerrou o segundo trimestre do ano em 62,25%, enquanto no Norte o índice estava em 61,5%, todos abaixo da média nacional.
Por estado, Santa Catarina (89,7%), Distrito Federal (86,2%) e Rio de Janeiro (85,7%) apresentaram os maiores percentuais de empregados no setor privado com carteira de trabalho, enquanto Maranhão (51,8%), Piauí (52,3%) e Pará (57,4%) exibiram os menores.

Rendimento médio
Os dados da pesquisa indicam que três das principais regiões metropolitanas do país apresentavam um rendimento médio real habitual dos trabalhadores brasileiros acima da média nacional, de R$1.972. Na região Sudeste, o rendimento médio real era no fechamento do segundo trimestre de R$ 2.279, no Centro-Oeste (R$ 2.230) e no Sul (R$ 2.133). Já na região Norte, ele ficou em R$ 1.538 e Nordeste (R$ 1.334), em ambos os casos abaixo da média nacional.
Por estado, o Distrito Federal apresentou o maior rendimento (R$ 3.679), seguido por São Paulo (R$ 2.538) e Rio de Janeiro (R$ 2.287). Os menores valores foram anotados no Maranhão (R$ 1.072), Bahia (R$ 1.285) e Ceará (R$ 1.296).
Fonte - Agência Brasil  17/08/2016

Balé Folclórico da Bahia completa 28 anos e movimenta Pelourinho

Arte&Cultura

Para comemorar seus 28 anos, o Balé lança um livro no próximo dia 24 de agosto, às 20h, no Convento do Carmo, também no CHS.O Balé se apresenta de segunda a sábado, sempre às 20h, no casarão nº 49 da Rua Gregório de Mattos, onde está o Teatro Miguel Santana. O imóvel é de propriedade estadual, sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Da redação
foto - Alex Oliveira
Ao completar 28 anos neste mês de agosto, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) já se apresentou em mais de 200 cidades e 24 países, mas continua animando as noites do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador (CHS). O Balé se apresenta de segunda a sábado, sempre às 20h, no casarão nº 49 da Rua Gregório de Mattos, onde está o Teatro Miguel Santana. O imóvel é de propriedade estadual, sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
“Antes de vir para o Pelourinho, o Balé não tinha sede, não tínhamos local fixo de apresentação, apenas uma sala alugada nos Barris. Passamos a ocupar esse casarão do Ipac em 2004”, contou o diretor do BFB, Walson Botelho. Vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Ipac administra cerca de 350 unidades imobiliárias no CHS, incluindo a casa do Balé. O imóvel tem três pavimentos com teatro, camarim, sanitários, sala de ensaio, lojinha e cabine de som e luz. Ao fundo, existe área a céu aberto com piso em pedra portuguesa que comporta eventos, com sanitários, bar e acesso para a Ladeira do Ferrão.

Ocupação

A ocupação dos prédios do Ipac atende estratégias urbanístico-arquitetônicas de fomento à economia local, atividades consulares, comerciais, culturais e artísticas, visando gerar dinamismo local. “A ocupação e utilização desses imóveis é muito importante, pois reflete na conservação dos mesmos, já que as edificações vazias têm maior chance de arruinamento”, afirmou o chefe de gabinete do Instituto, Ivan de Souza Teixeira.
O parque imobiliário de responsabilidade do Ipac tem 226 imóveis na zona tombada do CHS e corresponde a apenas cerca de 2% do total da região. O restante de 98% dos imóveis é de propriedade da Prefeitura de Salvador, governo estadual, privados e, principalmente, irmandades e ordens religiosas da Igreja Católica. Na casa da Rua Gregório de Mattos, o BFB oferece cursos gratuitos, como o Balé Junior, projeto que tem 15 anos com aulas de balé, dança moderna, afro e ginástica rítmica para cerca de 300 crianças e adolescentes.

Livro
Para comemorar seus 28 anos, o Balé lança um livro no próximo dia 24 de agosto, às 20h, no Convento do Carmo, também no CHS. São 280 páginas com fotos de Marisa Vianna, Isabel Gouvêa, Vinícius Lima, Artur Ikishima, Paulo Sousa, Andrew Eccles Philip Martin e Wendell Wagner. O Balé ganhou a categoria de melhor companhia de dança do país em 1990 pelo ‘Fiat do Brasil’ e venceu o Prêmio Mambebão do Ministério da Cultura como a melhor pesquisa em cultura popular e melhor preparação técnica em 1996.
“Os artistas se mostram satisfeitos com a estrutura do Balé. É uma conquista sobreviver 28 anos no cenário brasileiro e baiano”, destacou Walson Botelho.
Com informações da Secom 17/08/2016

Ensino só para as elites?

Ponto de Vista

A democratização da educação escolar significou e significa a massificação das práticas de escolarização e, nesse sentido, faz-se sempre necessário lutar para que o ensino oferecido a grandes contingentes não se torne sinônimo de superficialidade e tampouco se torne expressão daquilo que se oferece às parcelas que “não podem pagar” uma educação “melhor porque seletiva”.

Gilberto Giusepone - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Desde o final do século XIX, três aspectos tensionam a relação entre democracia e educação pública, em todos os níveis.
O primeiro é o acesso à educação formal. A garantia desse acesso exigiu e exige grandes esforços, uma vez que esse direito foi e é constantemente denegado ou postergado, tendo sido necessárias muitas e contínuas lutas para torná-lo efetivo, mesmo em países desenvolvidos. Na França, por exemplo, onde a questão do acesso à educação estava colocada desde a Revolução de 1879, somente em 1881-1882, com as Leis Jules Ferry, foi formalmente institucionalizado o ensino público, gratuito e laico. No Brasil a situação foi pior ainda, pois a a formalização da preocupação do Estado com a educação pública só se efetivou em 1930, com a criação do então Ministério da Educação e Saúde.
O segundo aspecto diz respeito à dicotomia quantidade versus qualidade.
A democratização da educação escolar significou e significa a massificação das práticas de escolarização e, nesse sentido, faz-se sempre necessário lutar para que o ensino oferecido a grandes contingentes não se torne sinônimo de superficialidade e tampouco se torne expressão daquilo que se oferece às parcelas que “não podem pagar” uma educação “melhor porque seletiva”.
Na década de 1950 a expansão da oferta de vagas públicas para o ensino médio no Estado de São Paulo, à época denominado ensino secundário, foi acompanhada de forte reação dos que se incomodavam com o acesso das camadas populares à educação.
Não foram poucos os editoriais escritos na grande imprensa conservadora para “advertir” que a escola pública “perderia qualidade” se fosse massificada.
Por trás dessa posição revelava-se a força da tradição excludente da sociedade brasileira, que celebra a qualidade considerando-a incompatível com a quantidade; em outras palavras, considera bom somente o que é para poucos. Ora, sempre é bom lembrar que quando a excelência existe para poucos não se trata de qualidade, mas de privilégio.
O terceiro aspecto diz respeito à manutenção dos ganhos.
Sempre que processos de expansão de vagas públicas aconteceram, foi necessário lutar para que os ganhos inerentes à democratização não fossem esvaziados.
Permanência e custeio tornaram-se palavras chave nesses processos. Ou seja, os movimentos de expansão de oportunidades demandam, exigem, políticas que garantam a permanência de quem chega. Caso contrário, a dificuldade em permanecer acaba gerando uma evasão que, ao final, é atribuída à “falta de condição de quem chegou”.
O custeio das estruturas que se expandiram é tão importante quanto a expansão em si mesma. Em outras palavras, quando o custeio é insuficiente, a dinâmica de democratização da educação inicia um rápido processo de sucateamento.
É da essência de todo pensamento autoritário e de perfil antidemocrático pensar escolas públicas como sucatas. Não foi à toa que, durante a ditadura militar, caíram drasticamente os investimentos na educação no mesmo momento em que o ensino básico se expandia. Foi isso que levou o sociólogo e antropólogo Darcy Ribeiro a dizer, em 1977, que a crise da educação no Brasil não era uma crise, mas um projeto.
O recente corte de 45% nos recursos das universidades federais deve ser visto também sob essa dinâmica de esvaziamento, uma vez que colabora decisivamente para que a ampliação do acesso seja vista como inviável; qualidade e quantidade sejam vistas como incompatíveis, e a manutenção dos ganhos obtidos após muita luta seja apontada como fardo orçamentário, passível de correção com estratégias de austeridade.
*Gilberto Giusepone é diretor do Cursinho da Poli e presidente da Fundação PoliSaber
Fonte - Portogente  17/08/2016

Força e trajetória de mulheres negras mostram o retrato da cultura baiana

Cultura

Para a coordenadora da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, Nairobi Aguiar, algumas iniciativas já têm buscado a reparação e o reconhecimento do lugar e do espaço dessas mulheres, como o Dia Nacional da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho, e o Estatuto da Igualdade Racial.

Da Redação
foto - Divulgação
Mulheres que estão fazendo história na Bahia e no mundo e guardam entre si uma característica em comum: são negras. Esse grupo ocupa todos os lugares, posições sociais e diferentes círculos de influência. São mulheres empoderadas que relatam suas vidas sobre o ponto de vista de quem tem, na cor da pele, a trajetória marcada por uma série de preconceitos e diretos privados ao longo do tempo.
História essa que elas decidiram mudar e que contam com breves relatos do especial 'Nossa Cultura', uma série de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secult), em parceria com Secretaria da Cultura (Secult) e outras pastas. A ideia da série é mostrar ações de governo que têm mudado a cara da cultura baiana.
Para a coordenadora da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, Nairobi Aguiar, algumas iniciativas já têm buscado a reparação e o reconhecimento do lugar e do espaço dessas mulheres, como o Dia Nacional da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho, e o Estatuto da Igualdade Racial. "Esse marco regulatório busca também estar de alguma forma reparando esse lugar das mulheres negras, que durante muito tempo foi invisibilizado. Por exemplo, a Sepromi [Secretaria de Promoção da Igualdade Racial] tem um edital hoje, que é o Edital Agosto da Igualdade, que prevê uma premiação específica para mulheres negras", contou.
E é através do reconhecimento da história e da origem dessas mulheres que se pode fazer diferença, é o que acredita a historiadora Vanda Machado. "Imagine só, alguém que vem no navio negreiro, completamente perdido, a única coisa que traz é a sua memória. Então, essa reminiscência do passado é que nos dá vida, é o que nos projeta para o futuro", explicou.
O reconhecimento do sucesso e dos feitos dessas mulheres extrapola o âmbito nacional, como no caso da designer de moda e também professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Carol Barreto. "Sair num site de uma revista como L'Officiel, que é de origem francesa, e tá lá: 'Estilista baiana apresenta coleção em Paris inspirada na luta de mulheres quilombolas'. Eu nunca imaginei na minha vida que eu iria desfilar em Paris", comemorou a designer.
Com informações da Secom Ba.  17/08/2016



Manifestações por direitos trabalhistas mobilizam capitais em 12 estados

Política

Os protestos no Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina uniram centrais sindicais como a Força Sindical, CUT, UGT, CTB, Nova Central e CSB que se manifestam contrárias às propostas do governo de elevação da idade mínima para aposentadoria, incentivo à terceirização e a flexibilização de conquistas 

Sputinik
Paulo Pinto/Ag.PT
Manifestações em defesa do emprego e dos direitos trabalhistas aconteceram nesta terça-feira, 16, em 12 capitais brasileiras dentro do Dia Nacional de Luta em Defesa do Emprego e dos Direitos Trabalhistas.
Os protestos no Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina uniram centrais sindicais como a Força Sindical, CUT, UGT, CTB, Nova Central e CSB que se manifestam contrárias às propostas do governo de elevação da idade mínima para aposentadoria, incentivo à terceirização e a flexibilização de conquistas como 13º salário, licença maternidade, FGTS e prevalência do acordado sobre o legislado não só em relação aos reajustes salariais como em outros temas.
Em São Paulo, uma grande manifestação fechou a Avenida Paulista, na região central, após início em frente à sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Os manifestantes liberaram a via por volta do meio-dia e no início da tarde o trânsito já fluía normalmente. Além de gritarem palavras de ordem contra o governo interino, e exiberem as já famosas faixas "Fora Temer", o protesto ironizou também o patinho amarelo, símbolo criado pela Fiesp quando o governo, ainda na gestão da hoje presidente afastada Dima Rousseff, cogitou uma elevação de impostos para buscar o equilíbrio das contas públicas.
O lema "Não vou pagar o pato" também foi usado pelos manifestantes também em outras cidades como em Porto Alegre. Em todos os estados, as manifestações se iniciaram sempre em frente a prédios de entidades patronais, como federações de indústria ou de comércio.
A expectativa de dirigentes sindicais e de movimentos sociais é que as manifestações devem crescer em intensidade esta semana, na medida em que se aproxima o próximo dia 25, data marcada para começar o julgamento final de Dilma no plenário do Senado.
Fontev - Sputnik  16/08/2016

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Em carta, Dilma propõe plebiscito sobre eleição presidencial

Política

Na carta, Dilma aborda a crise política e defende que a população decida sobre a realização de um novo pleito presidencial. “A restauração plena da democracia requer que a população decida qual o melhor caminho para melhorar a governabilidade", disse, ao ler o documento, direcionado à nação e aos senadores, durante entrevista coletiva à imprensa no Palácio da Alvorada.

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A presidenta afastada Dilma Rousseff divulgou há pouco uma carta à população propondo a realização de plebiscito sobre a convocação de eleições presidenciais antecipadas.
Na carta, Dilma aborda a crise política e defende que a população decida sobre a realização de um novo pleito presidencial. “A restauração plena da democracia requer que a população decida qual o melhor caminho para melhorar a governabilidade", disse, ao ler o documento, direcionado à nação e aos senadores, durante entrevista coletiva à imprensa no Palácio da Alvorada. A presidente afastada apenas leu o documento e não respondeu perguntas.
No documento, intitulado "Mensagem ao Senado e ao povo brasileiro", Dilma reafirma que não cometeu crime de responsabilidade e classifica o processo de impeachment contra ela de "golpe". Dilma diz que caso o Senado decida pelo afastamento definitivo dela da Presidência da República haverá "ruptura da ordem democrática baseada em um impeachment sem crime de responsabilidade".
Na carta, Dilma também reconhece erros cometidos durante seu governo e acena com mudanças na política econômica caso retorne à presidência.
A presidenta disse ainda que o processo é injusto, pois foi "desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente."
Dilma disse ainda que apoia a luta contra a corrupção e que ela é "inegociável".
"Não tenho contas secretas no exterior, nunca desviei um único centavo do patrimônio público e não recebi propina de ninguém", disse Dilma ao ler a carta, em referência ao deputado afastado e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
A presidenta afastada convocou uma coletiva de imprensa no Palácio da Alvorada para explicar os argumentos da carta, debatidos nos últimos dias com aliados. O texto que será encaminhado aos senadores aponta um dos últimos posicionamentos de Dilma antes do julgamento final do processo de impeachment.
Na semana passada, 59 senadores votaram pela aceitação do parecer que dá continuidade ao processo. Com isso, o julgamento de Dilma por crime de responsabilidade terá início no próximo dia 25, uma quinta-feira. Para barrar o impeachment, Dilma precisa do voto de, no mínimo, 28 do 81 senadores. A presidenta afastada não informou se irá ao Senado para apresentar pessoalmente sua defesa.
Acompanharam Dilma na entrevista os ex-ministros Eleonora Menicucci (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres), Jaques Wagner (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Aloizio Mercadante (Educação).
Fonte - Agência Brasil  16/08/2016

Dubai pretende criar rede de trens que levitam e viajam a 1200 km/h

Transportes sobre trilhos

A ideia é criar um trem que flutue sobre os trilhos, com levitação magnética, e viaje por um tubo despressurizado. A diferença de pressão, aliada à levitação magnética, iria permitir que o trem viajasse a mais de 1200 quilômetros por hora. 

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
Hyperloop One assinou um contrato com uma das maiores empresas que gerencia portos no mundo, a DP World. Para construir uma rede de trens-bala que levitam em Dubai.O objetivo é levar os contêineres do porto de Jebel Ali rapidamente para um depósito em outro local, liberando espaço no porto.
As empresas irão realizar um estudo de viabilidade na região e ver se será viável ou não a construção desta obra. Essa construção é totalmente para fins comerciais, pois desocupar espaço no porto poderia criar oportunidades para que outras atividades mais lucrativas fossem desenvolvidas na área vazia;
Funcionaria da seguinte forma: metade do percurso do trem-bala viajaria por trilhos acima da superfície. A outra parte, passaria por uma rede submarina de túneis abaixo da região atendida pelo porto.
A ideia é criar um trem que flutue sobre os trilhos, com levitação magnética, e viaje por um tubo despressurizado. A diferença de pressão, aliada à levitação magnética, iria permitir que o trem viajasse a mais de 1200 quilômetros por hora. Se compararmos com o trem-bala japonês por exemplo a velocidade máxima que ele atinge é 590 quilômetros por hora.
Coreia do Sul e a Russia, também estudam a implementação do Hyperloop. Poderia construir um trem ligando a Europa até a Ásia.
Fonte - Revista Amazônia   16/08/2016

Vá de Metrô: Novo aplicativo facilita o acesso a atrativos turísticos

Transportes sobre trilhos

Disponível para smartphones nas versões Android e IOS, em português e inglês, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente. O usuário só precisa escolher o idioma e a cidade que deseja pesquisar para ter acesso aos mapas e à lista dos principais pontos turísticos do local. 

CBTU

A CBTU Belo Horizonte é parceira da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos no lançamento do aplicativo Metro Mapper Turismo Brasil, que utiliza os sistemas de transporte sobre trilhos para facilitar o deslocamento da população para os principais pontos turísticos da capital.
Disponível para smartphones nas versões Android e IOS, em português e inglês, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente. O usuário só precisa escolher o idioma e a cidade que deseja pesquisar para ter acesso aos mapas e à lista dos principais pontos turísticos do local. A consulta também pode ser feita por ordem alfabética ou pela proximidade da localização em relação ao ponto de destino.
Mais de 60 atrativos compõem a lista de Belo Horizonte. Descrições sumárias, trazendo informações como horário de funcionamento, endereço, telefone de contato e a estação de metrô ou trem mais próxima são listadas ao lado da foto de cada um dos pontos turísticos. Também é possível traçar rotas livremente, com auxílio do Google Maps. No menu principal, os usuários terão acesso às informações sobre o Metro Mapper e poderão enviar dúvidas e sugestões.
A nova ferramenta busca disseminar o transporte sobre trilhos no país, oferecendo aos turistas nacionais e estrangeiros uma nova plataforma capaz de mapear as facilidades e atrações turísticas existentes no entorno das estações e permitindo à população novas opções de transporte e mais rapidez no dia a dia. Para conhecer, baixe o aplicativo, escolha a cidade, o ponto turístico e aproveite passeio!
Fonte - CBTU  16/08/2016

Astrônomos podem ter descoberto a 'Segunda Terra'

Ciência & Tecnologia

"O planeta ainda sem nome é supostamente parecido à Terra e gira em torno da Proxima Centauri a uma distância favorável, o que poderá significar que ele possui água líquida na sua superfície. Sendo esta uma condição preliminar importante para origem de vida", revela o artigo da revista.

Sputnik
Sputnik
A revista alemã Der Spiegel informou sobre possível descoberta, realizada por astrônomos, de um exoplaneta sólido, localizado não muito longe da Proxima Centauri, estrela que se encontra perto do Sol.
"O planeta ainda sem nome é supostamente parecido à Terra e gira em torno da Proxima Centauri a uma distância favorável, o que poderá significar que ele possui água líquida na sua superfície. Sendo esta uma condição preliminar importante para origem de vida", revela o artigo da revista.
Ainda segundo a edição, essa descoberta revolucionária foi feita por meio de um telescópio do Observatório La Silla no Chile, algo que os cientistas encontram pela primeira vez na história.
Possivelmente, os pesquisadores vão anunciar a descoberta no final de agosto, notícia que o Observatório Europeu do Sul (ESO na sigla em inglês) não chegou a confirmar, nem a negar.
O representante do ESO, Richard Hook, informou ao portal Space.com que foi pego de surpresa ao descobrir tal informação na mídia.
Fonte - Sputnik  16/08/2016

Ferry-Boat tem movimento normal nessa terça (16)

Travessia Marítima

Com quatro embarcações em operação na travessia marítima entre Salvador e Itaparica,o movimento no sistema Ferry-Boat segue normal nessa terça (16)

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A travessia Salvador/Itaparica através do sistema Ferry-Boat, funciona nesta terça-feira (16) com fluxo tranquilo nos terminais de embarque de São Joaquim e Bom Despacho. Com quatro embarcações - Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Pinheiro e Rio Paraguaçu - as viagens são realizadas nos horários regulares(de hora em hora),e viagens extras podem ocorrer com um eventual aumento na demanda durante o dia.As passagens para a travessia pelo sistema podem ser adquiridas nos terminais por meio dos cartões de crédito e débito ou em dinheiro.
Os usuários que quiserem verificar a disponibilidade de vagas para o serviço de Hora Marcada (exclusivo apenas para condutores de veículos),devem acessar o site da empresa, -portalsits.internacionaltravessias.- O pagamento para este tipo de serviço pode ser feito através de cartões de débito ou crédito.
Para mais informações os usuários devem se dirigir a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim que funciona de segunda a sexta,das 8h às 18h,e aos sábados, das 7h às 13h,ou também pelo Tel 071 3032-0475 e pelo  cac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da Internacional Travessias Salvador  16/08/2016