PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Vladikavkaz na Russia encomenda 10 bondes tipo 71-407 da Uraltransmash

Transportes sobre trilhos

A cidade de Vladikavkaz na Russia,assinou um contrato com a Uraltransmash para o fornecimento de 10 bondes Tipo 71-407.

Da Redação
foto - Railway Gazette
Na Russia a Uraltransmash subsidiária da Uralvagonzavod,assinou um contrato de arrendamento (leasing),com as autoridades da cidade de Vladikavkaz para o fornecimento de 10 bondes Tipo 71-407.
Uraltransmash apresentou no ano passado o projeto atualizado do seu bonde elétrico de seção única com quatro eixos.Os veículos terão piso rebaixado a 39%,e serão equipados com motores de tração assíncronas.
A cidade de Vladikavkaz tem uma rede de 59km de linhas,embora apenas 55km estejam em operação atualmente.Apesar do operador do sistema possuir uma frota de 59 bondes,apenas 26 deles encontram-se em serviço.
Com informações da Railway Gazette  13/02/2016

Mato Grosso solicita à Justiça novo prazo para decidir o VLT de Cuiabá

Transportes sobre trilhos

Inicialmente projetado para custar R$ 1.477 bilhão dos quais já foram pagos R$ 1.066 bilhão, as estimativas mais remotas apontam para um preço final próximo ou superior a R$ 2 bilhões.O governo de Mato Grosso pediu à Justiça Federal a ampliação do prazo final de entrega dos resultados da consultoria KPMG.

Marcos Lemos
Diário de Cuiabá


O governo de Mato Grosso pediu à Justiça Federal a ampliação do prazo final de entrega dos resultados da consultoria KPMG, contratada por R$ 3,8 milhões sobre as obras do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos para o dia 19 de maio vindouro.
Do resultado desta consultoria o governador Pedro Taques (PSDB) admitiu que tomaria providências em relação às obras do VLT que faziam parte da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo de 2014, mas não ficaram prontas.
“Quando existir um raio-x completo do VLT, seus custos estimados finais, pois quanto mais tempo demorar as obras mais as mesmas encarecem e as responsabilidades para eventuais erros cometidos, tomaremos a decisão a respeito do futuro do modal”, tem repetidas vezes declarado o governador Pedro Taques, que ganhou um aliado de peso a favor da retomada e conclusão da obra, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Inicialmente projetado para custar R$ 1.477 bilhão dos quais já foram pagos R$ 1.066 bilhão, as estimativas mais remotas apontam para um preço final próximo ou superior a R$ 2 bilhões, pois mesmo as obras tendo sido licitadas pelo Regime Diferenciado de Contratação – RDC, o que não permite aditivos de preço, os contratos sofrem correções anuais pela inflação e pela variação cambial, já que boa parte dos materiais como trens e vagões, além de material de informática e ótico, foi adquirida em dólar, pois são importados.
O resultado da referida consultoria que terá três etapas, uma já concluída, a que apontou serem necessários R$ 602.742 milhões para conclusão das obras do VLT na ótica da KPMG e não R$ 1.135.319 bilhões, como solicitado pelo Consórcio VLT Cuiabá/Várzea Grande, uma diferença a menor de R$ 532.577 milhões segundo o governo do Estado, já se encontra protocolado junto ao juízo da 1ª Vara Cível Federal sob a responsabilidade do juiz Ciro José Andrade Arapiraca.
As duas outras etapas são dos custos para a operacionalização do VLT nos seus dois ramais que somam 23 km e com diversas estações de embarque e desembarque, além da questão dos troncos de alimentação que serão feitos com ônibus ou com transporte alternativo e que necessariamente precisam ser integrados, como acontece nas grandes metrópoles do Brasil.
Já a terceira etapa e a que mais interessa à população diz respeito ao preço da tarifa, o quanto o usuário terá que pagar para utilizar o VLT e como se dará a etapa anterior, que é a integração, que é o pagamento de tarifa única entre ônibus, transporte alternativo (van) e o VLT.
O juiz Ciro José Andrade Arapiraca determinou que o Consórcio VLT Cuiabá/Várzea Grande, como parte interessada, fosse ouvido quanto ao pedido de mais prazo para que o governo do Estado entregasse os resultados da Consultoria KPMG e as definições finais quanto à retomada ou não das obras e sua operacionalização.
Tanto o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, quanto o governador Pedro Taques (PSDB) defenderam na última viagem oficial a Mato Grosso que a melhor solução, pós-resultado da consultoria, seria aplicar o modelo de Parceria Público Privada – PPP, onde seria antecipada a licitação para a exploração do VLT por 30 anos e os vencedores assumiriam as obras e a sua conclusão.
“Vejo uma real possibilidade de se licitar, sem custo para o vencedor, a exploração do VLT, destinando os recursos que deveriam ser para o Tesouro à conclusão das obras do modal de transporte de massa, mesmo que para isto fosse necessário o aporte de empréstimos-ponte aos vencedores da licitação”, disse o ministro Gilberto Kassab.
Fonte - Diário de Cuiabá  13/02/2016

Dispositivos tecnológicos agregam eficiência na segurança do trânsito

Trânsito

Mecanismos exigem integração sistêmica entre meios e atores sociais. Desenvolvidas para aprimorar aspectos como segurança, mobilidade e fiscalização no trânsito, as novas tecnologias são geralmente aplicadas por meio de dispositivos práticos, com design leve e interativo.

Por Mariana Czerwonka.
Portal do Trânsito *

Dados da Setran de Curitiba apontam que, atualmente, os semáforos
inteligentes podem beneficiar 160 mil idosos com o cartão de isento
habilitado pela Urbs.  foto - Cesar Brustolin/SMCS
Lombadas holográficas e pontos de ônibus com conexão Wi-Fi gerada a partir de energia solar. Os termos parecem saídos de tramas futuristas, mas já compõem a realidade de cidades norte-americanas como Filadélfia e São Francisco. Desenvolvidas para aprimorar aspectos como segurança, mobilidade e fiscalização no trânsito, as novas tecnologias são geralmente aplicadas por meio de dispositivos práticos, com design leve e interativo.
Antes de considerar o segmento para o qual irão levar benefícios, os projetos tecnológicos devem adequar-se aos moldes das cidades onde serão aplicados. “Cada lugar apresenta necessidades distintas, que variam, por exemplo, conforme a topografia e a densidade populacional. No caso de São Paulo, como o trânsito é parte essencial da rotina do cidadão, iniciativas que priorizem os transportes coletivos têm ainda mais importância”, ressalta Ricardo Simões, gerente de produtos da Perkons, empresa especializada em gestão de trânsito, que visualiza o uso de tecnologias como um grande aliado na gestão de trânsito.
De acordo com ele, conferir mais segurança aos deslocamentos – sejam eles realizados por ciclistas, pedestres ou motoristas -, é uma etapa estratégica para construção de cidades mais humanas, sustentáveis e que suportem as demandas de mobilidade dos seus habitantes. Contudo, o Brasil permanece com sinais de atraso evidentes neste quesito, consequência das carências de infraestrutura. “Muitas vezes a administração pública está preocupada prioritariamente, e com razão, em solucionar questões mais básicas antes de avançar em direção a tecnologias mais atuais”, pontua Simões.

Da teoria à prática: Integração é a chave

Em um cenário hipotético, onde os avanços tecnológicos compusessem a realidade do trânsito brasileiro, muitas adversidades cairiam por terra. Ainda assim, os esforços voltados à fiscalização não poderiam cessar, como indica o gerente. “Seria ainda mais necessária uma infraestrutura conceitual e de integração, desenhada por meio de padrões e protocolos determinados”, salienta Simões. É neste aspecto que trabalha o grupo de estudo CEE-127, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, muito focado em ações de gestão de trânsito capazes de integrar diferentes tecnologias para aprimorar a mobilidade e o convívio entre os cidadãos no trânsito.
Embora a passos tímidos, alguns projetos tecnológicos já estão em andamento em território brasileiro. Testado e licitado pela Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran), o projeto que inclui equipamentos no-break em alguns cruzamentos da cidade é um desses exemplos. O propósito é manter o funcionamento regular dos semáforos mesmo depois de quedas de energia. “Curitiba volta a ser vanguarda na área de trânsito, pois vem buscando soluções inteligentes para melhoria da mobilidade urbana, otimização de processos, garantia da segurança do trânsito e redução de impactos sociais e ambientais”, destaca o coordenador de fiscalização eletrônica do Setran e coordenador da Comissão de Análise de Novas Tecnologias de Trânsito, Marcio de Souza.
Na análise do coordenador, engenharia e fiscalização têm sido as áreas mais contempladas por propostas deste cunho, resultado das próprias tendências de mercado cada vez mais focadas em deslocamentos seguros. “Outra iniciativa em Curitiba que dialoga com esta premissa são os 120 semáforos inteligentes instalados em 31 cruzamentos. Eles podem ser acionados por meio do cartão de isento do transporte coletivo da cidade e estão localizados em trechos com grande fluxo de usuários com dificuldade de mobilidade, para assegurar uma travessia mais segura a eles”, informa.
Para a Presidente da Comissão de Sistema Inteligente de Transporte (ITS) da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Valeska Peres Pinto, embora tornem o translado mais tranquilo, alternativas como essas precisam de um respaldo consistente para serem funcionais. “A introdução deste tipo de semáforos, assim como de câmaras e painéis de mensagens variáveis, deve compor um sistema de gestão completo, com profissionais preparados, integração de todos os agentes e procedimentos de resposta a possíveis eventos, como acidentes”, ressalva.
Conforme destaca Simões, há uma diversidade de insights com este caráter espalhados por todo país, incluindo a utilização de ferramentas de ponta. “Esse “caldeirão efervescente” de ideias e iniciativas é natural neste momento e muito salutar. O que vemos necessidade é de um fio condutor, uma linha mestra para que todo esse capital intelectual venha a convergir para um aproveitamento mais efetivo”, finaliza.
*Beatriz Souza – Assessoria de Imprensa
Fonte - Portal do Trânsito 13/02/2016

Calçadões - Novo piso promete acessibilidade total em SP

Mobilidade/Urbanismo

Um olhar mais atento também verá cotidianamente as equipes de reparos de pavimentos da prefeitura,numa operação infindável,já que todos os dias novos buracos surgem sob as rodas de caminhões ou dos impactos de pesadas caçambas de aço.Por conta desses problemas a prefeitura de São Paulo está realizando uma obra-piloto com novo tipo de pavimentação na rua Sete de Abril,uma via que tem um uso misto.

Marcos de Sousa - Mobilize
Obra na rua Sete de Abril: blocos maciços para novo calçadão
créditos/SPUrbs
Construídos nos anos 1970, os calçadões do Centro de São Paulo foram uma importante conquista para os milhões de pedestres que circulam diariamente por esse "casco antigo" da capital paulista.
Passados 40 anos, porém, essa infraestrutura começa a dar sinais de fadiga. Basta passear naquela região - entre as praças da Sé e República para notar dezenas de falhas no pavimento, com buracos, pedras soltas e muitas cicatrizes herdadas de obras subterrâneas, em especial das empresas de telefonia.
Um olhar mais atento também verá cotidianamente as equipes de reparos de pavimentos da prefeitura, numa operação infindável, já que todos os dias novos buracos surgem sob as rodas de caminhões ou dos impactos de pesadas cacambas de aço. Afinal, trata-se de um pavimento feito para suportar apenas o peso de pessoas e de veículos leves.
Por conta desses problemas a prefeitura de São Paulo está realizando uma obra-piloto com novo tipo de pavimentação na rua Sete de Abril, uma via que tem um uso misto, com espaços compartilhados entre carros, caminhões, pedestres e bicicletas.
A intervenção responde a uma das metas da atual gestão, a de requalificar vias e praças relevantes do centro da cidade, de forma a estimular a presença das pessoas nos espaços públicos. Na mira da administração, logo após a obra da Sete de Abril, estão os calçadões do centro, o Vale do Anhangabaú, e a av. Santo Amaro, uma via muito prejudicada pela construção de um corredor de ônibus, ainda nos anos 1980.
O projeto foi desenvolvido sob a coordenação do arquiteto Luís Eduardo Surian Brettas, superintendente do Desenho da Paisagem da pela SPUrbs, empresa municipal de planejamento. A proposta envolveu uma ampla pesquisa de materiais e soluções para resolver os problemas de microdrenagem, pavimentação e de interferências das instalações subterrâneas.

Rua Sete de Abril: visão de futuro
Pavimento de blocos maciços
Destaque para um novo tipo de bloco de concreto capaz de suportar os impactos de veículos bem pesados, como carros-forte, caminhões de coleta de lixo ou de bombeiros. A peça foi dimensionada para suportar trens de rodas com sobrecargas de 20 toneladas, explica Brettas: "Fizemos um trabalho em conjunto com a Associação Brasileira de Cimento Portland, que nos ajudou a encontrar a melhor alternativa com o melhor dimensionamento. A ideia é que o pavimento suporte o tráfego pesado eventual, que mantenha suas características de acabamento superficial e que, no caso de alguma obra, seja possível remover as peças e recolocá-las sem grandes danos e sem cicatrizes no pavimento. A ABCP fez algumas propostas e nós fomos dirigindo a pesquisa até chegar à alternativa que desejávamos".
Os blocos de pavimentação são maciços e têm grandes dimensões (40 cm x 20 cm x 16 cm), com peso de 30 kg, e dotados de ranhuras que propiciam o encaixe justo, sob um leito de areia pré-nivelado. "Eles são calculados e trabalham de forma completamente diferente da dos pisos intertravados", explica Brettas.

Subsolo
Apesar das diferenças o novo pavimento assemelha-se aos intertravados pela praticidade de remoção em caso de obras subterrâneas. Em tese, basta extrair uma das peças e desmontar o conjunto, que depois pode ser reconstruído, com perdas mínimas de material. Na prática, a operação pode ser bem mais difícil em função do peso e da pressão lateral entre os componentes. "Talvez seja necessário destruir um dos blocos para destravar o conjunto", avalia o arquiteto da SPUrbs.
O subterrâneo do pavimento recebeu uma série de tubos de grande diâmetro que funcionarão como um banco de dutos, para atender às futuras demandas de empresas de eletricidade, telefonia e dados. Os tubos são identificados e serão acessados por tampas de inspeção, permitindo a passagem de cabos sem a necessidade de demolição do pavimento. As caixas e tampas de inspeção também estão recebendo um tratamento diferenciado: estarão abaixo do nível do pavimento e terão seu topo selado com uma resina que permitirá o acabamento e nivelamento milimétrico com o pavimento. Ainda sob o solo está sendo instalada uma linha de canaletas que receberá as águas das chuvas, de forma a evitar a formação das poças, comuns nos calçadões de São Paulo.

foto - ilustração/Pregopontocom
baliza pneumática em Lyon/França
Além do pavimento, a equipe da SPUrbs está desenvolvendo uma nova família de mobiliário urbano para a renovação dos calçadões. Segundo Brettas, as peças inspiram-se na linguagem dos parklets, que foram muito bem aceitos pela população da cidade. 
Assim, finalmente, o centro voltará a ter pontos para descanso dos pedestres. Além deles e dos ciclistas, apenas veículos autorizados terão acesso à rua, por meio de controles eletrônicos e balizadores pneumáticos.

Piso autolimpante
Um diferencial importante das peças de pavimentação é a adição de dióxido de titânio na face exposta do concreto, material semicondutor que tem a capacidade de reagir e degradar materiais orgânicos e poluentes da atmosfera. Com essa técnica a prefeitura espera ter um pavimento que seja capaz de eliminar manchas de óleos e de resíduos orgânicos, como os líquidos de sacos de lixo, por exemplo. Além disso, o novo piso poderá também capturar gases gerados pela circulação de veículos automotores na região e também reduzir mal cheiros gerados por lixo, gases de esgoto etc.
Fonte - Mobilize  12/02/2016

Midland no Reino Unido terá VLT à bateria

Transportes sobre trilhos

Tratam-se de 21 VLTs que foram produzidos pela Caf, e que serão convertidos com a nova configuração. De acordo com a agência de transporte West Midlands, outros quatro bondes foram encomendados.

Renato lobo - VT
ViaTrolebus 
O sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da região de Midland, no Reino Unido, vai contar com veículos à bateria, sem a conexão do trem com a rede elétrica em todos os trechos. Tratam-se de 21 VLTs que foram produzidos pela Caf, e que serão convertidos com a nova configuração. De acordo com a agência de transporte West Midlands, outros quatro bondes foram encomendados.
O “Midland Metro” é constituído por uma linha de 20 quilômetros e atende a uma demanda de 14 mil usuários por dia. Cerca de quatro trechos não terão a rede aérea e consequentemente, a operação sem catenária.
Segundo o Presidente agência de transporte da cidade, John McNicholas, a operação sem catenária era prevista quando os bondes foram encomendados em 2012, e que o contrato incluía a colocação dos equipamentos. No entanto, a tecnologia da época era considerado obsoleta para vencer regiões com ladeiras. Agora as baterias são instaladas nos tetos dos veículos e serão recarregadas ao longo do percurso.
Fonte - ViaTrolebus  12/02/2016

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

CBTU Belo Horizonte apoia Exército em ação de combate ao Aedes Aegypti

Combate a dengue

As estações São Gabriel e Eldorado vão receber pelo menos 20 integrantes da Força Terreste do Exército que participarão do Dia Nacional de Esclarecimento, cujo objetivo é sensibilizar a população para a gravidade do problema e o grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito

CBTU

A CBTU Belo Horizonte é parceira do Exército Brasileiro na Mobilização Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti que acontece neste sábado (13/2), em Belo Horizonte. As estações São Gabriel e Eldorado vão receber pelo menos 20 integrantes da Força Terreste do Exército que participarão do Dia Nacional de Esclarecimento, cujo objetivo é sensibilizar a população para a gravidade do problema e o grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito. As ações acontecerão de 9h às 12h e de 14h às 17h e vão contar com o apoio de banners, faixas e cartilhas explicativas sobre o tema.
Forças Terrestres - Desde dezembro de 2015, o Exército vem integrando as mobilizações em apoio ao Ministério da Saúde e, com o crescente aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Microcefalia, a Força Terrestre vem apostando na credibilidade e na confiança nela depositadas para empregar todo o pessoal e material disponível, de forma a orientar, esclarecer e sensibilizar a população para essa questão que tem ganhado abrangência nacional.
Segundo o Ministério da Defesa, após a mobilização nacional agendada para o próximo sábado, o Exército participará de mais uma etapa da campanha, que acontece de 15 a 19 de fevereiro, junto à população de áreas urbanas em situação de risco e em atuação conjunta com autoridades federais, estaduais e municipais, para o combate e erradicação de focos do mosquito.
Formação de Multiplicadores - Outra ação a ser comandada pelo Exército é a Campanha Nacional de Divulgação em Escolas, em data ainda a ser definida pela corporação, e que deve gerar grande mobilização escolar, nas redes públicas e privadas. A proposta é promover a orientação e a disseminação de informações quanto à gravidade do problema, dos males causados pelo mosquito, do grau de responsabilidade de cada brasileiro nessa ‘guerra’ e dos procedimentos a serem adotados para formar multiplicadores em diferentes espaços públicos e privados.
A Mobilização agendada para este sábado estende-se por todo o Território Nacional e acontecerá, simultaneamente, em centenas de municípios brasileiros. Em todos os locais, o Exército contará também com o reforço de profissionais de diferentes áreas da saúde.
Fonte - CBTU  12/02/2016

Massa de ar quente enfraquece e aumenta chance de chuva no fim de semana na Bahia

Tempo/Clima

Os volumes de chuva mais expressivos são esperados nas regiões da Chapada Diamantina, sudoeste e sul, além do oeste e São Francisco, onde é esperada a temperatura mais alta do estado, com máximas de até 36°C, não estando descartada a possibilidade de trovoada.

Da Redação
foto - ilustração
A massa de ar quente e seco - que atuava desde a semana anterior na Bahia, reduzindo a nebulosidade e a chuva no Estado - começa a perder força. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), essa condição aumenta a chance de retorno da nebulosidade e, consequentemente, de chuva. Mesmo assim, a massa de ar prevalece até sábado (13) mantendo o céu ensolarado e pouca possibilidade de chuva.
Já, no domingo (14), o tempo deve mudar em praticamente todo o estado, situação favorecida pelo enfraquecimento da massa de ar e do avanço de uma frente fria pelo litoral do Sudeste brasileiro. A umidade vinda da Região Amazônica também deve contribuir para intensificar a nebulosidade e a chuva na maior parte da Bahia.
Os volumes de chuva mais expressivos são esperados nas regiões da Chapada Diamantina, sudoeste e sul, além do oeste e São Francisco, onde é esperada a temperatura mais alta do estado, com máximas de até 36°C, não estando descartada a possibilidade de trovoada.
Para o Recôncavo Baiano, nordeste e norte, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro. Ainda assim, no final da tarde e durante a noite, há chance de ocorrer chuva fraca. Em Salvador e região metropolitana, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro e temperatura elevada, situando entre 25°C e 33°C.

Maré
Desta sexta-feira até domingo (12 a 14), a maré deve atingir altura máxima, entre 6h e às 9h, e das 18h às 21h, oscilando de 1,7 e 2,8 metros. Já a altura mínima deve ser registrada, da zero hora às 3h e das 12h às 15h, variando de 0,1 a 0,8 metro. As ondas previstas para o período devem ter agitação fraca podendo chegar a 1,5 metro.

Radiação
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs), entre esta sexta-feira e domingo, devem variar de 13 a 14. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses valores estão classificados na categoria ‘Extrema’. Isso exige maior atenção quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente das 10h às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores, sendo recomendado uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.
Com informações da Secom Ba.  12/02/2016

Número de acidentes graves em rodovias federais no carnaval cai 55,2%

Trânsito/Rodovias  

Números do resultados da Operação Carnaval nas rodovias federais realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e divulgados pelo Ministério da Justiça revelam que a redução do número de acidentes ficou em 39,6%,e de acidentes graves, em 55,2%.

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

imagem/Ag.Brasil
As rodovias federais brasileiras registraram redução em todos os índices relacionados a acidentes durante o feriado de carnaval de 2016, na comparação com o de 2015. De acordo com o balanço final, divulgado hoje (12) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), este ano, houve 1.704 acidentes nas estradas federais, com 1.643 feridos. Do total de ocorrências, 185 foram classificadas como graves, nos quais pelo menos uma vítima fica gravemente ferida ou morre. Em 2015, os 2.824 acidentes registrados deixaram 1.849 pessoas feridas. No ano passado, 413 acidentes foram considerados graves. Com isso, em números absolutos, a redução do número de acidentes ficou em 39,6%, e de acidentes graves, em 55,2%.
Os dados mostram que, no carnaval deste ano, houve uma média de 1,97 acidente grave por milhão de veículos em circulação – uma queda de 58%. O número de mortos caiu 9%, de 116 casos em 2015 para 106 este ano.
“Esse resultado foi espetacular. Temos observado uma queda brutal [desses índices] desde 2011, com uma linha vertiginosamente descendente, após um período em que ela estava ascendente, tanto nas estatísticas relativas à frota quanto em termos absolutos”, disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em entrevista coletiva.
Entre 2011 e 2016, a PRF registrou, no feriado de carnaval, queda de 60% no número de acidentes nas rodovias federais, de 40% no de feridos e de 51% no de mortos. “Isso se deve ao fato de estarmos ajudando as polícias a melhorar suas gestões e às campanhas que tem sido feitas nesses anos”, disse Cardozo. “ Não tenho dúvida de que as fiscalizações de alcoolemia [nível de álcool no sangue] também ajudaram a melhorar esses números. Em 2011 foram 2 milhões de casos de alcoolemia flagrados . Agora, foram mais de 5 milhões”, acrescentou.

Motoristas alcoolizados
Segundo a PRF, entre a sexta-feira (5) e a quarta-feira (10), foram feitos 61.202 testes de alcoolemia, o que corresponde a um teste a cada sete minutos Com isso, foram retirados das rodovias 1.347 condutores embriagados e feitas 162 prisões de motoristas que apresentaram índice de alcoolemia superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. A punição prevista para esses casos é multa de R$ 1.915,40 e a suspensão do direito de dirigir. O período de detenção para quem foi preso pode ser de seis meses a três anos.
Ao todo, a PRF executou mais de 432 mil procedimentos de fiscalização em 187.455 veículos e flagrou 7.582 condutores ultrapassando em local proibido – tipo de infração que, segundo o órgão, é responsável pela maioria dos acidentes fatais. Nos seis dias da Operação Carnaval, 92 mil condutores foram flagrados dirigindo com velocidade superior à permitida para a via.
Fonte - Agência Brasil  12/02/2016

VLT do Rio terá sistema de pagamento de bilhetes sem catracas e cobradores

Transportes sobre trilhos

A novidade é que não haverá catracas ou cobradores: o pagamento é obrigatório, mas o passageiro vai embarcar e confirmar o débito da passagem dentro do vagão, sem um funcionário para certificar a transação. É o passageiro quem terá que confirmar o pagamento em um dos validadores instalados no trem, semelhante ao sistema existente nos transportes europeus.

Valor Econômico - RF
foto - ilustração
A Prefeitura do Rio de Janeiro está finalizando uma campanha educativa para rádio e televisão, a ser veiculada a partir de abril, sobre o modelo inédito no país de pagamento pelo usuário do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A novidade é que não haverá catracas ou cobradores: o pagamento é obrigatório, mas o passageiro vai embarcar e confirmar o débito da passagem dentro do vagão, sem um funcionário para certificar a transação. É o passageiro quem terá que confirmar o pagamento em um dos validadores instalados no trem, semelhante ao sistema existente nos transportes europeus.
O sistema de cobrança voluntário, como está sendo chamado por diretores do VLT, será realizado em todas 32 estações e ao longo do trajeto de 24 quilômetros que passa pela região portuária, rodoviária, aeroporto Santos Dumont, barcas, trem e metrô, além de trechos do centro da cidade. Terá capacidade de transportar 300 mil passageiros por dia.
O valor da passagem ainda está sendo avaliado e um estudo sobre a política tarifária, envolvendo reajustes futuros e a integração com outros modais, será finalizado até março. O tíquete, porém, não deve ultrapassar R$ 3,80, que é atualmente o preço das tarifas dos ônibus urbanos do Rio.
Nos termos do contrato de concessão, a Prefeitura do Rio estima um calote de cerca de 10%. A margem foi inserida no acordo para evitar que a concessionária reclame depois de um eventual desequilíbrio financeiro.
Esse é um sistema inédito no país, mas já adotado em cidades como Istambul, Dubai e em cidades francesas, como Bordeaux e Estrasburgo. A previsão é que o sistema VLT esteja em operação ainda este ano, antes da Olimpíada. A primeira fase, ligando a rodoviária Novo Rio ao aeroporto Santos Dumont, deverá ser entregue já em abril e será o primeiro teste do novo sistema de cobrança voluntário.
Se o passageiro for identificado no veículo sem ter pago a passagem, poderá receber multa entre R$ 115 e R$ 3.693, valores semelhantes ao que a prefeitura já cobra de infratores pegos pela operação Lixo Zero, que pune cariocas que jogam lixo nas ruas da cidade.
O secretário Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), Jorge Arraes, afirmou que haverá agentes fiscalizando o pagamento das passagens. A vistoria ficará por conta da concessionária, mas será feita de forma aleatória e não em todos os passageiros. O VLT funcionará 24 horas, todos os dias.
"O VLT tem como pressuposto não ter cobrador ou catraca dentro do trem. Quando o usuário entrar no trem encontrará entre oito e dez validadores em cada vagão. Fora, será possível comprar os bilhetes em terminais para serem validados no vagão", explicou o secretário de Concessões e PPPs. O consórcio VLT Carioca, responsável pela construção e administração do sistema, é formado por CCR, Odebrecht Transport, Invepar, Riopar, pela francesa RATP e pela argentina Benito Roggio Transporte.
A obra do VLT deve custar R$ 1,157 bilhão. Desse total, R$ 532 milhões virão de recursos federais do PAC da Mobilidade, e R$ 625 milhões viabilizados por meio de PPP. De acordo com a concessionária Porto Maravilha, que administra o projeto, a obra está dentro do cronograma previsto.
A instalação do VLT é um dos principais projetos de mobilidade no programa de revitalização da zona portuária. Já estão na região o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR) e está em fase final de instalação o Aqua-Rio, o aquário com 5 milhões de metros cúbicos de água e 22 mil metros quadrados de área construída.
Estão previstos investimentos de quase R$ 8 bilhões na região em infraestrutura urbana e revitalização. O custo é bancado por meio dos Certificados de Potencial Adicional Construtivo (Cepacs), títulos usados para custear operações urbanas em áreas degradadas.
Em troca do direito de explorar o mercado imobiliário da região, a concessionária ficará responsável por serviços básicos, como coleta de lixo e manutenção da infraestrutura urbana, até 2030. Dos 32 trens do VLT, 27 estão sendo construídos no interior de São Paulo e 5 vieram da França.
Fonte - Revista Ferroviária  12/02/2016

Trens do Rio batem recorde de transporte de passageiros no carnaval

Transportes sobre trilhos

A SuperVia transportou 739.451 passageiros nos dias do carnaval,o que representa 7,5% mais pessoas do que no ano passado e foi considerado o maior fluxo de passageiros já transportados pela concessionária durante o Carnaval. 

SuperVia
foto - ilustração
Durante os quatro dias de Carnaval 2016 (6/02 a 9/02), a SuperVia transportou 739.451 passageiros, o que representa 7,5% mais pessoas do que no ano passado e foi considerado o maior fluxo de passageiros já transportados pela concessionária no período de Carnaval. O sábado (7/02), dia do desfile do tradicional bloco Cordão da Bola Preta, foi o sábado mais movimentado da história da SuperVia, quando 314.765 passageiros utilizaram os trens do Rio.
Além do planejamento especial para os blocos de rua do Centro da cidade, que teve início uma semana antes do Carnaval com partidas adicionais para o Bloco da Preta, a concessionária disponibilizou 70 viagens extras para os dias de folia, inclusive durante a madrugada, todas em trens com ar condicionado. Também foram disponibilizados, gratuitamente, 11 mil bilhetes para o deslocamento de ida e volta para componentes de seis agremiações de samba, sendo três escolas do Grupo Especial e três da Série A.
O SuperVia Fone (disponível 24h por dia) atendeu 2.626 ligações de passageiros, que solicitaram informações, em sua maioria, sobre horários de trens e viagens extras. O setor de ‘Achados e Perdidos’ recebeu, até o momento, 24 documentos (como CPFs e RGs) e cinco objetos (como chaves, mochilas e bolsas femininas) que foram perdidos pelos foliões neste Carnaval.
Fonte - ANPTrilhos  12/02/2016

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Metrô de Salvador - Operação especial para jogo nesta 5ª (11)

Transportes sobre trilhos

O Metrô de salvador funcionara nessa quinta (11) em horário especial até as 23:15 para atender os torcedores que se deslocarão para a Arena fonte nova e na volta para casa.

Da Redação
CCR Metrô Bahia
Hoje quinta feira (11),todas as estações do metrô (de Lapa a Pirajá) estarão disponíveis para embarques e desembarques funcionando até 23h15 para facilitar o deslocamento dos torcedores que irão ao jogo de futebol na Arena Fonte Nova.
A CCR Metrô Bahia orienta os usuários a adquirir,antecipadamente,o cartão de viagem do metrô na bilheteria das estações,evitando filas na ida para o estádio ou na volta para casa.Vale lembrar que a tarifa do metrô custa R$ 3,30.
Com informações da CCR Metrô Bahia 11/02/2016

Estiagem no Amazonas deixa municípios em situação de alerta e de emergência

Meio ambiente

Por causa da seca, nível de alguns dos principais rios amazonenses baixou a níveis críticos.Segundo informações divulgadas hoje (12) pela Defesa Civil do Amazonas, pelo menos cinco comunidades da cidade já estão praticamente isoladas e enfrentam desabastecimento de água potável.

Bianca Paiva
Correspondente da Agência Brasil

Divulgação/Defesa Civil do Amazonas
O município amazonense de Presidente Figueiredo está em situação de emergência por causa da estiagem. As chuvas estão abaixo do normal para o período na região do Alto Rio Negro. Segundo informações divulgadas hoje (12) pela Defesa Civil do Amazonas, pelo menos cinco comunidades da cidade já estão praticamente isoladas e enfrentam desabastecimento de água potável.
De acordo com o secretário de governo da prefeitura de Presidente Figueiredo, Altamir Barroso, a população rural foi a mais afetada pela queda no nível do rio. “Houve uma queda brusca na produção rural, de 50% a 60%. A gente teve que pedir ajuda ao governo do estado porque não temos condições de resolver o problema da noite para o dia. Os poços artesianos também secaram”, contou.
Barroso informou que carros-pipa estão levando água potável para as comunidades rurais e que a prefeitura de Presidente Figueiredo está providenciando a abertura de novos poços artesianos. A Defesa Civil disse que o governo do estado vai liberar R$ 100 mil para custeio de transporte de água potável e auxílio para a população afetada pela estiagem.
Mais três municípios amazonenses estão em situação de alerta por causa da falta de chuva e do baixo nível do Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro.
O secretário executivo de Defesa Civil estadual, coronel Fernando Júnior, disse que técnicos foram enviados a essas cidades para avaliar as condições das comunidades, onde já há desabastecimento de alguns alimentos.

El Niño
A previsão é que as chuvas continuem abaixo do normal no Amazonas até o mês de abril por causa do fenômeno El Niño. “Isso nunca aconteceu no nosso estado. Então, para nós, isso também é novidade. Vamos usar o histórico da Defesa Civil do estado, que atendeu a todos os desastres esses anos todos, para atuar também nessa situação atípica."
De acordo com o coronel, além da estiagem no norte do estado, o Amazonas deve enfrentar este ano enchentes na parte sul. "A calha que mais nos preocupa em relação à estiagem é a do Rio Negro e em relação às enchentes, são as calhas dos rios Purus e Madeira”, explicou.
O secretário da Defesa Civil também informou que os focos de incêndio, principalmente em Barcelos e em Presidente Figueiredo, já estão controlados. Os dois municípios decretaram recentemente situação de emergência por causa das queimadas. Em janeiro, Barcelos, por exemplo, registrou 375 focos. No mesmo de 2015, foram seis ocorrências.
Na próxima semana, técnicos da Defesa Civil estadual e dos 62 municípios do Amazonas devem se reunir para discutir a situação dos rios e do clima e a criação de um plano de contingência para enfrentar a situação anormal de estiagem no norte e nordeste amazonenses.
Fonte - Agência Brasil  11/02/2016

Trem turístico entre Araçatuba e Birigui vai custar R$ 5,9 milhões

Turismo Ferroviário 

Conforme o estudo, que contou com trabalhos da Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais), o trajeto mais viável utilizaria trecho da atual malha ferroviária, ligando as estações do bairro rural Ferdinando Laboreaux e de Birigui. 

Folha da Região – Araçatuba/SP
foto - folha da região
A Prefeitura de Araçatuba precisará de R$ 5,934 milhões para colocar em funcionamento o trem turístico. O valor consta no estudo de viabilidade do projeto, que prevê viagens de passageiros entre o município e Birigui. A iniciativa foi protocolada no Mistério do Turismo, órgão que atualmente analisa a demanda. Para a administração municipal, será preciso “força política” a fim de obter os recursos necessários.
Conforme o estudo, que contou com trabalhos da Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais), o trajeto mais viável utilizaria trecho da atual malha ferroviária, ligando as estações do bairro rural Ferdinando Laboreaux e de Birigui. A extensão projetada tem 20,5 quilômetros. Com isso, foi descartada a opção de criar itinerário entre a zona urbana da cidade-sede e o bairro rural Engenheiro Taveira.
O custo do projeto prevê a revitalização da maria-fumaça em exposição no zoológico municipal e de três carros de passageiros – um deles funcionaria como restaurante. A locomotiva e os vagões estão deteriorados, mas, se reformados, ficariam em condições de atender turistas. A verba também prevê melhorias e revisão nos trilhos da linha, incluindo desvios para a coexistência dos passeios de passageiros com o transporte de carga.

Pedido
Em nota, o departamento de infraestrutura do Ministério do Turismo informou que recebeu a solicitação de recursos da Prefeitura de Araçatuba. Atualmente, o órgão aguarda que a administração municipal cadastre o ofício no sistema de convênios. “Essas propostas são cadastradas e, após disponibilização de orçamento, analisadas e aprovadas, ou não”, comunicou.
Fonte - ANPTrilhos  11/02/2016

São Paulo registra queda de 21,4% no número de mortes no trânsito, aponta CET

Transito

De acordo com a companhia, entre janeiro e novembro do ano passado ocorreram 904 óbitos em acidentes de trânsito na capital, enquanto no mesmo período de 2014 foram registrados 1.150 mortes. Considerando-se apenas o mês de novembro, as mortes no trânsito diminuíram 23,5%, com 75 casos no ano passado, contra 98 em 2014.

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasileira

imagem/Ag.Brasil
O número de mortes no trânsito na cidade de São Paulo caiu 21,4% entre janeiro e novembro de 2015, na comparação com o mesmo período de 2014. O dado foi divulgado hoje (11) pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
De acordo com a companhia, entre janeiro e novembro do ano passado ocorreram 904 óbitos em acidentes de trânsito na capital, enquanto no mesmo período de 2014 foram registrados 1.150 mortes. Considerando-se apenas o mês de novembro, as mortes no trânsito diminuíram 23,5%, com 75 casos no ano passado, contra 98 em 2014.
Para a CET, a queda no número de mortes no trânsito é resultado da adoção de medidas do Programa de Proteção à Vida, implantado em 2013. Entre as ações previstas estão a redução da velocidade máxima para 50 quilômetros por hora em várias avenidas e ruas da cidade, a travessia de pedestres em faixas diagonais nos principais cruzamentos da cidade e os bolsões de parada em semáforos para motociclistas e bicicletas.
A intenção da prefeitura paulistana é que a cidade se aproxime da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU)) para a Década de Segurança Viária de seis mortes para cada grupo de 100 mil habitantes até 2020. Em novembro do ano passado, a cidade atingiu a marca de 8,36 mortes por 100 mil habitantes, enquanto em todo o país a marca é de 23,4 mortes por grupo de 100 mil pessoas.
Em relação aos ciclistas, houve queda de 27,4% no número de mortes na mesma comparação, com o registro de 31óbitos nos onze primeiros meses do ano passado, contra 43, no mesmo período em 2014. Para a Secretaria Municipal de Transportes, a redução nas mortes de ciclistas se deveu à expansão da malha cicloviária municipal.
Também houve queda com relação aos motociclistas. Foram 332 óbitos entre janeiro e novembro de 2015 e 410 no ano anterior, o que representou queda de 19%.
O estudo feito pela CET também indicou redução no número de mortes de pedestres: de 506 óbitos entre janeiro e novembro de 2014 para 385 no mesmo período do ano passado.
Fonte - Agência Brasil  11/02/2016

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Metrô de Salvador - Estação Pirajá ganha horário ampliado após o carnaval

Transportes sobre trilhos

A estação funcionará de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 22h e, aos sábados, das 5h30 às 14h30. Aos domingos e feriados,o metrô fica fechado para obras de ampliação do sistema.A data marca o início da operação comercial da Estação Pirajá, com cobrança de tarifa,oferecendo ao usuário uma viagem direta de 18 minutos até a Estação Lapa,sem baldeação. 

Da Redação
foto - ilustração
A CCR Metrô Bahia e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informam que, a partir de 11 de fevereiro, a Estação Pirajá funcionará em horário estendido para oferecer mais comodidade e rapidez à população. A estação funcionará de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 22h e, aos sábados, das 5h30 às 14h30. Aos domingos e feriados, o metrô fica fechado para obras de ampliação do sistema.
A data marca o início da operação comercial da Estação Pirajá, com cobrança de tarifa, oferecendo ao usuário uma viagem de 18 minutos até a Estação Lapa, sem precisar desembarcar em Bom Juá para transferência de trens. As linhas de ônibus que tem parada no Terminal de Integração de Passageiros Pirajá ainda não fazem integração com o metrô. Para embarcar no metrô, o passageiro terá de comprar o cartão nas bilheterias do Metrô. A tarifa custa R$ 3,30.
A Linha 1 do metrô é composta por oito estações (Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá e Pirajá), com 12 km de extensão. A linha 2 está em ritmo avançado de obras, com previsão de conclusão em 2017.
Para mais informações, o usuário pode ligar para a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020 ou acessar www.ccrmetrobahia.com.br.

Serviço 
Estação Pirajá - Tarifa R$ 3,30
Segunda à sexta-feira: das 5h30 às 22h.
Sábados: das 5h30 às 14h30.
Domingos e feriados: fechado para obras de ampliação do sistema.
Com informações da CCR Metrô Bahia  10/02/2016 

Garoto de 15 anos desenvolve teste que detecta Alzheimer,10 anos antes de aparecerem os sintomas

Ciência

Krtin Nithiyanandam, criou um anticorpo que, quando injetado no sangue, atua como um Trojan, que penetra no cérebro e se conecta às proteínas neurotóxicos que estão presentes no primeiro estágio da doença. 

Revista Amazônia

Confusão mental, perda de memória, agressividade e depressão. Estes são alguns dos sintomas da doença de Alzheimer que afeta cerca de 1% da população mundial entre 65 e 70 anos de idade. Atualmente, a doença só pode ser diagnosticada após uma série de testes cognitivos que normalmente só são feitos depois de vários sintomas já começarem a aparecer. Mas isso está prestes a mudar graças aos estudos do britânico Krtin Nithiyanandam de 15 anos de idade. Ele conseguiu desenvolver um teste que pode detectar Alzheimer até 10 anos antes dos primeiros sintomas aparecerem.
Krtin Nithiyanandam, criou um anticorpo que, quando injetado no sangue, atua como um Trojan, que penetra no cérebro e se conecta às proteínas neurotóxicos que estão presentes no primeiro estágio da doença. A grande vantagem é que estes anticorpos podem serem ligados a partículas fluorescentes, e depois disso, permitir a detecção destas proteínas ligadas à doença de Alzheimer durante a MRI. O estudo também mostra que estes anticorpos têm a capacidade para combater a doença em si.
“Alguns dos meus novos estudos preliminares sugeriram que a minha sonda poderia ter potencial terapêutico, bem como de diagnóstico”, disse Nithiyanandam ao Telegraph.
O teste está concorrendo ao Prêmio Google Science Fair, uma competição global para adolescentes de até 18 anos de idade com projetos científicos inovadores. O estudante é finalista e se ele vencer, vai receber uma bolsa de estudos e orientação para continuar o projeto.
“Ganhar a Feira de Ciências do Google seria mudar verdadeiramente a minha vida, eu não consigo nem ter palavras para explicar.” Acrescentou Nithiyanandam. “Seria mais do que um sonho, e este prêmio iria me incentivar a seguir os meus interesses pelas ciências, e espero que um dia, para mudar o mundo.”
Fonte - Revista Amazônia  10/02/2016

Movimento intenso no retorno a Salvador pelo Ferry Boat e Lanhas

Travessia marítima

De acordo com a Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema Ferry Boat, os usuários enfrentam fila em Bom Despacho, na ilha.O ferryboat vai operar por 24 horas para atender o fluxo do feriadão.

A Tarde
foto - ilustração
A volta para casa depois do feriado de Carnaval deixa os terminais marítimos de Salvador intenso na manhã desta quarta-feira, 10. De acordo com a Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema ferryboat, os usuários enfrentam fila em Bom Despacho, na ilha.
Sete embarcações (Agenor Gordilho, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Anna Nery e Maria Bethânia) operam na manhã desta quarta e as saídas ocorrem a cada 30 minutos.
De acordo com a administração, o ferry opera por 24 horas para atender ao grande fluxo esperado para o retorno do feriadão,
Já aqueles que preferiram voltar para a capital por meio da lancha também enfrentam um movimento intenso na travessia Salvador-Mar Grande. Conforme a Astramab, empresa que administra o serviço, 10 embarcações estão trabalhando e a espera também é de 30 minutos.
Com informações de A Tarde 10/02/2016

Satélite comprova evaporação total do lago Poopó,segundo maior da Bolívia

Meio ambiente 

Imagens de satélite confirmaram que as águas do Lago Poopó, o segundo maior da Bolívia, atrás apenas do Titicaca, foram totalmente evaporadas, segundo anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) nesta terça-feira (9).

Sputnik
imagem/Sputnik
​"A natureza rasa do lago, com uma profundidade média de apenas 3 metros, juntamente com os seus arredores de montanhas áridas, significa que ele é muito sensível a flutuações no clima", explicou a ESA.
"Embora não seja a primeira vez que o Lago Poopó evapora (a última vez foi em 1994), teme-se que demore muitos anos para encher de novo, se é que isto chegue a acontecer", relatou a agência.
A evaporação completa do lago de 3 mil metros quadrados foi comprovada por fotos do satélite Proba-V tiradas em 27 de abril de 2014, 20 de julho de 2015 e 22 de janeiro de 2016.
As alterações climáticas, a seca persistente ligada ao El Niño no Oceano Pacífico e o uso da água do Poopó para mineração e agricultura são considerados os principais fatores responsáveis pelo fenômeno.
​Em 2002, o lago boliviano foi adicionado à lista de zonas úmidas de importância internacional da Convenção de Ramsar, um acordo ambiental intergovernamental que tem por objetivo "a conservação e o uso racional de todas as zonas úmidas através de ações locais e nacionais e de cooperação internacional, como uma contribuição para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo".
Fonte - Sputnik Brasil  10/02/2-16

Número de linhas de telefone popular aumenta no país

Telefonia

O telefone popular é o Acesso Individual Classe Especial (Aice), por meio do qual as famílias incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal podem ter acesso ao serviço de telefonia fixa em condições especiais.A assinatura mensal tem tarifa reduzida de R$ 15,00,com franquia mensal de 90 minutos para chamadas locais para outros telefones fixos durante o mês.

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
Apesar da queda do número de linhas de telefones fixos registrada em 2015, os usuários de telefone popular continuam crescendo no país. No ano passado, o número de assinaturas dessa modalidade passou de 162,5 mil em janeiro para 177,2 mil em dezembro, um aumento de 9%. Por outro lado, em 2015 foi registrada pela primeira vez uma queda no número de telefones fixos no país, de de 3,3%. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O telefone popular é o Acesso Individual Classe Especial (Aice), por meio do qual as famílias incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal podem ter acesso ao serviço de telefonia fixa em condições especiais. A assinatura mensal tem tarifa reduzida, na faixa de R$ 15,00, com direito a uma franquia mensal de 90 minutos para fazer chamadas locais para outros telefones fixos durante o mês. Para ligações de longa distância ou para celulares, o usuário deve comprar créditos pré-pagos da concessionária, no valor das tarifas dos demais telefones.
Para o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, apesar de ter apresentado um crescimento ao longo do ano, o número de usuários do telefone popular ainda é muito baixo, e não deve crescer. “O que estamos vendo é um desinteresse do usuário, principalmente o de baixa renda, pelo telefone fixo. Para ele, o celular pré-pago é uma opção melhor”, diz. Atualmente, o número de telefones populares corresponde a 0,4% do total de linhas fixas ativas no país.
Tude lembra que o telefone fixo é mais barato apenas para fazer ligações para outras linhas fixas, mas para ligar para um telefone celular é mais vantajoso usar outra linha móvel. E, como atualmente o número de linhas móveis no país é bem maior do que o de fixas, a população acaba optando por linhas de celular pré-pagas.
A Anatel avalia que o telefone popular é uma alternativa mais econômica para uma grande parte da população. Desde 2014, a Anatel vem atuando junto às concessionárias de telefonia fixa com ações para a divulgação do telefone popular, por meio de campanhas de TV e rádios em todos os municípios do país.
Para pedir uma linha popular, o responsável familiar deve entrar em contato com a Concessionária de sua região tendo em mãos o seu NIS - Número de Identificação Social e CPF. Os dados da família deverão estar atualizados no Cadastro Único há pelo menos dois anos, principalmente com as informações de renda familiar e endereço atualizados.
O serviço é oferecido apenas pelas concessionárias de telefonia fixa Brasil Telecom, CTBC Telecom, Oi, Telefônica e Sercomtel. As empresas autorizadas de telefonia fixa (GVT, Embratel, etc) não têm a obrigação de oferecer o telefone popular.
O maior número de linhas de telefone popular está no estado de São Paulo, com 50,1 mil linhas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 22 mil linhas, Bahia, com 21,4 mil e Minas Gerais, com 19,7 mil linhas ativas. A concessionária Oi é a que tem o maior número de clientes do telefone popular, com 126,7 mil linhas ativas, seguida pela Telefônica, com 50,1 mil linhas.
Fonte - Agência Brasil  09/02/2016

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Embraer divulga a fabricação do novo jato da empresa,o 190 E2

Aviação comercial

O vídeo da Embraer divulga a fabricação do novo o jato da empresa,o 190 E2, que deverá estar no mercado em 2018.O avião terá o lançamento oficial no próximo dia 25,na sede da empresa em São José dos Campos (SP).A série E2 possui três versões com capacidade que varia de 80 a 140 passageiros.




imagem - You Tube

Volta para casa depois do Carnaval - Calma e cuidado são fundamentais!

Trânsito

Escolher o dia e a hora de menor movimento,faz parte da programação de viagem.Escolher o dia e a hora de menor movimento, faz parte da programação de viagem.Para quem não precisa voltar a trabalhar,o ideal seria esperar passar o alto fluxo nas estradas.

Mariana Czerwonka-Portal do Trânsito

O Carnaval está chegando ao fim e é hora de voltar para casa. Para aqueles que vão pegar a estrada há uma preocupação a mais, o transito caótico e como fazer uma viagem menos estressante.
Escolher o dia e a hora de menor movimento, faz parte da programação de viagem. Para quem não precisa voltar a trabalhar, o ideal seria esperar passar esse alto fluxo nas estradas e voltar depois das 12h da quarta-feira de cinzas.
Para viajar, alguns cuidados básicos são indispensáveis à segurança e evitam também que você perca tempo e dinheiro com contratempos no meio do caminho.

Prudência
A maioria dos acidentes é causada pela imprudência dos motoristas. Respeite a sinalização e as leis de trânsito, respeitando os limites de velocidade da via e mantendo distância segura em relação ao veículo da frente.

Documentação
Confira se você está com toda documentação em dia e se não se esqueceu de pegar o RG, a carteira de motorista e o documento do veículo. Qualquer problema no trajeto pode ser imprescindível apresentá-los.

Água
Verificar o nível de água no reservatório do radiador (sistema de arrefecimento do motor) e completar se estiver abaixo do recomendado. O reservatório tem uma marcação do nível ideal, basta completar com água e/ou fluido. Complete também o reservatório de água do lavador do para-brisas. Você pode precisar na estrada.

Chuva
Com a pista molhada, a atenção deve ser redobrada. Evite freadas bruscas e procure dirigir a uma velocidade menor. Cuidado com as poças na estrada e, em casos de chuvas torrenciais, o ideal é encostar no primeiro posto de gasolina e esperar diminuir.

Freios
Verifique o nível do fluido de freio no compartimento do motor e, em caso de falta, complete com produto que siga as especificações do manual do proprietário. O baixo nível do fluído faz o pedal do freio afundar mais, ao mesmo tempo em que o veículo perde poder de frenagem, oferecendo grande risco em velocidades mais altas.

Limpadores dos vidros
Jogue água no vidro e ligue o limpador. Se a limpeza não for uniforme, é sinal que as palhetas estão ressecadas ou desgastadas e podem comprometer a visibilidade. A troca é necessária.

Luzes
Cheque as lâmpadas dos faróis alto, baixo e de neblina, além das luzes dos freios e das setas de direção (pisca-pisca). Se possível, faça a regulagem do facho dos faróis, que iluminam menos e ofuscam a visão dos motoristas contrários quando estão mal regulados.

Neblina
Em caso de cerração, diminua a velocidade e acenda os faróis baixos e os de neblina (nunca utilize o farol alto, que diminui ainda mais a visibilidade). Procure uma referência no asfalto, como as faixas pintadas no chão, para se manter na trajetória ideal. Se for preciso parar, procure um local seguro como um posto de combustível ou um posto de assistência da concessionária ou PRF. Não pare no acostamento.

Óleo do motor
Verifique o nível do óleo e complete com o um produto de mesma especificação se necessário. Nunca utilize o carro com o óleo vencido, o que causa sérios danos aos componentes motor.

Pneus
Verifique o estado de todos os pneus, inclusive o reserva. Faça a calibragem de acordo com a pressão recomendada no manual do proprietário. É recomendável também fazer o alinhamento e balanceamento, e checar o triângulo, o macaco e as chaves de roda — você pode precisar deles no trajeto.

Refeições
Procure fazer refeições leves antes de pegar a estrada. Comer demais ou ingerir comidas pesadas pode causar sonolência ou mal-estar durante a viagem. E, claro, nunca ingira bebidas alcoólicas.

Sono
Nunca pegue a estrada com sono. Caso a sonolência chegue durante a viagem, pare em um posto de combustível e tire uma soneca — não é o ideal, mas ajuda. Uma “piscada” mais demorada ao volante pode causar um grave acidente.

Seguro
Tenha sempre à mão o número do telefone de emergência da sua seguradora e confirme se o prazo de validade do seguro não venceu. A maioria dos planos oferece assistência e reboque 24 horas em todo território nacional.
Fonte - Portal do Transito  09/02/2016

Choque de trens na Alemanha mata ao menos nove pessoas

Internacional

O acidente ocorreu por volta das 6h local (7h em Lisboa), na localidade Bad Aibling, no estado da Baviera, a cerca de 60 quilômetros (Km) a sudeste de Munique.O choque frontal dos dois trens fez com que descarrilassem, não sendo ainda conhecidas as causas do acidente.

Da Agência Lusa
imagem/Ag.Brasil
Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas no choque frontal entre dois trens que ocorreu nesta terça-feira (9) de manhã na Alemanha. De acordo com as últimas informações da polícia local, existem 55 feridos em estado grave.
O acidente ocorreu por volta das 6h local (7h em Lisboa), na localidade Bad Aibling, no estado da Baviera, a cerca de 60 quilômetros (Km) a sudeste de Munique.
No local, de difícil acesso para as equipas de salvamento, continuavam pelas 10h30 (hora de Lisboa) inúmeras equipas de resgate com ambulâncias e helicópteros para socorrer os feridos e transportar os casos mais graves para os hospitais, segundo a agência de notícias espanhola EFE.
O choque frontal dos dois trens fez com que descarrilassem, não sendo ainda conhecidas as causas do acidente.
A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou-se hoje consternada com a colisão frontal de dois comboios no sul da Alemanha, que fez pelo menos nove mortos e quase uma centena de feridos. “Estou consternada e entristecida com o grave acidente desta manhã em Bad Aibling. Os meus pensamentos estão especialmente com as famílias das nove pessoas que perderam a vida, mas também com os muitos feridos”, afirmou num comunicado.
Fonte - Agência Brasil  09/02/2016

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Metrô de Montreal inicia os testes do Trem Azur com passageiros

Transportes sobre trilhos

O consórcio liderado pela Bonbardier associada a Alston ira produzir nove conjuntos de trens com pneus,com 52 carros no total.Dois trens já estão em faze de testes.As ultimas unidades referente ao contrato deverão ser entregues pelo consórcio até 2018

Da Redação
foto - Railway Gazette
A STM operadora do Metrô de Montreal no Canada,iniciou em 7 de fevereiro os testes  com transporte de passageiros,do primeiro conjunto de trem Azur.O trem vai passar por testes na Linha Laranja durante pelo menos 61 dias,enquanto um segundo trem pré-série irá continuar os testes sem passageiros em outras três linhas.
A STM assinou em outubro de 2010,um contrato de 2 bilhões C $ 1,com o consórcio liderado pela pela Bombardier associada a Alstom,para o fornecimento de 52 carros de nove conjuntos de trens com pneus.O contrato requer um mínimo de 60% de participação de tecnologia e equipamentos canadenses,com a exceção dos primeiros dois trens.

foto - Railway Gazette
As ultimas unidades referente ao contrato deverão ser entregues pelo consórcio até 2018.
A Bombardier empresa líder do consórcio,é a responsável pela concepção e engenharia,que está sendo realizada em suas instalações em St Bruno,a montagem final será em La Pocatière.
A Alstom está fornecendo os truques de sua fábrica de Sorel-Tracy,o controle automático de trens,comunicações,sistemas de informação dos passageiros e CCTV.
Com informações da Railway Gazette  08/02/2016

Afoxé Filhos de Ghandy,no Campo Grande abre os caminhos para a paz

Carnaval/Salvador

O Campo Grande se cobre no domingo (7)  com o manto Azul e Branco de um dos mais belos e tradicionais blocos,representantes de movimentos culturais da Bahia,o Afoxé Filhos de Gandhy,que desfila imponente e brilhando todos os anos no carnaval de Salvador.

Da redação
foto - Elói Corrêa/Gov.Ba
Uma multidão cultuando a paz ao som do agogô e de outros instrumentos tradicionais do Afoxé Filhos de Gandhy. Este ritual se repetiu mais uma vez, neste domingo de Carnaval (7), no circuito do Campo Grande, onde uma geração passa a outra o significado de cada um dos detalhes das roupas, adereços, dança, música e também da diversão.
Francisco Santos, 35 anos, levou Ian, 8, para o bloco. “É uma promessa que eu fiz para a minha mãe. Meu filho vem desde que nasceu e vai vir sempre”. Os mais velhos comprovam. A tradição é para sempre. Antônio Lima, 64, sai há 25 anos no bloco. “É um dos melhores afoxés de Salvador. Enquanto eu estiver vivo, vou sair no Gandhy”.
A singularidade das roupas e da música cativa também quem é de fora. De Ribeirão Preto, Camila Gaspar, 32, veio com mais oito pessoas e acompanhou o bloco. “É a primeira vez que venho, estamos todos adorando”.

foto - Elói Corrêa/Gov.Ba
O Afoxé Filhos de Gandhy recebe o apoio do Carnaval Ouro Negro, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), em 2008, e coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). O objetivo do projeto é estimular a valorização e a preservação dos blocos afros no Carnaval, com o desfile de alas e roupas tradicionais, além da renovação dos integrantes, com maior presença da juventude.
O secretário do bloco, João Paulo Gomes, diz que ver o Gandhy na rua é um sentimento de dever cumprido. “Nós desfilamos para manter a tradição do afoxé em Salvador e para trazer a paz. Temos o apoio do Projeto Ouro Negro, que ajuda na manutenção da nossa tradição”. O Ouro Negro ainda é responsável pela contratação de blocos destes mesmos segmentos que fazem parte da Micareta de Feira, tradição no município de Feira de Santana.
Com informações da Secom Ba. 07/02/2016

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Rússia planeja construir novo avião militar para transportar tanques

Tecnologia/Defesa

Este avião de transporte pesado, apelidado de PAK TA (Aeronave de Transporte Perspetivo), será capaz de voar a velocidades supersônicas de até 2.000 km/h, transportar até 200 toneladas e têm um alcance de 7.000 km.

Sputnik
imagem/Sputnik
Os projetistas de aeronaves russos estão desenvolvendo um avião supersónico de carga, capaz de transportar tanques para o campo de batalha. O conceito geral deste gigante voador deverá estar pronto antes dos finais deste ano.
Este avião de transporte pesado, apelidado de PAK TA (Aeronave de Transporte Perspetivo), será capaz de voar a velocidades supersônicas de até 2.000 km/h, transportar até 200 toneladas e têm um alcance de 7.000 km.
Até 2024 serão construídos oitenta aviões deste tipo, o que tornará possível transportar 400 tanques pesados ou 900 veículos blindados ligeiros para o campo de batalha muito mais rápido do que nunca.
O projeto está sendo desenvolvido pelo centro aeronáutico Ilyushin.
O projeto do PAK TA, que já está em curso há vários anos, deve substituir a atual frota de cargueiros aéreos pesados russos — Antonov An-22 Antei, com uma capacidade de carga de 60 toneladas, e Antonov An-124 Ruslan, que pode levantar 120 toneladas de carga.
A única aeronave que pode transportar uma quantidade comparável de peso é o Antonov An-225, que foi construído para o programa Buran, o ônibus espacial soviético.
Fonte - Sputnik Brasil  07/02/2016


Nova York faz o que Brasil já havia implantado em 2008

Internacional

Orelhões estão sendo substituídos por internet banda larga.A única diferença é que em Nova York o usuário tem acesso conectando o celular em uma porta USB no aparelho de telefone fixo. 

Jornal do Brasil
foto - ilustração
A moderna cidade de Nova York, maior consumidora de dados-internet dos Estados Unidos, decidiu fazer o que o ministro das Comunicações do governo Lula, Hélio Costa, fez no Brasil, em 2008: substituir novos orelhões de telefonia fixa por internet banda larga. A única diferença é que em Nova York o usuário tem acesso conectando o celular em uma porta USB no aparelho de telefone fixo.
No Brasil, o ministro Hélio Costa fez um acordo com as operadoras de telefonia fixa, que tinham uma obrigação contratual de instalar novos orelhões nas grandes cidades, que imediatamente eram destruídos por vândalos, para substituí-los por Internet banda larga nas escolas públicas. Assim, cerca de 63 mil escolas, em todo o território nacional, receberam a banda larga, sem fio, com acesso livre a todos.
Em Nova York, a troca dos antigos orelhões por quiosques de internet de alta velocidade, oferecida sem cobrança por um consórcio de empresas, começou há algumas semanas. O contrato com a prefeitura, com vigência de 12 anos, prevê arrecadação de US$ 500 milhões em receita para a cidade na instalação de ao menos 7.500 quiosques, batizados de LinkNYC.
Os quiosques oferecem wi-fi, ligações nacionais, entradas para carregar aparelhos de celular e dispositivo de bluetooth, entre outros serviços.
Fonte - Jornal do Brasil  07/02/2016