PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 16 de janeiro de 2016

Plantas da Caatinga podem ajudar a combater Aedes aegypti

Ciência/Pesquisas

Árvore de umburana, planta da Caatinga que pode ser usada no combate ao mosquito Aedes aegypt. Os testes mostraram que os compostos dessas plantas são capazes de exterminar até 50% das larvas dos mosquitos, valor de referência para que sejam classificados como eficazes.

Maiana Diniz 
Repórter da Agência Brasil
Divulgação/Embrapa
Duas plantas comuns na Caatinga – a cutia e a umburana – estão sendo estudadas por um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido por terem compostos que funcionam como biopesticidas no combate aoAedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da chikungunya. Os testes mostraram que os compostos dessas plantas são capazes de exterminar até 50% das larvas dos mosquitos, valor de referência para que sejam classificados como eficazes.
O coordenador da pesquisa, Alexandre Gomes, contou que desde 2011 um grupo de pesquisadores do Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga vem estudando plantas desse bioma em busca de substâncias com propriedades larvicidas contra o mosquito. “Já sabíamos que os compostos aromáticos, ou terpenoides, reconhecidos a partir do cheiro forte de certas plantas, são inseticidas. Se eu pegar a folha da pitanga e amassar, por exemplo, vou sentir o cheiro da pitanga. O mesmo ocorre com o cravo da índia. Essas plantas têm uma quantidade boa desses compostos chamados terpenóides”, explicou. Os óleos essenciais da cutia e da umburana também são obtidos por meio do sumo da folha.
Os pesquisadores testaram os óleos essenciais de diversas plantas, seguindo o modelo definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A gente pega um recipiente, no caso, um copo descartável, faz uma solução do óleo essencial com água e, em cada copinho, coloca 50 ml de líquido e 10 larvas do mosquito. Após 24h, averiguamos quantas larvas morreram e se o resultado foi satisfatório.”

Alexandre Gomes explicou que a grande vantagem de usar pesticidas vegetais, orgânicos, é que essas substâncias são mais seletivas e agem em pragas específicas. Os resultados dos testes mostraram que os óleos matam mais de 50% das larvas, número de referência na biologia para saber se um composto funciona. “Um produto é considerado eficaz quando mata 50%”, ressaltou.

Testes
Agora, para que esses óleos essenciais possam se tornar produtos comerciais, os pesquisadores estão investigando se só fazem mal aos mosquitos. “Apesar de ser um produto natural, precisamos saber até que dose podemos utilizar, até que ponto não fazem mal. Estamos em fase de teste de toxicidade para saber se não causam danos a células humanas e a outros organismos”, explicou. Segundo ele, os testes de toxicidade vão permitir que saibam a dose exata. “Ainda no primeiro semestre teremos os resultados”, acrescentou.
A expectativa do pesquisador é que no segundo semestre a equipe comece a buscar parcerias com a iniciativa privada para que esses óleos possam chegar ao mercado. “Infelizmente, no Brasil, o pesquisador não é preparado para ser empreendedor. Esta é a grande limitação dos pesquisadores: conseguir transformar a pesquisa em produtos. A gente só vai conseguir fazer isso com a iniciativa privada.”
As plantas usadas foram coletadas no Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, e também podem ser encontradas em Sergipe e no Espírito Santo.
Fonte - Agência Brasil 16/01/2016

Prorrogada mais uma vez conclusão da inventariança da extinta RFFSA

Ferrovias

Trabalhos devem ser encerrados até o final de 2016.A nova data para conclusão dos trabalhos é 31 de dezembro de 2016, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). Esta é a 9ª vez que o prazo é prorrogado, desde 2008. 

Natália Pianegonda Agência CNT
Foto -Divulgação/AGU
O Ministério dos Transportes decidiu prorrogar, mais uma vez, o prazo para conclusão dos trabalhos de inventariança da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.). A nova data para conclusão dos trabalhos é 31 de dezembro de 2016, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). Esta é a 9ª vez que o prazo é prorrogado, desde 2008.
A inventariança foi regulamentada por um decreto publicado em 2007, dez anos depois da privatização da malha ferroviária brasileira. Conforme o relatório de atividades mais recente, do terceiro trimestre de 2015, 94,2% do trabalho está concluído.
A RFFSA foi criada em 1957 e operou por 40 anos. Em 1992 foi incluída no Programa Nacional de Desestatização, o que ocorreu entre 1996 e 1998. A liquidação da empresa iniciou em 1999. Os ativos operacionais, que incluem infraestrutura, locomotivas e vagões, por exemplo, foram arrendados às concessionárias operadoras das ferrovias. Os não operacionais e o pagamento de passivos ficaram sob responsabilidade do governo federal.
O processo de inventário dos bens, direitos e obrigações da extinta empresa é realizado sob coordenação do Ministério dos Transportes, mas envolve outros órgãos do governo federal.
O encerramento definitivo das atividades da RFFSA foi incluído como uma das medidas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em 2007, com previsão orçamentária de R$ 452 milhões, dos quais R$ 300 milhões foram para a criação do Fundo Contingente, criado para garantir a quitação de eventuais passivos da extinta Rede. Até então, a RFFSA gerava uma despesa de custeio de R$ 187 milhões por ano à União.
Fonte - Agência CNT de Notícias 15/01/2016

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Edital do VLT de Salvador será lançado nos próximos meses

Transportes sobre Trilhos

Com edital a ser lançado nos próximos meses, o projeto do veículo leve sobre trilhos (VLT) foi apresentado pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (15), a um grupo de 40 empresários, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na capital.Na primeira etapa de implantação, o VLT substituirá o trem do subúrbio, e o trajeto ainda será ampliado.

Da Redação
foto - Secom Ba.
Com 33 milhões de passageiros mensais, o sistema de transporte urbano de Salvador e região metropolitana terá um novo modal. Com edital a ser lançado nos próximos meses, o projeto do  VLT, foi apresentado pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (15), a um grupo de 40 empresários, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na capital.
Na primeira etapa de implantação, o VLT substituirá o trem do subúrbio, e o trajeto ainda será ampliado, compreendendo 21 paradas, entre a Avenida São Luís, em Paripe, e o Comércio. A segunda etapa depende de estudos entre duas possibilidades: ligar Paripe à estação do metrô no Retiro, passando pelo Largo do Tanque, ou ir do Comércio até a Lapa.
Este foi mais um passo dado para a concretização do projeto,com a apresentação para a sociedade da primeira modelagem do VLT do Comércio até São Luís de Paripe, através de uma estrutura de Parceria Público-Privado (PPP), Em uma segunda etapa, o sistema poderá fazer uma integração direta com o metrô, seja no Retiro, com uma ligação Santa Luzia-Retiro, seja na Lapa, com uma ligação Comércio-Lapa”, segundo o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.
O Secretário disse ainda que o projeto entra em uma fase de diálogos constantes com todos os interessados, para que eles conheçam o projeto e o governo saiba quais são as intenções e demandas dos investidores.Segundo ele, participaram da apresentação fornecedores de equipamentos, projetistas, consultores e empresas de construção civil, convocados por meio de anúncio público feito em jornais de grande circulação em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, para garantir a maior participação possível.

Sucesso do metrô
O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Alston, Cristiano Lopes, conta que acompanha o processo desde quando era previsto o Regime Diferenciado de Contratação para a construção. “Agora, como PPP, é uma possibilidade de se replicar o sucesso do metrô de Salvador. Os projetos de VLT em geral têm uma capacidade de reurbanização associada muito grande, e uma PPP faz com que seja possível uma captura de valores entre os entes privados e públicos. É uma formatação muito interessante para a implantação de um equipamento moderno e com a confiabilidade e a capacidade que Salvador necessita”.
Representante da BF Capital, Felipe Guidi disse que “o projeto apresentado é uma iniciativa proativa. O governo busca os investidores antes mesmo da licitação. Essa é uma inovação do Governo da Bahia e atrai os investidores que estão em um momento econômico delicado”.

Programa de mobilidade
foto - Secom Ba.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, a apresentação é mais uma etapa do Programa de Mobilidade da Região Metropolitana. “O governador Rui Costa recomendou com ênfase a recuperação do transporte de massa no subúrbio. Estamos apresentando uma possibilidade concreta para o investimento privado em um modal que proporcionará maior conforto e segurança de transporte, além de uma demanda garantida que fará com que este modal seja um bom negócio para os empresários”.
Martins informou ainda que estão sendo investidos R$ 8 bilhões na região metropolitana, por meio do programa de mobilidade, somando-se metrô, VLT e corredores estruturantes, além do futuro VLT metropolitano, perfazendo um grande complexo de integração metropolitana.
Com informações da Secom Ba,  15/01/2916

Petrobras aumenta produção de petróleo e supera meta de 2015

Economia

A média anual da produção operada na camada pré-sal em 2015 foi a maior da história, atingindo uma média de 767 mil barris por dia, superando a produção de 2014 em 56%.Se considerada também a extração de gás natural, que cresceu 9,8% em relação ao ano anterior, a produção total chega a 2,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

Douglas Corrêa 
Repórter da Agência Brasil
Arquivo/Agencia Brasil
A produção de petróleo da Petrobras em 2015 superou a meta anual pela primeira vez nos últimos 13 anos. O volume de 2,128 milhões de barris por dia atingido no período representa alta de 4,6% na comparação com o resultado do ano anterior e supera em 0,15% os 2,125 milhões previstos no plano de negócios da empresa.
A média anual da produção operada na camada pré-sal em 2015 foi a maior da história, atingindo uma média de 767 mil barris por dia, superando a produção de 2014 em 56%.
Se considerada também a extração de gás natural, que cresceu 9,8% em relação ao ano anterior, a produção total chega a 2,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O resultado é 5,5% maior que os 2,46 milhões de barris de óleo equivalente por dia obtidos em 2014
“O resultado é importante por demonstrar a grande capacidade operacional da empresa, mesmo em um cenário global adverso para o setor de óleo e gás, e por reiterar, diante do mercado, a previsibilidade e a transparência dos rumos da companhia”, disse, em nota, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine. Segundo ele, o resultado reforça a convicção pelo caminho de priorizar os investimentos com capacidade efetiva de gerar resultado para a companhia, com prioridade para os projetos de exploração e produção.
O rápido crescimento da produção da plataforma P-58, que opera no complexo do Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos, e do Flutuador de Produção, Armazenagem e Descarga (FPSO) Cidade de Mangaratiba, no pré-sal da Bacia de Santos, foram alguns dos principais destaques na expansão da produção no ano passado. Além desses fatores, houve a antecipação – de novembro para julho – do início da operação do FPSO Cidade de Itaguaí, na Bacia de Santos.
“Temos consolidado nossa excelência na exploração em águas profundas e ultraprofundas. Em 2015, conseguimos conciliar o avanço tecnológico com a redução dos nossos custos operacionais, o que nos levou à marca de custo de extração de US$ 8 por barril nos campos do pré-sal no terceiro trimestre”, afirmou a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes.
Segundo a estatal, o desempenho satisfatório das demais frentes de produção também teve papel decisivo para o alcance da meta de 2015. No ano passado, a produção do campo de Marlim, na Bacia de Campos, se estabilizou acima dos 200 mil barris por dia, e a do Campo de Roncador chegou ao seu pico ao superar a barreira dos 400 mil barris por.
Fonte Agência Brasil  15/0'1/2016

Obras do metrô de Salvador avançam em ritmo acelerado

Transportes sobre trilhos

Em pouco mais de dois anos, linha 1 está concluída; linha 2, que seguirá até o aeroporto, será entregue no próximo ano e cidade terá 3º maior metrô do país.O ritmo acelerado não é força de expressão. Da assinatura do contrato de concessão, em outubro de 2013, ao início das operações dos trens, durante a Copa do Mundo, em junho de 2014, foram apenas oito meses.

Folha de S.Paulo - ANPTrilhos

De uma obra que ficou anos parada e cujas estruturas a céu aberto pareciam um monumento ao descaso está surgindo em ritmo acelerado a terceira maior rede de metrô do Brasil (atrás apenas das de São Paulo e Rio de Janeiro) e que irá transformar de maneira profunda o caótico trânsito de Salvador.
O ritmo acelerado não é força de expressão. Da assinatura do contrato de concessão, em outubro de 2013, ao início das operações dos trens, durante a Copa do Mundo, em junho de 2014, foram apenas oito meses. Eram, então, quatro estações (Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte). Depois, foram entregues mais quatro (Retiro, Bom Juá, Bonocô e Pirajá, essa última no mês passado), finalizando o projeto inicial da linha 1, com 12 quilômetros.
Na linha 2, que começou do zero, a previsão é entregar o trecho entre o Acesso Norte e o Bairro da Paz neste ano. Uma das estações será no Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luis Eduardo Magalhães em 2017. Serão ao todo 13 estações.
Há ainda a decisão de ampliar a linha 1 até Águas Claras, num trecho de 5,5km, cuja construção ainda precisa ser licitada. No final, serão 41 quilômetros de trilhos.
“Os efeitos no trânsito já são sentidos. Muitas pessoas estão migrando do carro e dos ônibus para o metrô, que é mais confortável e confiável. O passageiro sabe quando vai entrar no trem e quando vai chegar ao destino”, afirma Luis Valença, diretor-presidente da CCR Metrô Bahia. Atualmente, o metrô funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h, e aos sábados, das 5h30 às 14h30.Ohorário deverá ser ampliado em abril: das 5h30 à 0h, sete dias por semana.
O grupo CCR é, desde 2013, o responsável pela construção e operação do metrô de Salvador, projeto que foi iniciado em 1999 pela prefeitura do município e teve várias paralisações. Após muita negociação, ficou decidido que caberia ao governo do Estado dar continuidade ao projeto. O Executivo optou pelo modelo de PPP (Parceria Público Privada) e lançou nova licitação, vencida pela CCR.
“O modelo que adotamos para a concorrência contribui para a velocidade das obras. A empresa ganha com a operação do sistema. Comisso, é fundamental que entregue os serviços, e a CCR tem investido bastante para concluir tudo dentro do prazo”, afirma Eduardo Copello, presidente da CTB(Companhia de Transportes do Estado da Bahia).
Fundada em 1999, a CCR é uma das maiores companhias de infraestrutura da América Latina, com atuação na administração de rodovias, portos, aeroportos e sistemas de barcas no Brasil e no exterior. O grupo já contava com a experiência de administrar a Linha 4-Amarela, do metrô de São Paulo.
“Trouxemos para Salvador o modelo de sucesso já testado e aprovado pelos passageiros da linha 4. Tanto nas questões de engenharia quanto na operação, no controle da qualidade”, afirma Valença, um baiano que, antes de voltar para Salvador, era o presidente da ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela.
O investimento total será de R$4 bilhões, com participação de capital privado (CCR), do Governo Federal e Governo do Estado da Bahia. A concessão do serviço é de 30 anos. A empresa investiu capital próprio e buscou financiamentos no mercado e no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Quando tudo estiver concluído, serão 23 estações, com dez terminais integrados com ônibus, e capacidade de transportar 500 mil passageiros por dia.
Fonte - ANPTrilhos  14/01/2016

Sistema feito por garota de 17 anos purifica água e gera energia

Sustentabilidade

A ideia, que a levou a ser uma das finalistas do Google Science Fair, promete ser uma ótima saída para comunidades que vivem isoladas, por prover duas necessidades básicas ao mesmo tempo e de forma sustentável.

Revista Amazônia
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A australiana Cynthia Sin Nga Lam, de apenas 17 anos, desenvolveu um sistema portátil que é capaz de purificar a água ao mesmo tempo em que gera energia. A ideia, que a levou a ser uma das finalistas do Google Science Fair, promete ser uma ótima saída para comunidades que vivem isoladas, por prover duas necessidades básicas ao mesmo tempo e de forma sustentável.
Batizada de H2prO, a invenção é composta por apenas duas partes, sendo que a unidade superior é usada para geração de energia, enquanto a parte de baixo serve para purificar a água.
O dispositivo, que utiliza apenas dióxido de titânio e luz, tem uma eficiência de 90% na remoção de poluentes orgânicos da água em um processo que pode durar até duas horas.
A jovem criadora explica tudo no vídeo (em inglês):
Fonte - Revista Amazônia  14/01/2016

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Salvador vai ganhar parque linear com 18 km de ciclovia na Av.Paralela

Transportes sobre trilhos

Para os usuários do metrô, a melhoria é óbvia: um transporte mais confortável (com trens modernos e ar-condicionado) e mais rápido. O trajeto entre as estações Lapa e Pirajá (12 km) é feito em 18 minutos. De carro ou ônibus é imprevisível, diante do tráfego e da possibilidade de acidentes.“Em metrópoles adensadas como Salvador, o transporte sobre trilhos é a melhor solução.

Folha de São Paulo - ANPTrilhos
foto - ilustração/Estação linha 2 Paralela
A realização do projeto do Metrô de Salvador trará benefício não apenas para as pessoas que vão utilizar o transporte coletivo, mas para toda a cidade e seus cerca de 3 milhões de habitantes.
Para os usuários do metrô, a melhoria é óbvia: um transporte mais confortável (com trens modernos e ar-condicionado) e mais rápido. O trajeto entre as estações Lapa e Pirajá (12 km) é feito em 18 minutos. De carro ou ônibus é imprevisível, diante do tráfego e da possibilidade de acidentes.
“Em metrópoles adensadas como Salvador, o transporte sobre trilhos é a melhor solução. Transporta mais pessoas por viagem e, por ser segregado, não sofre os efeitos de acidentes e do excesso de veículos”, afirma Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos).
Segundo ela, uma única linha de metrô tem capacidade de transportar 60 mil passageiros por sentido por hora, enquanto numa linha de ônibus são 6.000.
Para os não usuários, há os benefícios indiretos. O número de carros e ônibus nas ruas diminui, o que alivia o trânsito, e, ao mesmo tempo, reduz a emissão de poluentes. O metrô, por ser movido a eletricidade, não polui. Além disso, menos carros nas ruas significam menos acidentes. A maioria das estações contará com bicicletários, uma forma de incentivar esse outro meio de transporte mais saudável e menos poluente.
Há outros efeitos na qualidade de vida das pessoas. Com a construção do metrô na Avenida Paralela (linha 2), uma das mais movimentadas de Salvador, a cidade ganhará um parque linear de 18 km de canteiro central.
Parte do canteiro será usada para a linha do metrô. No restante, haverá ciclovia e pista de corrida. “O canteiro da Avenida Paralela tem, em média, 60 metros de largura. As linhas do metrô ocuparão 17 metros. Onde houver estação, a faixa ocupada será de 30 metros. Mesmo assim, sobra bastante espaço para a instalação desse parque linear”, afirma Eduardo Copello, presidente da CTB (Companhia de Transportes do Estado da Bahia).
O trânsito na avenida também muda com a construção de mais três viadutos onde existiam retornos e eliminação dos semáforos. “A Paralela será de fato uma via expressa”, afirma Copello.
Serão construídas ainda mais oito passarelas para pedestres, junto às estações do metrô.
A Paralela será toda reurbanizada e ganhará mais verde. Para cada árvore cortada para a execução das obras, serão plantadas outras cinco. Algumas espécies originais serão transplantadas e a avenida ficará com 6.700 árvores, três vezes mais do que o existente anteriormente às obras.
Ainda na questão ambiental, a CCR Metrô Bahia plantou cerca de 500 coqueiros nas praias de Piatã, Pituba, Barra, Jardim de Alah e Itapuã dentro o projeto municipal da nova orla da cidade. A empresa também doou 890 mudas de espécies nativas para o Horto Municipal de Salvador.
Fonte - ANPTrilhos 14/01/2916

Capacidade eólica instalada cresce 57% em doze meses no Brasil

Energia renovável

A expansão da potência hidráulica e térmica teve crescimento inferior ao registrado pela eólica. A fonte hidráulica correspondeu a 65,3% da capacidade instalada no Brasil em novembro de 2015. As térmicas corresponderam a 29,8% na matriz, representando 5,0% de expansão nos últimos 12 meses de 2015.

Ministério das Minas e Energia
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Em novembro de 2015, a capacidade instalada total de geração de energia elétrica do Brasil atingiu 139.498 MW. O destaque novamente é para geração eólica. No mês de novembro, a fonte registrou 6.848 MW de capacidade instalada, valor 57% superior ao mesmo período de 2014, de 4.364 MW. As informações são do Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia.
A expansão da potência hidráulica e térmica teve crescimento inferior ao registrado pela eólica. A fonte hidráulica correspondeu a 65,3% da capacidade instalada no Brasil em novembro de 2015. As térmicas corresponderam a 29,8% na matriz, representando 5,0% de expansão nos últimos 12 meses de 2015.
Em comparação com o mesmo mês em 2014, houve expansão de 2.360 MW de geração de fonte hidráulica, de 1.970 MW de fontes térmicas e 2.484 MW de geração eólica, totalizando acréscimo de 6.822 MW.
Para os próximos anos está previsto o aumento da participação das fontes eólicas e solar na matriz de energia elétrica brasileira. Neste ano 2016 se inicia a entrada em operação dos empreendimentos de energia solar fotovoltaica provenientes dos últimos Leilões de Energia de Reserva (LER).

Expansão do Sistema Elétrico em novembro de 2015
Entraram em operação comercial em novembro 646,55 MW de capacidade instalada de geração, 635,0 km de linhas de transmissão e 4.542,0 MVA de transformação na Rede Básica. No ano de 2015 até aquele mês, a expansão do sistema totalizou 5.070,84 MW de capacidade instalada de geração, 2.737,5 km de linhas de transmissão de Rede Básica e 14.472,0 MVA de transformação na Rede Básica.
Fonte - Revista Amazônia  14/01/2016

CBTU Maceió prevê um aumento de 15% de passageiros em 2016

Transportes sobre trilhos

Esta projeção leva em conta a operacionalização dos VLT´s durante os doze meses,já contabilizando os dias considerados de feriados nacionais e no Estado de Alagoas.Atualmente o sistema transporta cerca de 200 mil usuários ao mês entre as estações de Maceió a Lourenço de Albuquerque

CBTU

A Coordenação de Operação da CBTU Maceió, estima que em 2016 a empresa vá transportar mais 15% de passageiros, atingindo um total de 2 milhões e 400 mil usuários.Esta projeção leva em conta a operacionalização dos VLT´s durante os doze meses,já contabilizando os dias considerados de feriados nacionais e no Estado de Alagoas.
Para a Coordenação Operacional, este número deverá ser alterado em face da expansão do sistema ferroviário da Estação Central até o bairro de Jaraguá, que deverá acontecer até o mês de junho próximo.
Atualmente o sistema transporta cerca de 200 mil usuários ao mês entre as estações de Maceió a Lourenço de Albuquerque. Para o superintendente da CBTU Maceió, Marcelo Aguiar, este ano será de muito trabalho para a consolidação do projeto de expansão, além da continuidade da construção das estações do Mercado e Bom Parto, como também da revitalização do sistema ao longo de todo o trecho.
Para o superintendente da CBTU Maceió, a expansão do VLT até o bairro de Jaraguá e outros projetos considerados indispensáveis para o sistema ferroviário, conta com o apoio importante do presidente da empresa, Marco Fireman, que tem permanentemente trabalhado para atingir os objetivos traçados para este ano de 2016.
Fonte - CBTU  14/01/2016

Bonde elétrico do século 19 pode voltar a circular no centro de Manaus

Transportes sobre trilhos

A previsão do titular da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Robério Braga é que o antigo bonde de Manaus,do século 19, pode voltar a funcionar no Centro até a metade do ano que vem.De acordo com ele, a pasta está esperando a prefeitura acabar as obras do piso e da calçada da avenida Eduardo Ribeiro para iniciar a implantação do sistema.

A Crítica
foto - ilustração/skyscrapercity
O bonde elétrico, utilizado como transporte público em Manaus, no século 19, pode voltar a funcionar no Centro até a metade do ano que vem. Essa é a previsão do titular da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Robério Braga. De acordo com ele, a pasta está esperando a prefeitura acabar as obras do piso e da calçada da avenida Eduardo Ribeiro para iniciar a implantação do sistema.
Robério disse ao ACRÍTICA que toda a licitação do projeto, que vai revitalizar o bonde e sua antiga linha, já foi feita, assim como, o pagamento da obra também. “Ao longo da Eduardo Ribeiro ainda vai ser encontrado trilhos do antigo bonde. Vamos esperar as obras serem concluídas para sabermos a quantidade de trilho que vai dá para ser reaproveitado e onde teremos que fazer os novos”, afirmou.
O secretário se referiu aos trilhos do antigo bonde elétrico encontrado intactos na última semana, no cruzamento da avenida Eduardo Ribeiro com a rua 10 de Julho, no Centro. O achado, apresentado ontem a imprensa, foi feito durante as obras de revitalização da avenida Eduardo Ribeiro, que estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Robério destacou que em 2004, trilhos originais do sistema de bonde elétrico foram encontrados nas ruas 10 de julho e Costa Azevedo, os quais ficaram evidentes para a população. Agora, o objetivo é fazer o bonde funcionar novamente naquela área central. “A linha vai sair da lanchonete African House, no largo São Sebastião, passa pela Costa Azevedo, 10 de Julho, Eduardo Ribeiro, Praça do Relógio até o Porto. Vamos pegar os turistas no Porto de Manaus (Roadway) para levá-los ao Teatro Amazonas e vice versa”, revelou o secretário.
Ele contou que o sistema de bonde elétrico começou a funcionar em Manaus em 1893, onde havia várias linhas, entre as quais, para os bairros Aparecida, Cachoeirinha e Flores. Além das linhas “Saudade”, “Circular”, que dava volta por toda a cidade, e “Inclinada”, sendo que, uma linha se conectava com a outra. “Havia alguns acidentes, mas a maior reclamação era se o bonde atrasasse um minuto. Era muita reclamação e o povo fazia até manifestação quando eles não passavam na hora certa”, comentou.
A dona de casa Milkah Valois, 55, relatou que cresceu ouvido de sua mãe, a história do seu avô materno Severino Inácio Valois, que trabalhou dirigindo bonde em Manaus. “Minha mãe sempre contava que o meu avô e a minha avó vieram de Recife para Belém e depois para Manaus, onde ele trabalhou dirigindo os bondes que naquela época existiam na capital. Tempos depois ele passou a ser funcionários dos Correios”, disse.

Museu
O cruzamento da avenida Eduardo Ribeiro com a rua 10 de Julho, no Centro, onde foram encontrados os trilhos do antigo bonde elétrico, pode se tornar um museu a céu aberto, chamado de “Bloco Testemunho”. A ideia ainda será definida entre a Prefeitura, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AM).
A informação foi confirmada ontem pelo subsecretário de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson, durante a apresentação das medidas adotadas para a conservação e exposição do achado arqueológico naquela região. De acordo com ele, o objetivo é permitir que os trilhos fiquem expostos como forma de preservar a história e contá-la de forma viva à população.
Fonte - ANPTrilhos  13/01/2916

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Governo investiu R$ 567 milhões na compra de alimentos da agricultura familiar

Agricultura

Agricultores de Luziânia (GO) acompanham divulgação do balanço do Programa de Aquisição de íAlimentos. Em 2015, governo comprou R$ 567 milhões em alimentos da agricultura família.

Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
O governo federal comprou, em 2015, R$ 567,2 milhões em alimentos produzidos por agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O montante ultrapassou o gasto do programa em 2014, R$ 565,6 milhões, mas ainda está abaixo do volume desembolsado por outras iniciativas do governo que destinam recursos para a agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que repassa cerca de R$ 1,1 bilhão para compra desse tipo de produto.
“A diferença é que, por meio do PAA, o agricultor não somente vende seu produto quando está pronto, mas recebe acompanhamento durante todo o ano através de parceria com a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] e com as prefeituras”, explicou o secretário de Segurança Alimentar do ministério, Arnoldo de Campos
Criado em 2003, o programa beneficia atualmente mais de 38 mil famílias, em cerca de 2,3 mil municípios. Elas vendem seus produtos por intermédio da Conab e das prefeituras, por sua vez responsáveis por indicar e acompanhar os projetos atendidos, assim como definir a destinação dos alimentos comprados com os recursos do ministério.
Os alimentos podem ser destinados a abastecer restaurantes populares, hospitais e postos de saúde, ou ser distribuídos a comunidades em situação de insegurança alimentar, por exemplo.
O resultado do PAA em 2015 foi divulgado hoje (13) durante visita da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a uma cooperativa composta por 250 famílias em Luziânia (GO).
“A agricultura familiar é a grande responsável hoje por botar comida na mesa do povo”, disse a ministra para uma plateia de agricultores locais, ao lado do prefeito Cristóvam Tormim (PSD), cotado para disputar a reeleição este ano.
“Essa agricultura não estava forte o suficiente para garantir que essa comida chegasse ao prato do brasileiro, isso mudou, por isso temos muito o que comemorar”, acrescentou a ministra.
Desde o início do ano, um decreto do governo obriga os órgãos federais a adquirirem no mínimo 30% dos alimentos de que precisarem da agricultura familiar, o que deve injetar R$ 1,4 bilhão neste mercado. Para isso, foi criado um mecanismo facilitado de compra, por meio de chamada pública.
Fonte - Agência Brasil  13/10/2016

CBTU João Pessoa registra crescimento de 18,6% em 2015

Transportes sobre trilhos

De acordo com dados operacionais, a CBTU recebeu mais 306,4 mil novos usuários nos últimos doze meses e a mais 131,2 mil computados em 2013. Em relação a 2013, a CBTU registrou um crescimento da ordem de 7,2%. E para 2016 a Companhia espera aumentar em 10% o número de passageiros transportados.

CBTU

A CBTU João Pessoa fechou o ano de 2015 com um crescimento da ordem de 18,6% em relação ao ano de 2014. No ano passado, a Companhia transportou 1,950 milhão contra os 1,650 milhão registrados em 2014. De acordo com dados operacionais, a CBTU recebeu mais 306,4 mil novos usuários nos últimos doze meses e a mais 131,2 mil computados em 2013. Em relação a 2013, a CBTU registrou um crescimento da ordem de 7,2%. E para 2016 a Companhia espera aumentar em 10% o número de passageiros transportados.
A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o aumento na tarifa dos ônibus urbanos e intermunicipais aparecem como os principais fatores desse crescimento. “O conforto, a rapidez e a economia que o transporte ferroviário proporciona aos usuários tem sido um grande atrativo na escolha desses passageiros. Também não podemos esquecer que no ano passado tivemos uma maior regularidade e pontualidade nas viagens”, afirma o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto.
Fonte - CBTU  12/01/2016

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Av.Rio Branco tem trecho interditado para obras do VLT

Trasporte sobre trilhos

A alteração vai afetar a rota de 82 linhas de ônibus que seguiam pela Avenida Rio Branco. Eles serão desviados pelas avenidas Nilo Peçanha e Graça Aranha. Na nova configuração, a Avenida Nilo Peçanha passa a operar da Avenida Rio Branco até a Rua Debret neste sentido. A Rua Debret muda de sentido entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Araújo Porto Alegre

GI -ANPTrilhos
Foto - ilustração
A transformação da Avenida Rio Branco, no Centro, passa por uma nova etapa a partir do próximo sábado (16). Para a realização das obras de construção do novo Passeio Público, haverá interdição de trânsito entre a Avenida Nilo Peçanha e Santa Luzia. O novo espaço com 600 metros será transformado em área exclusiva para pedestres, ciclistas e passagem para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A alteração vai afetar a rota de 82 linhas de ônibus que seguiam pela Avenida Rio Branco. Eles serão desviados pelas avenidas Nilo Peçanha e Graça Aranha. Na nova configuração, a Avenida Nilo Peçanha passa a operar da Avenida Rio Branco até a Rua Debret neste sentido. A Rua Debret muda de sentido entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Araújo Porto Alegre.
Prédios históricos e imóveis importantes da região como o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Centro Cultural da Justiça Federal vão ganhar destaque após as modificações.
Os pedestres vão ganhar calçadão amplo, compartilhado com ciclofaixa e via para passagem do VLT.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e a Concessionária VLT Carioca instalaram faixas para avisar aos motoristas.
Placas informativas e monitores vão orientar os passageiros de ônibus nos pontos que serão desativados e folhetos apresentarão detalhes das mudanças.
Fonte - ANPTrilhos  12/01/2016

Samarco descumpre pela segunda vez entrega de planos de emergência em MG

Meio ambiente

Os planos de emergência exigidos devem apontar as possíveis consequências de um novo rompimento e apresentar as ações imediatas que serão tomadas pela mineradora para diminuir os impactos, caso isso ocorra. O Ministério Público de Minas Gerais havia definido o dia 3 de dezembro como prazo para a entrega dos documentos, mas, após pedido da empresa à justiça, o prazo foi prorrogado para 9 de janeiro.

Maiana Cristina Santos Diniz - Ag.Brasil
foto - ilustração
A Mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Biliton, descumpriu pela segunda vez o prazo de entrega dos planos de emergência da empresa para o caso de problemas nas barragens de Santarém e do Germano. As barragens estão localizadas nas proximidades da barragem de Fundão, que se rompeu no dia 5 de novembro no município mineiro de Mariana, e apresentaram danos após o colapso.
Os planos de emergência exigidos devem apontar as possíveis consequências de um novo rompimento e apresentar as ações imediatas que serão tomadas pela mineradora para diminuir os impactos, caso isso ocorra. O Ministério Público de Minas Gerais havia definido o dia 3 de dezembro como prazo para a entrega dos documentos, mas, após pedido da empresa à justiça, o prazo foi prorrogado para 9 de janeiro. Como o prazo caiu no fim de semana, venceu nesta segunda-feira (11).
Em nota, a Samarco informou que recebeu o novo estudo de emergência de barragens contratado de uma consultoria especializada na noite de ontem. “Técnicos da empresa agora revisam o material para entregá-lo aos órgãos competentes o mais brevemente possível.”, informou a mineradora, sem definir a data.
Procurado, o Ministério Público de Minas Gerais não respondeu às informações sobre as consequências do descumprimento do prazo.
Fonte - Agência Brasil   12/01/2016

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Terminal de Integração Acesso Norte do Metrô é inaugurado em Salvador

Mobilidade

O novo terminal recebe ônibus de diversos bairros da capital e ainda de Mata de São João, Candeias, Dias D'Ávila e Madre de Deus,na região metropolitana.Com a inauguração realizada nesta segunda-feira (11), a população de Salvador já conta com dois terminais de integração.O primeiro a funcionar foi o da Estação Retiro.

Da Redação
foto - Pregopontocom
Salvador caminha para se transformar na capital brasileira com a melhor mobilidade urbana do país com a entrega hoje,pelo governador Rui Costa, do Terminal de Integração Acesso Norte,junta a Rótula do Abacaxi.O novo terminal recebe ônibus de diversos bairros da capital e ainda de Mata de São João, Candeias, Dias D'Ávila e Madre de Deus,na região metropolitana.Com a inauguração realizada nesta segunda-feira (11), a população de Salvador já conta com dois terminais de integração.O primeiro a funcionar foi o da Estação Retiro.
Segundo Rui, o próximo terminal de integração a ser entregue é o de Pirajá, até o final do mês. “A população vai chegar ao seu destino com conforto e segurança,protegida do sol e da chuva, com informação precisa nas estações de que horas vai chegar o ônibus ou o metrô”. O governador ainda informou que a integração com a região metropolitana também já está em andamento.
“Cem por cento dos ônibus que vêm dessas cidades ficarão nas estações de entrada. Atualmente ficam no Bom Juá, em breve ficarão em Pirajá, e quando as estações de Águas Claras e Cajazeiras estiverem prontas, todos os ônibus que venham pela BR ficarão nesses terminais. Futuramente, na Linha 2, os que vierem de Lauro de Freitas e Simões Filho ficarão na Estação de Mussurunga. Com isso nós vamos melhorar muito o trânsito na capital e a rapidez com que as pessoas que vêm dessas cidades chegam ao seu destino”, afirmou.

Estrutura
foto - Pregopontocom
Localizado próximo à Rótula do Abacaxi, com cerca de cinco mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber 70 mil usuários, por dia, o novo terminal recebe inicialmente sete linhas de ônibus metropolitanas e urbanas. O terminal de ônibus funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h, e aos sábados, das 5h30 às 14h30. Gradualmente, o horário será ampliado conforme o funcionamento do metrô.
O terminal está diretamente ligado à Estação Acesso Norte Linha 1 e à futura Estação Acesso Norte Linha 2 do metrô, através de uma passarela de interligação que será acessada por rampa, escada fixa e escada rolante. Para garantir a segurança dos usuários, o terminal conta com 30 colaboradores diretos e terceirizados e 24 câmeras de monitoramento, que são interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia.
De acordo com o presidente da CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, o sistema já transportou cerca de 95 mil passageiros pagantes desde que começou a operar comercialmente, no último dia 2. “Investir na Bahia foi um bom negócio, um grande investimento, estamos aplicando aqui cerca de R$ 4 bilhões para resolver o problema de trânsito em Salvador. As ruas não cabem mais, estamos tirando os ônibus que vão servir apenas como sistema alimentador”.
Com informações da Secom Ba. 11/01/2016



foto - Pregopontocom
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foto - Pregopontocom
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Mulheres usam redação do Enem para denunciar casos de violência

Educação

O tema da redação de 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. De acordo com o ministério, pelo menos 55 mulheres denunciaram atos de violência que elas mesmas sofreram ou que presenciaram.Em conjunto com outros órgãos, o ministério pretende divulgar os meios que as mulheres podem usar para obter assistência. Um deles é o telefone 180

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil
Wilson Dias/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) informou hoje (11) que mulheres aproveitaram a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para denunciar casos de agressão. O tema da redação de 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. De acordo com o ministério, pelo menos 55 mulheres denunciaram atos de violência que elas mesmas sofreram ou que presenciaram.
Diante desse cenário, o MEC reforçará a divulgação de meios de atendimento e proteção à mulher. "Como se trata de uma redação, não sabemos se necessariamente é um depoimento, mas tudo indica que sim. Tudo indica que ela descreve uma situação que viveu", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Segundo Mercadante, o ministério já acionou o Ministério Público Federal e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Conforme o MEC, a única que pode procurar ajuda ou mesmo divulgar a redação é a própria mulher. Em conjunto com outros órgãos, o ministério pretende divulgar os meios que elas podem usar para obter assistência. Um deles é o telefone 180, da SPM.
"O tema é muito importante para o Brasil. Não só os participantes, mas outras pessoas refletiram sobre o tema. É uma oportunidade de reforçar as ações contra a violência e de proteção para mulheres que estão acuadas dentro de casa", disse o ministro.
Em 2015, 104 pessoas tiraram a nota mil na redação. O número é menos da metade dos que tiraram nota mil na edição de 2014, quando esse número chegou a 250 redações. Em 2014, o tema da redação foi "Publicidade infantil em questão no Brasil".

Canais de proteção à mulher
Na última década foram feitos mais de 4,7 milhões de atendimentos pelo telefone 180 - Central de Atendimento à Mulher. Em 2015, foram 634.862 atendimentos.
O site da Secretaria de Políticas para as Mulheres detalha por estado os serviços especializados de atendimento à mulher, com os respectivos telefones e endereços.
A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão pode ser acessada por meio da Sala de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal e pelo telefone 61 3105-6001.
Fonte - Agência Brasil  11/01/2016

Corredor Norte de Exportação terá investimento de R$ 1,5 bilhão

Infraestrutura

O contrato consiste na viabilização do Projeto Corredor Norte de Exportação, empreendimento que implantará um sistema de escoamento da produção de grãos, utilizando as bacias hidrográficas da Amazônia. O projeto será instalado em Miritituba, no município de Itaituba; e Vila do Conde, que fica em Barcarena. Serão investidos R$ 1,5 bilhão no projeto.

Portogente
foto - ilustração/asgroup
Projetos que beneficiarão o setor portuário foram formalizados, no dia 7 de janeiro último, na sede do Banco da Amazônia, em Belém. O acordo foi firmado pelo Ministério da Integração Nacional e Banco da Amazônia junto às empresas Hidrovias do Brasil.
O contrato consiste na viabilização do Projeto Corredor Norte de Exportação, empreendimento que implantará um sistema de escoamento da produção de grãos, utilizando as bacias hidrográficas da Amazônia. O projeto será instalado em Miritituba, no município de Itaituba; e Vila do Conde, que fica em Barcarena. Serão investidos R$ 1,5 bilhão no projeto. O Banco da Amazônia aportará recursos na ordem de R$ 189 milhões, do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Estiveram presentes na formalização dos contratos o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho, entre outras autoridades. “O setor portuário do Pará ganha cada vez mais importância e assume o protagonismo, fazendo com que o nosso Estado se transforme em ponto estratégico para o escoamento da produção nacional”, pontuou o ministro Helder Barbalho.

Crescimento
Segundo ele, no ano passado os portos no Brasil cresceram 4,8%. Para Helder Barbalho, o projeto abre oportunidades de negócios, novos empregos e ampliação da capacidade de produção no Estado, além de garantir competitividade e diminuição de custos.
O diretor de Infraestrutura e Negócios do Banco da Amazônia, Antônio Carlos de Lima Borges, destacou a participação da instituição no investimento dos projetos. “É muito importante para o cumprimento do papel do banco, que existe para reduzir a desigualdade e promover o desenvolvimento, seja em que âmbito for”. Ainda de acordo com o diretor, a expectativa é de que, até março deste ano, os projetos já entrem em fase de conclusão e que, até janeiro de 2017, entrem em operação.
Fonte - Portogente  11/01/2016

Novas inscrições para o Mais Médicos começam amanhã

Saúde

O processo seletivo será para reposição de vagas que serão abertas com o fim do ciclo de um ano, no qual cerca de 2.300 profissionais atuam, e também para o preenchimento de cerca de 300 vagas que são abertas normalmente a cada três meses com a desistência de médicos, por exemplo, por passarem em residência médica ou aceitarem ofertas de emprego.

Aline Leal 
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração
Começam amanhã (12) e vão até sexta-feira (15) as inscrições para ingresso de profissionais no Programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde estima que serão abertas cerca de 2.600 vagas.
O número de postos será calculado quando os municípios que já participam do programa confirmarem se ainda precisam dos profissionais. O prazo para a manifestação dos municípios também vai de 12 a 15 deste mês.
O processo seletivo será para reposição de vagas que serão abertas com o fim do ciclo de um ano, no qual cerca de 2.300 profissionais atuam, e também para o preenchimento de cerca de 300 vagas que são abertas normalmente a cada três meses com a desistência de médicos, por exemplo, por passarem em residência médica ou aceitarem ofertas de emprego.
Os clínicos que estão fechando o ciclo de um ano este mês poderão continuar no programa por mais três anos, sem sair do município onde já trabalham. “O esperado é que a maioria desses profissionais saia agora em janeiro, já que se inscreveram para ganhar pontuação na residência médica ”, disse, em entrevista a jornalistas, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto.
Desde o ano passado, o Ministério da Saúde permite que o candidato, no momento da inscrição, opte pela modalidade que prevê atuação por um ano e ganho de pontuação adicional de 10% em provas de residência, ou pela permanência no município por três anos, com ajuda de custo.
Como sempre, as vagas serão abertas primeiro para médicos com registro nos conselhos regionais de Medicina brasileiros. Caso esses profissionais não preencham todos os postos, os brasileiros formados no exterior terão oportunidade de concorrer. Por último, profissionais estrangeiros porão ficar com as vagas restantes.
No dia 25 deste mês, o Ministério da Saúde publicará edital com as cidades com vagas abertas pela desistência de profissionais. Os inscritos poderão escolher os municípios entre os dias 25 e 27.
De forma geral, a taxa de desistência do programa é de 5% dos médicos por ano. Segundo Hêider Pinto, quando o foco está nos médicos brasileiros, a taxa sobe para 13%, o que ele considera um bom número, se comparado a uma pesquisa que indica uma taxa de 50% dos médicos do serviço público de forma geral.
D acordo com o secretário, a tendência é que os municípios maiores passem a contratar profissionais com meios próprios, diminuindo a demanda do programa. Porém, Pinto diz não imaginar que os provimentos pelo programa acabem antes de 2020.
Hoje o Mais Médicos conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 distritos sanitários indígenas especiais. O programa foi criado em 2013 para levar médicos a localidades carentes desses profissionais.
Fonte - Agência Brasil  11/01/2016

domingo, 10 de janeiro de 2016

Apoiadores se reúnem contra privatização e cobrança de ingresso do Parque Lage

Arte&Cultura

Os apoiadores defendem que o governo retome os pagamentos, mas discutem soluções emergenciais para a EAV e o parque, como ajuda da prefeitura. Em uma descontraída ocupação do casarão que é sede da escola e símbolo do parque, aos pés do Corcovado, eles cozinharam, fizeram intervenções e conversaram sobre a possibilidade de a falta de recursos minar um dos principais projetos: os cursos gratuitos de arte contemporânea.

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil e Rádios EBC
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Um grupo de alunos, professores, funcionários, artistas e visitantes do Parque Lage, no Rio de Janeiro, se reuniram hoje (10) para pensar soluções e evitar a suspensão de cursos gratuitos da Escola de Artes Visuais (EAV) que funciona no local. Por causa do atraso nos repasses do governo do estado, que já chega a sete meses. A organização social privada que administra a escola colocou funcionários em aviso-prévio em dezembro e estuda cobrar entrada para o parque.
Em uma descontraída ocupação do casarão que é sede da escola e símbolo do parque, aos pés do Corcovado, eles cozinharam, fizeram intervenções e conversaram sobre a possibilidade de a falta de recursos minar um dos principais projetos: os cursos gratuitos de arte contemporânea. Atualmente, 120 bolsistas frequentam o programa da EAV, depois de aprovados em seleção.

Cursos gratuitos
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Referência nacional para as artes, os cursos gratuitos são uma forma de tornar a cultura e arte mais acessível. Desde que o programa de bolsas foi criado, professores e alunos reconhecem que o perfil de frequentadores se diversificou. “Esses cursos geram oportunidades para os alunos de fora da zona sul (área mais rica do Rio) e que não teriam condições de pagar. Temos que ampliar esses cursos em vez de reduzi-los”, disse o professor Domingos Guimarães.
Os apoiadores defendem que o governo retome os pagamentos, mas discutem soluções emergenciais para a EAV e o parque, como ajuda da prefeitura, que acaba de municipalizar hospitais estaduais em crise. Nos últimos meses, para arcar com os custos, shows e eventos foram realizados A cobrança de ingressos na porta é a que menos agrada.
Frequentadores do parque – que tem parquinho para crianças, gruta e trilhas para o Cristo Redentor, à disposição dos mais aventureiros – também são contra a cobrança. Para as famílias, o ingresso, que pode chegar a R$ 7, somado ao transporte tornaria o programa inacessível.
“A gente já paga as taxas e os impostos. Com o aumento das passagens, que acabaram de subir para R$ 3,80, não vai dar mais para vir“, disse Ilda Regina da Costa, que aproveitava o domingo em um piquenique entre amigos. “Minha família é grande, não tem como pagar esse valor. Eu daria preferência para a Lagoa [Rodrigo de Freitas] ou para Aterro [do Flamengo]”, declarou.
Além de caro, a cobrança de ingresso restringiria os frequentadores que passariam a ser aqueles com mais dinheiro, acrescentou Lourdes Rosa. “O parque é público, precisa ter uma solução que não restrinja a entrada. Poderia se capitalizar com doações privadas, eventos e venda de alimentos”, acredita a professora, que gosta de passar horas lendo no gramado.
Por meio, da assessoria de imprensa, o governo disse que “está sendo estudada uma solução para os repasses”, mas não informou quando regularizará os pagamentos.
Fonte - Agência Brasil  10/01/2016