terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Transporte individual cresceu 30,5% em Salvador nos últimos cinco anos

Mobilidade 🚗  ðŸš‡

O número,do índice de crescimento da frota de carros e motos em Salvador,divulgado em recente levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), representa o terceiro maior crescimento entre as grandes cidades brasileiras.

Yuri Silva - A Tarde
foto - ilustração/Pregopontocom
O uso do transporte individual, medido com base no tamanho da frota de carros e motos em circulação na cidade, cresceu 30,5% em Salvador entre os anos de 2010 e 2015. O número, divulgado em recente levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), representa o terceiro maior crescimento entre as grandes cidades brasileiras.

Especialistas da área criticam privilégio para carros e motos 
A capital baiana fica atrás apenas de Recife-PE, onde o número de veículos individuais 🚗 aumentou 39,4%, e Fortaleza-CE, onde esse tipo de transporte teve elevação de 42,4%, segundo a CNT.
Ainda de acordo com o levantamento da confederação, a cidade de São Paulo, sempre lembrada pelos grandes engarrafamentos, teve apenas 19,3% de crescimento no tamanho da frota de carros e motos, a taxa mais baixas entre as grandes capitais do país. A média nacional foi de 24,5%.
Coordenadora de Desenvolvimento do Transporte da CNT, a engenheira civil Fernanda Rezende explica que as estatísticas indicam um privilégio ao transporte individual, principalmente se o crescimento da frota de veículos for comparado à expansão do sistema metroferroviário, modalidade considerada por especialistas a mais eficiente para transporte de massa.
No Brasil, segundo o levantamento da confederação, os sistemas de metrôs e trens cresceram 6,7% entre 2010 e 2015. “Nós continuamos percebendo que as pessoas utilizam muito mais o veículo próprio do que o sistema público. Quando se compara a malha metroferroviária do Brasil  ðŸš‡ com a de outros países, a gente conclui que a malha brasileira ainda é pequena”, afirma.
Ela lista como principais entraves para a resolução desse problema questões como “falta de planejamento, de organização de sistemas de transporte e de integração entre os modais”.
“Nos casos em que o poder público utiliza o mesmo traçado de um trem antigo para passar metrô ou VLT, às vezes esse modal não está onde há maior movimentação, onde há mais gente se deslocando, mas o poder público aproveita para economizar nos custos de implantação”, exemplifica.

Mais trens 
Diferente da tendência nacional – de crescimento maior do transporte individual, em relação aos modais sobre trilhos –, Salvador teve um aumento de 115,6% na malha metroferroviária 🚇 entre 2010 e 2015, segundo os dados divulgados no levantamento da CNT.
Antes, a capital baiana possuía apenas 11,5 km de trilhos em funcionamento, cortando o Subúrbio Ferroviário de Salvador. No entanto, após a inauguração da linha 1 e de parte da linha 2 do metrô, a malha da cidade subiu para 24,8 km.
O professor de Economia dos Transportes da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ihering Alcoforado, explica que o desempenho da capital baiana se deve justamente à baixa dimensão da malha metroferroviária que a cidade possuía até então.
“O documento registra que Salvador tinha apenas 11,5 km de malha 🚃, uma vergonha se comparada aos 71 km de Recife e aos 43 km de Fortaleza, para ficarmos apenas nas outras duas maiores capitais do Nordeste, ou mesmo aos 13,6 km de Sobral, no interior do Ceará”, analisa Alcoforado.
O especialista avalia que o crescimento do transporte individual no país “indica que os incentivos governamentais utilizados para conter a crise tiveram efeitos diferenciados”.
“Os agentes individuais, os compradores de automóveis, foram mais sensíveis aos estímulos, em especial ao credito e às renúncias fiscais, enquanto os agentes institucionais, os investidores em redes metroviárias, foram menos sensíveis aos estímulos”, explica.
Segundo o Fernanda Rezende, o estudo da CNT tem o objetivo de “caracterizar o sistema metroferroviário do país, apresentando alguns indicadores”. Foram analisadas 14 regiões metropolitanas e Sobral.
“O estudo não tem objetivo conclusivo. A ideia é apresentar o setor e apontar possíveis soluções, como a integração das políticas de transporte. É preciso ter em mente que transporte não é problema só do município, mas metropolitano”.
Fonte - A Tarde  19/12/2016

Informações complementares - Pregopontocom

Sistemas ferroviários de passageiros do Nordeste

Sistema ferroviário de passageiros de Maceió - AL
Operador - CBTU = Linha única com 32,1 km de extensão
Via singela - bitola métrica - ferrovia não eletrificada
Veículos - Trens e VLTs diesel

Sistema ferroviário de passageiros de Natal - RN
Operador - CBTU = Duas linhas com 56,2 km de extensão
Vias singelas - bitola métrica - ferrovia não eletrificada
Veículos - Trens e VLT diesel

Sistema ferroviário de passageiros de João Pessoa - PB
Operador - CBTU = Linha única com 30 km de extensão
Via singela - bitola métrica - ferrovia não eletrificada
Veículos - Trens e VLTs diesel

Sistema ferroviário de passageiros do Cariri (Crato/Juazeiro do Norte) - CE
Operador - Metrofor = Linha única com 13,6km de extensão
Via singela,bitola métrica - ferrovia não eletrificada
Veículos - VLTs diesel (1º VLT produzido no Brasil a entrar em operação no país)

Sistema ferroviário de passageiros de Teresina - PI
Operador - CMTP = Linha 13,5km de extensão
Via singela - bitola métrica - ferrovia não eletrificada
Metrô de superfície
Veículos - Trens DMU (Unidade Múltipla Diesel)

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