PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Descongelamento da Groenlândia irá parar corrente do Golfo e gelará Europa

Clima  🌅

A poderosa corrente do Golfo, que mantém a Europa do Norte e partes da Rússia Ocidental mais quentes que outras partes do mundo que ficam à mesma latitude, pode falhar se as emissões de gases com efeito estufa aumentarem, disse uma equipe internacional de pesquisadores.

Sputnik
Sputnik
O aquecimento global e o gelo que está descongelando podem seriamente enfraquecer a corrente do Golfo e no final levar à sua paragem, o que causará consequências incalculáveis para a precipitação, gelo marítimo, nível do mar e calamidades naturais no Atlântico Norte e outros locais da Terra, prevê o grupo internacional de pesquisadores em seu estudo que foi publicado na revista científica Geophysical Research Letters.
Segundo o professor dinamarquês do clima Sebastian H. Mernild, diretor executivo do Centro Nansen de Sensoriamento remoto e Ambiente em Bergen, Noruega, o descongelamento, principalmente da camada de gelo da Groenlândia, pode resultar em um fluxo de água doce que afetará o sistema de correntes profundas e de superfície do oceano Atlântico, inclusive a corrente do Golfo que é responsável por aquecer a Europa, disse o jornal dinamarquês Berlingske. O aumento do nível de água proveniente da camada de gelo da Groenlândia deverá acelerar devido ao aumento de densidade de gases estufa na atmosfera. Entretanto, o equilíbrio das correntes oceânicas pode ser destruído de forma mais rápida.
A pesquisa propôs dois cenários possíveis. Um, que é o "bom", prevê que o mundo conseguirá ultrapassar o problema de dióxido de carbono até 2040.
Neste caso, a corrente do Golfo será enfraquecida somente em 18% até o fim do século XXI. O outro cenário, o de pesadelo, prognostica que as emissões de dióxido de carbono continuarão crescendo e que a corrente do Golfo perderá cerca de 37% do seu potencial até 2100. Até 2300, esta corrente quente perderá cerca de 75% do seu potencial e poderá mesmo desparecer, pensam os cientistas. "As mudanças na corrente do Golfo e gelo marítimo, em conjunto com recentes desenvolvimentos na Antártica, onde muitas geleiras se tornaram instáveis, significa que nos dirigimos em uma direção desconhecida", disse Sebastian H. Mernild, destacando que a Antártica contém até oito vezes mais gelo que a Groenlândia.
Mais cedo neste ano, no Ártico, bem como no Antártico, foram registrados os índices mais baixos de extensão de gelos marinhos. Cientistas foram surpreendidos com o fato de que o gelo está descongelando quando a região está entrando no período de inverno. A subida de temperaturas causa o descongelamento do permafrost, o que liberta mais gases de efeito estufa. Como resultado, o nível do mar pode se elevar em vários metros nos próximos séculos inundando grandes partes de áreas costeiras.
A corrente do Golfo é uma poderosa corrente quente no oceano Atlântico que tem seu início no golfo do México. A corrente do Golfo assegura o clima bastante suave na Escandinávia (em comparação com o clima na Sibéria, onde as temperaturas podem atingir 40 graus negativos). Considera-se que a corrente que leva as águas quentes da bacia das Caraíbas ao longo do Atlântico aquece o norte da Europa em cerca de seis graus. A Groenlândia é o maior bloco de gelo no hemisfério setentrional e preserva água doce suficiente para elevar o nível do mar em mais de sete metros.
Fonte - Sputnik  27/12/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito