quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Começa nesta quarta-feira (28) a operação comercial do VLT de Sobral

Transportes sobre trilhos  🚄

Nesta nova etapa, o VLT sobralense passa a atender integralmente às necessidades locais, alcançando os horários de pico no início da manhã e no fim da noite.Formado por duas linhas integradas (Norte e Sul), o VLT de Sobral contempla diversos bairros da cidade.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Começa nesta quarta-feira (28) a operação comercial do VLT de Sobral. Com isso, a população poderá contar com o serviço de segunda-feira a sábado, no horário de 5h30 às 23h, totalizando quase 18 horas de serviço ofertado,diariamente.A nova programação de trens substitui a operação assistida, na qual o VLT circulava de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.
Nesta nova etapa, o VLT sobralense passa a atender integralmente às necessidades locais, alcançando os horários de pico no início da manhã e no fim da noite. São contempladas as pessoas que precisam chegar cedo às fábricas, comércio, hospitais, escolas e universidades, bem como os cidadãos que precisam se deslocar para casa após o fim do expediente nas repartições. Com a nova programação de trens, o tempo de operação disponível para a população aumentará quase cinco vezes.
Formado por duas linhas integradas (Norte e Sul), o VLT de Sobral contempla diversos bairros da cidade. Por isso, o aumento do horário de funcionamento garante as condições para viabilizar um futuro sistema integrado de trens e ônibus.
Outra mudança no sistema é o início da cobrança de tarifa, que está vinculada ao início da operação comercial. O valor é fixado por meio de Decreto estadual, publicado no Diário Oficial do Estado. A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos iniciará a cobrança do valor, sempre resguardando os direitos à meia entrada e às gratuidades.
Uma novidade é a mudança de localização da estação Dom José. Devido à dificuldade de compartilhar, neste trecho,a mesma via férrea usada pela Transnordestina Logística S.A, a estação será transferida para outro terreno,ao lado da antiga estação de trens,de forma a viabilizar a passagem do VLT em via de uso exclusivo da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos.Para facilitar o acesso à estação, será construída uma passarela que ligará o Alto do Cristo ao local. A obra deve ser iniciada ainda no início de 2017.

Investimento
A ampliação dos serviços em Sobral é resultado de investimento realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades e da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Foram contratados e treinados 19 novos profissionais, que serão responsáveis pelas funções operacionais. Além disso, através de contratos já existentes para fornecimento de serviços, também estão sendo contratados mais seguranças, zeladores e operadores para as bilheterias. No total, são gerados 83 novos postos de trabalho devido à ampliação dos serviços.

Serviço
Operação comercial a partir de 28/12 (quarta-feira)
Tarifa: R$ 3,00 (inteira) / R$ 1,50 (meia)
Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, de 5h30 às 23h.
Com informações da Metrofor  28/12/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita,ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de "direito",é também um estado de "espírito"