PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 10 de setembro de 2016

Novo algoritmo irá revolucionar o controle de tráfego aéreo e carros autônomos

Tecnologia

Engenheiros do Instituto de Tecnologia da Geórgia desenvolveram um algoritmo que permite que enxames de robôs cooperam de forma mais eficiente, sem colidir um no outro.

Revista Amazônia
RA
A equipe apresentou o algoritmo em um experimento gravado em vídeo, no qual quatro robôs são convidados a trocar de posições. Sem o novo sistema, os robôs colidem e ficam no meio da área de testes. Na segunda tentativa, durante a qual os robôs usam o algoritmo dos pesquisadores, o quarteto faz elegantemente um círculo em torno de um ponto central em perfeita coordenação e continuam sua jornada no sentido solicitado.
“Quando você tem muitos robôs juntos, eles ficam tão focados em não colidir uns com os outros que, eventualmente, apenas param de se mover”, disse Magnus Egerstedt, robotista do instituto. “Os comportamentos de segurança assumem e os robôs congelam.”
Esta congelação é devido ao chamado bolhas de segurança que engenheiros programam para os robôs. Para se manter seguro, cada robô é encarregado de manter uma distância segura de outros robôs ao completar a tarefa necessária.
A equipe da Georgia Tech, conseguiu diminuir o tamanho da bolha de segurança para um nível em que não interfere com a capacidade dos robôs de completarem a tarefa, mas ainda mantém eles seguros.
“Nosso sistema permite que os robôs façam uma quantidade mínima de mudanças em seus comportamentos originais, a fim de realizar a tarefa e não bater um no outro”, disse Egerstedt.
Esse algoritmo será extremamente importante para carros autônomos. Mesmo que nos testes com veículos autônomos do Google, por exemplo, têm sido quase sempre seguro, podem surgir problemas, uma vez que existem milhares de carros na estrada.
A tecnologia também poderia revolucionar o controle de tráfego aéreo. Atualmente, são operadores que gerem os fluxos de aviões. No futuro, os aviões poderiam usar este algoritmo e ser completamente autônomos.
Fonte - Revista Amazônia  10/09/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito