domingo, 3 de julho de 2016

VLT do Rio terá horário de operação ampliado a partir de amanhã

Transportes sobre trilhos

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e a Concessionária do VLT Carioca, a circulação será das 8h às 17h, de segunda a sexta, com quatro composições.O trajeto, por enquanto, permanece entre o Aeroporto Santos Dumont e a Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros na zona portuária, e os intervalos foram reduzidos de 30 para 15 minutos entre as viagens.

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/Arquivo
O Veículo Leve sobre Trilho (VLT) vai ampliar seu horário de operação em duas horas a partir de amanhã (4), no centro do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e a Concessionária do VLT Carioca, a circulação será das 8h às 17h, de segunda a sexta, com quatro composições.
O trajeto, por enquanto, permanece entre o Aeroporto Santos Dumont e a Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros na zona portuária, e os intervalos foram reduzidos de 30 para 15 minutos entre as viagens. Na última semana, foram feitas 290 viagens nos dois sentidos, com tempo médio de percurso de 26 minutos.
A operação comercial, que estava prevista para começar na última sexta-feira (1º), foi adiada “para garantir maior tempo de acomodação e melhor convivência da população com o sistema”, segundo a secretaria. A nova data ainda não foi anunciada, mas o valor da passagem será o mesmo dos ônibus, R$ 3,80.
O VLT foi inaugurado no dia 5 de junho e vai integrar todos os meios de transporte no centro do Rio e região portuária: barcas, metrô, trem, ônibus, rodoviária, aeroporto, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil.
Ao todo, serão 28 quilômetros de trilhos, 32 bondes, 45 máquinas para a compra de bilhetes em paradas e estações e nove pontos de integração com outros meios de transporte, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana e capacidade para 300 mil passageiros por dia. O segundo trecho tem previsão para ser inaugurado no segundo semestre e vai da Central do Brasil à Praça XV.
O sistema empregará 130 profissionais, entre condutores e controladores, que já passam por treinamento desde o ano passado.
Fonte - Agência Brasil  03/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito