segunda-feira, 25 de julho de 2016

Vladimir Putin não vai participar de cerimônia de abertura da Rio 2016

Olimpíadas/Rio 2016

A confirmação veio nesta segunda-feira (25) pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Ele, porém, não comentou sobre a possibilidade de Putin comparecer a alguma competição ou jogo das Olimpíadas.

Da Agência Brasil*
imagem/Ag.Brasil
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não assistirá à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no próximo dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro. A confirmação veio nesta segunda-feira (25) pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Ele, porém, não comentou sobre a possibilidade de Putin comparecer a alguma competição ou jogo das Olimpíadas.
A notícia veio um dia depois da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de não excluir todos os atletas russos dos Jogos de 2016 devido ao escândalo de doping, que envolvia suposto esquema com a ajuda dos serviços secretos do país.
A única modalidade que não contará com esportistas do país é o atletismo. Em todas as outras, a palavra final sobre a participação da Rússia caberá às federações internacionais. "Sem dúvida, aplaudimos a decisão do COI de permitir que atletas 'limpos' participem dos Jogos Olímpicos. Foi uma decisão positiva", disse Peskov.
O porta-voz destacou, no entanto, que a Rússia está "decepcionada" com o fato do COI negar o credenciamento do ministro russo dos Esportes, Vitaly Mutko, para os Jogos do Rio. A Agência Mundial Antidoping (Wada) acusa o ministro de ter coordenado o suposto esquema de doping na Rússia. Apesar da polêmica, Mutko continua no cargo.

Decisão do COI

Ao comentar a decisão de ontem do COI, o jornal francês Libération escreveu que o presidente russo pretende realizar uma série de ligações telefônicas com intuito de resolver pendências de vários atletas russos.
O porta-voz do Kremlin, no entanto, negou categoricamente a possibilidade. "Seu envolvimento pessoal neste caso é impossível", disse Dmitry Peskov, ao responder jornalistas sobre a possibilidade de Putin se envolver em temas relacionados ao acesso dos atletas russos aos Jogos.
*Com informações das agências Ansa Brasil e Sputnik Brasil
Fonte - Agência Brasil  25/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita,ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de "direito",é também um estado de "espírito"