segunda-feira, 18 de julho de 2016

Mais uma estação da Linha 4 do Metrô do Rio é concluída - Antero de Quental

Transportes sobre trilhos

Com dois acessos na praça, um voltado para a Avenida Bartolomeu Mitre e outro para a Rua General Urquiza, nas esquinas com a Avenida Ataulfo de Paiva, a Estação Antero de Quental vai atender cerca de 35 mil pessoas por dia, segundo demanda estimada.

Sec.de Est de Transp.do RJ
foto - Henrique Freire
O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e a presidente da Companhia de Transportes sobre Trilhos (RioTrilhos), Tatiana Carius, participaram, nesta sexta-feira (15/07), da entrega da Estação Antero de Quental da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema). Após o fim das obras civis e dos serviços de acabamento, a estação, localizada no Leblon, segue com a finalização da instalação de sistemas operacionais.
Com dois acessos na praça, um voltado para a Avenida Bartolomeu Mitre e outro para a Rua General Urquiza, nas esquinas com a Avenida Ataulfo de Paiva, a Estação Antero de Quental vai atender cerca de 35 mil pessoas por dia, segundo demanda estimada.
– Todos os testes realizados na nova linha foram bem-sucedidos e, a partir de hoje, começa a ‘marcha em branco’, que é o grande treinamento da operação para funcionários e pilotos. Na Olimpíada, o funcionamento será com todas as estações abertas, com trens a cada oito minutos e capacidade para transportar 11 mil passageiros por hora/sentido. Nossa expectativa é que, até o fim do ano, estejamos operando em horário integral, atendendo plenamente a população – ressaltou Rodrigo Vieira.
Construída sob a praça Antero de Quental e a Avenida Ataulfo de Paiva, a estação é moderna, foi construída em dois níveis e oferece acessibilidade para todos os passageiros.
O destaque arquitetônico é o painel de azulejos coloridos homenageando o surfista carioca. O trabalho do arquiteto Urbano Iglesias colore uma parede de dez metros de largura por 3,10 metros de altura com tons de azul, branco, preto e laranja e pode ser observado na descida ao mezanino. A estação também conta com banheiros masculino e feminino na área pagante.
O tempo de viagem entre Antero de Quental e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, será de pouco mais de 9 minutos. Já para ir ao Centro, o passageiro levará 23 minutos.

Praça Antero de Quental também será devolvida
Com a entrega da estação, a Praça Antero de Quental será devolvida à população, neste sábado (16/7), às 9h, com novos exemplares de árvores e brinquedos no parque infantil, inclusive um deles adaptado para crianças cadeirantes.
No mesmo dia, a Avenida Ataulfo de Paiva também será totalmente liberada ao trânsito e todas as vias do bairro que sofreram alterações para viabilizar a execução das obras voltam à configuração original.

Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia
A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado. Este é o maior legado em mobilidade que o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos.
Fonte - ANPTrilhos   18/07/2016 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita,ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de "direito",é também um estado de "espírito"