quinta-feira, 28 de julho de 2016

Metrô de Fortaleza testa bilhete eletrônico na Linha Azul

Transportes sobre trilhos

Bilhete eletrônico entra em fase de testes na linha azul.- Os passageiros que embarcam no Metrô de Fortaleza pagando passagem inteira,utilizam o cartão eletrônico e não mais os bilhetes de papel. Dessa forma, a Metrofor testa a usabilidade do sistema

Diário do Nordeste
foto - José Leomar/DN
O sistema de bilhetagem eletrônica da Linha Sul do Metrô de Fortaleza entra em fase de testes a partir deste mês. A tecnologia vai substituir o atual sistema de bilhetes de papel e urnas de madeira, aumentando a comodidade para os passageiros e os níveis de segurança e informação da área de arrecadação da Metrofor.
A fase de testes acontece inicialmente na estação Chico da Silva. Os passageiros que embarcam pagando passagem inteira utilizam o cartão eletrônico e não mais os bilhetes de papel. Dessa forma, a Metrofor testa a usabilidade do sistema, reforça o treinamento dos bilheteiros para manuseio das novas operações e apresenta o novo sistema aos usuários do metrô.
A fase de testes será iniciada gradativamente em todas as estações, no sentido Fortaleza-Pacatuba. Por tanto, as próximas unidades a terem o sistema funcionando serão José de Alencar, São Benedito e Benfica. E a última será Carlito Benevides, em Pacatuba. Enquanto durar a fase de testes, será utilizado somente o cartão unitário - com crédito para uma passagem e que será recolhido no bloqueio eletrônico no momento do embarque.
“A bilhetagem eletrônica permitirá um controle muito maior não apenas sobre eventuais fraudes, mas sobre as categorias de bilhetes, como as gratuidades, e os ressarcimentos que o Metrô tem direito, junto ao Governo do Estado. Será possível saber com maior nível de exatidão o local de embarque dos passageiros, em que regiões estão os maiores movimentos, e a dimensão disso. Esses dados irão permitir melhorias na oferta do serviço. Além disso, o novo sistema permitirá, num futuro próximo, através do Bilhete Único Metropolitano, uma integração com todos os sistemas de transporte metropolitano”, explicou o diretor-presidente da Metrofor, Eduardo Hotz.
Os cartões múltiplos, nos quais é possível inserir uma quantidade variada de passagens, só poderá ser usado ao final da fase de testes, quando todas as estações estiverem funcionando de forma integrada com a bilhetagem eletrônica. Assim, ao adquirir mais de uma passagem, o usuário poderá utilizar o cartão em qualquer estação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A previsão da Metrofor é que em até três meses a fase de testes tenham alcançado todas as estações.
Fonte - Diário do Nordeste  28/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito