quinta-feira, 28 de julho de 2016

Bailarina brasileira formada no Bolshoi vence o maior concurso de dança do mundo

Arte & Cultura

A bailarina brasileira Amanda Gomes venceu o The Varna International Ballet Competition, considerado o mais antigo e importante concurso de dança do mundo.

Sputnik
Sputnik
Realizado na Bulgária, entre os dias 15 e 27 de julho, o concurso contou com a participação de 140 bailarinos do mundo todo e teve seus resultados divulgados nesta quinta-feira (28).
Formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville, no Norte de Santa Catarina, Amanda Gomes é natural de Goiânia e tem 21 anos, sendo 16 dedicados à dança. Após trabalhar como bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, por dois anos, e ter vencido alguns dos mais importantes concursos do mundo, como nos EUA, Turquia, Rússia e agora na Bulgária, hoje ela é solista da Ópera de Kazan, na Rússia.
Para se ter uma ideia da importância do The Varna International Ballet Competition no mundo da dança, basta dar uma olhada em alguns dos grandes nomes que se consagraram como vencedores em suas edições passadas: Ekaterina Maximova, em 1964, Mikhail Baryshnikov, em 1966, Eva Evdokimova, em 1970, Sylvie Guillem, em 1983, Manuel Legris, em 1984, Aurélie Dupont, em 1992, e Ivan Vasiliev, em 2006.
Criada em 1964, a competição acontece a cada dois anos e é formado por três etapas. Na primeira, os dançarinos devem apresentar uma variação de balé de repertório. Já nas duas etapas finais, exibir uma variação de balé clássico e uma coreografia contemporânea.
Fonte - Sputnik  28/07/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita,ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de "direito",é também um estado de "espírito"