quarta-feira, 8 de junho de 2016

Dia Mundial dos Oceanos 2016 - Oceano saudável, planeta saudável

Meio Ambiente   

2016 é o ano em que o mundo começa a implementar as promessas feitas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e no Acordo de Paris sobre Mudança Climática.A mensagem da UNESCO no Dia Mundial dos Oceanos é clara: o oceano é essencial para avançarmos.

Revista Amazônia
foto - ilustração
O oceano é uma parte integrante do nosso planeta, e é um componente essencial de vidas humanas, meios de subsistência e do ambiente que nos sustenta. Para a indústria da pesca e o turismo, assim como para o transporte e a regulação do clima, o oceano é a chave para se implementar a nova agenda mundial.
Apesar dos crescentes impactos das atividades humanas no meio ambiente marinho, o oceano continua sendo um importante condutor da erradicação do maior desafio que o mundo enfrenta atualmente: a pobreza extrema. O oceano é uma parte integrante do nosso planeta, e é um componente essencial de vidas humanas, meios de subsistência e do ambiente que nos sustenta. Para a indústria da pesca e o turismo, assim como para o transporte e a regulação do clima, o oceano é a chave para se implementar a nova agenda mundial.
Especialmente em países em desenvolvimento, o litoral e o oceano oferecem diversas oportunidades econômicas para assegurar que ninguém será deixado para trás na busca por um desenvolvimento mais equitativo e sustentável. Seja no litoral ou no alto-mar, longe de todos, a salvaguarda de sítios marinhos biodiversificados é essencial para se garantir o uso sustentável e de longo prazo de recursos naturais preciosos.
imagem/Revista Amazônia

A UNESCO, por meio de sua Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) trabalha em todas as áreas para apoiar seus Estados-membros na implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 sobre o oceano, assim como todos os outros objetivos e metas relevantes, de maneiras que são inclusivas e baseadas em uma abordagem científica integrada. O desenvolvimento de capacidades nacionais na pesquisa científica marinha é uma pré-condição para o entendimento e a preservação do oceano, de seu meio ambiente e dos muitos recursos que ele oferece. A COI está comprometida com o incentivo do desenvolvimento de políticas nacionais que promovam o crescimento sustentável ambientalmente consciente e com base no oceano.
A nossa mensagem é de que um oceano saudável é um planeta saudável, e um planeta saudável é absolutamente essencial para o bem-estar de gerações futuras.
Seja na erradicação da pobreza, seja na regulação do clima, a ideia principal é de que o oceano é importante. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris, as negociações sobre a proteção da biodiversidade marinha em alto-mar, assim como outros marcos políticos mundiais, abriram caminhos para a preservação e a cura da “joia da coroa” do planeta.
O Dia Mundial dos Oceanos é a nossa oportunidade – como tomadores de decisões, representantes da indústria, da sociedade civil, da ciência, e você e eu – de fazer a diferença, deixar as palavras e partir para a ação significativa.
É por isso que, no dia 8 de junho, na Sede da UNESCO em Paris e em muitos outros lugares em todo o mundo, nós vamos nos mobilizar tendo em vista um oceano saudável e um planeta saudável – junte-se a nós!
Fonte - Revista Amazônia  08/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita,ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de "direito",é também um estado de "espírito"