domingo, 15 de maio de 2016

Metrô de Salvador passa a operar com novos horários e novos trens

Transportes sobre trilhos

A partir deste domingo o usuário levará apenas 17 minutos de Lapa até Pirajá.Com a ampliação do horário,das 5h à meia-noite todos os dias da semana,inclusive aos sábados domingos e feriados e com os novos trens,o metrô passará a atender também os usuários que dependem de transporte público noturno,seja para trabalho,estudo ou lazer,mantendo a qualidade do nosso padrão de atendimento ao usuário, com segurança e conforto.

Da Redação
foto/CCR
O Metrô de Salvador funcionará das 5h à meia-noite, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, a partir deste domingo, dia 15/05. No mesmo dia, cinco novos e modernos trens serão incluídos na frota, reduzindo o intervalo entre os trens para 6 minutos nos horários de pico dos dias úteis. A partir deste domingo o usuário levará apenas 17 minutos de Lapa até Pirajá.
Com a ampliação do horário e com os novos trens, o metrô passará a atender também os usuários que dependem de transporte público noturno, seja para trabalho, estudo ou lazer, mantendo a qualidade do nosso padrão de atendimento ao usuário, com segurança e conforto.
O metrô já transportou mais de 15 milhões de passageiros desde o início da operação assistida há quase dois anos e tem capacidade para atender 300 mil usuários por dia útil com o horário ampliado.
Com a inclusão dos novos trens no sistema, o intervalo entre os trens cairá para 6 minutos nos horários de pico e 8 minutos no horário regular nos dias úteis, e até 10 minutos nos sábados, domingos e feriados. Quando a Linha 2 estiver concluída esse intervalo poderá reduzir a três minutos.
Com o novo horário até meia-noite, o metrô se torna opção para estudantes e universitários, trabalhadores que saem mais tarde de seus empregos, usuários que estão em seu lazer noturno, trabalhadores que entram no serviço à noite, além dos usuários que optam por um meio de transporte seguro, confortável e eficiente para se deslocar pela cidade. A operação plena do metrô significa também mais qualidade de vida, com mais opções de horários de deslocamento para trabalho ou lazer, com conforto e segurança e de maneira sustentável, em um modal de transporte não poluente, que contribui para a redução de emissões de CO².
O atendimento nas estações será ampliado mantendo o padrão de qualidade do metrô. Além da equipe atual, a CCR Metrô Bahia terá novos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) e novos Agentes de Atendimento e Bilheteria na equipe, totalizando cerca de 1 mil colaboradores diretos na operação do Metrô.
“A ampliação do horário da operação comercial é mais um passo em nosso compromisso em oferecer para Salvador um transporte rápido, confortável, eficiente, seguro e moderno, que atende a todos os usuários em diferentes períodos do dia com qualidade e sem interrupções, diariamente, inclusive nos feriados”, disse Luís Valença, diretor presidente da CCR Metrô Bahia.

Novos trens
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá a partir de domingo, dia 15/05 mais cinco novos trens, que se incorporam à frota atual totalizando onze composições, ampliando o horário de atendimento do usuário e reduzindo para 6 minutos, nos horários de pico em dias úteis, o intervalo de espera entre as viagens, e para 8 minutos nos horários regulares. O usuário fará em 17 minutos o percurso de Lapa até Pirajá. Nos fins de semana e feriados o intervalo será de até 10 minutos.
Os novos trens são fabricados no Brasil pela Hyundai Rotem e têm design moderno, com ar-condicionado em todos os carros, portas de embarque/desembarque mais largas, sistemas de vídeo (câmeras de vigilância), passagem livre entre carros (gangway), sistema de informação aos passageiros por meio de monitores do tipo LCD; sistema de vídeo para comunicação com o usuário (veiculação de publicidade e informações institucionais), entre outras melhorias tecnológicas.
Cada novo trem conta com 202 assentos acolchoados e a capacidade máxima aproximada de lotação é de 1.000 lugares, se somados com os passageiros em pé, a exemplo dos trens atuais. Cerca de 12% do total de assentos em cada carro será destinado aos usuários preferenciais (idosos, gestantes e pessoas com deficiência). Haverá dois espaços para cadeirantes por trem, perfeitamente identificados – segue a mesma configuração do trem atualmente em circulação.
Cada trem tem 22 câmeras embarcadas nos carros, com transmissão em tempo real para o CCO. Dessas câmeras, duas são externas nas extremidades, para visualização da via e das estações, pelo Centro de Controle; e mais uma câmera no interior de cada cabine de comando, nas extremidades dos trens.
Até 2017, a CCR Metrô Bahia terá 34 novos trens de 4 carros cada, totalizando 40 composições. Já se encontram em Salvador 12 novos trens no Pátio Pirajá, dos quais cinco entrarão em operação a partir deste domingo, dia 15/05, e os outros estão em processo de testes. Quando a Linha 2 estiver em operação, o intervalo entre os trens pode ser reduzido para três minutos.
“Os novos trens ampliam o conforto do usuário do Metrô de Salvador, que pode embarcar desfrutando da qualidade dos serviços que temos prestado à população na Linha 1 e que continuaremos prestando, quando os outros novos trens se somarem à nossa frota e com a Linha 2 entrando em operação até 2017”, disse o diretor de Implantação de Sistemas da CCR Metrô Bahia, Cláudio Andrade.
Com informações da CCR Metrô Bahia  15/05/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito