segunda-feira, 14 de março de 2016

Praça de São Luís (Ma) recebe sistema de poste solar

Sustentabilidade

Utilizados pela primeira vez no Maranhão, os postes já podem ser vistos na Praça Nossa Senhora do Carmo, inaugurada no dia 07. Como os postes não são ligados à rede elétrica, não geram conta de energia. O sistema tem como força motriz para a iluminação apenas a luz do sol.

O Imparcial

A Prefeitura de São Luís está inovando com a utilização de postes com luminárias solares em praças construídas no Coroadinho, por meio do Programa Bacia do Bacanga. Utilizados pela primeira vez no Maranhão, os postes já podem ser vistos na Praça Nossa Senhora do Carmo, inaugurada no dia 07. Esse tipo de iluminação representa um dos melhores exemplos de utilização das novas tecnologias para a redução do consumo de energia.
"A praça é um novo espaço para a prática de esporte, de convívio social para a comunidade se reunir, conversar, relaxar. É a primeira praça na cidade que conta com um sistema de energia solar, que não gera conta de energia e garante uma excelente iluminação", relembrou o prefeito Edivaldo.
Os postes são indicados para serem utilizados em parques, praças localizadas em áreas de reserva ambiental que não podem receber rede elétrica subterrânea. Todas as lâmpadas são de LED. O prefeito Edivaldo destacou que a utilização de lâmpadas de LED, que possuem vida útil superior a 25 anos, combinada com sistema de geração fotovoltaico e baterias para armazenamento de energia configuram um sistema autônomo de baixo custo de operação e manutenção.
Como os postes não são ligados à rede elétrica, não geram conta de energia. O sistema tem como força motriz para a iluminação apenas a luz do sol. No caso de falta de energia elétrica na região da praça, a mesma continua iluminada, tendo capacidade para permanecer iluminada, mesmo que não haja sol, por três dias. Além da vantagem de ser autônoma, o sistema de iluminação é ecológico e funcional.

Expansão

Ao todo, as cinco praças que integram o Parque do Rio das Bicas irão utilizar esse tipo de iluminação. A obra do parque foi dividida em quatro trechos do bairro do Coroadinho, contemplando a construção das praças com playground, academia aberta, quadra de esportes, mesa de jogos, dentre outros equipamentos públicos, além de paisagismo nos espaços de lazer e recreação para os moradores da região.
O secretário Municipal de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, explicou que para preservar a permeabilidade do solo, na pavimentação das praças foram utilizados blocos intertravados de concreto pigmentados nas cores azul, vermelho, amarelo e natural. "Também foram implantados canteiros gramados e com mudas de árvores, faixas para pedestres com identificação, bancos de madeira e bancos em alvenaria e em concreto e lixeiras", disse ele.
Além da praça inaugura pelo prefeito Edivaldo ainda serão inauguradas em breve as praças Portal do Sacavém, Praça da Salina, Praça da Vitória e Praça da União, que compõem o Parque do Rio das Bicas, construído com recursos do Banco Mundial (Bird).
Fonte - O Imparcial  14/03/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita,ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de "direito",é também um estado de "espírito"