segunda-feira, 7 de março de 2016

Governo da Bahia assina memorando com duas empresas chinesas

Infraestrutura

Por meio da assinatura de memorandos de entendimento com o Governo do Estado, a China Road and Bridge Corporation (CRBC) e a China Railway Construction Corporation Limited (CRCC) garantiram que vão aprofundar os estudos sobre os projetos apresentados pelo governador Rui Costa no primeiro dia da Missão Oficial do Governo da Bahia na China, nesta segunda-feira (7).

Da Redação
      foto - Diego Mascarenhas/GOVBA

A Bahia pode ser a porta de entrada para duas tradicionais empresas chinesas iniciarem seus investimentos no Brasil. Por meio da assinatura de memorandos de entendimento com o Governo do Estado, a China Road and Bridge Corporation (CRBC) e a China Railway Construction Corporation Limited (CRCC) garantiram que vão aprofundar os estudos sobre os projetos apresentados pelo governador Rui Costa no primeiro dia da Missão Oficial do Governo da Bahia na China, nesta segunda-feira (7).
“Começamos com o pé direito. Construímos as condições para apresentarmos em detalhes os projetos que pretendemos destravar, como a Ponte Salvador-Itaparica, o Porto Sul e o VLT de Salvador, e o resultado foi o melhor possível”, disse o governador. Durante os encontros, que aconteceram ao longo de todo o dia (pela manhã com a CRBC e à tarde com a CRCC), Rui aproveitou para apresentar também as possibilidades de investimento em saneamento básico, aviação regional e no projeto do novo Centro de Convenções de Salvador, que será construindo no bairro do Comércio.
Na reunião realizada na sede da CRBC, uma das quatro maiores estatais chinesas, a ponte Salvador-Itaparica foi um dos principais focos da atenção dos empresários, que têm como principal interesse a construção de pontes, portos e ferrovias. “São empresas de grande porte, com muita experiência e tecnologia para atuar nos projetos que apresentamos. Elas demonstram muito interesse e os dois memorandos dão uma indicação forte que eles podem iniciar os investimentos na Bahia após a conclusão dos estudos técnicos”, acrescentou o governador.
A ideia, explicou Rui durante o encontro com a CRCC, é que alguns projetos sejam desenvolvidos conjuntamente. Desta maneira, é possível garantir os investimentos necessários ao desenvolvimento da Bahia e o retorno financeiro para as empresas que decidirem se instalar no estado. “Tenho encontrado os interlocutores que querem fazer as coisas na mesma velocidade que estamos buscando e isso é fundamental”, finalizou.
O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, explicou as diferentes modalidades de parceria com o Estado e destacou as Parcerias Público Privadas (PPPs) que já resultaram na concretização de grandes projetos na Bahia, como o Metrô de Salvador e a Arena Fonte Nova. O superintendente de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, também integrante da comitiva oficial do Governo do Estado na China, ressaltou que a Bahia dará um salto de qualidade na sua infraestrutura com a tecnologia chinesa utilizada na construção de ferrovias, pontes e portos. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, faz parte da comitiva oficial na China, que segue em reuniões diárias com empresários chineses até a próxima sexta-feira (11).
Com informações da seco Ba.  07/03/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita,ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de "direito",é também um estado de "espírito"