segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Cisternas garantem armazenamento de água para agricultores familiares da Bahia

Água

Até o final deste mês de fevereiro, mais 4.648 cisternas vão levar água de consumo para mais famílias baianas.As cisternas de abastecimento de água para consumo humano também melhorou a qualidade de vida e facilitou as atividades de alunos com a instalação de cisternas em 538 escolas e em 85 postos de saúde

Da Redação
Secom Ba.
O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já beneficiou 55.936 famílias com a construção de cisternas, uma em cada residência, em 80 municípios espalhados pela Bahia. Até o final deste mês de fevereiro, mais 4.648 cisternas vão levar água de consumo para mais famílias baianas.
As cisternas de abastecimento de água para consumo humano também melhorou a qualidade de vida e facilitou as atividades de alunos com a instalação de cisternas em 538 escolas. Pacientes e profissionais de saúde de comunidades rurais de municípios com dificuldade de acesso a água também foram favorecidas com a chegada das cisternas em 85 postos de saúde.
“Melhorou muito a nossa vida com a chegada da cisterna e do barreiro, pois, há alguns anos, temos a água necessária para o nosso consumo e para as frutas e hortaliças que produzimos”, declarou o agricultor familiar, Manoel Guardiano, da Comunidade Rural Várzea do Morro, localizada no município de Ponto Novo, Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.
Para o agricultor Manoel, que tem uma família composta por sete pessoas, era muito difícil quando não havia a cisterna, nem o barreiro, obras executadas pelos governos estadual e federal. “Uns dez anos atrás eu precisava andar quilômetros com a lata de água na cabeça para buscar água”, afirmou, manifestando a alegria em ver que, depois da chuva, a cisterna e o barreiro estão cheios de água, garantindo o consumo humano e da produção de hortaliças e frutas, que ele irá vender na feira do município.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, também demonstrou alegria em ver a transformação que a chuva, que caiu em todo o estado, fez, beneficiando aqueles que estavam sofrendo com a estiagem. “Tenho uma grande satisfação em ver cheias as cisternas de 16 mil litros, ação executada pelo governo da Bahia, em parceria com ministérios do governo federal, que estão garantindo água de qualidade para os agricultores familiares. Outra alegria é ver os açudes, barreiros e aguadas, todos cheios, o que garante água para a produção e dessedentação animal”.

Mais investimentos
A SDR/CAR tem como meta a construção de 6.933 cisternas calçadão e 4.828 barreiros trincheiras, que vão atender a 11.761 famílias, de 161 municípios do semiárido baiano, com tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva para produção e dessedentação animal. A ação será realizada a partir de uma parceria com o do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no âmbito do Programa Estadual Água para Todos, através o convênio 027/2013.
De acordo com o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, a previsão é que, até dezembro de 2016, o convênio já tenha sido totalmente executado. “Já entregamos cerca de três mil aguadas e, até o fim do ano, vamos executar as demais”.
Segundo a coordenadora de produção do Água para Todos, Kamilla Santos, a cisterna calçadão é uma tecnologia de captação de água da chuva com a capacidade de armazenar 52 mil litros de água. “Ela possui um calçadão de 200 metros quadrados, onde a água da chuva cai e escorre para a cisterna”.
Já o barreiro trincheira é utilizado mais para dessedentação de animais de pequeno e médio porte. “Ele é estreito e profundo, média de 3 a 4 metros para evitar a evapotranspiração. O barreiro acumula, em média, 500 metros cúbicos de água. No período chuvoso, o semiárido se renova e as pessoas que ali habitam veem a possibilidade de produzir seu próprio alimento garantindo, assim, a segurança alimentar”.
Com informações da Secom Ba.  01/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita,ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de "direito",é também um estado de "espírito"