terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Campo de Lula já é o maior produtor e exportador de óleo do Brasil

Economia/Petróleo

Com esse elevado potencial , Lula já é o maior campo produtor de petróleo no Brasil, além de maior produtor nacional de gás natural, com produção média de 20,6 milhões de metros cúbicos/dia (m³/d) em dezembro.

Fatos e Dados

A produção média de petróleo que operamos no campo de Lula em dezembro de 2015 foi de 442 mil barris por dia (bpd), equivalente a aproximadamente 51% de toda a produção que operamos no pré-sal (874 mil bpd) no período. Com esse elevado potencial , Lula já é o maior campo produtor de petróleo no Brasil, além de maior produtor nacional de gás natural, com produção média de 20,6 milhões de metros cúbicos/dia (m³/d) em dezembro.
O campo de Lula assumiu e vem mantendo a liderança na produção de petróleo nacional desde agosto do ano passado, quando ultrapassou o campo de Roncador. A expectativa para 2016 é de um aumento ainda maior com a entrada em operação dos FPSOs Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema, adicionando uma capacidade de produção de até 300 mil bpd ao campo de Lula. O Cidade de Maricá já está na locação e iniciará em breve a interligação dos poços, e o Cidade de Saquarema está em processo de integração, no estaleiro Brasa, em Niterói.
Os resultados obtidos com a exportação do petróleo do campo de Lula contribuem positivamente com a balança comercial brasileira, visto que o óleo tem boa aceitação no mercado internacional. Ao todo, o volume exportado deste campo somou 59,1 milhões de barris de petróleo no ano passado (média de aproximadamente 162 mil bpd). Esses valores levam em consideração também a parcela dos nossos parceiros no campo.
A marca representa uma tendência de mudança do perfil da nossa cesta de exportação de petróleo, até então predominantemente de óleos pesados. A crescente participação do óleo do campo de Lula aumenta a proporção de petróleos médios ou de média densidade – como o encontrado majoritariamente na área do pré-sal da Bacia de Santos. Em 2015, a proporção de óleos médios no nosso mix de exportação atingiu 37%.
Operamos (65%) o campo de Lula em parceria com a BG E&P Brasil (25%) e a Petrogal Brasil (10%).
Fonte - Fatos e Dados  01/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita,ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de "direito",é também um estado de "espírito"