quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Governo do Estado do Rio,fecha acordo com prefeitura para integrar metrô com ônibus

Mobilidade

O protocolo de intenções é uma medida tomada para tornar possível estudos de viabilidade da integração entres os modais de transporte. A ideia é chegar a um acordo com os concessionários para que os preços das tarifas sejam reduzidos para a implantação dos bilhetes integrados.

O Globo - RF
foto - ilustração
O governo do estado e a prefeitura assinaram, no fim do ano, um protocolo de intenções visando à integração tarifária entre o metrô, as barcas e os ônibus de linhas municipais, incluindo os do BRT. O objetivo é dar continuidade às integrações modais que serão efetivadas durante as Olimpíadas. Hoje, o metrô interage com usuários do Bilhete Único Carioca (BUC) de 11 linhas municipais por terem pontos próximos a estações. O protocolo foi publicado na página 18 do Diário Oficial do Município do dia 31 de dezembro de 2015.
O protocolo de intenções é uma medida tomada para tornar possível estudos de viabilidade da integração entres os modais de transporte. A ideia é chegar a um acordo com os concessionários para que os preços das tarifas sejam reduzidos para a implantação dos bilhetes integrados. O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, disse que a integração vai depender de estudos que estão a cargo da concessionária MetroRio e da Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas de ônibus da cidade. Ainda serão avaliados os custos da integração para reduzir as duas tarifas. Os ônibus municipais custam hoje R$ 3,80 e o metrô, R$ 3,70. A ideia é encontrar uma tarifa abaixo de R$ 7,50.
Segundo Osório, o novo modelo deverá começar com a inauguração da Linha 4 do metrô, no dia 1º de julho. No entanto, nada impede, de acordo com o secretário, que essa integração comece antes, já nas Linhas 1 e 2. Durante os jogos, estarão disponíveis os cartões olímpicos, que serão válidos nos ônibus municipais, metrô, vans credenciadas, trens (inclusive fora dos limites da cidade) e nas barcas. O cartão poderá ser usado entre os dias 1º e 28 de agosto. Serão três opções: um dia (R$ 25), três dias (R$ 70) e sete dias (R$ 160).
De acordo com o secretário, o BRT será estendido até a estação do metrô no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Dessa forma, passageiros terão acesso facilitado a ambos os meios de transporte, o que, para Osório, viabilizará a integração tarifária.
Acredito que essa seja uma medida de extrema importância para facilitar a vida do passageiro, para gerar uma economia a ele. Para que ele não tenha que pagar uma passagem do BRT cheia e depois uma passagem do metrô cheia. E que facilite também uma integração física, uma vez que o mesmo bilhete servirá para os dois modais, e permitirá que o passageiro salte e embarque no outro sem necessidade de ir no guichê comprar um novo bilhete. Essa era a última integração de transporte de massa que faltava no Rio. Nós já temos a integração dos trens com os ônibus municipais e com o BRT. Faltava o metrô. Esse é mais um incentivo para a priorização do transporte público — comentou Osório.
Ele fez o anúncio durante visita às obras da Linha 4 do Metrô na Estação Antero de Quental, no Leblon, que está em fase de acabamentos. Segundo Osorio, restam 600 metros para que o metrô chegue até o trecho que foi aberto da Barra da Tijuca até a Gávea. Hoje, o metrô transporta 850 mil pessoas diariamente. A estimativa, com a inauguração da Linha 4, é de que mais 300 mil usuários passem a usar o serviço.
Fonte - Revista Ferroviária  06/01/2016

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