PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 28 de novembro de 2015

Presidenta Dilma chega a Paris para Conferência do Clima

Política

O roteiro inicial previa a saída da presidenta de Paris diretamente para cumprir agenda com empresários no Vietnã e no Japão. No entanto, agenda foi cancelada sob o argumento de que a revisão da meta fiscal não foi aprovada pelo Congresso Nacional.

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração
A presidenta Dilma Rousseff chegou a Paris para participar nesta segunda-feira (30) da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-21).
O roteiro inicial previa a saída da presidenta de Paris diretamente para cumprir agenda com empresários no Vietnã e no Japão. No entanto, agenda foi cancelada sob o argumento de que a revisão da meta fiscal não foi aprovada pelo Congresso Nacional.
Na COP-21, Dilma apresentará o resultado de medidas adotadas pelo Brasil para reduzir o desmatamento e a emissão de gases do efeito estufa. O retorno a Brasília está previsto para a madrugada de terça (1º).
Fonte - Agência Brasil  28/11/2015

Justiça anula compra do Cais José Estelita pelo Consórcio Novo Recife

Urbanismo

Para o juiz Roberto Wanderley Nogueira, o projeto Novo Recife inclui um sequencial de torres que esbarram com o perfil arquitetônico e paisagístico da área.O Consórcio Novo Recife deve devolver a área do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, no Cais José Estelita, no prazo de 30 dias para o patrimônio público

Do JC Online
foto - Divulgação
A Justiça Federal em Pernambuco anulou, na manhã deste sábado (28), a compra da área do Cais José Estelita realizada pelo Consórcio Novo Recife. A decisão foi tomada pelo juiz Roberto Wanderley Nogueira da 1ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, que está no exercício da 12ª Vara.
O Consórcio Novo Recife deve devolver a área do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, no Cais José Estelita, no prazo de 30 dias para o patrimônio público. O juiz também determinou que a Prefeitura do Recife, a União e o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) “se abstenham a autorizar todo e qualquer projeto que controverta ao ambiente histórico, paisagístico, arquitetônico e cultural das áreas do entorno do Forte das Cinco Pontas, incluindo o Cais José Estelita, sob as penas da lei”.
Para o magistrado, o projeto Novo Recife inclui um sequencial de torres que esbarram com o perfil arquitetônico e paisagístico da área. “É inútil defender a legalidade dessa absurda alienação imobiliária, resultante de um relacionamento espúrio entre os setores público e privado decorrente das circunstâncias de forma e de conteúdo que marcam induvidosamente essa operação pseudojurídica”.
A decisão ainda destaca que “vender uma área pública à iniciativa privada, sobretudo quando interesse público subjacente se acha ativado, não justapõe exatamente situações comparáveis para possibilitar juízo discricionário algum. Antes o contrário: descabe ao Poder Público optar pelo privado no detrimento do público”.
O Consórcio Novo Recife pode recorrer da decisão.
Fonte - Jornal do Commercio  28/11/2015

Decea regulamenta uso do espaço aéreo por drones

Espaço aéreo

Outras regras sobre licenciamento e autorização para uso dos equipamentos ainda serão fixadas pela Anac.Conforme o documento, os drones somente poderão acessar o espaço aéreo brasileiro após a emissão de uma Autorização Especial, que deve ser solicitada junto ao Órgão Regional do Decea.

Natália Pianegonda - Agência CNT *
foto - Divulgação/Drone Direto
O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) regulamentou o uso do espaço aéreo brasileiro por aeronaves remotamente pilotadas, os drones. As regras estão previstas na ICA (Instrução do Comando da Aeronáutica) 100-40, em vigor desde 19 de novembro, e valem para usos que não sejam para esporte e lazer.
Conforme o documento, os drones somente poderão acessar o espaço aéreo brasileiro após a emissão de uma Autorização Especial, que deve ser solicitada junto ao Órgão Regional do Decea. A Instrução esclarece como se dá o processo de solicitação e as informações necessárias para a autorização. Em princípio, será proibido o voo sobre áreas povoadas e grupos de pessoas, exceto em situações específicas autorizadas pelos órgãos responsáveis.
A ICA 100-40 fixa, também, os limites de altura que os equipamentos poderão alcançar, de acordo com o peso do drone. A limitação será de, no máximo, 120 metros para aeronaves não-tripuladas de até 25kg. Quando elas forem maiores, o voo deverá ser realizado em espaço aéreo segregado, independentemente da altura. Para isso, deverá ser feita a solicitação formal ao órgão regional responsável pela área pretendida para o voo, com antecedência mínima de 30 dias antes da data de início da operação.
O Decea vai dar início a uma regulamentação específica para drones utilizados para esporte e lazer e deve divulgar as normas em 2016.

Regras da Anac
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) também está trabalhando na regulamentação das aeronaves remotamente pilotadas. Uma proposta foi posta em consulta pública, que encerrou no dia 2 de novembro. O objetivo é estabelecer como se dará a certificação dos equipamentos, restrições para seu uso, a fim de garantir a segurança das pessoas que estão em solo, e as exigências de habilitação para os pilotos.
*Com informações da SAC
Fonte - Agência CNT de Notícias 28/11/2015

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Definido modelo de integração ônibus/metrô em Salvador

Transportes sobre trilhos

Ainda não foram revelados os valores da passagem da integração para o metrô,Os detalhes do acerto não foram divulgados oficialmente pelas partes, pois o governo do estado ficou responsável por levar o acordo a público.

Yuri Silva - A Tarde
foto - ilustração/Pregopontocom
O modelo de integração dos ônibus de Salvador e da região metropolitana com o metrô foi definido nesta sexta-feira, 27, quando prefeitura, governo estadual, a concessionária CCR Metrô e o Sindicato de Transporte de Passageiros (Setps), finalmente, conseguiram firmar um acordo.
Reuniões para discutir o assunto vinham acontecendo intensamente desde a semana passada. Na última terça, a negociação ainda estava emperrada.
Gestores municipais consideravam que a proposta de criação de um sistema de ônibus exclusivo para alimentação do metrô, que circularia em um raio de cinco quilômetros das estações, era a proposta mais viável. Isso, porém, não era aceito pelos consórcios que operam o sistema urbano de Salvador.

Avanço
Além disso, o governo criticava o fato de a prefeitura não ter incluído na licitação das linhas de ônibus um modelo de integração com o sistema metroviário. No final da tarde desta sexta, no entanto, as negociações avançaram e caminham para um desfecho consensual.
Os detalhes do acerto não foram divulgados oficialmente pelas partes, pois o governo do estado ficou responsável por levar o acordo a público. A TARDE apurou que ajustes ainda precisam ser feitos e, por isso, os envolvidos estão tendo cautela para que informações truncadas não gerem ruídos.
Os valores das tarifas também ainda não foram divulgados.
Fonte - A Tarde  27/11/2015

União, Minas Gerais e Espírito Santo vão processar Samarco e Vale em R$ 20 bi

Meio ambiente

Em entrevista coletiva, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que cabe às empresas pagar pelos danos e que, dessa forma, os recursos não sairão do Orçamento Geral da União.A decisão foi anunciada há pouco, no Palácio do Planalto, após reunião da presidenta Dilma Rousseff com os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Espírito Santo, Paulo Hartung.

Paulo Victor Chagas 
Repórter da Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
O governo federal e os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo vão processar a Samarco e as empresas Vale e BHP Billiton para que arquem com R$ 20 bilhões para as despesas de recuperação dos danos e revitalização das áreas atingidas pela tragédia ocorrida na região após o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana, que resultou no despejo de mais de 50 toneladas de lama ao longo de 850 quilômetros do Rio Doce nos dois estados.
A ação será ajuizada na próxima segunda-feira (30) pela Advocacia-Geral da União e pedirá que a mineradora dê início à composição de um fundo de recursos de cerca de R$ 20 bilhões, que seja gerido pelos próximos 10 anos. O valor, que poderá ser aumentado ao longo da ação, compreenderá uma linha de quatro ações: acabar com os danos, minimizar os impactos do desastre, revitalizar e recompor biologicamente a bacia do Rio Doce e indenizar as pessoas que foram prejudicadas.
A ação foi proposta após avaliação feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Chico Mendes. De acordo com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, a ação será contra a Samarco, a Vale e a empresa anglo-australiana BHP Billiton. Ele informou que, como o dano permanece, o valor ainda pode ser alterado ao longo da ação.
A intenção do governo é que as empresas façam um ajustamento direto com a Justiça, mas, caso isso não ocorra, a União e os estados podem pedir o sequestro dos recursos com base no faturamento ou no lucro dessas empresas.
A decisão foi anunciada há pouco, no Palácio do Planalto, após reunião da presidenta Dilma Rousseff com os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Espírito Santo, Paulo Hartung.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participou da reunião, cabe às empresas a responsabilidade cível, criminal e dos danos, além das multas, e dessa forma os recursos não serão obtidos por meio do Orçamento Geral da União. "O que foi perdido ali está perdido. A cadeia biológica não sera reconstruída. Temos que criar condições [para que haja revitalização da bacia]. Teremos que remediar determinadas áreas, trabalhar com sociedade civil e avaliar [os danos]", disse Izabella.

Efeitos a longo prazo e multas
O fundo será composto progressivamente pelos próximos dez anos. No entanto, assim como o valor, o prazo das ações também poderá ser estendido, já que o governo prevê que o efeito final das medidas poderá ser sentido pelos próximos 25 anos.
O fundo será privado e não vai passar pelos fundos estaduais, nem da União. A intenção do governo é de que seja administrado pelo Poder Judiciário
"As prioridades são definidas de acordo com um programa que vai ser ainda apresentado. A nossa ação pede que empresa faz uma proposta [de programa] que vai ser homologada pelo juiz. Nós vamos fiscalizar. Se a empresa fizer uma proposta inferior ao que for necessário à recomposição, vamos questionar", disse Adams.
O advogado-geral informou que a ação proporá que o juiz convide os municípios envolvidos, dos dois estados, a participar do processo. As três empresas estão em "pé de igualdade", afirmou Adams, já que, como são controladoras, a Vale e a BHP Billiton têm responsabilidade financeira e obrigação de supervisionar as ações da Samarco.
De acordo com Izabella Teixeira, os cinco autos de infração que o Ibama já emitiu nas últimas semanas determinam multas, que chegam a R$ 250 milhões com base em legislações sobre poluição por rejeitos e mineração. A ministra informou que o prazo para que a Samarco pague as multas ou recorra da medida ainda não venceu. Outros autos ainda serão protocolados pelo órgão, o primeiro deles relacionado a danos a áreas de preservação permanente.
Fonte - Agência  Brasil  27/11/2015

Governo reduz alíquota de ICMS para aéreas que ampliarem assentos em voos com destino à Bahia

Economia

Os principais destinos indutores do nosso estado serão beneficiados por este decreto”, enfatizou o secretário do Turismo, Nélson Pelegrino, lembrando que, já no governo passado, foram editados dois decretos para incentivar a aviação regional.

Da Redação
foto - ilustração
O governador Rui Costa assinou decreto reduzindo de 17% para 12% a alíquota do ICMS sobre a aquisição de querosene de aviação para companhias aéreas que ampliarem em até 40% o número de assentos para voos nacionais e internacionais com destino à Bahia. A medida, que entra em vigor a partir de 1º de janeiro, com o objetivo de fomentar o turismo no Estado, havia sido antecipada pelo governador em outubro. “A Bahia é a resposta para a alta do dólar e do euro”, afirmou, então, o governador, referindo-se ao cenário atual que favorece o turismo interno e a atração de visitantes estrangeiros.
“Os principais destinos indutores do nosso estado serão beneficiados por este decreto”, enfatizou o secretário do Turismo, Nélson Pelegrino, lembrando que, já no governo passado, foram editados dois decretos para incentivar a aviação regional. “Hoje, nós temos dez aeroportos importantes do interior da Bahia, porta de entrada para o turismo, que estão servidos de voos regionais regularmente”.
De acordo com Pelegrino, além de Porto Seguro (extremo sul), Salvador e Ilhéus (sul), a perspectiva é que a iniciativa beneficie Lençóis (Chapada Diamantina), Paulo Afonso (Vale do São Francisco), Valença (baixo sul), Caravelas (extremo sul), que tem um novo aeroporto, e também Uma (sul).
O incentivo já conta com a adesão antecipada da Gol Linhas Aéreas, que anunciou a intenção de ampliar as frequências regulares de destinos diferentes do Brasil e da Argentina, para Porto Seguro, além de voos diários de Congonhas para Salvador e Ilhéus. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), até o dia 21 de outubro último, as companhias aéreas com voos destinados à Bahia somaram uma oferta de 6,3 milhões de assentos para o estado, dos quais 5,9 milhões foram direcionados a Salvador, e 371 mil para outros municípios.
Para o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, “o incentivo busca estimular o setor e aquecer a oferta de voos para o estado, beneficiando principalmente o turismo”. Ele ressalta que, sobretudo diante das incertezas do cenário econômico, a medida adotada pelo deve ajudar a alavancar um setor estratégico para o mercado local.

Aviação regional
Com o novo benefício, o Governo do Estado amplia as medidas de estímulo ao desenvolvimento do setor no estado. Desde 2013, com o objetivo de impulsionar a formação de uma malha aérea regional, a legislação tributária baiana determina que a alíquota para querosene de aviação pode ser reduzida para até 7%, na medida em que a companhia aérea amplie o número de voos e de municípios atendidos no estado.
A medida trouxe resultados importantes. Inicialmente, a malha regional na Bahia restringia-se a Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Hoje, por conta da medida, foram acrescentadas as cidades de Teixeira de Freitas (extremo sul), Valença, Lençóis, Barreiras (oeste) e Paulo Afonso.
Com informações da Secom Ba. 2711¹2015

COP21: países vulneráveis a alterações climáticas se aliam para negociações

Internacional

Os três países lusófonos fazem parte da aliança dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, que representam 28% dos países em desenvolvimento, um quinto do total de membros da ONU e 5% da população mundial.

Da Agência Lusa
foto - ilustração/agência Brasil
Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe fazem parte dos 43 países do mundo mais vulneráveis às alterações climáticas e unidos em uma aliança de "pressão e negociações", disse o especialista guineense sobre clima Viriato Cassamá.
Os três países lusófonos fazem parte da aliança dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, que representam 28% dos países em desenvolvimento, um quinto do total de membros da ONU e 5% da população mundial.
Em comum, eles têm também o fato de serem todos "altamente vulneráveis às alterações do clima", como toda a África, assinalou Cassamá.
O continente sofre devido à "fraca capacidade técnica e financeira para enfrentar os efeitos devastadores das alterações climáticas", notou o especialista guineense que já está em Paris para participar da conferência da Organização das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP21) como assessor do secretário de Estado do Ambiente de Guiné, Seco Cassamá.
Os três países de língua portuguesa estarão do mesmo lado nas negociações, que começam na segunda-feira (30), com o objetivo de levar os países poluentes a assumirem um compromisso com metas para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
Coordenador de projetos ligados à agricultura, recursos hídricos e mudanças climáticas na Guiné-Bissau, Viriato Cassamá diz que falta conhecimento a estes países sobre as causas e consequências dos fenômenos climáticos.
"É preciso fazer um estudo mais aprofundado das vulnerabilidades. É preciso usar modelos matemáticos, porque grande parte das comunicações que se fazem na África são sobre aquilo que se vê, os depoimentos históricos. Mas é preciso, na verdade, usar a ciência", defendeu.
A COP21, que ocorrerá entre 30 de novembro e 11 de dezembro, vai reunir em Paris pelo menos 147 chefes de Estado e de Governo, entre os representantes de 195 países, que tentarão alcançar um acordo vinculativo sobre a redução de emissões de gases com efeito de estufa que permita limitar o aquecimento da temperatura média global da atmosfera a 2 graus centígrados acima dos valores registrados antes da revolução industrial.
Fonte - Agencia Brasil  27/11/2015

China testa primeira linha circular de trem de alta velocidade do mundo

Transportes sobre trilhos

Até 20 trens vazios correrão por dia pela parte oeste do anel ferroviário de 345 quilômetros no período de testes. Os exercícios testarão respostas para situações de emergência. O trecho ocidental será oficialmente posto em operação no fim deste ano com uma velocidade projetada de 200 quilômetros por hora

CRI Online - RF
foto - ilustração
A província insular de Hainan, no sul da China, começou o teste na quinta-feira de um traçado ferroviário que completa a primeira linha de trem de alta velocidade do mundo a circundar uma ilha.
Até 20 trens vazios correrão por dia pela parte oeste do anel ferroviário de 345 quilômetros no período de testes. Os exercícios testarão respostas para situações de emergência. O trecho ocidental será oficialmente posto em operação no fim deste ano com uma velocidade projetada de 200 quilômetros por hora, de acordo com seu operador, Companhia Ferroviária de Guangzhou.
O trecho ocidental tem 16 paradas em seis cidades e distritos, ligando Haikou, capital provincial, com Sanya, local turístico tropical. A construção começou em setembro de 2013 com um investimento de 27 bilhões de yuans (US$ 4,23 bilhões).
O anel oriental de 308 quilômetros também de Haikou a Sanya, começou sua operação no fim de 2010 com uma velocidade projetada de até 250 quilômetros por hora. A linha passa por Boao, uma cidade cênica onde o Fórum de Boao para a Ásia é anualmente realizado.
Com uma área terrestre de 35.400 quilômetros quadrados, Hainan é ligeiramente maior que a Bélgica. Um destino popular para amantes de praia, receberá possivelmente 47 milhões de visitantes este ano.
Fonte - Revista Ferroviária  26/11/2015

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Show de bonecos aborda a evolução dos transportes

Arte & Cultura

Em cinco anos, a BuZum! já passou por 250 cidades.A peça conta com patrocínio da CCR Metrô Bahia (concessionária responsável pela construção e operação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas) e apoio do Ministério da Cultura. 

Luana Almeida - A Tarde
Marco Aurélio Martins  - Ag. A TARDE
Quem passar nesta sexta-feira, 27, e no dia 1º de dezembro pela Estação Bom Juá do metrô poderá conferir gratuitamente a apresentação do espetáculo infantil Máquinas, que mostra a evolução dos meios de transporte. O espetáculo é da companhia teatral paulista BuZum!
A peça conta com patrocínio da CCR Metrô Bahia (concessionária responsável pela construção e operação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas) e apoio do Ministério da Cultura. As apresentações são em seis sessões: pela manhã, às 9h, 9h30 e 10h; à tarde, às 14h30, 15h e 15h45.
A peça é encenada no interior de um ônibus equipado com palco, iluminação, ar-condicionado e capacidade para até 50 espectadores. O espetáculo tem duração de 17 minutos e mostra a história de amor de dois personagens que tentam chegar até a Lua. Como prova de amor, o protagonista cria vários meios de transporte.

História
Criado por Beto Andreetta e Mari Gutierrez e com direção de Wanderley Piras, o espetáculo de bonecos tem trilha sonora original assinada por César Maluf, que embala a viagem no tempo realizada pelos personagens, que atravessam desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, até a invenção da roda.
A partir daí, o espectador acompanha a forma como o homem utilizou a tecnologia como aliada na construção de meios de transporte. Entre os dias 28 e 30, Máquinas será exibido para alunos em três escolas públicas da capital em sessões exclusiva. Nesta quinta, 26, foi a vez de 130 estudantes do Colégio Estadual Roberto Santos, no Cabula.

Debate
Embora seja voltada para o público infantil, a peça foi assistida por adolescentes dos 7º e 8º anos do ensino fundamental. Ainda assim, a história arrancou gargalhadas dos jovens e levantou o debate sobre o desenvolvimento da tecnologia voltada ao transporte.
"É importante conhecer a origem das coisas e como os homens souberam usar a inteligência para criações úteis que hoje são fundamentais nas nossas vidas", disse a estudante Vanessa Santos, 16.
A intenção, segundo o ator Dinho Weller, é apresentar assuntos de grande relevância, como a evolução dos meios de transporte, por meio da intertextualidade. "Utilizamos brincadeiras, curiosidades e dicas literárias para o público infantil aprender de forma leve e didática sobre o tema", disse.
Fonte - A Tarde  26/11/2015

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Brasil e Noruega firmam cooperação sobre transporte marítimo

Economia

Memorando de entendimento visa criar novas oportunidades econômicas para os dois países.Os dois países querem facilitar o diálogo entre órgãos governamentais para desenvolver iniciativas mutuamente benéficas e criar oportunidades econômicas e de investimentos.

Natália Pianegonda - Agência CNT 
foto -  Arquivo CNT
O Brasil e a Noruega assinaram um memorando de entendimento que tem como objetivo expandir e aprofundar a cooperação em matérias relacionadas ao transporte marítimo. Os dois países querem facilitar o diálogo entre órgãos governamentais para desenvolver iniciativas mutuamente benéficas e criar oportunidades econômicas e de investimentos.
Entre os assuntos que merecerão destaque estão o transporte marítimo internacional, serviços de apoio portuário, serviços de navegação de apoio marítimo, serviços auxiliares de transporte marítimo, afretamento de embarcações, entre outros.
Para a implementação da parceria, um comitê de coordenação se reunirá regularmente, a fim de definir atividades futuras, avaliar o progresso e os resultados obtidos. Pelo lado brasileiro, o comitê deverá ser presidido pelo Ministério das Relações Exteriores, com a participação do Ministério dos Transportes, da Marinha do Brasil, e da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), entre outros; pelo lado norueguês, o comitê deverá ser presidido pelo Ministério do Comércio, Indústria e Pesca da Noruega.
O memorando de entendimento está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25).
Fonte - Agência CNT de Notícias 25/11/2015

Energias renováveis representam terceira onda de desenvolvimento da Bahia

Economia

Terceiro maior produtor de energia eólica do Brasil, a Bahia já contabiliza R$ 22,7 bilhões em investimentos no setor de energias renováveis. Em eólica são R$ 18,5 bilhões em 186 usinas, com 4,5 GW de potência, distribuídas em 22 municípios do semiárido. Quanto à solar, são mais R$ 4,2 bilhões para 32 empreendimentos em cinco municípios e 893 MW de potência.

Da Redação
foto - ilustração
Durante a abertura do VII Fórum Nacional Eólico/Carta dos Ventos, que acontece em Salvador, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, afirmou que “guardadas as proporções, as energias renováveis representam a terceira grande onda de crescimento econômico da Bahia. A primeira, na década de 1970, com a petroquímica. A segunda, nos anos 1980, com a indústria automobilística, e a atual, com o agravante de promover a desconcentração industrial e a inclusão social, levando riqueza para o interior e as populações pobres”.
Terceiro maior produtor de energia eólica do Brasil, a Bahia já contabiliza R$ 22,7 bilhões em investimentos no setor de energias renováveis. Em eólica são R$ 18,5 bilhões em 186 usinas, com 4,5 GW de potência, distribuídas em 22 municípios do semiárido. Quanto à solar, são mais R$ 4,2 bilhões para 32 empreendimentos em cinco municípios e 893 MW de potência. Em consonância com o que disse o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Saulo Cisneros, o secretário também defendeu maior participação dos bancos do Nordeste (BNB), do Brasil (BB) e dos privados no financiamento das energias renováveis.
Também participaram da solenidade de abertura do evento, na noite de terça-feira (24), os secretários de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, Luiz Coelho, e de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Otomar Cardoso Junior; a presidenta da Abeólica, Elbia Gannoum, e o diretor-geral do Centro de Estratégias em Recurso Naturais (Cerne), Jean Paul Prates.
A edição 2015 do Fórum Nacional Eólico tem como foco a expansão dos parques eólicos e o novo mapa da geração eólica no Brasil. Ele reúne anualmente governos e empreendedores que analisam e atualizam a Carta dos Ventos, um documento de intenções e pleitos ao redor do qual gravitam as principais questões estratégicas para o pleno desenvolvimento do setor eólico.
“A energia eólica no Brasil prosperou além das mais otimistas projeções e se consolidou com uma fonte de grande relevância na matriz energética nacional. Em maio deste ano, o País passou a marca de 6 mil MW em usinas eólicas instaladas e conectadas à rede nacional. Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará são estados com mais de mil MW instalados e um extraordinário crescimento se projeta para o Piauí e o Maranhão”, disse Prates.
O evento - que termina nesta quarta-feira (25), na sede do Senai/Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, com a divulgação da Carta dos Ventos - vai discutir ainda os temas ‘Desenvolvimento Científico e Tecnológico’,’Financiamento, captação de recursos e project finance’, ‘Estruturação de projetos em energia eólica’ e ‘A evolução do mapa da geração eólica no Brasil. Investimentos, perspectivas e players’.
Com informações da Secom Ba.  25/11/2015

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Ibama prevê que Belo Monte comece a gerar energia em março de 2016

Meio ambiente

O diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Thomaz Miazaki de Toledo, disse hoje (24) que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, deve começar a gerar energia em março de 2016 na casa de força principal.

Ana Cristina Campos
Repórter da Agência Brasil

Adiar a concessão da licença de operação à Usina Belo Monte seria atentar contra a “modicidade tarifária”, porque gerar energia térmica é mais caro, diz a presidenta do Ibama, Marilene Ramos Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Thomaz Miazaki de Toledo, disse hoje (24) que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, deve começar a gerar energia em março de 2016 na casa de força principal. Segundo Toledo, o enchimento do primeiro reservatório ocorrerá nos próximos 50 dias.
O instituto concedeu nesta terça-feira licença de operação à empresa Norte Energia e autorizou o enchimento do reservatório da usina, que está em construção há quatro anos e cinco meses no Rio Xingu.
A presidenta do Ibama, Marilene Ramos, disse que mais de 90% das condicionantes ambientais foram cumpridas no projeto. “Postergar a licença de operação seria penalizar o Brasil porque essa usina possibilitará, quando estiver funcionando plenamente, o desligamento de 19 usinas termelétricas que emitem 19 milhões de toneladas de carbono equivalente ao ano.”
Marilene destacou que adiar a concessão da licença seria atentar contra a “modicidade tarifária”, pois a geração de energia térmica é mais cara.
Segundo a presidenta do Ibama, esta é apenas mais uma etapa do licenciamento ambiental. “Qualquer descumprimento das condicionantes ensejará medidas contra a Norte Energia. Isso vale para o reassentamento da população, a pesca, o componente indígena”, disse Marilene. Ela acrescentou que o Ibama tem uma equipe fixa em Altamira para fazer o acompanhamento das exigências estabelecidas e que essa turma deve ficar no local, a princípio, por três meses.
Toledo reforçou que o licenciamento ambiental do empreendimento não se encerra com a licença de operação. “É apenas uma etapa do processo. A partir do enchimento do reservatório, vamos passar para uma nova fase do projeto em que novos impactos passarão a ocorrer. Há uma série de obrigações que a Norte Energia terá que cumprir no âmbito da licença de operação.”
Em nota, a Norte Energia informa que Belo Monte terá capacidade instalada de 11.231 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer até 60 milhões de pessoas. Em leilão realizado em 2010, 70% da energia da hidrelétrica foi vendida para concessionárias de distribuição de energia elétrica e vai ser distribuída em 17 estados, segundo a empresa.
“Para o cumprimento do projeto básico ambiental, foram investidos cerca de R$ 4 bilhões em ações socioambientais nos cinco município da área de influência direta de Belo Monte: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu”, acrescenta a nota da empresa.
Fonte - Agência Brasil  24/11/2015

Relatório internacional aponta avanços na educação brasileira

Educação

A informação faz parte da publicação Education at a Glance 2015, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta terça-feira, 24, em Brasília.O relatório da OCDE aponta que, em 2012, 17,2% do investimento público total brasileiro foi destinado para a educação. Em 2005 esse percentual foi de 13,3%.

Revista Amazônia

O Brasil está entre os países que mais investiram em educação nos últimos anos. A informação faz parte da publicação Education at a Glance 2015, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta terça-feira, 24, em Brasília.
No evento de lançamento do documento, ocorrido no auditório do edifício-sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o presidente da autarquia, Chico Soares, destacou que o Brasil é também um dos países onde houve o maior crescimento da proporção do investimento público voltado para a educação. “Temos que reconhecer o esforço que o Brasil tem feito no sentido de avançar na qualidade da educação”, afirmou Chico. O presidente do Inep ressaltou que o Brasil está gastando quase 20% do investimento público em educação ao ano. “É o terceiro país que mais gasta, o que mostra como mudamos de 2000 até hoje”, destacou.
O relatório da OCDE aponta que, em 2012, 17,2% do investimento público total brasileiro foi destinado para a educação. Em 2005 esse percentual foi de 13,3%. Entre os 38 países analisados em 2012 para este recorte, apenas México e Nova Zelândia dedicaram maior proporção.
O volume de recursos que o Brasil tem investido nos últimos anos na educação básica demonstra também a escolha do país de priorizar a qualidade no ensino. No ano de 2000, o Brasil havia investido 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação básica, enquanto a média dos países da OCDE foi de 3,5% do PIB. Em 2012, o investimento em educação básica no Brasil foi da ordem de 4,7% do PIB, enquanto a média OCDE é de 3,7%.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, em 2015, o percentual do PIB brasileiro investido em educação já alcança 6,2%. “A educação não é corrida de 100 metros, é maratona. Mas o Brasil já pode se orgulhar do que fez nos últimos anos, mesmo sabendo que ainda temos muito o que melhorar”, completou.
A qualidade dos recursos educacionais escolares brasileiros é outro destaque do relatório da OCDE. O crescimento do índice no Brasil atinge quase o dobro em comparação com o crescimento da média da OCDE. Enquanto o Brasil cresceu 0,63 pontos, de 2003 a 2012, o crescimento médio da organização para o mesmo período foi de 0,36.
A análise foi construída a partir da percepção dos diretores de escolas e leva em conta o índice de qualidade dos recursos escolares do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O avanço brasileiro se reflete principalmente na quantidade e adequação de livros utilizados em sala de aula e o uso de computadores e softwares para fins pedagógicos.
O documento da OCDE traz informações educacionais referentes ao ano de 2013 e dados financeiros relativos a 2012 de 46 países que em algum momento fazem parte da análise dos dados. Além de oferecer uma visão geral dos sistemas educacionais dos 34 países membros da OCDE, o Education at a Glance possibilita a comparação internacional dos sistemas educacionais de diferentes nações. Assim como a Rússia, o Brasil não está entre os países membros da OCDE, mas tem se destacado por ser uma das nações mais ativas na construção do relatório.
Oportunidade – Na comparação por faixa etária, o relatório mostra que o nível de escolarização da população vem aumentando em todos os países que fazem parte do estudo. No Brasil, o percentual de adultos que não têm ensino médio diminuiu entre diferentes gerações. Comparadas as pessoas de 55 a 64 anos de idade, a proporção de não concluintes de ensino médio é de 72% nessa faixa etária e de 39% entre aqueles de 25 a 34 anos. Esse é um dos maiores avanços registrados entre os países com dados disponíveis.
No quesito número de alunos por professor, por exemplo, em média os países da OCDE registram 15 estudantes em cada sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental. No Brasil, esse número é em média um pouco maior (21). Entretanto, a quantidade de alunos brasileiros por professor é menor que a de outros países latino-americanos como Chile (23), Colômbia (25) e México (28).
Relatório – Education at a Glance é um estudo anual que apresenta dados sobre a estrutura, o financiamento e o desempenho de sistemas educacionais de países membros da organização, além de nações parceiras e integrantes do G20. O objetivo é traçar uma visão geral dos sistemas educacionais desses países e possibilitar aos gestores a comparação internacional de aspectos de políticas nessa área, além de fomentar a reflexão sobre os esforços empreendidos no setor.
Fonte - Revista Amazônia  24/11/2015

Apenas 9% da frota de veículos do Brasil tem controle de estabilidade

Trânsito

Obrigatoriedade do sistema é apontada pela ONU como uma das principais medidas para garantir segurança veicular.O chamado ESC é considerado uma das inovações mais importantes em segurança automotiva.

Natália Pianegonda Agência CNT
foto - Divulgação/Citröen
Enquanto, no mundo, a estimativa é que 63% da frota de veículos tenha o controle eletrônico de estabilidade, no Brasil o índice é de 9%. O chamado ESC é considerado uma das inovações mais importantes em segurança automotiva. Ele age para garantir que o motorista tenha controle do carro em situações de risco, como curvas fechadas e pisos escorregadios, por exemplo. Os dados são do Global NCAP, sigla em inglês para Programa Global de Avaliação de Carros Novos, que visa estimular a fabricação de veículos mais seguros em todo o mundo.
A obrigatoriedade do sistema na fabricação dos carros, ônibus e caminhões é uma das sete medidas consideradas essenciais pela ONU (Organização das Nações Unidas) para aumentar a segurança veicular e, assim, reduzir a quantidade de mortos e feridos no trânsito.
Conforme o Global NCAP, desde 1995, pelo menos 188,5 mil acidentes com ferimentos foram evitados e mais de 6,1 mil vidas foram salvas na Europa, onde a tecnologia é obrigatória. Para se ter uma ideia, hoje 88% dos veículos europeus possuem o controle eletrônico de estabilidade. Na América do Norte, o índice chega a 96%.
Para a organização, o Brasil precisa tornar a tecnologia item de fábrica para todos os modelos. A meta é que 59% da frota do país esteja equipada com o ESC até 2021, se aproximando, assim, do Japão (que deve chegar a 90% nos próximos anos), da Europa (94% até 2021) e da América do Norte (98% até 2021). Mas a obrigatoriedade do uso da tecnologia na indústria automotiva brasileira ainda está em discussão pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
A partir de 2016, o Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina, que testa a segurança dos modelos comercializados nesta região do mundo, somente dará a avaliação máxima – cinco estrelas – para os modelos que tiverem o ESC.

Frenagem automática de emergência
Outra tecnologia apontada pela ONU como uma das principais para reduzir o número de mortes no trânsito é o sistema AEB, sigla em inglês para frenagem automática de emergência. Ele possui um sistema de monitoramento com radares, câmeras ou sensores óticos para detectar a proximidade de outros veículos e pedestres. A tecnologia faz o carro reduzir a velocidade caso o motorista não responda a uma situação iminente de colisão ou atropelamento. A estimativa do Global NCAP é que o AEB reduza em 35% os danos causados em um acidente de trânsito.
Fonte - Agência CNT de Notícias  24/11/2015

CBTU João Pessoa lança programação do Natal no Trem

Transportes sobre trilhos

Os passageiros que forem pegar o trem nos horários entre às 16h e às 17h30, nos primeiros dias do mês, na Estação João Pessoa, irão se surpreender com belíssimas apresentações dos melhores Corais da Paraíba.

CBTU

O mês de dezembro é sempre aguardado com um carinho muito especial por todos. Não é diferente na CBTU João Pessoa, que nos dia 1, 2 e 3 de dezembro irá realizar a abertura oficial do projeto Natal no Trem, que consiste em difundir a cultura para os usuários, apresentando músicas de boa qualidade, e em despertar nas pessoas o sentimento da solidariedade. Os passageiros que forem pegar o trem nos horários entre às 16h e às 17h30, nos primeiros dias do mês, na Estação João Pessoa, irão se surpreender com belíssimas apresentações dos melhores Corais da Paraíba.
Em acolhida ao mês natalino no dia 1º de dezembro teremos a chegada do Papai Noel no Trem e as apresentações do “Coral Jovem da Unimed” e do “Coro Sinfônico da Paraíba”. No dia 2, irão se apresentar o “Coral Filhos de Asafé” e o “Coral Maestro João Eduardo Pereira”. E finalizando as apresentações, no dia 3, teremos o “Coral Art’Encanto”. A magia do Natal tomará conta da Área de Convivência da CBTU João Pessoa.
Paralelo às apresentações musicais, também ocorrerá às doações de brinquedos, estes já podem ser depositados na caixa natalina que está instalada no Hall da Estação João Pessoa (próximo à recepção). Os brinquedos devem ser novos e serão entregues no dia 22 de dezembro numa ação surpresa. Qualquer pessoa poderá doar quantos brinquedos quiserem e a meta da organização é arrecadar pelo menos 200 unidades.
Fonte - CBTU  24/11/2015

Dinamarqueses criam fazenda urbana que produz 6 ton de alimentos em pouco espaço

Agricultura urbana

Dupla de jovens dinamarqueses, Mikkel Kjaer e Ronnie Markussen, criou o Impact Farm, um sistema que leva a fazenda até as cidades.Em entrevista ao site Collectively, eles explicaram que o projeto surgiu a partir do desejo de criar uma unidade que melhorasse a segurança alimentar nos centros urbanos

Revista Amazônia

Transformar espaços urbanos inutilizados em áreas produtivas é uma das soluções para garantir a segurança alimentar. Diante disso, a dupla de jovens dinamarqueses, Mikkel Kjaer e Ronnie Markussen, criou o Impact Farm, um sistema que leva a fazenda até as cidades.
Em entrevista ao site Collectively, eles explicaram que o projeto surgiu a partir do desejo de criar uma unidade que melhorasse a segurança alimentar nos centros urbanos, ao mesmo tempo em que reduzisse a pegada ecológica da produção de alimentos, criasse empregos e se adaptasse facilmente às mudanças de terreno.


A estrutura foi projetada para ser autossuficiente em água, calor e eletricidade. Todo o espaço necessário para a instalação do sistema é de apenas 163 metros quadrados, onde é possível produzir ervas, verduras, legumes e plantas frutíferas. A área é suficiente para colher de três a seis toneladas de alimento ao ano, dependendo do modelo escolhido. Segundo os criadores, o de menor capacidade é indicado para pequenos comerciantes e restaurantes. Já, o modelo mais potente pode ser usado para distribuir alimentos em escolas, creches, asilos e muito mais.
Os jovens não se preocuparam apenas com a funcionalidade, mas também com a estética do projeto. A ideia era ter uma fazenda urbana bonita e que ajudasse a revitalizar espaços abandonados ou inutilizados nas cidades, como estacionamentos ou vãos de prédios. Ele também é prático de ser montado. O sistema modular é feito a partir de materiais reaproveitados e pode ser desmontado e transportado para outros locais, conforme necessário.
A dupla está confiante quanto ao sucesso do projeto em termos de negócio. Mas, eles também esperam que esta seja uma saída eficiente para ajudar a produzir alimentos em locais com terrenos ruins e em campos de refugiados.
Fonte - Revista Amazônia  23/11/2015

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

VLT do Rio faz primeiro teste com passageiros

Transportes sobre trilhos

A viagem foi realizada na Praça Mauá, um dos trechos com grande afluxo de pedestres onde as composições trafegarão a velocidades mais baixas, em torno de 5 km/h. 

Blasting News
foto - ilustração

A primeira composição do VLT Carioca circulou sábado (21) para testes, já com alguns passageiros que pediram para experimentar a novidade. A viagem foi realizada na Praça Mauá, um dos trechos com grande afluxo de pedestres onde as composições trafegarão a velocidades mais baixas, em torno de 5 km/h. Quando inaugurado, em meados de 2016, o VLT circulará com velocidade média de 15 km/h ao longo dos 28 km de trilhos em implantação na região do Porto Maravilha.
Os primeiros carros foram fabricados em La Rochelle, na França, e os demais estão sendo produzidos e configurados na fábrica da Alstom,em Taubaté (SP), de onde viajam até o Rio de Janeiro. O VLT do Rio vai ser um dos primeiros no mundo a circular sem a necessidade de cabos de alimentação: os motores serão alimentados por baterias, as quais serão carregadas a cada parada para embarque e desembarque de passageiros.
A tarifa do novo transporte ainda não foi definida, mas segundo o prefeito Eduardo Paes a tendência é que custe R$ 3,10, ou seja, 30 centavos mais barato que a tarifa modal. Há a intenção de que o VLT seja integrado ao bilhete único carioca, que hoje permite que o passageiro embarque em dois ônibus municipais no período de uma hora, pagando R$ 3,40, e passaria a permitir uma terceira perna.
Estuda-se também a possibilidade da integração com trens, metrô ou com o bilhete único estadual, que atualmente dá direito a duas passagens em ônibus intermunicipais em duas horas e meia, pelo valor de R$ 5,95.

Sem catracas
Como o VLT não terá catracas, um decreto será criado para evitar que a população saia sem pagar: quem for flagrado pelas câmeras e fiscalização, e não tiver como provar que validou seu cartão, pagará multa.
Fonte - Mobilize 23/11/2015

Bahia ocupa primeiro lugar entre os estados mais transparentes do País

Política

A pesquisa avaliou pedidos de acesso à informação sobre assuntos referentes às principais áreas sociais: saúde, educação e assistência social. O outro requisito avaliado foi o desempenho e o cumprimento às normas legais e efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva).

Da Redação
foto - ilustração
A Bahia ocupa 1º lugar no ranking de ‪‎transparência e cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). A colocação é da Escala Brasil Transparente (EBT), pesquisa realizada pela Controladoria-Geral da União - CGU, e apresentada na última sexta-feira (20). O índice da análise mediu o grau de transparência pública em estados e municípios brasileiros, entre agosto e outubro de 2015.
A pesquisa avaliou pedidos de acesso à informação sobre assuntos referentes às principais áreas sociais: saúde, educação e assistência social. O outro requisito avaliado foi o desempenho e o cumprimento às normas legais e efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva). Os entes avaliados receberam nota de zero a dez pontos, calculada pela soma dos dois critérios. Com nota máxima, a Bahia está entre os estados mais transparentes do país, ao lado do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal.

Ouvidoria Geral
A Ouvidoria Geral do Estado (OGE), vinculada à Secretaria de Comunicação Social (Secom), é o órgão responsável pelo cumprimento da LAI e da transparência passiva no Estado. Ela atende ao cidadão, através de uma rede com 216 ouvidores especializados, localizados em todas as secretárias, autarquias e órgãos estaduais.
O atendimento ao cidadão é feito através da Central de Atendimento da OGE, que recebe reclamações, denúncias, elogios e pedidos de informações. Após o primeiro contato do cidadão, a OGE encaminha a demanda para a secretaria ou órgão competente e acompanha a resposta ao cidadão até a sua total satisfação.
Para o ouvidor geral do Estado, Yulo Oiticica, o Estado deu um grande passo na garantia do direito ao acesso à informação pública e a transparência passiva. "Esta pesquisa mostra o desempenho do Estado para garantir este direito tão importante para a democracia, através da ampliação da participação social e qualificação do principal canal de comunicação com a sociedade, é a Ouvidoria Geral do Estado. Parabenizo todo o Governo, em especial os ouvidores especializados das secretarias e órgãos e equipe da OGE pelo trabalho de excelência", disse.

Transparência
De acordo com a Lei de Acesso à Informação - LAI (12.618/2012), a transparência é um requisito essencial para o Estado Democrático de Direito. Ela possibilita ao cidadão uma participação política plena, através do acesso às informações públicas, garantindo a promoção e defesa dos direitos.
A Constituição Federal estabelece dois caminhos para a transparência. O primeiro consiste nas informações de interesse geral que os órgãos e entidades públicas devem divulgar independentemente das solicitações (transparência ativa). E o segundo é a transparência passiva, que consiste nos procedimentos para atender as demandas específicas dos cidadãos, via pedidos de informação.
A informação produzida, guardada, organizada e gerenciada pelo Estado em nome da sociedade é um bem público. Por isso, o acesso à informação pública já é reconhecido em vários países. Entende-se que o cidadão bem informado tem melhores condições de conhecer e acessar outros direitos essenciais, como saúde, educação e assistência social.
Com informações da Secom Ba.23/11/2015

Prefeito do Rio conhecerá VLT de Cuiabá

Transportes sobre trilhos

O coordenador-geral da Frente Parlamentar, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), esteve em audiência com o prefeito, no seu gabinete, na quinta-feira (19.Segundo Pinheiro, o objetivo é verificar as peculiaridades do VLT carioca, que tem semelhanças ao da Região Metropolitana de Cuiabá, e buscar respaldo político, técnico, urbanístico, econômico-financeiro e social para subsidiar o movimento pela retomada e conclusão das obras.

Folha Max
foto - ilustração
O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB) declarou apoio político aos trabalhos da Frente Parlamentar em prol da Retomada e Conclusão das Obras do VLT de Cuiabá/Várzea Grande. O peemedebista confirmou presença no ato de instalação, que ocorrerá no dia 11 de dezembro, em Cuiabá.
O coordenador-geral da Frente Parlamentar, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), esteve em audiência com o prefeito, no seu gabinete, na quinta-feira (19).
Segundo Pinheiro, o objetivo é verificar as peculiaridades do VLT carioca, que tem semelhanças ao da Região Metropolitana de Cuiabá, e buscar respaldo político, técnico, urbanístico, econômico-financeiro e social para subsidiar o movimento pela retomada e conclusão das obras.
Paes elogiou os trabalhos da Frente Parlamentar e aproveitou para discorrer sobre a implantação do VLT carioca, que conta com 85% das obras concluídas. “As pessoas precisam repensar o futuro da cidade. O VLT é um legado em mobilidade e requalificação urbana”, disse o prefeito, que destacou a importância do investimento privado, neste caso, a Parceria Público Privada (PPP), na execução das obras.
Pinheiro comenta que a experiência da Cidade Maravilhosa é bastante oportuna para a implantação do VLT na Região Metropolitana de Cuiabá, pois a cidade enfrenta uma onda de investimento na infraestrutura urbana devido os Jogos Olímpicos, previsto para o mês de julho de 2016.
“Estamos bastante honrado com o apoio do prefeito Eduardo Paes e isso mostra que estamos no rumo certo. A parceria estimula ainda mais nossa frente de trabalho. Vamos construir uma ponte Rio-Cuiabá em prol da retomada imediata das obras do VLT. Esse apoio político representa o que há de melhor em termos de moralidade política”, afirmou o parlamentar.
Após apresentação do projeto do VLT carioca feito pela equipe técnica, o coordenador-geral, acompanhado do diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano, Alberto Gomes Silva, vistoriaram as instalações do Centro de Operações e Manutenção, localizado na região portuária do Rio de Janeiro.
Em seguida, conferiram o protótipo do modal, na Praça Mauá. O sistema passará pelos primeiros testes no sábado (21). O deputado Emanuel Pinheiro foi convidado pelo prefeito Eduardo Paes a acompanhar esse grande momento, que irá remodelar a paisagem do Centro Histórico do Rio de Janeiro.
O VLT carioca é formado pelo Consórcio que conta com a união das empresas – CCR Almeida (também presente no Consórcio de Cuiabá); Odebrecht; RIOPAR e INVEPAR. O valor total é de R$ 1,1 bilhão; sendo R$ 600 milhões da iniciativa privada e R$ 500 milhões da União.
Fonte - ANPTrilhos   23/11/2015

Lama de barragem chega ao mar no Espírito Santo e prefeitura interdita praias

Meio Ambiente

A lama com rejeitos de minério vinda pelo Rio Doce atingiu o mar ontem (22.A prefeitura de Linhares espalhou placas ao longo das praias informando que a água está imprópria para o banho

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Fred Loureiro/Secom ES
A prefeitura de Linhares (ES) interditou as praias de Regência e Povoação após a chegada ao mar da lama do rompimento de barragem em Mariana (MG). A prefeitura espalhou placas ao longo das praias informando que a água está imprópria para o banho.
A lama com rejeitos de minério vinda pelo Rio Doce atingiu o mar ontem (22), segundo informações da prefeitura. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a lama deve se espalhar por uma extensão de 9 quilômetros no mar. A população de Regência e Povoação vive da pesca e do turismo e tem as atividades prejudicadas com a água barrenta que avança sob o mar.
Na sexta-feira (20) o titular da 3ª Vara Civil de Linhares, juiz Thiago Albani, determinou que a Samarco retirasse as boias de contenção instaladas e abrisse a foz do Rio Doce para que a lama de rejeitos se dissipe no mar. Para a decisão, foram ouvidos técnicos ambientais do município e de órgãos como o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
A ação foi ajuizada pela procuradoria da prefeitura de Linhares. Conforme técnicos do Iema, reter a chegada da lama ao mar traria mais prejuízos como o risco de inundações e decantação do sedimento em lagoas da região.
A decisão de abrir a foz do Rio Doce contraria a determinação da Justiça Federal do Espírito Santo, que exigia da mineradora a tomada de medidas para impedir a chegada da lama ao mar.
A Samarco divulgou nota informando que toma as providências definidas pelo Ministério Público, Iema, Instituto Chico Mendes e Tamar, de modo a direcionar a lama para o mar e proteger a fauna e flora na foz do Rio Doce.
De acordo com a nota, a empresa fornece equipamentos para abertura do banco de areia que impede a chegada do rio ao mar no lado sul da foz. "Quatro máquinas trabalham 24 horas por dia nas escavações, com apoio de uma draga e bombas que ajudam no bombeamento da lama”.
O documento informou também que a barreira de contenção continua sendo instalada nas margens do rio com o objetivo de proteger a fauna e flora, sem impedir o escoamento da lama para mar.
“Os nove mil metros de barreiras continuam sendo instalados em sentido longitudinal nas duas margens do rio e algumas ilhas localizadas no estuário. Cabe ressaltar que o objetivo das barreiras é isolar a fauna e a flora que vivem nesse entorno, sem que impeça a chegada da pluma ao mar”, acrescentou a nota.
Nesta tarde, a ministra Izabella Teixeira sobrevoa a área atingida pela lama na foz do Rio Doce e se reúne com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, representantes de instituições da sociedade civil e demais instituições envolvidas.
Fonte - Agência Brasil  23/11/2015

Começa nova etapa de instalação de trilhos definitivos em Santa Tereza

Transportes sobre trilhos

O trabalho se dará entre a Praça Odilo Neto e o Largo do França, numa extensão de cerca de três mil metros. Para minimizar o impacto na vida dos moradores do bairro, a obra será realizada por etapas.

Extra - RF
foto - ilustração
Começou neste domingo a nova etapa de instalação dos trilhos definitivos dos bondes de Santa Teresa. O trabalho se dará entre a Praça Odilo Neto e o Largo do França, numa extensão de cerca de três mil metros. Para minimizar o impacto na vida dos moradores do bairro, a obra será realizada por etapas.
Para não prejudicar a rotina de pedestres e motoristas, as intervenções não vão interditar as vias totalmente e, com isso, não haverá alteração nos itinerários dos ônibus. Nos locais de obras, haverá técnicos da Secretaria estadual de Transporte e operadores de trânsito para orientar as pessoas.
Também começou a fase final da instalação da rede aérea do sistema de bondes entre os largos do Curvelo e dos Guimarães. A previsão é de que o trabalho seja concluído na segunda quinzena de dezembro. Em seguida, começará a etapa de testes no trecho, sem passageiros.
Os primeiros testes do bonde que ligará o bairro à Lapa, até a esquina da Rua do Riachuelo, começaram no mês passado. O trecho, de aproximadamente 500 metros, que estava fora de operação desde a década de 1960, após uma série de alagamentos na região, deve ser inaugurado para o público nas próximas semanas e será integrado ao que está em atividade desde o dia 1º de agosto, que faz ligação entre os largos da Carioca e do Curvelo.
Fonte - Revista Ferroviária  22/11/2015

domingo, 22 de novembro de 2015

Lama de barragem rompida atinge litoral do Espírito Santo

Meio Ambiente

O trajeto da lama de rejeitos pelo rio Doce interrompeu o abastecimento de água em municípios de Minas Gerais e Espírito Santo.

Da Agência Brasil*
foto - EBC
A onda de lama de rejeitos minerais que se formou após o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, no último dia 5, deve chegar ao litoral do Espírito Santo a partir da noite deste sábado (21) até a madrugada de domingo (22), segundo informações da Defesa Civil e da mineradora. Devido ao período seco, um banco de areia formou-se e está impedindo a chegada da lama ao mar.
Máquinas da Samarco, mineradora que pertence à Vale e à anglo-australiana BHP Billiton, trabalham para desobstruir o caminho até o litoral no vilarejo de Regência, próximo à cidade de Linhares. A avaliação é que, caso a lama se dilua no mar, os danos serão menores do que se permanecer represada.
Em uma tentativa de salvar a vegetação na foz [ponto de desaguamento no mar] do rio Doce, a Samarco instalou bóias de contenção às margens. No entanto, não há certeza sobre a efetividade das bóias, já que tradicionalmente elas são usadas na contenção de vazamentos de óleo.
O trajeto da lama de rejeitos pelo rio Doce interrompeu o abastecimento de água em municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. A situação mobilizou pessoas de vários pontos do país, que arrecadaram água potável para enviar para a região. Amanhã (22), durante o jogo de futebol entre Fluminense e Avaí, na cidade capixaba de Cariacica, haverá mais um esforço de arrecadação.
Os torcedores que doarem dois litros de água mineral nas entradas do estádio terão direito a pagar metade do valor dos ingressos. A campanha está sendo organizada pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).
*Com informações de Bruno Faustino, da TV Educativa-ES, em colaboração para a TV Brasil
Fonte - Agência Brasil  21/11/2015

Bombeiros de Brasília chegam à Chapada Diamantina

Meio Ambiente

A ação, que já conta com bombeiros, brigadistas e voluntários baianos, teve o reforço, na sexta-feira (20), de um novo helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), considerado um dos mais modernos do mundo.

Da Redação
Secom Ba.
Chegaram na tarde deste sábado (21), na Chapada Diamantina, 47 bombeiros de Brasília, para atuar no combate ao incêndio que atinge a região. Os profissionais vindos da capital federal estão sob o comando do comandante geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Telles.
A ação, que já conta com bombeiros, brigadistas e voluntários baianos, teve o reforço, na sexta-feira (20), de um novo helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), considerado um dos mais modernos do mundo. O helicóptero Caracal substitui o modelo Super Puma, que estava auxiliando no combate ao fogo e retornou à sede da instituição, no Rio de Janeiro. Na madrugada da última sexta-feira, dois novos focos de incêndio, com indícios de serem propositais, foram debelados pelos combatentes nas margens da BR-242.
O trabalho na Chapada Diamantina conta com mais de 200 participantes, entre militares da FAB, Exército, bombeiros, brigadistas voluntários capacitados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), de prefeituras locais e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), além de sete carros-pipas disponibilizados pelos municípios para que o fogo seja controlado o mais rápido.
Com informações da Secom Ba. 21/11/2015