PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Ferryboat tem fluxo intenso na manhã desta sexta-feira

Travessia marítima

Fluxo de pedestres e veículos é intenso no Terminal de São Joaquim desde a quinta-feira. De acordo com a Internacional Travessias Salvador, concessionária responsável pelo Sistema Ferryboat, mesmo operando com sete embarcações e durante a madrugada, o terminal continua com fila de espera para embarque de carros de, em média, 1 hora e 30 minutos. A fila para pedestres tem duração de 30 minutos.

A Tarde
Da redação
Edilson Lima - Ag. A TARDE 
O movimento é intenso no Terminal de São Joaquim na manhã desta sexta-feira, 3. De acordo com a Internacional Travessias Salvador, concessionária responsável pelo Sistema Ferryboat, mesmo operando com sete embarcações e durante a madrugada, o terminal continua com fila de espera para embarque de carros de, em média, 1 hora e 30 minutos. A fila para pedestres tem duração de 30 minutos.
A concessionária informou ainda que a expectativa é de que o movimento diminua ao longo do dia e, durante à tarde, tenha fluxo menor. Até a manhã desta sexta-feira, 73% dos bilhetes de hora marcada já haviam sido vendidos. No Terminal de Bom de Despacho, o fluxo é mais baixo.
O Sistema Ferryboat funciona como Operação Semana Santa até a próxima terça-feira, 8, com as sete embarcações, que são Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Maria Bethânia, Agenor Gordilho, Anna Nery e Juracy Magalhães Júnior.

Para obter mais informações, o cliente pode ir na Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim, enviar e-mail para cac@internacionaltravessias.com.br e também pelo telefone 71 3032-0475, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábado, das 7h às 13h. A compra de passagem com hora marcada pode ser feita por meio de cartões de crédito e débito no site da Internacional Travessias Salvador.

Estimativa
Neste período, a estimativa da concessionária é de um aumento de fluxo de 20% comparado ao movimento registrado no ano passado. A empresa calcula que devem passar pelos dois terminais mais de 140 mil passageiros e aproximadamente 28 mil veículos.
Fonte - A Tarde  03/04/2015

Trânsito muda na região do Detran por causa de obras para o metrô

Mobilidade

O fluxo de veículos será desviado para duas novas alças que seguem da Av. Bonocô sentido Bela Vista e outra para os motoristas que seguirão para a Rótula do Abacaxi.

Tribuna da Bahia

Veja quais as 3 mudanças previstas
Mudança 1 - A saída do Jardim Brasília para a Avenida Bonocô, pela Avenida ACM, será interditada partir de domingo, 5/4. A opção dos motoristas para sair da Avenida ACM e pegar a Avenida Bonocô, é seguir até o retorno em frente ao Shopping Bela Vista e acessar a Rótula do Abacaxi.
Esta alteração é definitiva e faz parte do conjunto de intervenções do novo Sistema Viário do Acesso Norte.
Mudança 2 - Neste fim de semana, 4/4, será interditada uma faixa da Avenida ACM, no sentido Detran-BR 324, às margens do Rio Camarajipe, na altura do Detran, por uma extensão de 100 metros.
A interdição acontecerá das 7h de sábado, 4/4, até as 5h de segunda-feira, 6/4.
Mudança 3 - A partir das 23h de segunda-feira, 6/4, os motoristas devem ficar atentos ao tráfego na Avenida Bonocô, próximo ao Shopping Bela Vista.
O fluxo de veículos será desviado para duas novas alças que seguem da Av. Bonocô sentido Bela Vista e outra para os motoristas que seguirão para a Rótula do Abacaxi.
As vias originais ficarão interditadas por 60 dias para obras do metrô. Após a conclusão dos trabalhos, as vias originais serão liberadas ao tráfego.
Fonte - Tribuna da Bahia  03/04/2015

Quilombolas do Rio dos Macacos denunciam encapuzados

Direitos Humanos

Rosemeire Messias,principal liderança da comunidade,diz que ato pretende intimidá-los. Os moradores afirmam ter visto homens encapuzados e vestidos com roupas pretas no local, rondando as casas.

Yuri Silva - A Tarde
Eduardo Martins - Ag. A TARDE 
A madrugada de quinta-feira, 2, foi tensa na comunidade quilombola Rio dos Macacos, em Simões Filho (Grande Salvador). Os moradores afirmam ter visto homens encapuzados e vestidos com roupas pretas no local, rondando as casas.
Principal liderança da comunidade, a quilombola Rosemeire Messias dos Santos atribui a oficiais da Marinha o ato de intimidação.
Isso porque, na tarde do último dia 1º, membros da força naval prestaram depoimento no Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) sobre as agressões cometidas por oficiais contra Rosemeire e o irmão, Edinei Messias dos Santos, em janeiro de 2014.
Procurada, a assessoria de comunicação do 2º Distrito Naval da Marinha nega que militares tenham estado na comunidade na noite do dia 1º. Por telefone, o comandante Flávio Almeida afirmou que as bases do órgão "não detectaram nenhuma anormalidade" nesse dia.

Ronda da PM
Por conta do ocorrido, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi-BA) acionou, ainda na madrugada de ontem, a Casa Militar, que enviou uma viatura ao local.
De acordo com uma nota que foi emitida pela Sepromi, "rondas foram feitas durante a noite para garantir a ordem pública em Rio dos Macacos".
Conforme o órgão, "não houve registro de agressões ou ruídos que indiquem disparos de arma de fogo ou quaisquer anormalidades no período noturno".
No entanto, a líder quilombola Rosemeire Messias afirma que a viatura da PM enviada sequer entrou na comunidade. Ela não soube informar, porém, se houve impedimento da Marinha para que a polícia patrulhasse no quilombo.
A assessoria da Sepromi informou que não tem conhecimento de qualquer impedimento da Marinha à entrada da PM em Rio dos Macacos. Segundo a secretaria, a polícia informou que rondas foram realizadas.

Acesso alternativo
Atualmente, moradores e visitantes de Rio dos Macacos precisam passar pela guarita da Vila Naval para acessar a comunidade.
Uma entrada alternativa ao quilombo foi prometida pelo Ministério da Defesa, em agosto do ano passado, mas até ontem as obras não haviam começado.
A equipe de reportagem de TARDE contatou a assessoria do órgão federal para apurar qual a previsão do início da construção, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Rosemeire Messias cobra dos governos federal e estadual a proteção às famílias que permanecem em Rio dos Macacos. Ela teme que a comunidade sofra retaliações por fazer denúncias contra a Marinha.
"Queremos uma reunião com o ministro da Defesa, que agora é o Jaques Wagner, e com o governador Rui Costa, para que garantam nossa segurança", pediu ela. "Até agora, eles (os governos) só vieram à comunidade para mentir, prometer estrada, segurança, e não cumprir".
Além disso, a comunidade Rio dos Macacos pede a revisão, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da delimitação de terra publicada pelo órgão. Eles reivindicam 301 hectares de terras quilombolas, em vez dos 104 reconhecidos pelo instituto.
Fonte - A Tarde  03/04/2015

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Movimento de saída começa a crescer na travessia Salvador-Mar Grande

Travessia marítima

Movimento de saída para o feriadão na Ilha de Itaparica deve ficar maior a partir do meio dia.As 10 embarcações em tráfego estão operando desde às 5h e no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, elas saem de meia em meia hora ou de 15 em 15 minutos, conforme o fluxo de usuários.

TB
foto - ilustração
Já é muito bom o movimento de passageiros para embarque na travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande. As 10 embarcações em tráfego estão operando desde às 5h e no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, elas saem de meia em meia hora ou de 15 em 15 minutos, conforme o fluxo de usuários.
Até o momento, não há fila para embarque, que ocorre de forma imediata. Mas a previsão da Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) é de que o movimento de saída para o feriadão na Ilha de Itaparica se intensifique a partir do meio dia. Saindo de Mar Grande, o último horário do dia está previsto para as 18h30.
Já o último horário de Salvador está programado para as 20h, podendo ser estendido conforme o fluxo de usuários. Também com grande procura, os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo vão zarpar do Terminal Náutico com lotação completa nesta quinta-feira (2), com muitos baianos e turistas atravessando para a Ilha de Tinharé, um dos locais mais badalados do litoral brasileiro.
Fonte - Tribuna da Bahia 02/04/2015

Governo determina ressarcimento de bens danificados por rompimento de adutora em obra do Metrô

Notícias

Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do governo, vinculada à Casa Civil, e do serviço social da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), estão realizando o levantamento dos bens danificados para que a CCR faça a aquisição e distribuição à comunidade afetada.

Secom
foto - ilustração/cominicabahia
Bahia - O Governo do Estado determinou que a concessionária CCR Metrô Bahia garanta o ressarcimento de todos os bens de imóveis localizados próximos à BR-324, na altura da Jaqueira do Carneiro, danificados em razão do rompimento da adutora de água localizada na região, na manhã desta quarta-feira (1).
Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do governo, vinculada à Casa Civil, e do serviço social da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), estão realizando o levantamento dos bens danificados para que a CCR faça a aquisição e distribuição à comunidade afetada.
Segundo o secretário estadual Bruno Dauster (Casa Civil), o Governo da Bahia, desde o primeiro momento, já toma as providências cabíveis para amenizar os danos sofridos pela população. "Nossa prioridade, agora, é normalizar o abastecimento de água e cuidar das pessoas que foram atingidas. Estamos empenhados e assumimos o compromisso de devolver à população aquilo que foi perdido o mais breve possível".
Funcionários da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) estão no local para restabelecer o fornecimento de água o quanto antes. Nesse período, a Embasa priorizará o abastecimento de hospitais, creches e escolas. O serviço de atendimento ao cliente é feito pelo telefone 0800 0555 195.
Fonte - Secom Ba.  02/04/2015

Banco de fomento à infraestrutura da Ásia já conta com 49 países interessados

Internacional

Segundo anunciou hoje (2) a Televisão Central da China (CCTV), 49 países já aderiram ou pediram a adesão ao Asian Infrastruture Investment Bank (AIIB), mas "contando com os pedidos de adesão de última hora, o número deverá exceder os 50", disse um diplomata europeu à agência Lusa.Na quarta-feira (1°), um dia depois do prazo limite fixado pelos 21 primeiros proponentes do AIIB, a imprensa oficial chinesa contabilizou 46 países interessados.

Da Agência Lusa
foto - ilustração/Wikipédia 
Pequim - Mais de dez países da União Europeia aderiram ao novo banco internacional proposto pela China e encarado, inicialmente em Washington, como um desafio à ordem financeira mundial.
Segundo anunciou hoje (2) a Televisão Central da China (CCTV), 49 países já aderiram ou pediram a adesão ao Asian Infrastruture Investment Bank (AIIB), mas "contando com os pedidos de adesão de última hora, o número deverá exceder os 50", disse um diplomata europeu à agência Lusa.
Na quarta-feira (1°), um dia depois do prazo limite fixado pelos 21 primeiros proponentes do AIIB, a imprensa oficial chinesa contabilizou 46 países interessados.
Aquele número, contudo, não incluía os últimos pedidos que, devido ao fuso horário, não entraram na conta. Os pedidos de adesão de Portugal, Islândia e Israel, por exemplo, só foram anunciados hoje (2) na imprensa chinesa.
Com um capital inicial de US$ 50 bilhões de dólares e sede em Pequim, o AIIB – lançado em outubro passado na capital chinesa por 21 países asiáticos - deverá ser formalmente estabelecido até ao final deste ano.
A iniciativa foi vista, em Washington, como um desafio à ordem financeira instituída após a 2ª Guerra Mundial sob a hegemonia dos Estados Unidos e da Europa ocidental, para tentar criar uma alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional.
Mas em meados de março, o Reino Unido anunciou adesão ao AIIB e, a seguir, as maiores economias europeias, entre as quais Alemanha, França e Itália, fizeram o mesmo.
Austrália, Áustria, Brasil, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Espanha, Finlândia, Holanda, Luxemburgo, Rússia, Suécia e Suíça também já aderiram.
A própria Noruega, país com o qual a China mantém relações frias desde a atribuição do Prêmio Nobel da Paz ao dissidente chinês preso Liu Xiaobo, em 2010, pediu igualmente para aderir.
Entre as maiores economias mundiais, apenas os Estados Unidos e o Japão continuam de fora, apesar de Washington já ter manifestado disponibilidade para acolher o novo banco.
"Os Estados Unidos estão prontos para receber novas contribuições para o desenvolvimento da arquitetura internacional, incluindo o AIIB, desde que essas instituições completem as instituições financeiras internacionais existentes, compartilhem o forte empenho da comunidade internacional para um processo genuíno de decisão multilateral e melhorem os padrões e garantias dos empréstimos", disse o secretário norte-americano do Tesouro, Jacob Lew, na quarta-feira, após uma visita de dois dias a Pequim.
Bangladesh, Birmânia, Brunei, Cambodja, Cazaquistão, China Filipinas, Índia, Indonésia, Kuwait, Laos, Malásia, Mongólia, Nepal, Omã, Paquistão, Qatar, Singapura, Sri Lanka, Tailândia, Uzbequistão e Vietname foram os primeiros 21 proponentes do AIIB.
O número de fundadores subiu para 31, incluindo a Alemanha, Indonésia e Nova Zelândia. Até ao próximo dia 15 de abril, será anunciado o número oficial de fundadores.
Fonte - Agência Brasil  02/04/2015

Obras de mobilidade vão mudar vida de moradores do subúrbio de Salvador, diz secretário

Mobilidade

“As obras da Linha Azul e Linha Vermelha vão mudar a vida das pessoas que vivem nessas localidade gerando mais celeridade para que essas pessoas cheguem ao trabalho ou a outros locais em dias de folga”, explicou Martins.

Sedur
O apresentador Almir Santana entrevista
 o secretário estadual  de Desenvolvimento
 Urbano, Carlos Martins
Bahia - A melhoria substancial na qualidade de vida das pessoas que moram na região do Subúrbio Ferroviário foi apontada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Carlos Martins, como um dos principais ganhos com as obras de mobilidade urbana que estão em curso em Salvador.
O secretário concedeu, na manhã de hoje, uma entrevista para TV Baiana, emissora afiliada da TV Cultura. “As obras da Linha Azul e Linha Vermelha vão mudar a vida das pessoas que vivem nessas localidade gerando mais celeridade para que essas pessoas cheguem ao trabalho ou a outros locais em dias de folga”, explicou Martins.
A Linha Azul é formada pelas avenidas Pinto de Aguiar e a Gal Costa. Com investimento de R$ 647 milhões e 12,7 km de extensão, a via ligará o bairro de Patamares, na orla atlântica, ao bairro do Lobato, no subúrbio ferroviário. Já a Linha Vermelha é formada pelas avenidas Orlando Gomes, em obras de ampliação, e 29 de Março, em obras de construção, ligando o bairro de Paripe até Piatã. . Além disso, está em processo de licitação a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que substituirá os antigos trens do subúrbio. “Atualmente, o sistema de trens atende até 15 mil pessoas com o VLT esse número deve chegar a 50 mil”, apontou.
O secretário lembrou ainda das obras do metrô de Salvador que seguem em ritmo acelerado. No próximo dia 9, será entregue a Estação Bom Juá. Em junho, é a vez de a Estação Pirajá iniciar a operação para população. Com a entrega dessas duas estações, a Linha 1 do metrô será completamente concluída.“Todas essas obras de mobilidade estão com recursos garantidos para finalização”, garantiu Martins. Ele citou ainda o investimento do estado em obras para contenção de encostas. O projeto prevê a construção de 98 obras de contenção com investimento na casa de R$156 milhões. “Nós analisamos os pontos mais críticos da cidade e vamos fazer essas obras”, finalizou o secretário.
Fonte - Ascom Sedur  01/04/2015

Petrobras assina contrato de financiamento com Banco de Desenvolvimento da China

Economia

O contrato foi assinado na China, durante visita do diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Ivan Monteiro, ao país.

Fatos e Dados
fatos e dados
Assinamos hoje (01/04) com o Banco de Desenvolvimento da China (CDB) o primeiro contrato de financiamento de um acordo de cooperação a ser implementado ao longo de 2015 e 2016. O contrato foi assinado na China, durante visita do diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Ivan Monteiro, ao país.
Este contrato de financiamento, assinado entre o CDB e a Petrobras Global Trading BV – PGT, nossa subsidiária, é de US$ 3,5 bilhões. Adicionalmente, as duas partes confirmaram a intenção de desenvolver novas cooperações no futuro próximo.
Este contrato é um importante marco para dar continuidade à parceria estratégica com o CDB, fortalecendo as sinergias entre as economias dos dois países.
Fonte - Fatos e Dados  01/04/2015

Entidades pedem que Gilmar Mendes apresse análise de financiamento de campanha

Política

Segundo o diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ismael César, o objetivo do ato é exigir que Gilmar Mendes faça a devolução para que o Supremo dê continuidade à votação. “Amanhã completa-se um ano do pedido de vista do processo....

Andreia Verdélio
Repórter da Agência Brasil 
Ag.Brasil
Brasília - Cerca de 40 pessoas protestaram hoje (1º), na Praça dos Três Poderes, contra a demora no julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.650, que estabelece normas para as eleições, entre elas o financiamento de campanhas. O alvo era o ministro do STF Gilmar Mendes, que em 2 de abril de 2014 pediu vista do processo e ainda não fez a devolução para que o julgamento seja retomado.
Segundo o diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ismael César, o objetivo do ato é exigir que Gilmar Mendes faça a devolução para que o Supremo dê continuidade à votação. “Amanhã completa-se um ano do pedido de vista do processo, que trata de financiamento de empresas a partidos políticos, e esse ato é um esculacho, exigindo que o Gilmar Mendes devolva esse processo, haja vista que temos 6 votos a 1 favoráveis à aprovação, contra o financiamento privado”, disse.
Ag.Brasil
A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do ministro, pois não há expediente hoje no STF, em virtude do feriado da Semana Santa.
Para Ismael César, o modelo atual de financiamento de campanhas políticas favorece a corrupção. "As empresas, na realidade, fazem um empréstimo aos parlamentares e depois esse recurso é devolvido por meio de processos de corrupção. Portanto, combater a corrupção significa garantir que o financiamento seja público e não empresarial.”
Fonte - Agência Brasil  01/04/2015

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Metrô de Salvador bate novo recorde de transporte de passageiros

Transportes sobre trilhos

Metrô de Salvador registra novo recorde de transportes de passageiros na linha 1,trecho Lapa/Retiro, no mês de março.

Tribuna da Bahia
foto - Divulgação
A CCR Metrô Bahia fechou o mês de março com novo recorde de passageiros. Ontem, o metrô transportou 31.258 passageiros, entre às 8h e 18h, no trecho Lapa-Retiro. Atualmente, a média diária de passageiros em dias úteis é de 28,7 mil. Comparada à média diária de fevereiro, a atual é cerca de 10% maior.
Desde o início da Operação Assistida, em 11 de junho de 2014, foram transportados 4,2 milhões de passageiros.A CCR Metrô Bahia informa que, devido ao feriado desta sexta-feira, 3/4, o metrô estará fechado. Os trens voltam a circular em todas as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro, no sábado, 4/4, das 8h às 13h. O acesso ao metrô continua gratuito.
Fonte - Tribuna da Bahia  01/04/2015

Trenitalia encomenda 70 trens Vivalto double-deck (AnsaldoBreda) para operar linhas regionais

Transportes sobre trilhos/Internacional

Os novos trens double-deck Vivalto da Trenitalia irão operar em linhas regionais e terão capacidade para mais de 1.500 passageiros e velocidade máxima de 160km.

Railway Gazette
railwaygazette
ITÁLIA-A Trenitalia acaba de anunciar (01 de abril ) uma nova encomenda a AnsaldoBreda de mais 70 composições de trens Vivalto double-deck para operar em linhas regionais.
O valor total da opção de contrato assinado em março de 2010 é de € 98m. Os trens serão compostos por 14 (push-pull) carros motrizes  que serão fabricados pela AnsaldoBreda em Pistoia, e 56 carros reboques (intermediários) que serão produzidos em Reggio Calabria.
Cada composição de trem regional Vivalto,contará com 724 assentos e uma capacidade total de mais de 1 500 passageiros. A velocidade máxima é de 160 km/h.
Fonte - Railway Gazette  01/03/2015

Tradução e adaptação de texto - Pregopontocom

Original Texthttp://www.railwaygazette.com/news/traction-rolling-stock/single-view/view/trenitalia-orders-more-vivaltos.html



Audiência pública debate Plano Diretor de Mobilidade Urbana em Porto Alegre

Mobilidade

Em Porto Alegre, audiência pública debate Plano Diretor de Mobilidade Urbana. - Encontro será no dia 13 de abril, para apresentação, apreciação e coleta de subsídios para o Plano Diretor de Mobilidade Urbana do Município de Porto Alegre

Do R7 
créditos - Guilherme Santos
Mobilidade Urbana é tema de Audiência Pública em POA.
A prefeitura de Porto Alegre, pela Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), confirma para 13 de abril, segunda-feira, apresentação, apreciação e coleta de subsídios para o Plano Diretor de Mobilidade Urbana do Município de Porto Alegre. A audiência ocorre das 19h às 22h, no auditório da Secretaria Municipal de Administração (SMA), na avenida Siqueira Campos, 1300, 14º andar do prédio José Montaury, Centro Histórico.
A inscrição dos interessados em participar dos debates acontecerá pelo preenchimento de ficha de inscrição, disponível na data e local da audiência. No período compreendido entre a zero hora de 13 de abril até as 24 horas de 17 de abril, também estará disponível o e-mail (planodemobilidadepoa@eptc.prefpoa.com.br) para o recebimento de manifestações e sugestões em relação ao Plano de Mobilidade apresentado na audiência.
Fonte - Mobilize  01/04/2015

Pesquisa diz que Salvador tem o quinto pior trânsito do mundo

Mobilidade

Salvador tem o quinto pior trânsito do mundo, diz pesquisa realizada pela empresa holandesa de tecnologia de transporte TomTom

Comunica Bahia
foto - ilustração
Uma pesquisa realizada pela empresa holandesa de tecnologia de transporte TomTom analisou o trânsito em 146 cidades do planeta e indicou o trânsito de Salvador como o quinto pior do mundo.
Segundo o levantamento, os soteropolitanos perdem 93 horas por ano parados em um engarrafamento.

foto - ilustração/Pregopontocom
Dentre as cidades brasileiras, a capital baiana só perde para o Rio de Janeiro, que ficou em terceiro lugar, pelo segundo ano consecutivo. O “pódio” se completa com Istambul (Turquia) e Cidade do México, primeira e segunda colocadas, respectivamente. No ranking brasileiro, depois de Rio de Janeiro e Salvador as cidades mais engarrafadas são Recife, Fortaleza e São Paulo.
A pesquisa da TomTom também analisa o congestionamento das vias no decorrer do dia e nos horários de pico – no início da manhã e final da tarde. Nesses horários, o Rio cai para a oitava posição, Salvador não aparece na lista das primeiras colocadas e Recife ficou em sexto lugar, em um ranking também liderado por Istambul.
Segundo a revista Exame, a empresa coleta os dados dos aparelhos GPS da empresa, que são espalhados pelas frotas, e dos aplicativos de celulares que usam tecnologia da empresa. A medição do tráfego é feita a partir da densidade do congestionamento, comparando entre a quantidade de ruas existentes na cidade e quantas delas estão congestionadas.
Fonte - Comunica Bahia  01/04/2015

Mais informações
http://comunicabahia.com.br/salvador-tem-o-quinto-pior-transito-do-mundo-diz-pesquisa/

Recife é a cidade mais lenta do Brasil na volta para casa

Mobilidade 

O Recife é a cidade brasileira com o trânsito mais lento no horário de pico noturno, das 17h às 19h. Em um ano, o motorista chega a gastar 94 horas a mais do que deveria atrás do volante, na volta para casa após o trabalho no rush noturno, segundo pesquisa mundial da empresa de GPS TomTom

Paulo Trigueiro
Diario de Pernambuco
Engarrafamento na avenida Agamenon Magalhães
foto - Ricardo Fernandes/DP/D.A Press 
Com taxa de congestionamento de 82% no rush noturno, a capital ficou em sexto lugar no ranking mundial, à frente de metrópoles como Los Angeles e Rio - na capital fluminense se perdem 93 horas e a taxa de congestionamento é de 81%.
Os dados foram revelados ontem pelo fabricante de GPS TomTom, que realizou pesquisa em 218 cidades de 36 países através de informações colhidas por seus equipamentos.
O estudo foi feito com base na comparação de dois deslocamentos iguais, em horários de trânsito livre e de pico. No Recife, para cada meia hora percorrida no primeiro cenário, 24 minutos extras precisam ser gastos no rush.
Em Instambul, a pior do ranking mundial, um trajeto de 30 minutos em horários mais livres leva mais de uma hora no rush noturno. Lá os motoristas perdem 125 horas em média, por ano. Pela primeira vez a pesquisa da TomTom incluiu cidades da China.
No ranking geral de congestionamento em 2014, de acordo com a TomTom, a capital aparece com 45%, atrás do Rio (51%) e Salvador (46%). Segundo a CTTU, o sentido Boa Viagem da Agamenon Magalhães tem o trânsito mais crítico da cidade (veja ranking)*.

Ganhando tempo
Para quem faz longos trajetos e perde ainda mais tempo, a alternativa pode ser realizar alguma atividade enquanto o trânsito desafoga. O estudante de ciência da computação Igor Matos, 21, larga da UFPE às 18h30. Chegava a passar duas horas e meia para chegar a Olinda, onde mora. A saída foi estudar nos laboratórios da universidade até as 20h, quando pode fazer o percurso em pouco mais de uma hora.
“Acho que é preciso investir no tranporte coletivo e na bicicleta”, analisa o estudante e cicloativista. Em fevereiro deste ano, uma pesquisa da Proteste colocou o Recife aparece em primeiro lugar no ranking das cidades com mais tempo de espera de ônibus.
Fonte - Diário de Pernambuco 01/04/2015

Mais informações*
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/04/01/interna_vidaurbana,569176/recife-e-a-mais-lenta-do-brasil-na-volta-para-casa.shtml.

Movimentos sociais pedem mobilização contra iniciativas antidemocráticas

Política

Centrais sindicais e movimentos sociais têm em pauta, entre outras reinvidicações, reforma política e defesa da Petrobras.O documento que convocou a plenária na ABI teve o apoio de 22 entidades da sociedade civil, incluindo representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-Rio).

Vladimir Platonow 
Repórter da Agência Brasil 
Fernando Frazão/Agência Brasil
Integrantes de diversos movimentos sociais, estudantis e sindicais pedem a volta às ruas como apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff e contra iniciativas antidemocráticas, pela necessidade de uma reforma política e pela defesa da Petrobras. O assunto foi debatido em uma plenária, na noite desta terça-feira (31), na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio.
O documento que convocou a plenária na ABI teve o apoio de 22 entidades da sociedade civil, incluindo representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-Rio).
O secretário de Administração e Finanças da CUT-Rio, José Antônio Lima, disse que os sindicatos e os movimentos sociais não vão responder às pautas "levantadas pela direita nas manifestações do dia 15 de março", quando milhões de pessoas protestaram em quase todas as capitais do país contra o governo.
"Se ela [a direita] quer impeachment, problema da direita. A gente vai dizer para as ruas que não topamos esse negócio. Dia 7, vamos a Brasília torrar a paciência do Congresso Nacional [A Cut, entre outras entidades e movimentos, sociais organizam uma manifestação para o dia 7 de abril para protestar contra o Projeto de Lei 4.330, que regulamenta o trabalho terceirizado]. Se ele pensa que vai nos impor uma agenda conservadora, em um retrocesso, está enganado. A gente vai para a briga. E isso nós sabemos fazer."
O presidente do diretório regional do PT, Washington Quaquá, prefeito do município de Maricá, defendeu a volta da mobilização dos movimentos populares. "Nós vamos retomar uma trajetória de mobilização que o PT e a esquerda brasileira não deviam ter parado. Foi um erro. A gente mudou a vida de milhões de brasileiros nos últimos 13 anos, mas abdicamos da necessária tarefa de organizar o povo, de construir referências de transformação social. Então, sentimos necessidade de nos unificar em torno de uma pauta de reformas mais profundas para o país."
Quaquá reconheceu que a própria esquerda deixou de se fazer presente nas ruas, abrindo espaço para setores mais conservadores da sociedade, como visto no dia 15 de março. "A novidade da conjuntura política é que a burguesia se unificou, dos fascistas aos setores de direita, e conseguiu botar gente na rua. A outra novidade é que a esquerda abriu mão disso. Há muito tempo que não organizamos o povo, não estamos presentes nas fábricas, nas escolas, nas favelas. É uma exigência que a esquerda se organize, ganhe as ruas e empurre o governo para a esquerda. Se o governo não for empurrado para a esquerda, ele não se sustenta."
Fonte - Agência Brasil  31/03/2015

Entrevista: Renato Janine Ribeiro - TV Brasil

Observatório da Imprensa

Alberto Dines entrevista o ministro da educação Renato Janine Ribeiro,o filósofo da USP que vai tomar posse como Ministro da educação no próximo dia 06 de abril, fala sobre o tema.





imagem -TV Brasil

terça-feira, 31 de março de 2015

Orçado em R$ 7,1 bi, monotrilho de SP opera só em 2,9 km

Transportes sobre trilhos

Os trens funcionam em esquema de testes desde agosto do ano passado, apenas das 9h às 14h e num trecho de 2,9 km entre as estações Vila Prudente e Oratório –a obra completa, estimada em R$ 7,1 bilhões, terá 18 estações.Hoje, o horário de pico do trem ocorre por volta das 9h, na abertura das estações, quando a lotação pode ultrapassar a casa das duas dezenas graças à presença de funcionários do metrô.

Folha S. Paulo
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Não há filas na bilheteria ou nas catracas, muito menos camelôs nas imediações da estação. Nos trens, de tão reduzido, o número de passageiros caberia numa van.
Esse é o cenário diário no monotrilho da zona leste de São Paulo, obra do governo Geraldo Alckmin (PSDB) que parece um trem-fantasma se comparada a qualquer transporte público da cidade.
Os trens funcionam em esquema de testes desde agosto do ano passado, apenas das 9h às 14h e num trecho de 2,9 km entre as estações Vila Prudente e Oratório –a obra completa, estimada em R$ 7,1 bilhões, terá 18 estações.
Por uma falha no projeto, a construção de parte das estações está paralisada. Conforme a Folha revelou, engenheiros "descobriram" galerias de água que passam embaixo das futuras estações e terão de ser remanejadas.
Na última quinta-feira (26), a reportagem acompanhou toda a rotina da linha 15-prata do metrô, o monotrilho, cujas obras estão atrasadas.
O trem, com sete carros, tem capacidade para 1.002 pessoas: 122 sentadas e 880 em pé. Na prática, cada viagem reúne de 5 a 25 usuários.
Uma das poucas usuárias, a atendente Sandra Biazi, 49, usa a linha para ir ao trabalho, perto da Paulista. "Eu trabalho das 11h às 17h. Na volta [quando a linha já fechou], desço na Vila Prudente [linha verde do metrô] e ando 3 km até o Oratório, porque os ônibus estão lotados demais".
A dona de casa Francisca Palma, 67, que costuma aproveitar o vagão quase privativo, já pensa em abandonar o monotrilho. "Quando [tudo] estiver pronto, vai vir cheio da Cidade Tiradentes, e a gente não vai nem conseguir entrar".
Hoje, o horário de pico do trem ocorre por volta das 9h, na abertura das estações, quando a lotação pode ultrapassar a casa das duas dezenas graças à presença de funcionários do metrô.
A impressão é que, entre uniformizados ou não, a maioria dos passageiros está a serviço da companhia.
Alguns trabalham em notebooks, outros andam de um lado para o outro fazendo anotações. De tempos em tempos, operários entram no vagão e fazem selfies.
Nas estações, há cadernos disponíveis para sugestões de passageiros sobre o serviço. Nas anotações, há queixas sobre a demora nos testes. Mas há também quem elogie o trem ("espetacular"), proteste ("fora, Dilma!") e fale sobre suas preferências gastronômicas ("Eu gosto de bacon").

TREPIDAÇÃO
Quem anda de metrô em SP estranha o monotrilho, pelas dimensões reduzidas ou pelo maior tempo de espera (dez minutos, em média).
O que chama a atenção do contador Wagner de Oliveira, 35, é a trepidação, num trem que circula a uma altura de 12 a 15 metros. "Quando estiver em funcionamento normal e lotado, não sei se vou ter coragem. Porque, se completamente vazio, ele já treme desse jeito, imagina cheio".
Segundo o Metrô, as oscilações são comuns em veículos que trafegam com pneus sobre concreto, como o monotrilho. A empresa defendeu o atual período de testes.
"O funcionamento das novas estações em período parcial é essencial e possibilita os ajustes finais dos equipamentos, sistema​s e suas interfaces", afirmou, em nota.
Ainda em abril, o período de operação da linha será ampliado –das 7h às 19h.
A companhia diz que, hoje, cerca de mil pessoas fazem o trajeto por dia -quando a linha estiver concluída poderá transportar 500 mil. A previsão é que mais três estações sejam entregues até 2016.
Fonte - Revista Ferroviária  31/03/2015

Aquecimento global afeta desenvolvimento dos peixes na zona equatorial

Meio ambiente

A investigação, feita por cientistas da Universidade James Cook, analisou o impacto do aumento da temperatura da água em larvas de peixes recolhidas em área de 2 mil quilômetros entre o sul da Grande Barreira de Coral e o Norte da Papua Nova Guiné, próxima da linha equatorial.

Da Agência Lusa
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Sydney (Austrália) - O aumento da temperatura da água do mar está prejudicando o desenvolvimento dos peixes na zona equatorial, ameaçando a sua sobrevivência e a das comunidades que vivem da pesca, alerta estudo divulgado hoje (31) na Austrália.
A investigação, feita por cientistas da Universidade James Cook, analisou o impacto do aumento da temperatura da água em larvas de peixes recolhidas em área de 2 mil quilômetros entre o sul da Grande Barreira de Coral e o Norte da Papua Nova Guiné, próxima da linha equatorial.
“Descobrimos que onde as temperaturas aumentaram acima de 1 ponto perto do Equador, para 29 graus, o ritmo de desenvolvimento das larvas atrasou-se”, disse o autor do estudo, Ian McLeod, em comunicado da universidade.
A maioria dos peixes marinhos atravessa uma etapa de desenvolvimento da larva em mar aberto que os torna mais vulneráveis aos predadores. Se passam muito tempo nessa situação, têm menos possibilidades de sobreviver.
“O crescimento rápido durante a etapa de larva dá vantagens de sobrevivência porque podem desenvolver-se mais cedo e sair com mais rapidez dos perigosos ambientes marítimos", explicou o cientista australiano.
O coautor do estudo, Philip Munday, alertou para a vulnerabilidade dos peixes equatoriais ao aquecimento global, enquanto outro investigador, Geoffrey Jones, advertiu que milhões de pessoas nas zonas equatoriais dependem da pesca para viver.
"Muita gente nas regiões equatoriais, como a Papua Nova Guiné, depende dos peixes, que são a sua principal fonte de proteínas. O estudo leva a uma reflexão sobre o futuro da segurança alimentar nesses lugares”, destacou Jones.
Fonte - Agência Brasil  31/03/2015

Norte-Sul atrai empresas e movimenta economia no Tocantins

Ferrovias

O pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul de Porto Nacional está em funcionamento desde 2013 e conta com empresas de transporte de combustível (BR Distribuidora, Norship e Raízen), além da mais recente que entrou em operação, a Agrex do Brasil, que atua na produção e comercialização de grãos, fertilizantes, sementes e distribuição de defensivos agrícolas nos estados do Centro-Oeste e Nordeste.

Portos e Logísticas
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O pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul de Porto Nacional, a 30 km de Palmas, no Distrito de Luzimangues, tem atraído empresas que atuam no armazenamento e escoamento da produção agrícola do estado, bem como a geração de emprego e renda.
O pátio está em funcionamento desde 2013 e conta com empresas de transporte de combustível (BR Distribuidora, Norship e Raízen), além da mais recente que entrou em operação, a Agrex do Brasil, que atua na produção e comercialização de grãos, fertilizantes, sementes e distribuição de defensivos agrícolas nos estados do Centro-Oeste e Nordeste.
A Agrex teve o mais novo terminal de transbordo ferroviário de grãos inaugurado no polo, no dia 5 de fevereiro deste ano e já está em operação. Segundo informações do governo, a empresa estima movimentar em Porto Nacional, neste ano, 250 mil toneladas de grãos.
O gerente de logística da Agrex, Edson Ferreira Dantas, afirmou que neste primeiro mês, a empresa já carregou 25 mil toneladas de grãos, em especial a soja. "A operação já começou, estamos recebendo a safra de grãos e produção da região e carregando os vagões. A soja que vem do produtor, nós padronizamos e carregamos os vagões de Porto até São Luís", disse ao acrescentar que todo o carregamento é feito via ferrovia.
Na área de grãos, a Valor da Logística Integrado (VLI) é uma das empresas da Vale, que opera em várias regiões do Brasil, com transportes de commodities agrícolas, que já está com as obras orçadas em R$ 125 milhões para o polo. O gerente comercial da empresa, Filipe Falheiros, informou que o terminal já está em construção. "Somos uma empresa de portos, terminais e ferrovias. O que estamos levando para Porto Nacional é um terminal focado em grãos para atender a região", frisou. A expectativa é que o terminal comece a operar ainda neste ano.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eremilson Ferreira Leite, afirmou que várias empresas já sinalizaram que pretendem se instalar, aproveitando a ligação, pela Ferrovia Norte-Sul, do Tocantins com o Porto de Itaqui, no Maranhão. "As expectativas são as melhores possíveis. Com a liberação da Ferrovia Norte-Sul, por parte da Valec, no trecho de Anápolis até Porto Nacional nós já damos uma cobertura de 100% no território tocantinense, trazendo um grande ganho para o polo de Porto Nacional", revelou.
Fonte - Revista Ferroviária  30/03/2015

Mangues serão repovoados com 600 mil caranguejos

Meio ambiente

A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-uçá (Puçá). As megalopas foram cultivadas no laboratório da Bahia Pesca, na Fazenda Experimental Oruabo, em Santo Amaro, onde também são realizadas as principais atividades de pesquisa da empresa.

Secom
foto - ilustração/Pregopontocom
Os mangues baianos vão ganhar mais vida. Na quarta-feira (1º), a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza o repovoamento de caranguejos nos manguezais da comunidade de Acupe, em Santo Amaro, no Recôncavo. Serão colocadas no meio ambiente cerca de 600 mil megalopas (pequenos caranguejos na segunda fase de desenvolvimento, medindo apenas meio centímetro).
A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-uçá (Puçá). As megalopas foram cultivadas no laboratório da Bahia Pesca, na Fazenda Experimental Oruabo, em Santo Amaro, onde também são realizadas as principais atividades de pesquisa da empresa. As 65 fêmeas utilizadas para a reprodução foram capturadas no próprio manguezal e serão devolvidas ao habitat natural durante o repovoamento.
“Durante sua estada em nosso laboratório, as fêmeas foram alimentadas com peixes e camarão até a eclosão dos ovos. É neste momento que ‘nasce’, em forma de larva, a iguaria tão apreciada por baianos e turistas. As larvas são colocadas em tanques onde se alimentam de microalgas e microcrustáceos e vão se desenvolvendo até atingirem o estádio de megalopas”, explica a técnica da Bahia Pesca, Eliane Hollunder. “Os animais são mantidos em tanques com temperatura e salinidade da água monitoradas até serem soltos no meio ambiente”.
Fonte - Secom Ba.  30/03/2015

CPI do HSBC vai se reunir com Janot esta semana

Política

A comissão que foi instalada no dia 24 de março,vai se reunir nesta terça-feira com o procurador-geral da República,Rodrigo Janot.Na quarta-feira, os senadores devem ouvir o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o presidente do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues.

Por Redação - CB
Com Agência Senado 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, criada para investigar supostas irregularidades em contas de brasileiros no banco HSBC na Suiça, vai se reunir nesta terça-feira com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na quarta-feira, os senadores devem ouvir o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o presidente do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues.
A comissão foi instalada no dia 24 de março. O senador Paulo Rocha (PT-PA) foi escolhido por aclamação presidente da CPI. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) foi designado relator. Em fevereiro, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) conseguiu, prontamente, 33 assinaturas, seis a mais que o mínimo necessário para a instalação da CPI, que terá 11 membros titulares e seis suplentes. Segundo Randolfe Rodrigues, os tucanos podem ficar à vontade para contribuir com a Comissão, “que tem interesse suprapartidário e não se destina a fomentar disputas desta natureza”, afirmou. A intenção, disse o senador, é “desmantelar pela raiz” um grande esquema criminoso.
– Esse escândalo é de dimensão mundial. De acordo com o Financial Times, trata-se do maior caso de evasão fiscal do mundo. É necessário que o Parlamento brasileiro também se manifeste e instaure um procedimento de investigação – afirmou Randolfe.

Desvio bilionário
O britânico HSBC, em sua sede na Suíça, admitiu a gestão fraudulenta para encobrir a origem de possíveis recursos ilícitos nas contas de clientes de peso, entre eles empresários, socialites e políticos. O Brasil é o quarto na lista, em número de contas suspeitas.
O Swissleaks, como é chamado o escândalo, internacionalmente, tem como fonte original um especialista em informática do HSBC, o franco-italiano Hervé Falciani. Segundo ele, entre os correntistas, estão 8.667 brasileiros, responsáveis por 6.606 contas que movimentam, entre 2006 e 2007, cerca de US$ 7 bilhões, que em grande parte podem ter sido ocultados do fisco brasileiro.
Em seu requerimento para a instalação da CPI, Rodrigues o classifica como “um arrojado esquema de acobertamento da instituição financeira, operacionalizado na Suíça, que beneficiou mais de 106 mil correntistas”, de mais de 100 nacionalidades. O total de recursos manejados dentro do esquema, segundo Randolfe, pode superar US$ 100 bilhões, no período de 1998 a 2007.
Randolfe Rodrigues acredita, ainda, que a lista dos titulares das contas certamente guarda estreita relação com outras redes de escândalos do crime organizado do país e do mundo. O senador lamentou que “o escândalo do Suiçalão”, como foi batizado aqui, no Brasil, venha sendo sistematicamente ignorado pela mídia conservadora. Segundo Randolfe, essa seletividade denuncia o envolvimento de personagens poderosos, que podem sempre se servir da benevolência de setores da imprensa.

Famosos na lista
Nesta segunda-feira foram divulgados nomes de personalidades da área cultural, ligadas à música, à literatura, ao cinema e televisão. Na lista estão famosos como os atores Edson Celulari, Claúdia Raia, Maitê Proença, Francisco Cuoco, Marília Pera, o apresentador Jô Soares, a escritora Zélia Gattai (falecida em 2008) e os dois filhos, Paloma e João Jorge. Os cineastas Andrew Waddington e Ricardo Waddington aparecem na lista dividindo uma conta.
Fonte - Correio do Brasil  30/03/2015

segunda-feira, 30 de março de 2015

Obras das Linhas Vermelha e Azul seguem em ritmo acelerado

Mobilidade

Com cerca de 12 quilômetros, cada, as duas Linhas vão ligar a Orla Atlântica à Orla do Subúrbio Ferroviário, com seis faixas de tráfego, viadutos, túneis, ciclovias e via exclusiva para transporte de passageiros sobre rodas.Integram as obras a construção da Avenida 29 de Março e duplicação da Avenida Orlando Gomes, que formam a Linha Vermelha, e a duplicação da Avenida Gal Costa, que, junto à Avenida Pinto de Aguiar, forma a Linha Azul.

Secom
Avenida Orlando Gomes com Avenida 29 de Março Linha Vermelha
Secom
As obras dos corredores transversais I e II, agora chamados de Linha Azul e Linha Vermelha, seguem em ritmo acelerado. Operários e máquinas trabalham em diversas frentes de serviço nas obras, que são resultado do investimento de R$ 1,3 bilhão dos governos federal e estadual.
Com cerca de 12 quilômetros, cada, as duas Linhas vão ligar a Orla Atlântica à Orla do Subúrbio Ferroviário, com seis faixas de tráfego, viadutos, túneis, ciclovias e via exclusiva para transporte de passageiros sobre rodas.Integram as obras a construção da Avenida 29 de Março e duplicação da Avenida Orlando Gomes, que formam a Linha Vermelha, e a duplicação da Avenida Gal Costa, que, junto à Avenida Pinto de Aguiar, forma a Linha Azul.
"Essa obra mexe profundamente na estrutura de Salvador porque, pela primeira vez, teremos vias expressas ligando as duas orlas da capital, permitindo que a cidade se comunique melhor e, mais ainda, dando acesso fácil aos moradores do miolo, que é densamente povoado", afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins. O secretário visitou as intervenções no final de semana, acompanhado pelo diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Silva. A previsão é que as Linhas Vermelha e Azul estejam prontas no segundo semestre de 2017.
Fonte - Secom Ba. 30032015

Nova Marginal: R$ 1,5 bilhões para mais congestionamentos

São Paulo

O conjunto de obras feito pelo ex-governador José Serrá foi defendida como crucial para reduzir o nível de congestionamento. Serra na época da inauguração chegou a afirmar: “Pode anotar. Não vai mais ter congestionamento aqui”. As construções consumiram R$ 1,5 bilhão de reais, correspondendo a um quarto do que se estima gastar nas obras do Monotrilho da Linha 15-Prata, conforme menciona a reportagem.

Renato Lobo
via trólebus
Na semana passada nós elegemos aqui no Via Trolebus os símbolos de São Paulo que privilegiam o transporte individual motorizado, as obras que consumiram milhões e que não resolveram o problema da mobilidade. (veja aqui).
Uma delas foram as novas marginais. Uma reportagem do jornal,*O Estado de São Paulo, aponta que desde sua inauguração, a média de trânsito na marginal Tietê subiu 80%, de 19,8 km para 35,7 km.
O conjunto de obras feito pelo ex-governador José Serrá foi defendida como crucial para reduzir o nível de congestionamento. Serra na época da inauguração chegou a afirmar: “Pode anotar. Não vai mais ter congestionamento aqui”. As construções consumiram R$ 1,5 bilhão de reais, correspondendo a um quarto do que se estima gastar nas obras do Monotrilho da Linha 15-Prata, conforme menciona a reportagem.
Especialistas criticam obras que privilegiam o automóvel
“Foi uma obra inútil e, quando insistirmos na locomoção por transporte individual, a mobilidade não vai melhorar. Foi dinheiro jogado fora” disse Horácio Augusto Figueira, Mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP), ouvido pela reportagem.
Fonte - Via Trólebus  30/03/2015

* http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,lentidao-na-marginal-sobe-80-apos-5-anos,1659511

Programa Mobilidade Salvador muda rotina dos soteropolitanos

Mobilidade

O Programa Mobilidade Salvador nasceu da disposição do Governo do Estado para transformar a cidade, nos últimos oito anos, em um canteiro de obras.Os dois corredores transversais vão ligar o Subúrbio Ferroviário à Orla Atlântica.O trem do subúrbio será substituído por um Veículo Leve sobre Trilhos.O Metrô de Salvador ainda está com diversas obras em andamento, tanto da Linha 1, que atualmente trafega entre as estações do Retiro e da Lapa, como da Linha 2 que chegará em Lauro de Freitas.

Secom Ba.

Salvador, que completa 466 anos neste domingo (29), foi a primeira capital do país e possui hoje cerca de três milhões de habitantes. Resultado de uma ocupação desordenada, somente com planejamento e obras estruturantes está sendo possível equacionar o problema do trânsito na capital. O Programa Mobilidade Salvador nasceu da disposição do Governo do Estado para transformar a cidade, nos últimos oito anos, em um canteiro de obras.
Muitas intervenções do primeiro conjunto integrado de obras da história do município já foram entregues, como os Complexos Viários do Imbuí e 2 de Julho, e outras estão em andamento, como a construção das linhas Azul e Vermelha. Os dois corredores transversais vão ligar o Subúrbio Ferroviário à Orla Atlântica, por meio de conexões, na altura da Avenida Paralela, com as avenidas Orlando Gomes e Pinto de Aguiar, que já foi completamente duplicada.
O motorista de ônibus Reinaldo Araújo atravessa a Pinto de Aguiar de ponta a ponta diversas vezes por dia. “O percurso, do começo até o final da avenida, era de uma hora em dias normais. Em dia de jogo, passava mais de duas horas para conseguir atravessar. Agora, com a duplicação, não passo mais de 20 minutos na Pinto de Aguiar. Está bem dividida e tem várias faixas”.

Via Expressa e sistemas viários
Entre todos os investimentos que fazem parte do Programa Mobilidade Salvador, a maior obra dos últimos 30 anos e a mais importante já entregue até agora é a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos. O corredor rodoviário desviou o tráfego de carretas de até trinta metros, que não precisam mais passar pela avenida Bonocô, para fazer o percurso entre o Porto de Salvador e a BR-324. “Antes era barril, engarrafamentos na Bonocô, muitos acidentes, carro pequeno descendo pra Barra e pra Vasco batendo roda da gente. Agora melhorou bastante. Pegar engarrafamento da BR até chegar no Porto era horrível”, comemora o caminhoneiro Denílson Santos.
Outras obras já concluídas e fundamentais para dar dinâmica à vida do soteropolitano são o Sistema Viário 2 de Julho, que faz a interligação entre a CIA – Aeroporto, a Avenida Paralela e a Estrada do Coco, ao norte da cidade, e o Complexo de Viadutos do Imbuí, que desafogou o trânsito também para quem passa pela Avenida Paralela ou vai para o bairro de Narandiba. A administradora Samanta Moínos, 34 anos, ganhou tempo com as obras no Imbuí: “Antes era engarrafado, era difícil chegar em casa. Economizo mais de 30 minutos por dia. Agora tenho esse tempo para tomar um banho e escolher uma roupa antes de ir para a faculdade”.

Transporte de massa
Mas imaginar a melhoria do trânsito em Salvador é impossível sem investimentos no transporte de massa. O Trem do Subúrbio, que foi implantado em 1860 e atende a 800 mil baianos, transporta cerca de 14 mil pessoas diariamente. O equipamento será substituído por um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A confeiteira Édila Garrido, 55, que quase todos os dias pega o trem para ir de casa, no Subúrbio Ferroviário, até a estação da Calçada, gostou da notícia. “O trem é uma maravilha, além de ser mais barato, não pega congestionamento. Com o VLT, terei mais conforto, segurança e rapidez, com um precinho bem melhor. Quero pegar o trem sempre, com meus filhos e netos. É o nosso transporte favorito”.
O VLT é semelhante ao metrô, mas de menor porte. O Metrô de Salvador ainda está com diversas obras em andamento, tanto da Linha 1, que atualmente trafega entre as estações do Retiro e da Lapa, como da Linha 2, que, quando estiver concluída, vai chegar até Lauro de Freitas. O equipamento já transportou mais de 4 milhões de pessoas e foi aprovado pela população.
A professora Tereza Cristina dos Santos, 54, mora em Tancredo neves e pegou o metrô, pela primeira vez, na estação Acesso Norte. “Essa é minha primeira viagem. Eu achei muito bom, maravilhoso. Gostei da paisagem, foi maravilhoso. Os carros são muito confortáveis, pretendo andar mais vezes. Vou dizer para as pessoas que venham conhecer. Elas estão perdendo essa maravilha que é o metrô”, convida Tereza.
Fonte - Sedur   29/03/2015

Recife sem plano, tem verbas de mobilidade ameaçadas

Mobilidade

Projetos com foco em itens como melhoria do transporte público poderão ser comprometidos. Recife, apesar dos problemas neste setor, é uma das cidades que não produzirão o documento no prazo estabelecido pela Lei 12.587/2012.

Rosália Vasconcelos - DP
Foto - Roberto Ramos/DP/D.A Press 
Termina em 30 de abril o prazo para que os municípios brasileiros entreguem ao governo federal o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). O Recife, apesar dos problemas neste setor, é uma das cidades que não produzirão o documento no prazo estabelecido pela Lei 12.587/2012.
Como consequência, ficará sem receber recursos federais para novos projetos de mobilidade urbana até que cumpra as exigências. E, por enquanto, ainda não há previsão para a elaboração do plano. O atraso na entrega não interfere na execução e repasse de recursos de projetos em andamento, como a Via Mangue, mas pode comprometer obras futuras.
Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, a construção do documento depende da entrega de uma pesquisa de origem/destino, que está sob a responsabilidade do Grande Recife Consórcio. “Em todo o país, tem sido apontada a necessidade deste estudo, com base em pesquisa domiciliar, em particular nas regiões metropolitanas”, justificou o órgão.
A pesquisa demanda abertura de licitação. “A previsão é de que a pesquisa só comece a ser realizada no segundo semestre deste ano, quando devem acontecer o lançamento do edital e a abertura da licitação para a escolha da empresa”, informou o Grande Recife. O último trabalho feito nesse sentido foi realizado há 18 anos, pela extinta Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
A Secretaria de Planejamento também informou que houve um pedido ao Ministério das Cidades para prorrogação da entrega do plano. “Outros municípios que não conseguiram entregar o documento fizeram esse pedido. Aguardamos a sinalização do Ministério das Cidades quanto ao adiamento do prazo”, informou a pasta.
O Ministério das Cidades adiantou ao Diario que não há estimativa para prorrogação. “O prazo estabelecido em lei, que é abril de 2015, marca na verdade o início da obrigatoriedade como requisito para contratação de novas operações que utilizem recursos orçamentários federais”, explicou o ministério.
A resolução, contudo, não interfere no repasse de recursos para contratos antigos. “A política não prevê a avaliação dos planos de mobilidade municipais, mas é esperado que durante a construção dos planos também sejam realizadas audiências públicas para a participação popular”, orienta a pasta federal. O Ministério das Cidades disse não dispor de um levantamento sobre quantas cidades já conseguiram elaborar o documento conforme a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Em 2011, ainda na gestão do ex-prefeito João da Costa (PT), foi apresentado um plano de mobilidade à Câmara de Vereadores, quando foi criada uma Comissão Especial de Mobilidade para promover audiências públicas e discutir os encaminhamentos. No primeiro semestre de 2013, o projeto foi retirado da casa para análise do prefeito Geraldo Julio (PSB), alegando que faltavam estudos técnicos que embasassem o plano. Um novo projeto seria elaborado pela atual gestão. Até agora, no entanto, o Recife segue sem definições das políticas públicas de mobilidade urbana.
Fonte - Diário de Pernambuco  29/03/2015

domingo, 29 de março de 2015

Monotrilho de SP,obras em atraso cria 'efeito Minhocão' na zona leste da cidade

Transportes sobre trilhos

O atraso na obra do monotrilho da linha 15-prata do metrô na gestão Geraldo Alckmin (PSDB) está causando um "efeito Minhocão" nos arredores da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, zona leste de São Paulo.

Folha de São Paulo
Atraso em obras do monotrilho cria 'efeito Minhocão'
na zona leste de SP
Entorno de projeto da gestão Alckmin vive processo de degradação, como ocorreu com elevado. Imóveis abandonados após desapropriação viram ponto de despejo de entulho e uso de droga, dizem moradores.
O atraso na obra do monotrilho da linha 15-prata do metrô na gestão Geraldo Alckmin (PSDB) está causando um "efeito Minhocão" nos arredores da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, zona leste de São Paulo.
Abandonados, imóveis desapropriados para a construção de estações e canteiros de obras viraram ponto de desova de lixo e, segundo moradores, passaram a atrair usuários de crack.
Esse efeito de degradação é semelhante ao causado pelo elevado Costa e Silva, o Minhocão, cuja inauguração em 1971 levou à deterioração de seu entorno. O monotrilho também é uma via elevada, por onde circularão trens.
Um dos motivos do atraso das obras é uma falha no projeto da linha. Engenheiros "descobriram" galerias de água que passam embaixo das futuras estações e terão de ser remanejadas, conforme a Folha revelou.
Em frente à casa de Robério Souza das Neves, 31, na Vila Ema, um terreno desapropriado para a construção de uma casa de máquinas virou ponto de despejo de entulho. Antes, funcionava ali uma agência de venda de veículos.
"Isso está atraindo um monte de rato e barata para a minha casa", diz ele. "Além disso, piorou a segurança e já até tentaram invadir minha casa quando eu não estava."
A dona de casa Valdeci de Matos Santos, 65, reclama das pessoas que se reúnem para usar droga em um sofá largado no terreno. "Era para ser uma bênção [o monotrilho], mas por enquanto só piorou a nossa vida", afirma.
A área onde seria construída a estação da Vila União também foi tomada por entulho. Em frente dela, o canteiro central da Anhaia Mello acumula material que seria usado nas obras, como vergalhões já enferrujados.
Uma placa pede desculpas pelos transtornos e solicita aos pedestres que atravessem a via a 160 m dali. Os moradores, porém, cansaram de esperar. Passam ali mesmo, desviando do entulho.
"Desde dezembro, não vejo ninguém trabalhando aí", afirma Rodney de Carvalho, 28, vendedor numa loja de veículos. Ele reclama da queda nas vendas devido aos transtornos trazidos à região.
Por toda a avenida, é possível ver antigas lojas de veículos desativadas. Entre os motivos, segundo comerciantes, estão as interdições de vias e cruzamentos, que dificultam o acesso da clientela.
Com entrega prevista para até o fim de 2015, o trajeto entre as estações Oratório e São Mateus, de 10,1 km, parece longe de ficar pronto. Hoje, o único trecho em operação tem 2,9 km, mas funciona somente das 9h às 14h.
Fonte - São Paulo Trem Jeito  28/03/2015

China vai ajudar o Brasil a sair da crise

Política

O blog do Planalto publicou, ontem à noite, uma notinha um pouco misteriosa.Brasil será membro-fundador do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura

Miguel do Rosário

O blog do Planalto publicou, ontem à noite, uma notinha um pouco misteriosa.
Sexta-feira, 27 de março de 2015 às 21:15
Brasil será membro-fundador do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura
O governo brasileiro aceitou o convite da República Popular da China para participar como membro-fundador do Asian Infrastructure Investiment Bank (AIIB), de acordo com nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.
A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta sexta-feira (27), que o Brasil tem todo o interesse de participar da iniciativa, que deve garantir financiamento para projetos de infraestrutura na região da Ásia.
*
Por que misteriosa?
Ora, porque é evidente que, por mais que isso seja nobre, a meta do governo brasileiro não é somente “garantir financiamento para projetos de infra-estrutura na região da Ásia”.
A medida se insere numa estratégia bem maior, que é trazer financiamento asiático para projetos de infra-estrutura no Brasil. Algo que, aliás, já está acontecendo, mas poderá ganhar uma escala muito maior.
Enquanto setores irresponsáveis do Estado brasileiro, em conluio com a mídia de oposição, transformam a necessária luta contra a corrupção numa ação autodestrutiva, que afeta o processo de renovação da nossa infra-estrutura, Dilma pode ter achado, lá fora, uma maneira de dar a volta por cima.
Não interessa à China ver o Brasil parado. Ela precisa que nossa economia se mantenha dinâmica para ampliar o volume de troca comercial entre os dois países.
E o melhor: a China está anos-luz de distância da esfera de influência da nossa mídia, que é poderosa, mas profundamente provinciana e submetida às mesquinharias políticas de curto prazo.
Confirmando essa estratégia, Dilma pode ter achado uma nova incrível fonte de energia, que a ajudará a superar a sua própria crise política.
A China será, em pouco tempo, o país mais rico do mundo; e tem interesse em trazer o Brasil para o centro das decisões políticas globais.
Depois de assistirmos o coxinhato sair às ruas com faixas obsoletas contra o comunismo, será uma ironia e tanto ver os mesmos coxinhas querendo trabalhar em grandes obras, no Brasil, financiadas pelo dragão maoísta chinês.
Fonte - Tijolaço  28/03/2015