PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MT determina novo prazo para estudos de concessões

Ferrovias

O prazo para os trechos ferroviários entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), Anápolis (GO) e Corinto (MG), Belo Horizonte (MG) e Guanambi (BA) e Estrela D’Oeste (SP) e Dourados (MS) foi ampliado para até 30 de junho. Para os outros dois, entre Sinop (MT) – Miritituba (PA) e Sapezal (MT) - Porto Velho (RO), a entrega deverá ocorrer até o dia 10 de agosto.

Ministério dos Transportes
foto - ilustração
O Ministério dos Transportes prorrogou o prazo final para elaboração e apresentação dos estudos técnicos complementares de seis trechos ferroviários e de dois rodoviários para futuras concessões, previstas no Programa de Investimentos em Logística (PIL), a pedido das empresas autorizadas a elaborar as análises. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (19/02) por meio das portarias 22 e 23 no Diário Oficial da União.
O prazo para os trechos ferroviários entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), Anápolis (GO) e Corinto (MG), Belo Horizonte (MG) e Guanambi (BA) e Estrela D’Oeste (SP) e Dourados (MS) foi ampliado para até 30 de junho. Para os outros dois, entre Sinop (MT) – Miritituba (PA) e Sapezal (MT) - Porto Velho (RO), a entrega deverá ocorrer até o dia 10 de agosto. Os trechos, que somados equivalem a 4.676 quilômetros de ferrovias, vão viabilizar o aumento da capacidade de escoamento da safra do Centro-Oeste, além de impactar na redução dos custos logísticos.
Rodovias - Também houve extensão de prazo para a apresentação de estudos para a concessão de trechos das BRs 364/060 (MT/GO) e BRs 163/230 (MT/PA). Com a decisão, as empresas interessadas poderão concluir as análises até o dia 14 de abril.
Segundo a área técnica do MT, as análises têm o objetivo de ampliar o processo licitatório, na medida em que oferecerão aos interessados em participar do leilão bases sólidas para o desenvolvimento de suas propostas, ao mesmo tempo em que atrai, já nesta fase de trabalho, potenciais candidatos à participação nas futuras concessões. Uma comissão formada por representantes do Ministério dos Transportes, da ANTT, da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e da Valec, no caso das ferrovias, vai analisar e indicar os estudos passíveis de utilização nos editais das próximas concessões.
Fonte - Revista Ferroviária  19/02/2015

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Metrô de Salvador transportou 150 mil foliões no Carnaval

Transportes sobre trilhos

O primeiro ano de funcionamento do metrô de Salvador no carnaval encantou turistas e soteropolitanos com atrações musicais e atraiu a atenção dos foliões que aproveitaram o último minuto para caprichar o visual na oficina de customização de abadás do metrô e com adereços de carnaval oferecidos pela concessionária.

Secom
Foto: Ascom Sedur
Durante os seis dias de Carnaval, o metrô transportou cerca de 150 mil foliões que curtiram os principais circuitos da festa na capital baiana. Funcionando das 5h à meia-noite, com acesso gratuito às estações, o metrô fez cerca de 1.500 viagens. A estação Lapa, a mais próxima ao circuito Dodô, no Campo Grande, foi a mais movimentada – registrando 48.529 embarques, até as 16h desta terça-feira (17).
A atuação do Corpo de Segurança da CCR Metrô Bahia, em ação conjunta estratégica com a Polícia Militar, garantiram a segurança e o bem-estar dos usuários durante a operação especial de Carnaval no metrô.
O primeiro ano de funcionamento do metrô de Salvador no carnaval encantou turistas e soteropolitanos com atrações musicais e atraiu a atenção dos foliões que aproveitaram o último minuto para caprichar o visual na oficina de customização de abadás do metrô e com adereços de carnaval oferecidos pela concessionária.
O saguão da Estação Lapa ganhou o som dos tambores das mulheres percussionistas da Banda Didá, que empolgou os passageiros durante duas horas, no domingo de Carnaval. Na segunda-feira, foi a vez do branco e azul dos Filhos de Gandhy, com seus atabaques, agogôs e xequerês, darem as boas-vindas aos passageiros. No último dia de atrações no metrô, na terça-feira, a banda Malê DeBalê levou alegria e ritmo para dentro da Estação Lapa com sua dança. “O operação do metrô no Carnaval cumpriu com um dos objetivos da concessionária – aproximar o metrô da sociedade soteropolitana”, afirmou o Gestor de Atendimento da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade.
Fonte - Secom Ba.  18/02/2015