sábado, 5 de dezembro de 2015

Metrô de Salvador,tarifa poderà ser de R$3,00

Transportes sobre trilhos

Ainda faltam detalhes sobre a integração física e tarifária do sistema de transportes intermodal de Salvador e espera-se o anúncio anúncio oficial do Governo do Estado.

Da Redação
foto - ilustração/CCR Metrô Bahia
A Estação Pirajá da Linha 1 do Metrô de Salvador já está pronta e passa por testes de tráfego enquanto aguarda uma decisão do governador Rui Costa para que possa ser inaugurada e se integrar ao trecho do sistema metroviário já em operação (Lapa/BomJuá) da Linha 1, que liga a Estação da Lapa no centro da cidade a nova Estação de Pirajá,na BR-324, no bairro de Campinas de Pirajá com 12,5 quilômetros de extensão.
Informações ainda não oficiais do Governo do Estado definiram que a tarifa do sistema será a mesma cobrada pelos ônibus urbanos, de R$ 3,00. A decisão teria sido de um acordo com representantes do sistema de transporte por ônibus formado pelos três consórcios de empresas que operam em Salvador, Prefeitura,Sedur e a empresa CCR concessionária do metrô.
Em nota no início da tarde, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado esclareceu que o valor da tarifa do metrô e o esquema de integração entre os diversos meios de transporte da capital baiana serão amplamente divulgados imediatamente após a definição dos últimos detalhes do início da operação comercial da linha 1, que compõe o sistema metroviário Salvador/Lauro de Freitas.
Também ainda não foi definida a data da inauguração do terminal do Metrô em Pirajá, última etapa da Linha 1, que está prevista para acontecer ainda este mês.
Tanto o secretário Fábio Mota, da Secretaria Municipal de Mobilidade de Salvador(Semob), quanto o representante do Consórcio Integra, Jorge Castro, não quiseram se pronunciar a respeito, alegando que a condução de todo o processo é do Governo do Estado. Já a CCR informou, através de sua Assessoria de Comunicação que está pronta para operar por completo a Linha 1, e que não cabe a ela emitir qualquer nota antecipada sobre valor de tarifa e detalhes do sistema de integração com os ônibus.
Conforme informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação da CCR Metro Bahia,a estação final da Linha 1, no terminal Pirajá, está pronta e passando por testes, com os trens indo até ela mas sem transportar passageiros. Já a estação de transbordo de ônibus ainda em obras, mesmo que não fique pronta este mês, quando deverá ser inaugurada a linha 1 do metrô, não será obstáculo para o funcionamento do mesmo, uma vez que os acessos dos passageiros entre os dois terminais através de passarelas já estão prontos.
Segundo a CCR,ainda não está definido como será feito o sistema de integração com o sistema de transporte por ônibus,urbano e metropolitano,no que se refere a quantidade de linhas, uma vez que essa atribuição cabe ao Governo do Estado. A CCR esclarece que após a inauguração da Estação de Pirajá, a mesma deverá passar por um período de operação assistida, para que haja tempo suficiente para possíveis ajustes e adaptação dos usuários à nova modalidade de transportes.
Com informações da Tribuna da Bahia  05/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito