segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Governador garante ida de aviões da FAB para combater incêndios na Chapada Diamantina

Chapada Diamantina

Os aviões da FAB, modelo Hércules, irão se juntar aos outros quatro aviões Air Tractor e dois helicópteros já enviadas à Chapada Diamantina pelo Governo do Estado. Sete veículos, também enviados pelo Estado, estão sendo utilizados para transporte de bombeiros e brigadistas em áreas de difícil acesso, no combate às chamas na região.

Da Redação
foto - Gov.Ba.
O governador Rui Costa garantiu a ampliação do combate aos incêndios que atingem a Chapada Diamantina. Neste domingo (15), ele anunciou que conseguiu, junto ao Ministério da Defesa, o envio de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuar na região a partir desta semana, além do apoio do Exército com equipamentos que serão enviados o quanto antes. As duas aeronaves devem pousar na Chapada Diamantina nesta segunda-feira (16).
"Este ano, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 7 milhões para combater esse tipo de ocorrência, mas o trabalho precisa ser articulado entre os diversos poderes e segmentos da sociedade. E é isso que temos buscado", explicou Rui. O Governo do Estado está trabalhando com 57 soldados praças dos bombeiros, 14 oficiais na função de coordenação e comando, sete técnicos da Sema/Inema e 50 brigadistas voluntários, em campo, combatendo as chamas diariamente
Os aviões da FAB, modelo Hércules, irão se juntar aos outros quatro aviões Air Tractor e dois helicópteros já enviadas à Chapada Diamantina pelo Governo do Estado. Sete veículos, também enviados pelo Estado, estão sendo utilizados para transporte de bombeiros e brigadistas em áreas de difícil acesso, no combate às chamas na região.
Também foi disponibilizado pelo Exército Brasileiro três carros-pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal. Juntamente com os equipamentos, o Exército envia 21 militares para que possam operar esses equipamentos. "A situação é muito crítica e ainda não está controlada. Estamos empregando todo o efetivo necessário e já identificamos uma redução no número de focos de incêndio desde a última sexta", pontuou o governador.
Rui destacou ainda o apoio e a participação que as prefeituras de Lençóis, Palmeiras, Wagner, Andaraí, Utinga e Iraquara estão dando com a disponibilização de sete carros-pipas para que o fogo seja controlado o mais rápido. "O trabalho na área também envolve peritos que têm como finalidade identificar o que deu início às chamas. Não podemos deixar que a região seja destruída, e estamos reunindo todos os esforços para que o problema seja superado o mais rápido possível", acrescentou o governador.
Para dar apoio às equipes de campo, o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) enviará neste domingo (15) mais dois aviões Air Tractor e um helicóptero. “O governo estadual e governo federal estão atuando em parceira para que os incêndios acabem o quanto antes na região e possamos deixar a comunidade e os turistas mais tranquilos”, completou Rui.
No sábado (14), o governador determinou a ida do secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, à região. Eles sobrevoaram a área atingida pelas chamas e permanecem na cidade de Lençóis identificando outras medidas que poderão ser tomadas para que o problema seja definitivamente resolvido.
Com informações da Secom Ba.  15/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito