PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 24 de outubro de 2015

VLT de Maceió - Renan Filho debate com Aldo Rebelo cessão de área para passagem da obra

Transportes sobre trilhos

Dentre as pautas abordadas na audiência, a necessidade da construção de uma via - eixo binário - que atravessa o Quartel Geral do Exército, no bairro do Farol.A cessão de uma área do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) em Alagoas foi debatida para iniciar obras do VLT, na Avenida Fernandes Lima.

Agência Alagoas
foto - ilustração
O governador Renan Filho durante passagem por Brasília, nesta quinta-feira (22), reuniu-se com o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, para discutir algumas medidas consideradas estratégicas para o desenvolvimento da capital de Alagoas. A cessão de uma área do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) em Alagoas foi debatida para iniciar obras do VLT, na Avenida Fernandes Lima.
Dentre as pautas abordadas na audiência, a necessidade da construção de uma via - eixo binário - que atravessa o Quartel Geral do Exército, no bairro do Farol.
O planejamento do Governo de Alagoas é agilizar a implantação do Veículos Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho de tráfego mais intenso de Maceió (Avenida Fernandes Lima), melhorando a mobilidade urbana da capital. Para isso, está prevista a criação de dois eixos viários paralelos à Avenida Fernandes Lima - Eixo Cepa e Eixo Quartel. A previsão da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) é que a obra se inicie no Eixo Quartel.
De acordo com o projeto desenvolvido pela Setrand, será preciso construir uma via que corta, áreas federais, militares, pontos comerciais e residências. Sendo assim, uma série de negociações está em fase de conclusão, para estabelecer os valores de indenização e o processo licitatório possa ser iniciado.
Como contrapartida o governo estadual vai se responsabilizar pelo repasse dos valores para a construção de um novo paiol (local de armazenamento de armas e munição) do Quartel. O Exército é que vai construir o novo espaço para o armamento bélico do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz).
“Vamos indenizar os moradores da região, mas essa construção é muito importante. Além disso, precisamos construir um paiol maior e adequado para guardar armamentos também com a segurança que esse tipo de equipamento requer”, destacou Renan Filho.
Serão construídas duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário, que servirão de escoamento e ligação do tráfego das partes alta e baixa da cidade. Conforme o projeto, o Eixo Quartel deverá ter seis quilômetros de extensão e alguns pequenos imóveis serão desapropriados neste percurso, a intenção é passar a via por dentro do 59º BIMtz e do Hospital do Açúcar.

Turismo
Para ampliar, ainda mais, o fluxo turístico na capital alagoana, o governador Renan Filho sugeriu ao ministro da Defesa que a área de Marinha, onde o antigo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) funcionava, fosse disponibilizada para construção de empreendimentos turísticos.
Região banhada pelo mar do Pontal da Barra e pela Lagoa Mundaú, o terreno pertencente à Marinha possui localização privilegiada. A proposta é viabilizar economicamente a região e atrair ainda mais visitantes para o Estado, fomentando a economia local. Um empreendimento hoteleiro pode aportar no local.
Fonte - ABIFER  23/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito