segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Madri começa fiscalização para ciclistas embriagados

Ciclismo

As ações, que começaram em 2014 e se intensificaram neste ano, já flagraram mais de 100 pessoas conduzindo bicicletas embriagados. Dessas, cerca de 30% estavam com o índice de álcool acima do máximo permitido por lei.

Gustavo Figueiredo - Pedal.com.br 
Pedal.com.br
Beber e dirigir não é uma boa ideia e, certamente, o mesmo vale para beber e pedalar. Afinal, além de diminuir os reflexos, o alcool ainda reduz drasticamente o equilíbrio e a coordenação motora. Em Madri, programas como o BiciMad, sistema que permite o aluguel de bicicletas elétricas e outros políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta são responsáveis por um aumento significativo do número de ciclistas nas ruas da capital espanhola. Para se ter ideia, só o BiciMad é responsável por 60 mil cadastros e cerca de 12 mil viagens diárias.
Porém, esta facilidade para pedalar levou a um comportamento inesperado: além de utilizar a bike para seus afazeres diários, muitos madrilenos passaram a usar a megrela para ir a bares e boates, muitas vezes voltando para casa pedalando embriagados. Por isso, segundo o jornal El Mundo, as autoridades locais passaram a realizar blitzes de controle de alcoolemia também para ciclistas. As ações, que começaram em 2014 e se intensificaram neste ano, já flagraram mais de 100 pessoas conduzindo bicicletas embriagados. Dessas, cerca de 30% estavam com o índice de alcool acima do máximo permitido por lei. Porém, a maioria dos testes foi realizado em caráter educativo pela Polícia Municipal de Madri, com o objetivo de mostrar para o cidadão que bicicletas também são veículos e, assim como os outros, também deve respeitar as leis de trânsito.
Segundo o El Mundo, a maioria dos abordados aprovaram a ação e acreditam que o controle pode melhorar a segurança nas ruas da cidade. Segundo a mesma fonte, a multa para quem pedala embriagado pode chegar a R$ 4.500 dependendo da taxa de alcool no sangue.
Fonte - Mobilize  26/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito