PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Governador anuncia licitação para Metrô de Teresina

Transportes sobre trilhos

O objetivo é modernizar o sistema de transporte da capital”, explica o governador.Serão contemplados a reforma e construção de 12 estações, proporcionando maior segurança e rapidez, além da aquisição de trens VLTs.

Governo do Piaui
foto - Setrans/Pi
O governador Wellington Dias esteve, na tarde dessa quarta-feira (28), em audiências administrativas em Brasília. Em reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, foi autorizada a licitação para execução de obras e aquisição de novos trens para o metrô de Teresina.
“Trata-se de um contrato no valor de R$ 430 milhões dentro do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Mobilidade. O objetivo é modernizar o sistema de transporte da capital”, explica o governador. Segundo Dias, com os novos trens, chamados Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), a intenção é que se tenha um transporte com mais qualidade, mais segurança e maior velocidade. Para a aquisição desses, já teve início o processo licitatório.

foto - Setrans/Pi
De acordo com o secretário estadual dos Transportes, Guilhermano Pires, a intervenção vai contemplar a reforma e construção de 12 estações, compra de composições novas, modernos VLTs, que proporcionam maior segurança, rapidez e oferece ainda o conforto térmico e sonoro aos usuários. “A ideia é que a licitação para contratação de empresa para execução da obra e fornecimento dos trens seja feita por meio da modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é mais ágil”, completa Guilhermano, informando, ainda, que o recurso também contempla o estudo de viabilidade técnica e econômica para as linhas Sul, Norte, Leste e Timon.

Financiamento Banco Mundial
Ainda em Brasília, o governador participou de reunião com o secretário Executivo do Ministério do Planejamento, Dyogo Oliveira, onde foi discutido o contrato de financiamento com o Banco Mundial no valor de U$ 320 milhões de dólares.
São recursos para serem investidos nas áreas da saúde, educação, segurança, meio ambiente, regularização fundiária e infraestrutura. De acordo com o governador, ficou acertada um agendamento para discutir as últimas etapas junto ao Ministério do Planejamento, envolvendo representantes do Governo Estadual, União e Procuradoria da Fazenda Nacional nos dias 9 e 10 de novembro.
Acompanharam o governador, o superintendente da Secretaria do Planejamento, Sérgio Miranda, e o superintendente da Superintendência de Representação do Estado do Piauí em Brasília (Surpi), Roberto John.
Fonte - Portal do Gov. do Piaui  29/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito