PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Após 15 anos Baleia Jubarte é reavistada por pesquisadores

Meio Ambiente 

O animal foi avistado pela primeira vez no ano de 2000 e chamou a atenção dos pesquisadores devido às escoriações que apresentava na cauda.As marcas no animal apontam que ele provavelmente foi atacado por uma orca, um dos principais predadores da jubarte. 

Por Acorda Cidade TB
foto - Divulgação/ Instituto Baleia Jubarte
Uma baleia jubarte foi reavistada durante o cruzeiro de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte na região do Banco dos Abrolhos (BA), no último dia 3 de outubro.
O animal foi avistado pela primeira vez no ano de 2000 e chamou a atenção dos pesquisadores devido às escoriações que apresentava na cauda. As marcas no animal apontam que ele provavelmente foi atacado por uma orca, um dos principais predadores da jubarte.
Nas duas ocasiões em que a jubarte foi avistada, ela estava acompanhada de outras duas baleias. Segundo os pesquisadores, tanto no primeiro quanto no segundo encontro com o animal, ele estava integrando um grupo competitivo, que são grupos formados por uma fêmea e dois ou mais machos envolvidos em uma disputa por preferência no acasalamento.
De acordo com dados do Projeto Baleia Jubarte, o percentual de avistagem destes animais é de 14%. Esse número já foi de 18%, mas vem diminuindo devido ao aumento na população de baleias, fato comprovado nos censos realizados pelo Projeto.
Várias baleias do catálogo do Projeto Baleia Jubarte são “velhas conhecidas”, ou seja, vêm sendo reavistadas ao longo de vários anos, o que permite construir a história de vida destes animais, como o intervalo reprodutivo das fêmeas e até mesmo o sucesso de um resgate - um macho que encalhou em Ubatuba há anos atrás e foi reavistado em Abrolhos oito anos depois, em um grupo competitivo.
Fonte - Tribuna da Bahia  21/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito