terça-feira, 8 de setembro de 2015

Movimento da volta do feriado foi intenso nas estradas, ferries e lanchas

Retorno a Salvador

A segunda-feira começou com movimento intenso nos dois terminais: São Joaquim e Bom Despacho. No feriado as cidades mais procuradas foram Serrinha, Ilhéus, lençóis, Juazeiro, bem como as cidades litorâneas na linha verde.Até o fim da tarde, as BRs registraram movimento intenso, mas sem retenções.

Raylanna Lima - TB
foto -  Reginaldo Ipê
Os baianos que fugiram da capital baiana para passar o feriado prolongado no litoral e interior do Estado começaram a retornar para Salvador já nas primeiras horas de ontem (7). A volta exigiu paciência das pessoas que estavam no terminal de Bom Despacho, visto que passageiros chegaram a esperar cerca de duas horas para embarcar com seus veículos. Situação semelhante ao terminal de Mar Grande, em Vera Cruz. Até o fim da tarde, as BRs registraram movimento intenso, mas sem retenções.
O número de pessoas circulando na Estação Rodoviária aumentou depois das 16h. “Fiz uma viagem tranquila de Cachoeira para cá [Salvador]. Só voltei no feriado porque trabalho amanhã de manhã [hoje]”, contou a funcionária pública, Rosineide Silva, 52.
De acordo com o motorista Manoel D’Hora – que faz a linha Salvador-São Félix –, apesar do grande número de veículos, a volta pra casa não apresentou nenhum congestionamento nas estradas. “As pessoas já começaram a retornar durante a tarde. Pegamos uma movimentação intensa nas estradas, mas sem retenções”, informou.
Para atender a demanda de passageiros, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) disponibilizou cerca de 200 horários extras, além dos 540 regulares. As cidades mais procuradas foram Serrinha, Ilhéus, lençóis, Juazeiro, bem como as cidades litorâneas na linha verde.

Ferry-boat
A segunda-feira começou com movimento intenso nos dois terminais: São Joaquim e Bom Despacho. De acordo com a Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema ferry-boat, os usuários contaram com a disponibilidade de oito embarcações, mas apenas seis estavam em operação. No decorrer do dia, mais ferries fizeram a travessia, devido ao aumento da demanda. Apesar das saídas ocorrerem a cada 30 minutos, usuários que estavam no terminal de Bom Despacho relataram que ficaram cerca de duas horas para conseguir embarcar.
No domingo, a Internacional Travessias transportou 2.489 veículos e 18.892 passageiros nos dois terminais, com a utilização de 13 horários extras. Já no sábado foram transportados 4.457 veículos e 24.184 passageiros, com uso de 30 viagens extras. A estimativa é que, até hoje, sejam transportados, entre os dois terminais, 102.308 passageiros e 13.676 veículos – 20% a mais que no mesmo período do ano passado.

Travessia
Os passageiros que optaram por deixar a capital baiana – utilizando as lanchas como transporte – enfrentaram grandes filas durante o retorno. O fluxo de pessoas foi intensificado a partir das 12h. Faltou lancha para transportar quem estava no terminal de Vera Cruz.
“Está vindo gente o tempo todo. Estamos com saídas de 15 em 15 minutos, mas às vezes falta até lancha para trazer o pessoal, porque tem que vir e ir. Mas a espera está razoável”, informou o bilheteiro, José Raimundo.
Fonte - Tribuna da Bahia  08/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito