quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Governo apresenta medidas para aumentar segurança de ciclistas e estimular uso da bicicleta

Ciclismo

Ações incluem novas sinalizações de trânsito, cartilha e manual para padronizar construção de ciclovias.A pasta elaborou e disponibilizou a Cartilha do Ciclista, publicação que reúne informações sobre legislação, sinalização, diferentes vias que compõem a rede cicloviária e regras de circulação e segurança. 

Natália Pianegonda - Agência CNT
foto -  Divulgação/Ministério das Cidades
O Ministério das Cidades apresentou, nesta terça-feira (22), Dia Mundial sem Carro, uma série de medidas que têm como objetivo incentivar o uso da bicicleta nos deslocamentos diários e aumentar a segurança de ciclistas.(*)
A pasta elaborou e disponibilizou a Cartilha do Ciclista, publicação que reúne informações sobre legislação, sinalização, diferentes vias que compõem a rede cicloviária e regras de circulação e segurança. O material não é destinado apenas aos ciclistas, mas também a pedestres e motoristas, a fim de promover a convivência pacífica no trânsito.
Conforme dados mais recentes do DataSUS, 1.348 ciclistas morreram em acidentes no ano de 2013. E a opção por esse meio de transporte está crescendo em todo o Brasil. A estimativa é que a frota de bicicletas no Brasil chegue a 70 milhões, com uma produção anual média de cinco milhões de unidades, segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Nova sinalização
O Ministério das Cidades também apresentou novas sinalizações. Uma é a placa de regulamentação (redonda com as bordas vermelhas), para indicar circulação compartilhada de ciclistas e pedestres. Até então, havia apenas uma amarela, que advertia sobre a possibilidade da presença de pessoas a pé e de bicicleta no local.
A outra novidade é o SIR (Símbolo Indicativo de Rota de Bicicleta), que indica a existência de uma ciclorrota, ou seja, rota sinalizada para ciclistas.

Novas políticas

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, acredita que está em desenvolvimento, no país, uma nova cultura, de valorização dos meios de transporte não motorizados, e isso demanda novas políticas públicas. “Até pouco tempo não existia a cultura de políticas públicas voltadas ao ciclista, na sua convivência com automóveis e com pedestres. Gradualmente, isso tem acontecido em todo o país. Agora vamos investir bastante nesse tema, do ponto de vista pedagógico e do ponto de vista da sinalização”, disse Kassab.
Para a coordenadora geral da ONG Rodas da Paz, Renata Florentino, orientações que promovam mudanças comportamentais no trânsito são importantes. Mas ela defende a importância de traçados viários que aumentem a segurança. “É importante que o Ministério das Cidades dê orientações fortes para a questão do redesenho urbano, vias com menor velocidade e moderação de tráfego em cruzamentos." Para ela, “a prioridade para humanizar mais as ruas e tornar o trânsito mais seguro está em medidas voltadas para motoristas e para o desenho urbano”.
O ministro anunciou a formação de um Grupo de Trabalho, pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que irá elaborar, até o fim deste ano, o “Manual Cicloviário”. O objetivo é padronizar os projetos de vias destinadas à bicicleta em todo o país. O material terá normas de construção e sinalização de ciclovias, ciclorrotas, ciclofaixas, etc.

Pedalando
O Sest Senat também está engajado na promoção do uso da bicicleta como meio de locomoção, além de lazer e prática esportiva. Por isso realizará, no dia 4 de outubro, a primeira edição do Pedalando – Passeio Ciclístico do Sest Senat 2015. O evento ocorrerá em 27 cidades brasileiras, com percursos de 10 quilômetros.
Para participar, é necessário se inscrever pelo site  - http://pedalando.sestsenat.org.br  - até o dia 27 de setembro e doar 1 kg de alimento não perecível.
(*)  Link para fazer download da cartilha
http://www.cnt.org.br/Imagens%20CNT/PDFs%20CNT/cartilhadociclista.pdf)
Fonte - Agência CNT de Notícias  22/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito