PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 19 de setembro de 2015

Finalizada escavação de poço da Linha 4 do Rio

Transportes sobre trilhos

A escavação teve início em março, e foi preciso fazer tratamento do solo com Jet Grouting (injeções de calda de cimento), em função do lençol freático na região.O shaft, foi escavado entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Ataulfo de Paiva e tem 22 metros de diâmetro por 32 metros de profundidade, e foi dividido em seis nichos. 

Revista Ferroviária
Linha 4 Metrô Rio
Foi concluída a escavação do poço (shaft) de ventilação da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro no bairro do Leblon, na zona sul da cidade. A construção foi feita pelo consórcio Linha 4 Sul (CL4S), responsável pelas obras do trecho.
A escavação teve início em março, e foi preciso fazer tratamento do solo com Jet Grouting (injeções de calda de cimento), em função do lençol freático na região.
O shaft, foi escavado entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Ataulfo de Paiva e tem 22 metros de diâmetro por 32 metros de profundidade, e foi dividido em seis nichos. A cada metro escavado, a área passava pelo revestimento primário por concreto projetado, para que, então, o núcleo do poço pudesse ser escavado. A técnica evita uma possível movimentação do solo ou recalques no terreno.
Após finalizada a escavação, a laje de fundo foi concretada, uma estrutura com 2,5 metros de altura que consumiu 1.000 metros cúbicos de concreto. Agora, serão construídas as paredes de concreto que revestirão o poço. As paredes têm 50 centímetros de espessura e são moldadas in loco, com o uso de formas deslizantes.
Quando pronto, o poço terá quatro andares onde ficarão ventiladores, geradores, subestação de energia, salas técnicas para o trabalho de operadores da concessionária do sistema metroviário e, em dois pontos, haverá escadas para saída de passageiros, numa eventual emergência.
Fonte - ABIFER  19/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito