sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Bicicletar registra a maior média de viagens

Ciclismo

Apenas entre junho e agosto,foram 44,1 passeios por dia em cada uma das 40 estações de Fortaleza.Nos dias úteis, houve 117.149 viagens pelo sistema,uma média de 39.050 por mês neste trimestre.Mais de 80 mil pessoas se cadastraram para utilizar o sistema,sendo 65% efetivados por meio do Bilhete Único 

Thiago Rocha - Repórter/DN
 foto - Kiko Silva
O Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas da Prefeitura, tem a maior média de viagens por estação por dia do Brasil. Entre os meses de junho e agosto, foram realizados 44,1 passeios, em média, em cada uma das 40 estações de bicicletas na Capital. Fortaleza está à frente de cidades maiores como o Rio de Janeiro, que ficou em segundo lugar, com uma média de 32,2 viagens, e São Paulo, com 8,9, última colocada do ranking. Brasília teve 15,7 passeios por dia e Pernambuco, apenas 9,4.

Campanha na internet incentiva uso de bicicletas
Durante os dias úteis, foram contabilizadas 117.149 viagens pelo sistema. A média é de 39.050 viagens por mês neste trimestre. As estações do Benfica, Aterro, Gentilândia e Praça da Bandeira são as mais utilizadas. Em média, são registradas cerca de 1.850 viagens nos dias úteis e 1.700 viagens em fins de semana. Até o momento, são mais de 80 mil usuários cadastrados, sendo cerca de 65% deste total efetivados por meio do Bilhete Único.
A estudante Rebecca Sabino acredita que a utilização das bicicletas é muito grande porque é um meio de transporte melhor do que os automóveis. "Utilizo as bikes compartilhadas sempre que estou nos locais onde tem estações", disse. Pela manhã, enquanto milhares de pessoas disputam os espaços dentro dos ônibus, por exemplo, ela prefere usar o modal. "É bem mais rápido e ainda temos a oportunidade de andar pelas vias", destacou Rebecca.
No entanto, ela alerta que a população ainda não sabe utilizar corretamente as ciclofaixas e ciclovias da Capital. "Muitas pessoas andam por esses locais. Carros estacionam", avalia.
Antes de usar esse meio de transporte, o estudante Pedro Oliveira demorava cerca de 40 minutos no trajeto de sua casa até o trabalho. Hoje, esse tempo diminuiu para 15 minutos. "Não tem comparação", disse.
A engenheira química Jéssica Aline da Costa Correia utiliza o sistema principalmente aos domingos com o objetivo principal de fazer exercícios. "Como perto da minha casa não tem uma estação, não uso no meu dia a dia", explica. Ela aponta o Vila do Mar como um local que pode receber uma nova estação do bicicletar. "É um espaço grande, onde muitas pessoas praticam exercício, mas não tem bikes", reclamou Aline.
Além de poupar tempo, o vendedor José Joeberson também vê as bicicletas como uma forma de fazer exercícios. "Antes, eu perdia muito tempo no trânsito. Agora, é mais rápido e ainda consigo me manter em forma", compara.

Novas estações
O Bicicletar foi iniciado em dezembro do ano passado. Até março de 2016, serão implantadas mais 40 estações, patrocinadas pela empresa Unimed Fortaleza, beneficiando vários bairros da Capital, como Montese, Bom Futuro, Jardim América, Parreão, Fátima, Presidente Kennedy, São Gerardo, Luciano Cavalcante, Edson Queiroz, Cocó, Papicu, Cidade 2000, dentre outros. Dessas 40 novas estações, 20 serão entregues até o mês de outubro deste ano e as outras 20 até março de 2016.
Fonte - Diário do Nordeste  11/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito