PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Pais em casa e na obra, trabalhadores se orgulham da “paternidade” do metrô

Metrô de Salvador

Às vésperas do Dia dos Pais, o orgulho dos operários diante de uma obra que vai mudar a cara de Salvador é um dos detalhes que chama atenção, em meio às inúmeras frentes de obras que vão ampliando o sistema metroviário soteropolitano.

Sedur
Daniele Rodrigues/ Ascom Sedur
Antônio, João, Pedro, Marcelo, Paulo… pais em casa, pais no trabalho. Quase seis mil operários saem todos os dias de suas casas, em Salvador, para cuidar de uma cria que cresce aos poucos, dia após dia: o metrô da capital baiana. Às vésperas do Dia dos Pais, o orgulho dos operários diante de uma obra que vai mudar a cara de Salvador é um dos detalhes que chama atenção, em meio às inúmeras frentes de obras que vão ampliando o sistema metroviário soteropolitano.
Aos 48 anos, Antônio Bezerra é um dos trabalhadores que chegam cedo ao trabalho, deixando a família, para um longo dia. Pai de três filhos, Antônio considera a obra um marco na sua vida e só orgulho ao falar da obra. “Sou um pai como todos os outros: faço tudo por eles. E ser pai é ter orgulho dos filhos. E desse metrô aqui também tenho um orgulho danado. Você vê o negócio que saiu do chão e hoje está aí rodando, como seu trabalho é bom de ver e dá um orgulho danado. É gostoso demais” conta o operário que já teve várias funções na obra e atualmente é pedreiro nas obras da linha 2, na estação Acesso Norte.
Trabalhador da obra do metrô há um ano e dois meses, o encarregado de obras Isaias Alves, de 37 anos, é um pai coruja em casa e no canteiro. Isaías atravessou os mais de 1500 km que separam Tucuruí, no Pará, a Salvador para trabalhar no metrô. Trazendo na bagagem, a esposa e os quatro filhos, o operário se enche de orgulho para falar da obra que tem mudado a cara de Salvador e de como trouxe ensinamentos de casa, para dentro de canteiro se tornar um pai para os companheiros.

Daniele Rodrigues/ Ascom Sedur
“Eu trabalho diretamente com uma equipe de 20 colaboradores e nossa relação é de uma família mesmo. Eu procuro trazer aqui para dentro, o estilo de pai que sou lá fora. Tento ser um pai para minha equipe. Um pai amigo, um pai brincalhão e que ajuda e procura saber de perto como estão as coisas. O pai que sou lá fora, sou aqui dentro com eles”, conta.
Pai apaixonado pelo quarteto de crias formado pelos filhos, Caluã, Ian Ítalo, Jamile e Naideane, Isaias coloca o metrô na conta para afirmar que o mais sente das suas crias é orgulho. E que do “filho” baiano, espera benefícios para os soteropolitanos. “A gente que chegou com muita coisa aqui ainda no chão, olha essa obra hoje e se sente orgulhoso. Esse metrô vai trazer muitos benefícios para o povo da Bahia, aliás, já está trazendo. E ainda virão mais benefícios”, sentencia o operário que já esteve em diversas frentes da obra, e hoje comanda seus “filhos” na estação Acesso Norte, na obra da estação que será ponto de partida da Linha 2.
Batalhadores e dispostos a fazer o melhor por seus filhos, seja os de sangue ou os de obra, seja no dia dos pais ou qualquer outro dia do ano, os trabalhadores do sistema metroviário de Salvador são o retrato de quem se orgulha de ter colocado no mundo crias que, como o metrô, fazem a diferença.
Fonte - Sedur Ba.  07/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito