PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Ministério prevê consulta sobre trem ligando Brasília a Goiânia até outubro

Transportes sobre trilhos

O anúncio foi feito após reunião com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Os governadores e o ministério informaram ainda que ficou acordado para até 17 de setembro o lançamento de um PMI para transformação da linha férrea entre Brasília e a cidade goiana de Luziânia em uma linha para trem de passageiros.

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração
A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), vinculada ao Ministério dos Transportes iniciará, até o fim de outubro, um procedimento de manifestação de interesse público (PMI) para construção de linha ferroviária para um trem de passageiros e carga entre Brasília e Goiânia. A informação foi divulgada hoje (17) pelos governadores do Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg, e de Goiás, Marconi Perillo. Procurado, o ministério confirmou o prazo.
O anúncio foi feito após reunião com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Os governadores e o ministério informaram ainda que ficou acordado para até 17 de setembro o lançamento de um PMI para transformação da linha férrea entre Brasília e a cidade goiana de Luziânia em uma linha para trem de passageiros. Segundo os governadores, a mudança facilitará a vida da população da região.
“Eu diria que este é um dia histórico para essa região de Brasília e Goiânia. A transformação da linha férrea entre Brasília e Luziânia em [linha para] trem de passageiros vai atender a uma população muito grande que se desloca diariamente para trabalhar na capital”, disse Rollemberg.
A cidade de Luziânia fica a aproximadamente 60 quilômetros de Brasília e faz parte da região conhecida como Entorno do Distrito Federal. Muitos dos moradores de Luziânia e de outras cidades do Entorno, como Valparaíso e Cidade Ocidental, trabalham e estudam na capital federal.
Segundo Rollemberg, 15% das pessoas que trabalham no Distrito Federal moram no Entorno. A capital goiana, por sua vez, fica a cerca de 200 quilômetros de Brasília. De acordo com o governador do DF, a ideia é um trem de média velocidade ligando as duas capitais, que atenda também à população de Águas Lindas, cidade goiana localizada a 55 quilômetros da capital federal.
Além dos governos de Goiás e do DF, as propostas têm apoio da Assembleia Legislativa de Goiás e da Câmara Legislativa do DF, disse Rollemberg. Perillo informou que as ações também foram “muito bem recebidas” pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT no encontro de hoje. Segundo o governador de Goiás, foi discutida na reunião, também, a possibilidade de estender o trajeto do BRT – ônibus que percorre linha exclusiva ligando Brasília a Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal – até a cidade de Luziânia.
Fonte - Agência Brasil  17/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito