segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Metrô de Brasília terá a primeira estação da América Latina usando energia solar

Transportes sobre trilhos

Brasília (DF) será a primeira cidade da América Latina a utilizar energia solar em estação de metrô. Projeto-piloto entrará em funcionamento a partir de setembro e será testado por três meses

Natália Pianegonda
Agência CNT de Notícias
foto -  Divulgação/Metrô DF
O Brasil será o primeiro país da América Latina e o quarto do mundo a realizar uma experiência com energia solar para abastecer uma estação de metrô. O projeto piloto está em desenvolvimento pela Companhia Metropolitana de Brasília, o Metrô DF.
Até o final de setembro, a estação Guariroba, localizada em Ceilândia, contará com um sistema de placas fotovoltaicas e baterias. A estrutura gerará energia elétrica, que será suficiente para suprir as atividades diárias do espaço.
O projeto será testado por três meses, a partir de setembro. Conforme o presidente do Metrô DF, Marcelo Dourado, o intuito, depois, é ampliar o modelo. “A nossa ideia é expandir. Nós temos 17 estações nas quais podemos utilizar a energia solar. A conta de energia do Metrô é muito alta, queremos economizar.
Também queremos mostrar que é possível economizar de forma sustentável”, diz.
Ele também reforça que o exemplo poderá ser replicado por outros órgãos públicos e espaços privados. “Essa tecnologia pode ser utilizada no setor público e privado, inclusive em casas. Hoje, a captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas é uma realidade em diversos países do mundo. E temos muito potencial para aplicar aqui.”
Além de gerar energia para abastecer a estação de metrô, o excedente poderá ser armazenado e comercializado.
A estimativa da Companhia Metropolitana de Brasília é que a economia chegue a R$ 15 mil por mês por estação que adotar a geração de energia por meio do sol.
O projeto piloto é uma parceria do Metrô DF com uma empresa chinesa, sem onerar os cofres públicos. No mundo, esse modelo é utilizado no metrô de Milão, na Itália, Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Nova Déli, na Índia.
Fonte -  Agência CNT de Notícias  03/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito