sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Mais de 1,4 mil famílias de Juazeiro recebem casa própria

Habitação

Somente em Juazeiro, já foram entregues cerca de sete mil unidades do projeto, beneficiando mais de 27 mil pessoas. O novo empreendimento entregue na cidade faz parte do maior projeto habitacional do País e que já mudou a vida de mais de 2,3 milhões de famílias brasileiras.

Sedur
fotos - Mateus Pereira/GOVBA
Cerca de seis mil moradores de Juazeiro, no norte do estado, passam a morar em casa própria com a entrega de 1.480 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, na manhã desta sexta-feira (14), no Residencial Juazeiro I. A inauguração do condomínio e a passagem simbólica das chaves aos moradores foi realizada pela presidente Dilma Rousseff, acompanhada do governador Rui Costa, do ministro da Defesa, Jaques Wagner, do secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e de outras autoridades.
Somente em Juazeiro, já foram entregues cerca de sete mil unidades do projeto, beneficiando mais de 27 mil pessoas. O novo empreendimento entregue na cidade faz parte do maior projeto habitacional do País e que já mudou a vida de mais de 2,3 milhões de famílias brasileiras. Durante a inauguração, Dilma Rousseff cumprimentou os futuros moradores do Residencial Juazeiro I e falou sobre o que essas casas representam para o País. “Esta entrega representa o quanto nós olhamos para a Bahia e para o Nordeste. O Brasil precisa que as famílias se sintam acolhidas e protegidas, porque quando as pessoas estão pagando o aluguel e em situações de vulnerabilidade ou em locais de risco, essas são as principais prejudicadas. Por isso é que dedicamos o dinheiro federal para melhorar a vida dos brasileiros necessitados, e isso beneficia o país inteiro. A construção das casas também movimenta a economia, gerando emprego e demanda por materiais que foram empregados nos imóveis, gerando renda também para a indústria”, destacou a presidente.
Para Rui Costa, a inauguração de empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida é um dos projetos que mais o emociona e orgulha. Isso porque, segundo ele, a família vai deixar de pagar aluguel para pagar parcelas de cerca de R$ 25 para um imóvel que é próprio e que representa para muitos uma conquista de vida. “Esse não é só um programa habitacional, mas é também social, porque gera milhares de empregos desde a construção. Parte dessas casas é custeada pelo povo brasileiro, que paga seus impostos. Isso só é possível agora porque temos uma gestão que se preocupa e volta a atenção para quem mais precisa”, afirmou Rui Costa.

Empreendimento
Somente nos imóveis do residencial inaugurados nesta sexta em Juazeiro, localizados no bairro de Itaberaba, foram investidos R$ 88,8 milhões. Os recursos do Governo federal criaram uma estrutura não só de moradia, mas de acesso às casas com maior segurança e tranquilidade para os futuros moradores.
fotos - Mateus Pereira/GOVBA
Além de cada imóvel possuir dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço, no entorno das casas foi criada toda uma infraestrutura de conforto para a população e que possibilita a chegada de transporte público. As ruas foram asfaltadas, a iluminação foi melhorada no local e áreas de lazer com quadras esportivas e parques infantis instaladas em diferentes pontos do conjunto habitacional. Entre os imóveis, 45 receberam adaptações para portadores de necessidades especiais.

Para o portador de deficiência mental, Emanuel da Silva, mais do que um sonho, a mudança para a casa própria significa a conquista de uma independência. No imóvel, ele vai morar com a companheira Bernardina, com quem se relaciona há 13 anos. “Esse é o melhor momento da minha vida. Eu, que antes morava na casa do meu pai, sempre pensei em juntar dinheiro para comprar terreno e construir uma casa, mas demoraria muito. Eu pulei essas etapas e hoje vim pegar minhas chaves. Estou muito feliz”.

Minha Casa, Minha Vida
Desde o lançamento do Programa Nacional de Habitação Popular Minha Casa, Minha Vida, na Bahia, em 2009, foram contratadas 187.407 habitações, com a entrega de 153,9 mil casas, beneficiando mais de 615 mil pessoas. No Brasil, a primeira fase do programa viabilizou a construção de mais de um milhão de moradias. A segunda etapa, lançada em 2011, tinha como previsão a contratação de duas milhões de habitações, até 2014. Essa meta já foi atingida e a soma das unidades contratadas nas duas fases do programa é de mais de 3,8 milhões de habitações.
Fonte - Sedur Ba. 14/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito