terça-feira, 21 de julho de 2015

No Paraná cooperativas aumentam em 60% o transporte de carnes por trens

Transportes sobre trilhos

Cooperativas do PR aumentam em 60% o transporte de carnes por trens.Em Cascavel, no oeste do Paraná, a Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste) está cada vez mais movimentada. Em dois anos, o transporte de carnes pelos trens aumentou 60%.

G1 - RF
foto - ilustração
No Brasil, as rodovias transportam três vezes mais que as ferrovias, mesmo que o escoamento pelos trilhos seja quase 30% mais barato, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em Cascavel, no oeste do Paraná, a Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste) está cada vez mais movimentada. Em dois anos, o transporte de carnes pelos trens aumentou 60%.
Em 2013, foi criada na cidade a Cotriguaçu Cooperativa Central, que reúne cooperativas de carnes da região. Desde então a quantidade de contêineres despachados pela coopertiva, e que seguem até o Porto de Paranaguá, só aumenta. Por mês, a Cotriguaçu manda pela Ferroeste em média 885 contêineres, cada um com 25 mil toneladas de carnes.
No primeiro semestre de 2015, a Ferroeste transportou 421 mil toneladas de produtos. Desses, 25% foram de cargas frigorificadas.
O presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, Dilvo Groli, diz que cada contêiner transportado pelas rodovias custa R$ 4 mil. Pelo trem o valor cai pelo menos R$ 1 mil. A diferença ajuda a tornar os produtos mais competitivos no mercado externo. “Nós temos uma ferrovia que merece uma atenção melhor. Precisa se fazer não só manutenção, como também refazer alguns trechos. Mas, assim mesmo é a melhor opção”, ressalta Groli.
Segundo a Cotriguaçu, 80% da produção das cooperativas da região é transportada pela ferrovia, e a expectativa é aumentar esses números. “A nossa projeção é para 1,2 mil contêineres até o início de 2016”, afirma o supervisor da unidade da Cotriguaçu, Edilson Vidal.
Fonte - Revista Ferroviária  21/07/2015

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