quarta-feira, 15 de julho de 2015

Hub da TAM pode acelerar construção de nova linha do VLT de Natal

Transportes sobre trilhos

O percurso mencionado é o da linha roxa,que teve,inclusive,um estudo aprovado no Plano Plurianual da CBTU.Ainda de acordo com João Maria, o projeto também já foi solicitado para entrar na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO).

No Minuto - RF
foto - ilustração
O hub da TAM (central de voos) pode acelerar a construção de uma nova linha do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que inicia na BR-101 com destino ao aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A informação foi repassada na manhã de hoje (13) pelo superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Maria Cavalcanti.
Apesar da expectativa pela conquista do hub e uma possível garantia de maior agilidade na construção da nova linha, João Maria ressaltou que ainda não há garantias sobre a obra. “A construção depende da inclusão do projeto no Programa de Aceleração do Crescimento 3 (PAC3)”, disse o superintendente da CBTU.
O percurso mencionado acima é o da linha roxa, que teve, inclusive, um estudo aprovado no Plano Plurianual da CBTU. Ainda de acordo com João Maria, o projeto também já foi solicitado para entrar na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO).
Questionado sobre possíveis prazos para iniciar e terminar a obra, João Maria preferiu não estipular. “Como falei, não temos como colocar um prazo, até porque o projeto tem que entrar no PAC 3 para ser viabilizado”, afirmou.
O custo total da implantação da linha roxa é de 249 mi e 800 mil.
Características Operacionais da Linha Roxa - Tramo Norte
São Gonçalo do Amarante/Aeroporto: comprimento da linha ampliada: 17,26 km Número de estações: 10
Frota: 05 Composições de VLT
Demanda: 15.000 passageiros/dia
Comprimento total do Sistema com a linha ampliada: 73,50 km

Polos de viagem
Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves
Parque industrial de Extremoz
Parque Municipal de São Gonçalo do Amarante
Lagoa de Extremoz
Terminal de integração de Soledade
Centros comerciais dos municípios atendidos (Natal, Ceará-Mirim, Extremoz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante)
Polo turísticos da Ribeira, Extremoz e Ceará-Mirim.
Fonte - Revista Ferroviária  15/07/2015

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