PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dilma inaugura Ponte de Laguna em Santa Catarina

Mobilidade

Presidente Dilma inaugura nesta quarta-feira a Ponte de Laguna.A ponte Anita Garibaldi é a maior ponte estaiada em curva do Brasil,com 13 quilômetros.Com o novo recurso,o trânsito fluidez no Sul de Santa Catarina

Com informações de Cíntia Marchi e
Fernanda Pugliero - Correio do Povo
foto - Samuel Maciel
Foi inaugurada nesta quarta-feira a maior vilã do trânsito na BR 101: a ponte de Laguna. Com o novo recurso, o trânsito terá maior fluidez no Sul de Santa Catarina. O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e a presidente Dilma Rousseff participaram da inauguração. Antes da chegada de Dilma, manifestantes fizeram "apitaço" por reajuste. Cerca de 100 pessoas participaram da manifestação. Para abafar o barulho, o cerimonial da Presidência aumentou o som. Os manifestantes pedem a sanção do projeto de lei 28/2015, que dispõe sobre o reajuste dos servidores do Judiciário e está à espera de sanção da presidente. A ponte Anita Garibaldi é a maior ponte estaiada em curva do Brasil, com 13 quilômetros.

Menos congestionamentos entre RS e SC
A novidade interessa muito aos gaúchos, acostumados às longas filas de congestionamento, sobretudo na época do veraneio. Licitada em 2010 e iniciada efetivamente em 2012, a obra da ponte Anita Garibaldi passou a ser um obstáculo para o trânsito de 15 mil veículos, em dias normais, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF/SC).
A evolução daquela região é acompanhada há mais de 30 anos pelo caminhoneiro Celso Valmore Martins de Oliveira, de 60 anos. Para o morador de Canoas, a duplicação da BR 101 deveria ser realidade há pelo menos dez anos. “Se tivesse sido feita antes, teria evitado muitos prejuízos”, diz. Oliveira cansou de gastar quatro, cinco horas parado num trecho de três, quatro quilômetros. Pelos cálculos, ele deverá passar pela primeira vez sobre a ponte nesta sexta-feira no retorno para casa.
Para o governador Raimundo Colombo, tanto a ponte Anita Garibaldi quanto o túnel do Formigão são obras de grande impacto para a mobilidade. “Elas sempre foram obstáculos, porque provocavam filas enormes e um sofrimento grande. É um momento importante para o desenvolvimento do Estado. Sonhamos muito com isso.” Ele lembrou que o aeroporto regional de Jaguaruna, aberto este ano, aliado ao porto de Imbituba e à BR 101 praticamente toda liberada, trará mais dinamicidade à região Sul de SC.

Ainda faltam três gargalos
Com a nova ponte à disposição dos motoristas, a travessia que vinha sendo usada até então será destinada para o fluxo local. A fiscalização da ponte antiga continua sob a responsabilidade da PRF/SC. O chefe da Delegacia Metropolitana de Tubarão da PRF, Wilson Viera, estima que diminua o número de acidentes, sobretudo as colisões traseiras, frequentes nos congestionamentos. “Também vai melhorar a vida dos moradores, porque tinham extrema dificuldade de deslocamento de um ponto a outro, e dos veículos de emergência que não tinham nem acostamento.” Porém, acredita que um novo gargalo possa ocorrer em Tubarão. Dos quilômetros 337 a 339, três obras ainda restam ser concluídas.

Prefeito espera mais turistas
A heroína Anita Garibaldi, nascida em Laguna em 1821, dá nome à nova ponte traçada sobre o Canal das Laranjeiras. O prefeito Everaldo dos Santos espera que a história da cidade e seus atrativos turísticos voltem a atrair os turistas ao município que completa 339 de existência, em 29 de julho. Segundo ele, os transtornos causados pelas obras na rodovia provocaram uma queda no turismo de pelo menos 30%. “Estávamos vendo os municípios emancipados de Laguna crescendo, enquanto ficávamos para trás.” Para exemplificar as perdas, o prefeito diz que o Carnaval costumava receber 1 milhão de turistas. Nos últimos anos, o número de foliões caiu para menos da metade.
Fonte - Correio do Povo  15/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito