segunda-feira, 1 de junho de 2015

RM de Salvador poderá ter malha ferroviária de 140 quilômetros

Transportes sobre trilhos

A viabilidade dessa integração ficou evidenciada durante uma inspeção realizada pelo vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, no trecho da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), localizado entre Simões Filho e Dias D’Ávila. A comitiva que realizou a vistoria técnica foi integrada também por representantes da FCA, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado. O clima foi de entusiasmo, pois foi constatada a viabilidade do projeto com a realização de alguns ajustes.

Secom
foto - ilustraão
Um dos objetivos do governador Rui Costa é interligar a Região Metropolitana de Salvador (RMS) com uma malha ferroviária para o transporte de passageiros, que terá aproximadamente 140 quilômetros de extensão, com a integração entre o metrô (linhas 1 e 2), o trem do subúrbio (futuro Veículo Leve sobre Trilhos - VLT) e o trem metropolitano, o qual atravessa os municípios de Simões Filho, Dias D’Ávila, Candeias e Camaçari.
A viabilidade dessa integração ficou evidenciada durante uma inspeção realizada pelo vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, no trecho da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), localizado entre Simões Filho e Dias D’Ávila. A comitiva que realizou a vistoria técnica foi integrada também por representantes da FCA, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado. O clima foi de entusiasmo, pois foi constatada a viabilidade do projeto com a realização de alguns ajustes.
Isso porque a infraestrutura e as condições da malha ferroviária, atualmente usada pela FCA exclusivamente para o transporte de cargas, estão relativamente preservadas, necessitando de algumas intervenções para adequação. A vistoria foi realizada na última sexta-feira (29). Entre as intervenções, será necessária a reconstrução do trecho ferroviário entre Mapele e Paripe, que fará a interligação entre o trem metropolitano e o futuro VLT, o qual, por sua vez, chegará à Av. França, no Comércio.
Com isso, estaria formado o modal ferroviário de passageiros da RMS, aproveitando a malha ferroviária existente, mas que se encontra ociosa. A ideia é que num curto espaço de tempo sejam feitas melhorias que permitam o uso de um trem experimental em Camaçari. O trem metropolitano é parte de um projeto mais amplo, do trem regional, resultado de um trabalho desenvolvido pela Escola Polítécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo, já aprovado pelo Ministério dos Transportes, concluiu pela viabilidade do projeto. O trem regional contempla a ligação Conceição de Feira (Feira de Santana)-Salvador-Alagoinhas.
Fonte - Secom Ba. 01/06/2015

Um comentário:

  1. Isso aí é notícia boa, principalmente um como eu q faço muita opção aos trilhos. Quanto a Feira de Santana, no passado houve um ramal q partia muito longe se aproximando a caminho de Cachoeira, ficando assim a bastante km,s de diferença, a mais, se partisse esse ramal de Santo Amaro da Purificação, seria km,s mais reduzido pra a cidade interiorana como Feira q eu considero a segunda maior depois de Salvador, em termo populacional. Já Salvador-Alagoinhas tá certo. Vamos em frente pra ver isso em realidade.

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