quarta-feira, 24 de junho de 2015

Paris promete quatro novas linhas de metrô para Jogos Olímpicos de 2024

Internacional

Esta é a quarta candidatura da cidade em 30 anos, depois das tentativas frustradas em 1992, 2008 e 2012. Como trunfos para ser escolhida a cidade-sede das Olimpíadas, Paris apresenta a infraestrutura esportiva já existente, como o Stade de France e o complexo de tênis de Roland Garros, em fase de modernização. 

RIF
foto - ilustração/Pregopontocom
Paris lançou nesta terça-feira (23) sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024. O anúncio ocorreu na sede do Comitê Nacional Olímpico francês e contou com a presença da prefeita da cidade, Anne Hidalgo, de Bernard Lapasset, que será o diretor do comitê da candidatura, e 150 medalhistas olímpicos franceses. Lapasset disse que o objetivo de Paris-2024 será "inovar, sorrir, vibrar e ganhar".
Esta é a quarta candidatura da cidade em 30 anos, depois das tentativas frustradas em 1992, 2008 e 2012. Lapasset, que é presidente do International Rugby Board, afirmou que Paris aprendeu diversas lições com os fracassos passados e que tenta realizar o processo "com método e coerência".
A prefeita Anne Hidalgo afirmou que a candidatura "tem fundações sólidas". Desta vez, o projeto foi construído com o apoio dos atletas e menos interferência de políticos.
O presidente François Hollande, fã de esporte e um entusiasta da candidatura de Paris, declarou que o Estado fará todos os esforços para apoiar o movimento desportivo. Em um comunicado, Hollande prometeu que a candidatura parisiense "será exemplar no plano ambiental, econômico e cidadão". "Este é um grande projeto realizado por uma causa nobre, em nome de valores universais como a igualdade e a fraternidade [...]. Um momento único para uma geração se unir e mostrar ao mundo o que a França tem de melhor", acrescentou.

Infraestrutura desenvolvida
Como trunfos para ser escolhida a cidade-sede das Olimpíadas, Paris apresenta a infraestrutura esportiva já existente, como o Stade de France e o complexo de tênis de Roland Garros, em fase de modernização. A cidade também vai construir quatro novas linhas de metrô e prolongar duas linhas existentes. Segundo a prefeitura, seria apenas necessária a construção da vila olímpica, de uma piscina e talvez de um centro de mídia.
Outro ponto positivo, assinalado pela imprensa, é que o projeto se estende a municípios que ficam na periferia da cidade. A Vila Olímpica, por exemplo, seria construída em Saint-Denis, ao norte de Paris, possibilitando a melhoria de áreas menos ricas da região metropolitana.

Concorrentes
Paris recebeu os Jogos Olímpicos pela última vez em 1924. Além das concorrentes já declaradas − Roma, Boston e Hamburgo −, Budapeste será a quinta cidade na disputa, depois que o conselho municipal aprovou nesta terça-feira o projeto defendido pelo comitê local.
A eleição para escolher a cidade-sede das Olimpíadas de 2024 acontecerá em 2017, em Lima, no Peru.
Fonte - Revista Ferroviária  24/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito