terça-feira, 23 de junho de 2015

Metrô facilita acesso de baianos e turistas ao Pelourinho

Metrô de Salvador

Quase todos os caminhos levam aos festejos juninos no Centro Histórico, o mais rápido e confortável é o trilhado pelo metrô que, além de gratuito, está funcionando todos os dias das 8h às 18h, exceto no feriado da quarta-feira (24), quando estrá fechado.

Secom
Secom
Se neste São João da Bahia, em Salvador, quase todos os caminhos levam aos largos e praças do Pelourinho, no Centro Histórico, o mais rápido e confortável é o trilhado pelo metrô que, além de gratuito, está funcionando todos os dias das 8h às 18h, exceto na quarta-feira (24), quando vai estar fechado.
Nesta segunda (22), Val Macambira abriu a programação no Terreiro de Jesus, onde a festa continua no tom do Forrozão, Calcinha Preta, Israel Novaes e Cristiano Araújo. Os largos do Pelourinho, Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e Pedro Arcanjo também oferecem muita diversão para toda a família.
Na Estação da Lapa, um quinteto está se apresentando com zabumba, sanfona, e triângulo para animar os passageiros, e as crianças ganham ‘bigode’, pipoca e doces. Nesse ambiente junino, a aposentada Isabel Sena, moradora do Retiro, disse que ia levar toda a família de metrô para a festa. “É um meio de transporte que melhorou muito nossa vida e fica perto da nossa casa. Desde que [começou a funcionar] estamos utilizando”.

Três nacionalidades
Um grupo de sete amigos de três nacionalidades – Equador, Estados Unidos e Brasil (da Bahia) – pegou o metrô na Estação Bela Vista e desceu na Lapa, de onde todos seguiram para o Pelô. O americano Zach Adams, 19 anos, de Utah, afirmou que a viagem foi rápida. “Na Califórnia tem [metrô], mas em Utah não. Fizemos essa viagem em menos de 15 minutos”.
Outro americano, Maverick Stockinger, 20, faz parte do grupo e também disse ter ficado satisfeito por não enfrentar engarrafamento de veículos para conhecer o São João do Pelourinho. “No ano passado, eu conheci a festa em Pernambuco. Eu gosto muito da cultura, é uma festa legal para a família, todo mundo vai para brincar”.
Do Equador, Alexander Naranjo e Elder Delgado usaram o metrô para conhecer o São João da Bahia junto com os amigos. “Metrô não pega engarrafamento, tem ar condicionado, a gente vem junto e é muito mais tranquilo”, disse Alexander. Elder também gostou do meio de transporte. “Eu acho mais confortável e muito melhor”.
Angra Valesca, 22, é de São Paulo e mora em Salvador. “Quando eu me mudei [para a cidade], o metrô estava em construção. Então tínhamos só ônibus. Agora podemos fazer os trechos em bem menos tempo, com ar condicionado, mesmo que algumas vezes a gente tenha que ficar em pé”.
A amiga Simone Nascimento, 29, é baiana e diz que o metrô é muito bom. “Facilita muito para o baiano, [que] em vez de um ônibus, que demora duas horas, pode pegar esse metrô e viajar 20 minutos. Hoje seria estressante chegar ao centro. Talvez a gente nem viesse”.
Fonte - Secom Ba. 22/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito